NOTAS DA SEMANA-01-02-19

0
300

GRANDE

A 3YZ foi um marco que orgulhou em muito o RS como uma agência especializada em mídia digital atendendo clientes e anunciantes como Renner, Tramontina, Panvel, entre muitos outros. Seu crescimento em 11 anos foi tão significativo que despertou a compra pela WPP, o maior complexo de agências do mundo. Na integração com a Ogilvy tudo fluiu como uma grande empresa multinacional. Roberto Sirotsky, um dos sócios que construiu esta excelência de mercado e hoje em São Paulo, parte agora para novos rumos, novos desafios e encerra um grande ciclo. Existem novos negócios, mas por enquanto se dedicará a família e as novidades acontecem depois do carnaval.

VALE

Depois de Mariana, não resolvido, agora Brumadinho, a Cia do Vale resolve fazer um comunicado infantil, tentando fazer média com a mídia. Um desastre também na comunicação.

DIA DO PUBLICITÁRIO

Parabéns aos profissionais de comunicação social que são responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc.

AUGUSTÃO

Carlos Augusto Gostinski, depois de 12 anos, deixa o cargo de diretor comercial da TV Record RS. Ele confirmou que a decisão foi de comum acordo e que já vinha sendo conversada há mais tempo.

Essa coluna tem certeza que a saída do Augustão deve diminuir, sensivelmente, o faturamento da Record no nosso mercado.

CONNECTED CONTENT

Não sei porque em eventos abertos ao público, gratuitos ou pagos, que tenha um veículo de comunicação como patrocinador ou apoiador, os representantes dos outros tantos veículos não comparecem e não chegam perto. Trata-se de uma postura ridícula e que apequena o mercado. Até quando estas atitudes mesquinhas continuarão predominando no RS????

É HOJE!

Começa hoje mais uma edição do Planeta Atlântida. Dia 1 e 2 de fevereiro terão diversos shows e atrações.

As marcas, a cada nova edição, estão explorando mais a relação com o público e trazem diversas atrações diferenciadas.

O que é diferente esse ano é a pulseira que cada um receberá e que poderá ser usada como meio de pagamento dentro do Planeta.

É uma inovação tecnológica que vai facilitar a vida dos frequentadores, estimado em 80 mil participantes nas duas noites.

Serão dois dias intensos em Atlântida, desse que é um dos maiores eventos do mundo, que há 24 anos faz o maior sucesso. DC Set e RBS juntas sempre nesse grandioso evento.

SEMINÁRIO

A revista Voto promove no próximo dia 13 de fevereiro o Seminário Abertura do Ano de 2019, que já tem grandes personalidades confirmadas. O evento acontece no Complexo Brasil 21- Sala Teatro 3 – Setor Hoteleiro Sul Q. 6 – Asa Sul, Brasília – DF. Informações e Programação: http://www.revistavoto.com.br/seminario-2019/

CONTEÚDO CONECTADO

Aconteceu na terça-feira passada o 1º CONNECTED CONTENT que falou através de 4 painéis sobre conteúdo conectado.

O evento foi realizado pelo SINAPRO-RS, Cuentos Y Circo, ESPM, Coletiva e BAND RS, na sede da ESPM.

Foi um dia inteiro para ouvir algumas figuras que já estão fazendo do CONTEÚDO seu negócio e trazendo resultados para suas empresas e marcas com as quais se relacionam.

Grande parte dos convidados eram donos de agência e publicitários que ainda precisam usar mais esse tema em suas estratégias. E essa foi a intenção de todo o evento, mostrar o quanto criar conteúdo e usar as mais diversas plataformas para distribuir esse conteúdo é algo que faz a diferença para as marcas e traz retorno para as agências.

O que dá para concluir é que o mundo está cada vez mais disposto a dialogar e não apenas receber uma comunicação pronta.

Todas as inovações vem para somar com o que já existe e as agências precisam aplicar mais o tema CONTEÚDO CONECTADO nas estratégias planejadas para seus clientes.

Que seja a primeira versão de muitas.

BAITA IDEIA

As Faculdades SENAC criaram uma ideia incrível para incentivar novas matrículas e também para valorizar quem está passando por um momento complicado.

Quem provar que está desempregado terá o primeiro semestre gratuito e poderá já começar a estudar em um curso superior.

É um estímulo a quem está no desespero. Iniciativa invejável.

NOVA PLATAFORMA APPLE

Mais uma gigante está preparando sua entrada no mundo das plataformas de filmes e séries.

A APPLE já vem desenvolvendo essa plataforma e criando muito material próprio para lançar ainda no primeiro semestre de 2019 o novo serviço.

Vindo de quem vem, dá para esperar coisa boa.

BRASILEIROS MULTICANAIS

Conforme estudo da Kantar Worldpanel os brasileiros são multicanais para realizar suas compras diversas. Isso mostra que o consumidor está cada vez mais bem informado e consciente.

São diversas possibilidades de compra e a que tem mais crescido e se destacado são os ATACAREJOS que vem crescendo de uma forma bem intensa nos últimos anos.

APLICATIVOS MÓVEIS

Dois aplicativos de mobilidade que são sensação atual: a GRIN (de patinetes) e a YELLOW (de bicicletas) se uniram e se tornaram GROW.

São mais de 135 mil equipamentos em 7 países diferentes.

Parece que não demora muito para chegar em Porto Alegre

PROJETO DIFERENCIADO

A Global foi responsável pelo trabalho de branding da Incorporadora Kopstein.

A projeto do novo empreendimento VARANDA já é algo totalmente inovador e de alto impacto e o desafio de comunicação foi valorizar o projeto e contar a história de seu arquiteto Isay Weinfeld e trazer toda a sofisticação e inovação pensadas nesse projeto.

Um trabalho completo e surpreendente tanto na concepção, quanto nas soluções criativas.

NOVAS CONTAS

Sempre é bom falar de quem está crescendo e ganhando novos clientes.

A Mídia Help Assessoria em Comunicação teve um 2018 bem intenso e conquistou diversos clientes para o seu portfólio e expandiu sua atuação em diversas regiões.

Já fazem pate da nova carteira Mercosul, Ibasa, DonnaLu, Grupo Breda de São Paulo e Grupo Viva Flor. 2019 vai ser intenso.

DIGITAIS

Conforme o IVC a circulação de grandes jornais que circulam no país cresceu em 2018, mas levando em conta apenas suas versões digitais.

Se contar as assinaturas das versões impressas a queda é livre e contínua.

O que vem salvando Folha, Globo, Estadão e Zero Hora é a aposta nas assinaturas digitais.

PRAIA LIMPA

Um projeto de mídia da Ativa com patrocínio do Sicredi está distribuindo em mais de 23 praias do RS e SC sacos biodegradáveis para que os veranistas recolham seu lixo.

Um excelente ideia que une exposição de marca e um serviço muito positivo para a sustentabilidade.

PUBLICIDADE FEDERAL

O governo Bolsonaro vem questionando a atuação e investimentos realizados pelo Governo Federal e seus órgãos em publicidade.

Virou bandeira pessoal rever todos os investimentos e repensar essa relação.

E essa prática já está presente na SECOM e em seu orçamento aprovado para esse ano, 45% menor que no ano passado.

É uma notícia muito ruim para uma indústria tão importante em nosso país.

Mas, vamos ver como esse assunto se desenrola e como as entidades do setor vão se posicionar.

MERCADO OTIMISTA

Segunda pesquisa trimestral organizada pela FENAPRO – Federação das Agências de Propaganda, os empresários do setor no Brasil estão otimistas e apostando na retomada dos investimentos em 2019. Isso é o que pensam mais de 70% dos dirigentes entrevistados através da pesquisa.

O Rio Grande do Sul é o que tem o menor índice de otimismo na retomada dos investimentos.

NÚMEROS GORDOS

A publicidade nos Estados Unidos bateu recordes em 2018.

O setor apresentou números de serem invejados. A publicidade de forma geral cresceu 4,1% em seu investimento e atingiu uma marca de mais de U$ 151 bilhões.

Um dos produtos mais valorizados o SUPER BOWL tem um valor médio de U$ 5,235 milhões, valores inimagináveis e recorde histórico.

Na verdade, pode ser vir como exemplo para o Brasil: quando se investe mais em publicidade, a economia do país vai muito bem.

BONS NÚMEROS

A ABRASCE anunciou números dos resultados dos Shoppings Centers brasileiros e mostrou que em 2018 houve um crescimento de 6,5%.

A previsão para 2019 é de 7% e ainda um acréscimo nas contratações de pessoal de 5,4%.

Para uma economia que está a passos lentos. São números bem interessantes.

COOPERATIVISMO TRANSFORMADOR

O SESCOOP em conjunto com a MOOVE e em parceria com a Cuentos Y Circo está divulgando uma web série com 18 episódios contando histórias reais de como o cooperativismo transforma a vida de pessoas.

Foi uma estratégia inovadora para mostrar a realidade de quem faz o cooperativismo um estilo de vida. Confira em http://www.historiasreais.coop.br.

VALE TUDO

O Canal Viva está terminando de exibir a reprise da famosa novela VALE TUDO dos anos 80.

Foi de parar o Brasil a expectativa de saber “Quem matou Odete Reitman?”. Na época virou case de publicidade de oportunidade. Diversas marcas usaram o tema para promover e vender seus produtos. A criatividade do setor realmente é histórica.

SÃO PAULO NA RUA

A Capital Paulistana completou 465 anos e está apostando muito na revitalização dos seus espaços públicos.

Prova disso é que muitas marcas vem investindo em tornar a cidade mais bonita, melhorando sua mobilidade e serviços.

Quem se apavorou anos atrás com a limpa realizada na mídia exterior espalhada por cada centímetro da cidade, hoje consegue ver a cidade como ela é e as ativações e interações de marca se tornaram muito mais interessantes.

Vale citar Itaú, Santander e Red Bull que vem aproveitando a rua como forma de falar com os paulistanos.

CONDENAÇÃO DIGITAL

O CONAR está trabalhando como nunca no meio digital.

O órgão é responsável por fiscalizar a publicidade brasileira e punir marcas e comunicação enganosa.

Nos últimos anos os meios digitais e principalmente os Influenciadores Digitais são os que vem recebendo a maioria das punições.

Pela primeira vez em 40 anos, no topo da lista de punições, estão influenciadores e não marcas.

JUNTE E GANHE

A Moove assina a campanha de divulgação da primeira Promoção Junte e Ganhe do Diário Gaúcho deste ano. Com o conceito ‘Na sua mesa, do café da manhã até o jantar’, a campanha promove o Kit Tá na Mesa, com 13 utensílios de cozinha que podem ser utilizados nas diferentes refeições do dia.

A agência desenvolveu as peças da campanha, composta por filme, jingle, anúncios, sobrecapa, busdoor, outdoor, materiais para internet e redes sociais. A ideia é mostrar a versatilidade dos produtos. A campanha será veiculada em todo o Rio Grande do Sul, em TV, Rádio, Jornais, Mídia Externa e Internet.

Para ganhar o kit, o leitor precisa juntar 70 selos impressos no Diário Gaúcho. O primeiro selo será publicado na edição de 13 de fevereiro. As trocas podem ser feitas a partir de 6 de maio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here