NOTAS DA SEMANA-18-04-19

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o AHEAD! um espaço criado pelo Grupo RBS para que os gestores de marketing tenham mais uma oportunidade de conversar sobre o ambiente de comunicação contemporâneo. A edição de 16 de abril com foco na discussão sobre o indicador de retorno de investimento (ROI), a quinta edição do AHEAD!, traz à Capital dois especialistas. A diretora de mídia da Unilever Brasil, Ana Paula Duarte, e o diretor de marketing da SKY Brasil, Alex Rocco. FOTO: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

O ROI QUE MEXEU COM TODOS

Como optar pelas melhores decisões possíveis diante do orçamento previsto para cada negócio? Para muitos gestores de marketing, a resposta está embasada nos modelos de atribuição de resultados dos esforços de comunicação. O uso de dados para melhorar o desempenho das empresas foi o fio-condutor da 5ª edição do AHEAD!, que tratou sobre ROI. O encontro reuniu clientes, profissionais e líderes do mercado de comunicação nessa terça-feira (17), no Estúdio Kromak, em Porto Alegre.

– Em outras edições do AHEAD!, já conversamos sobre convergência de mídias, branded content, influenciadores e valor de marca. Agora, chegou a hora de falar sobre outro tema muito relevante para a nossa indústria: ROI. Esse é um assunto complexo, que não tem fim, mas que está cada vez mais presente no dia a dia dos gestores de marketing, que estão se debruçando para entender as melhores estratégias e experimentando novas formas de mensurar os resultados das suas ações – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS e mediador do debate, Marcelo Leite.

Em um contexto de mudanças rápidas e constantes, em que não existe uma fórmula pronta para calcular os ganhos financeiros obtidos pela empresa com cada ação implementada, o diretor de Marketing da SKY, Alex Rocco, considera que conversar com a equipe sobre a cultura do erro e do aprendizado é um passo fundamental para estruturar novos processos de data driven:

– Persistência e consistência são palavras-chaves. Em um cenário em que nem todas as empresas estão dispostas a fazer isso, tomar essa iniciativa pode representar um passo à frente em relação ao mercado. As empresas precisam estar atentas para usar a tecnologia como meio de obter relevância de contato com o consumidor – apontou.

Para a diretora de Mídia e Marketing da Unilever Brasil, Ana Paula Duarte, entender sobre os resultados acerca dos retornos de investimento em comunicação é um exercício contínuo. Com um portfólio de 35 marcas dos mais diversos segmentos (cuidados pessoais, higiene doméstica, alimentos, entre outros), a Unilever já aprendeu que o tipo de produto e o target de cada um deles precisam de modelos de mensuração distintos:

– O grande aprendizado do data driven é como lidar com o erro e com o desconhecido, por que só se aprende fazendo. Nem sempre o resultado vai ser o esperado, mas precisamos usar isso para evoluir. A questão da mudança e o mindset do aprendizado nunca foram tão urgentes como estão sendo atualmente – destaca.

Ao final do evento, uma novidade foi anunciada aos convidados: a fim de consolidar o AHEAD! como uma plataforma de conteúdo, a partir da qual será possível ampliar a troca de conhecimento a respeito dos assuntos de interesse do mercado, o site aheadrbs.com.br/ será constantemente atualizado com ainda mais informações sobre os temas das edições. Trata-se de um ambiente digital onde os conteúdos debatidos no AHEAD! serão pauta antes, durante e depois de todos os encontros. Além da atualização da plataforma, também estão previstos uma newsletter mensal e artigos sobre comunicação contemporânea.

Sobre o AHEAD! — Atenta às transformações do setor e conectada aos seus públicos, a RBS promove uma série de debates para buscar soluções e instigar o mercado de comunicação. Como o próprio nome já revela, o projeto busca olhar para frente e identificar o que está por vir em uma indústria em permanente mutação. O projeto seguirá em 2019, discutindo diversos temas relevantes e oferecendo espaço e conteúdo para parceiros.

FUNCIONA ASSIM!

Marcas como Perdigão/Sadia, Vigor, Bauducco, Pan, Nestlé e tantas outras estão vendendo produtos em lojas próprias, para a páscoa, a preços 50% menores que os grandes supermercados, entre eles o Carrefour.

MERCADO

Num mercado de poucos talentos e bem-sucedidos empreendedores, estamos diante de muitos talentos in home, in house ou in frustrado. De muitos empreendedores desistindo, fechando ou sendo incorporados. Muitos já começam a fazer a conta em quantos seremos e quantos sobreviverão.

O VELHO DE VOLTA

Largando as muletas e a bengala, um deputado da serra Gaúcha do partido Novo, está requentando um texto que já havia sido apresentado no século 20 e retornado no século 21, que propõe que todos os anúncios do Governo deverão ser precificados”

Será que existe necessidade, já que o portal da transparência contém todas as despesas do Governo.

O mercado de comunicação atravessa uma crise sem precedentes e o legislativo quer enterrá-lo de vez com essa proposta inviável operacionalmente.

ALÔ ENTIDADES DO SETOR!!!

SINERGY

Segundo diretores da empresa de mídia OOH, em breve teremos novidades para o mercado em métricas e novos produtos.

A Sinergy, com um time remodelado e capaz, quer fazer de 2019 um grande ano.

COMPETENCE

Estamos mostrando nessa edição da coluna um vídeo de como será a sede própria do grupo GI5 na avenida Independência, onde ficava situado o teatro Leopoldina ou, para os mais descolados, o Le Club.

Traços modernos e de muito bom gosto irão abrigar os mais de 70 profissionais da agência.

QUAL DESTINO DA UBER?

Na mesma época que a Uber divulga os números mundiais de suas operações, volta ao mercado para buscar novos interessados em comprar ações para voltar a investir.

Os números são gigantes e expressivos, mas a cautela está presente no relatório divulgado com algumas preocupações.

O faturamento do Uber no Brasil em 2018 foi de U$ 959 milhões, crescimento de 115% do ano anterior, sendo o segundo mercado mundial. Globalmente o valor é de U$ 11,3 bilhões, 149% maior que o ano anterior. São 91 milhões de usuários no mundo (alta de 35%) e 22 milhões no Brasil.

Mas, ainda falta melhorar a lucratividade e diversos obstáculos como segurança, amplitude em novos mercados e a concorrência que vem ampliando seu poder de fogo.

A companhia quer vender U$10 bilhões em ações e seu valor de mercado está entre U$ 90 e U$100 bilhões.

“REMOENDO O ROI”

Opinião do Fernando Silveira/Integrada sobre o evento ROI da RBS.

Na última terça-feira, vivemos mais um AHEAD!, do Grupo RBS. Na verdade, a quinta edição. Em todas, sempre assuntos relevantes e voltados aos negócios do ecossistema (palavrinha que vem rondando as palestras e que, tristemente, poucos entendem de fato) de comunicação.

Mediado por Marcelo Leite (Diretor Executivo/Grupo RBS), a edição do AHEAD! Contou com os speakers Ana Paula Duarte (Diretora de Marketing da Unilever) e Alex Rocco (Diretor de Marketing da SKY). Nota pessoal: foram muito bem para o assunto em pauta, que nada menos do que o ROI como guia para os investimentos em mídia (e não vou cair na armadilha antiga do on ou off, pois mídia é mídia, meus caros).

Os pontos principais foram:

– O que o cliente busca nas marcas? A demanda do cliente define a mídia, o momento e o canal;

– O posicionamento de marca deve alinhar a criatividade e a estratégia de mídia;

– Influenciadores são influenciadores ou são qualquer outra coisa (Alex Rocco). Ou seja, use o influenciador como deve ser para que não vire garoto propaganda, que não é a mesma coisa;

– Tecnologia é ponto de contato e ponto final. Mídia é transformação dos inúmeros pontos de contato em canais para trabalhar a estratégia;

– Sem essa de que a campanha não funciona: os leads sinalizam o sucesso;

– Dashboards viram paisagem e não resolvem quando as equipes não estão unidas;

– Marcas, agências e veículos/canais podem e devem definir suas métricas, seus dashboards.

Por isso tudo já é possível entender que o assunto foi denso, muitas vezes pouco aceito em que tem apenas o viés de vendas. Muitas agências ouviram atentas, mas também registro a presença de profissionais de marketing e anunciantes.

 

GIL KURTZ

Publicitário Gil Kurtz, diretor da agência Vossa, será o presidente do júri popular do 8º Prêmio Estudantil Internacional de Gramado. O evento acontece dia 07 de junho no Hotel Laghetto e tem como foco a produção criativa de estudantes universitários e do Ensino Médio. Promoção é da ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20 de maio no site: alap.com.br.

IGUATEMI

Para mostrar que temos respeito por Nailê Santos, Superintendente do Shopping Iguatemi, e por sua agência de propaganda, a Global, estamos publicando uma nota e um vídeo do novo posicionamento, mas continua a indignação da coluna em relação aos ditos profissionais de marketing.

CONTEÚDO CABEÇA

A Band fechou parceria com Smithsonian Institution, que administra museus, complexo de educação e pesquisa e a rede de TV CBS e traz para o Brasil o Smithsonian Channel.

Com uma proposta de programação de não ficção, calcada em documentários sobre ciência, natureza, comportamento humano, viagens espaciais, história e cultura pop.

Muito bom termos opções para colocar coisas boas em nossas cabeças. O canal estará disponível na NET em pacotes específicos.

Vale conferir.

RESPOSTAS CAPITAIS

O Fórum Respostas Capitais promovido pela RBS terá sua próxima edição no dia 30 de abril e trará o clã Grings, as 3 mulheres que estão assumindo o comando da marca Piccadilly – Cristina Grings Nogueira (Presidente), Ana Carolina Grings (Vice-presidente) e Ana Paula Grings (Diretoria administrativo-financeira).

Elas vão contar como assumiram a direção do negócio e estão dando os novos rumos da marca.

GAROTO PROPAGANDA

Silvio Santos sempre preservou sua imagem e negou sempre fazer comerciais para marcas.

Mas, atendendo pedido do amigo que é dono do salão onde corta o cabelo, fez um vídeo chamando para um evento.

A ação repercutiu e fez lembrar outras duas marcas que já exploraram o comunicador em redes sociais – Netflix e Sansung.

Em tempos de relações digitais, não dá para perder as oportunidades.

BISTRÔ CONQUISTA DAKOTA

A partir deste mês de abril, a Dakota passa a ser atendida pela Bistrô. A empresa de Nova Petrópolis é uma das maiores indústrias calçadistas do país, com produção de aproximadamente 80 mil pares diários. Com presença em todo o Brasil, a Dakota terá suas estratégias de branding, mídia, trade e digital orientadas pela agência de Porto Alegre.

A conquista da Dakota é um marco para a expansão da Bistrô, que passa a contar com mais um cliente de atuação nacional. Em 2019, a agência conquistou também duas contas fora do Rio Grande do Sul: Comercial Carlessi, de Santa Catarina e Rede Bem Viver, do Paraná, ambas no segmento de materiais de construção. A rede de supermercados Imec, presente nos Vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e na Serra Gaúcha, também ingressou recentemente na carteira de clientes da Bistrô.

No primeiro trimestre, a agência registrou 15% de crescimento em relação ao ano anterior, e a previsão é que esse número possa chegar a 30% no final do ano. O número de colaboradores deve saltar para 60 ainda em 2019. A Bistrô foi fundada pelos amigos e colegas de faculdade Fernanda Aldabe e Gabriel Besnos, em 2007, como um estúdio de design.

NOVIDADE

BE HAPPY é a nova empresa idealizada pela Rosana Sacchet e Paulo Ratinecas.

Levando um novo indicador para as empresas – o FIB – Felicidade Interna Bruta, os sócios nesse novo negócio desenvolveram uma ferramenta de pesquisa que mostra o quanto o bem estar, qualidade de vida e felicidade fazem a diferença em qualquer empresa. Ter pessoas felizes melhora a performance e os resultados das companhias.

Uma excelente ferramenta para quem quer turbinar seus negócios e ainda viver em organizações melhores e mais felizes.

Sucesso a esses profissionais competentes e queridos pelo mercado.

FORA DE SÉRIE

A Claro junto a HBO transformou duas de suas lojas em Shopping de São Paulo na temática da série que é um estrondoso sucesso no mundo todo: Game of Thrones.

As lojas do Shopping Vila Olímpia e MorumbiShopping foram totalmente envelopadas por fora e internamente possui até personagens interagindo com os clientes.

è uma forma da marca promover uma experiência diferenciada aos clientes e pegar carona na série mais vista de todos os tempos.

CONEXÃO GAÚCHA

A Plataforma GaúchaZH fechou o mês de março com números recordes de acesso e conexão entre o público e seus conteúdos.

Foram mais de 83 milhões de visualizações e 18,4 milhões de usuários interagindo, lendo, consumindo as notícias e conteúdos produzidos e disponibilizados pela plataforma.

Profissionalismo e qualidade tem respaldo do consumidor exigente.

DUELO AMERICANO

O ano de 2019 vai marcar o mercado publicitário americano.

Pela primeira vez os investimentos no meio digital irão superar os meios de mídia tradicional.

Conforme eMarketer o investimento total será de mais de U$130 bilhões, crescimento de 19% em relação a 2018.

O maior investimento será no digital e principalmente na publicidade móbile que deve receber U$87 bilhões desse bolo.

NOTA 10

A SPR é finalista no prêmio Melhor Comercial Regional do Brasil no SBT. São 5 comerciais escolhidos em diversas regiões do Brasil e um deles será o vencedor.

O comercial criado e produzido para o SESC-RS é finalista pela Região Sul.

Conheça o filme finalista criado pela SPR: https://bit.ly/2UOGSJE

AO ATAQUE

10 empresas já fecharam patrocínio para ter suas marcas nas arenas do Brasileirão 2019.

Como há uma nova administradora comercializando esta exposição as negociações continuam abertas.

Antes quem fazia isso era a própria Globo que explorava como um complemento a transmissão na tv.

Agora além das placas ao redor do campo a ideia é explorar outras ações e experiências junto as marcas patrocinadoras.

SEM FERMENTO

O bolo publicitário referente a compra de mídia segundo, o estudo CENP-Meios, teve uma alteração insignificante de 2017 para 2018.

O valor girou em torno de R$16,5 bilhões, variação de 0,57% dados coletados junto as 78 maiores agências do mercado brasileiro.

Interessante é que os investimentos em internet e OOH tiveram crescimento e outros meios tiveram queda significativas: jornal 26%, Revista 25,4% e rádio 13%.

A TV aberta se manteve no mesmo patamar e continua levando a maior fatia desse bolo com 58,8%.

DESENCONTROS PUBLICITÁRIOS

SINPAPTEP – Sindicato dos Funcionários e SINAPRO-RS Sindicato das Agências estão em desalinho.

Além de ainda estar pendente a negociação do Acordo Coletivo 2018 esta semana houve novo embate relacionado a cobrança de contribuição por parte dos funcionários.

O SINPAPTEP fez Assembleia e enviou as agências um comunicado exigindo que as empresas descontem em folha a contribuição de 1 dia de trabalho.

O SINAPRO-RS em resposta e seguindo a nova lei da trabalhista orienta as empresas que não deve mais fazer o desconto direto sem a prévia aprovação do funcionário que deseja contribuir.

Nosso mercado já está buscando sobreviver a profunda mudança e quem deve auxiliar e defender os interesses de quem está trabalhando e oferecendo trabalho, vem atrapalhar.

Precisamos mais do que nunca que as entidades do nosso setor se unam para preservar nosso negócio. Sindicalistas com viés político e sem entendimento do momento não ajuda em nada.

PATAGÔNIA ANTAGÔNICA

Está quente a briga judicial pala marca Patagônia. A varejista californiana entrou com processo contra a marca de Cerveja Patagônia por alegar usar estratégias parecidas em questões de sustentabilidade e até mesmo identidade de marca.

A briga é por não confundir a cabeça do consumidor e se manter sóbrio no mercado.

GOLAÇO

O Banco Bonsucesso se transformou em Banco Digital há 2 anos atrás chamando-se BS2 e patrocina o Flamengo desde o início desse ano.

A meta era atingir até o final de 2019 400 mil correntista, mas já está revisando para cima esses números devido ao sucesso da estratégia.

A união do banco com o clube é mais do que nome na camiseta é atrelar aos torcedores e sócios do clube, tendo participação nos resultados.

Esse modelo já vem dando certo com outros bancos digitais e clubes de futebol.

Pelo visto esta tática está ganhando o jogo.

MUDANDO DE QUADRA

Quem buscou se reinventar e está jogando um bolão no meio empresarial é o jogador de vôlei TANDE.

O campeão olímpico está rodando o Brasil inteiro dando palestras motivacionais e totalmente interativa – monta times de vôlei para jogar durante suas palestras – e vem tratando do tema de pessoas e exatamente o desafio e importância de se reinventar no jogo da vida.

Vários atletas já traçaram esse caminho. Quem sabe não entra no hall dos campeões de público motivacional também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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