O QUE ESPERAR DO FUTURO? 22-03-19

0
24

O QUE ESPERAR DO FUTURO?

Há aqueles que defendem que a inteligência artificial irá acabar com centenas de profissões, gerando desemprego e colapsos sociais. Mas, em contrapartida, existem aqueles que acreditam que a inteligência artificial irá, sim, extinguir muitos empregos, mas que o mercado naturalmente irá criar centenas de outras ocupações com maiores graus de complexidade e responsabilidade.

O que podemos afirmar é que estamos vivendo um aprofundamento da Revolução Industrial. A “Revolução Digital”, como é conhecida, deve ir além da substituição de pessoas por máquinas, e tem como missão reduzir as barreiras existentes entre o digital e o orgânico – em outras palavras, fazer com que Inteligência Artificial e seres humanos encontrem maneiras complementares de atuação.

Mas se a evolução da IA está estritamente ligada ao futuro dos empregos e como vivemos em sociedade, o que sobrará para nós humanos?

Uma vez que somos nós quem os construímos, fica clara a relação de interdependência.

É necessário estar ciente de como a inteligência artificial irá influenciar diretamente e indiretamente as carreiras para, então, investir em competências capazes de fazerem ambas as partes andarem lado-a-lado em meio a toda a evolução tecnológica.

Como em qualquer Revolução, alguns podem sair perdendo. Mas com inteligência de mercado e capacidade de adaptação, novos modelos de negócio estão sendo criados e aperfeiçoados. Cabe ao mercado tradicional adaptar-se e acompanhar a velocidade das mudanças.

Como tudo é ainda muito difícil de ser aceito ou digerido, tenho comigo que a mudança que significa trocar, é mais forte que inovar que significa renovar.

Não tenho medo do não uso da Inteligência Humana, com conhecimento e educação, tenho medo do despreparo e de seres humanos que cada vez mais estão afastados do que está por vir e o que já veio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here