João Firme-05-04-19

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Posse da primeira diretora do Sindicato das Agências do RS

Por João Firme – Publicitário e Jornalista

Há 41 anos, no dia 31 de março, foi concedida ao SINAPRO-RS pelo saudoso Ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, a primeira Carta Sindical de Agências de Propaganda na forma da lei 4.680/65 que foi sancionada pelo presidente Castelo Branco e o então Ministro do Trabalho, Walter Peracchi  Barcelos, governador gaúcho de valor que patrocinou o pleito da indústria da comunicação.

Com muito trabalho, estamos recordando algumas conquistas inéditas à frente por 33 anos do Sindicato das Agências de Propaganda no RS, o primeiro no Brasil, conforme a Lei 4.680/65.

Depuração do mercado com o Provimento  do corregedor do Tribunal de Justiça do RS, Alaor Terra, determinando à Junta Comercial e Cartórios de Registro Especial que o  registro de Agências de Propaganda e Marketing exigisse um documento  do SINAPRO-RS chamado Atestado de Liberalidade; Redução do ISSQN de 5% para 3% sobre o desconto ou comissão das Agências de Propaganda; Sumula do Supremo Tribunal  Federal extinguindo por uns tempos o valor do imposto CONFINS para 100 agências de propaganda do RS que participaram da ação coletiva.  Outro “tento” foi a fundação da Federação Nacional das Agências de Propaganda do RS e a ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade. A socialização se deu com o   atendimento médico e exames de laboratório para cerca de 3.ooo diretores e funcionários de Agências de Propaganda, associadas ao SINAPRO-RS, através da Policlínica Central e depois Centro Gaúcho, por 10 anos.

Na arte de eventos, estão a realização do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, nos anos ímpares desde 1975 e no exterior nas Embaixadas do Brasil, a partir de 2004 começando por Paris; primeiro Banco de Mídia na Internet inaugurado em agosto de 1977, aberto e linkado no Banco Mundial de Mídia da Universidade do Texas; realização da 1ª Conferência Mundial de Produtividade e Qualidade em Gramado no mês de setembro de 1998 para introdução das normas ISO 9.000 na América Latina; realização da Caravana  Propaganda em 28 municípios geoeconômicos para conscientizar empresas para fazerem propaganda e venderem mais; realização do FIPTUR-Festival Internacional de Turismo e Ecologia nos 90 em Porto Alegre, Gramado, Canela, Foz do Iguaçu, Curitiba, Salvador,  Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus;  realização do Fórum Mundial de Comunicação Social em Porto Alegre em 2003, 2004, 2005 e 2006, 2007 e 2008.

Criação em Porto Alegre da 5º Câmara do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária-CONAR; realização do 1º Fórum de Mídia Latino-Americano de Mídia do Mercosul; realização do 2º Congresso Latino-Americano de Publicidade em 1977 no Festival de Publicidade de Gramado; Realização do 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade de Gramado em outubro de 2018 em Porto Alegre; levantamento da Censura Prévia no Rádio e na Televisão  no Brasil no 3º Congresso de Propaganda em SP em 79 – São Paulo, e em Porto Alegre no Tribunal de  Justiça de Alçada do RS em 2002; Realização do Seminário Brasileiro de Administração de Agências de Propaganda e Marketing em Porto Alegre em 2002.

Emissão de Tabelas de Preços Referenciais de Serviços de Agências Latino-Americanas; realização do Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, paralelo ao Festival de Publicidade de Gramado em 2005, 2015, Fundação do Instituto Ver Hesíodo Andrade em 2007 no Festival Mundial de Publicidade de Gramado; Treinamento gratuito com consultores da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas para as Agências de Propaganda obterem o Certificado ISO 9000. A Carta Sindical nos foi entregue em maio de 65 na Associação Riograndense de Imprensa.

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