NOTAS DA SEMANA-26-04-19

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RESULTADOS EM OPINIÃO PÚBLICA

Gestão estratégica de imagem é o novo foco da Critério, que lançou a tagline Resultado em Opinião Pública nesta terça-feira (23), na sede da empresa – que fica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Com oito anos de fundação, reposiciona-se no mercado e amplia suas frentes de atuação: assessoria de comunicação, geração de conteúdo, gestão de crise, relacionamento institucional e formação de líderes. Parceiros e convidados foram recebidos pelos sócios Cleber Benvegnú, Soraia Hanna, Rafael Codonho e Tomás Adam. Entre as visitas, executivos de grupos de comunicação, jornalistas, políticos, empresários, clientes e fornecedores. A virada da marca também serviu para comemorar o retorno de Benvegnú, sócio-fundador, que nos últimos quatro anos foi chefe da Casa Civil e secretário de Comunicação do Estado.

A Critério registrou crescimento de 88% no faturamento em 2018, índice incomum num ano de crise. A carteira de atendimento é composta por 75% de contas corporativas e institucionais, sendo as demais do mercado político e governamental. Para Soraia Hanna, mais do que uma novidade, o novo ciclo é uma afirmação. “Estamos agregando valor e percepção ao que já fizemos”, explica. Em 2019, a empresa está intensificando a atuação no mercado nacional, com mais clientes em São Paulo e Brasília.

NOVA ESTUTURA COMERCIAL DA RBS

SANDRA SCHILARDI

Graduada em publicidade e pós-graduada em marketing pela FGV, com Mestrado em Gestão de Negócios pela Unisinos, atua há 30 anos na RBS, com muito orgulho e paixão. Ser desafiada e ter a oportunidade de contribuir com a cia sempre foi minha maior motivação. Em abril de 2017 demos início no projeto de transformação da RBS. Estamos trabalhando de um jeito mais próximo, colaborando para pensar soluções de comunicação efetiva, acompanhando resultados atuando assim, de uma forma consultiva. Temos ajudado empresas a aumentar suas vendas, entrar em novos mercados, fortalecer suas marcas e melhorar suas margens.

Até o momento estava liderando o Cluster Expansão e Governo. Recebi o convite de assumir Contas Estratégicas, que se funde ao cluster que atende governo, como um reconhecimento ao trabalho que venho desempenhando. Com muito orgulho e responsabilidade pretendo continuar contribuindo com o projeto de transformação da RBS. Para minha trajetória será um momento de continuar acelerando o projeto que iniciamos a dois anos, contando com uma equipe de profissionais reconhecidos no mercado publicitário.

Pretendo atuar com meu time muito próxima aos clientes, criando rodadas de conversas e trocas com o objetivo de identificar necessidades latentes do mercado, construir soluções e modelos de negócios disruptivos que façam sentido a estratégia e objetivos de cada cliente. O mundo vem mostrando que estamos em constante processo de transformação e adaptar-se de forma rápida e contínua se faz necessário. Me sinto desafiada, mas com energia e motivação para mais este novo momento.

 

MATHEUS CARVALHO

Recebi o convite com muita alegria e também com muita responsabilidade. As áreas de Desenvolvimento e Expansão têm um papel importante na evolução do modelo comercial da RBS. Nesses últimos dois anos, um time de profissionais talentosos criou projetos relevantes com diferentes empresas de diferentes segmentos. E, agora, liderando essas duas áreas, com as quais tenho experiência e proximidade, acredito que iremos construir muitas oportunidades de negócios.

 

 PRÉ HISTÓRICO

A volta ao passado do deputado do Novo é uma aberração dessas de querer legislar com vontade de não realizar, de complicar e de causar discussões infundadas sobre a necessidade de informar os valores em peças de propaganda criadas para o governo.

Com mais de 1000 plataformas, com mais de 5000 veículos eletrônicos e impressos, com mais de 200 exibidores de mídia OOH, com dados de audiência, circulação, geolocalização e muitos outros, para que serve essa lei burra e inócua?

NIZAN GUANAES

“Viva o novo marketing, que tende a ser menos propaganda e mais conteúdo.

Agora é menos compre e mais informação, entretenimento, educação”.

ISTO É

Ao fechar o escritório de Brasília e demitir seu diretor e muitos jornalistas, comentários fortes apregoam o fechamento da tradicional revista da Editora Três.

CAMPANHAS

Sem dizer quais as melhorias, os destinos do que o novo modelo de IPTU renderá para a cidade, não tem como convencer a população.

Argumentar que São Paulo já aumentou 18 vezes, Curitiba 8 vezes e Porto Alegre nenhuma em 8 anos, de nada adianta.

Se isso é ruim para uns, que contempla outros que pagam muito, que não existe critérios e sim privilégios é abrir discussões que a nada levam.

Digam ao povo de uma forma simples e esclarecedora todas as razões para essa mudança.

NOVO SÓCIO

Pedro Parente, presidente do conselho de administração da BRF, é novo sócio da EB Capital, gestora de private equity de Pedro Sirotsky e Duda Melzer (tio e sobrinho), da família fundadora do Grupo RBS, e Luciana Ribeiro, que foi executiva do grupo por quase 20 anos. A informação é da coluna de Lauro Jardim, de O Globo.

O próprio Pedro Parente foi vice-presidente da RBS entre 2003 e 2009. Ele também já presidiu a Petrobras, a Bunge e foi presidente do conselho do Grupo ABC. Na EB Capital, também terá uma cadeira no conselho.

A EB Capital investe principalmente em empresas consolidadas e com forte potencial de escalabilidade. Entre as companhias que já receberam investimentos estão a BR Supply, uma delivery de suprimentos de escritório, e a Sumicity, uma provedora de banda larga, telefone e televisão especializada em mercados regionais.

COFFE BREAK SBT

O SBT realizou uma ação diferenciada nas agências de Porto alegre nas duas últimas semanas.

Com um carrinho servindo cafés especiais e pão de mel, uma equipe da emissora visitou as agências para fazer um intervalo em seu dia a dia para contar o que vem planejando em produtos e novos formatos para o mercado.

Sempre é bom ser surpreendido com um carinho.

AGEPAL

Os exibidores de mídia exterior e OOH de Porto Alegre uniram-se através da Associação Gaúcha das Empresas de Propaganda ao Ar Livre para defender e valorizar a atividade junto ao mercado e ao município de Porto Alegre. As associadas LZ, Ativa, LIFEpoa, Imobi, HSQ, HMídia, SetDoor, NL e Armazém de Mídia elegeram a seguinte diretoria:

Presidente: Leonardo Zigon – LIFEpoa

Vice-presidente Financeiro: Daniel Costa – Imobi

Diretor de Relações com o mercado: Ricardo Silveira – Imobi

Secretário Geral: Nenê Zimmermann – Armazém de Mídia

Diretor Executivo Jurídico: Marcelo Leal

MERCADO OTIMISTA

Conforme pesquisa trimestral realizada pela Fenapro, o mercado publicitário brasileiro continua otimista para que 2019 seja um ano melhor que o anterior.

Apesar de grande parte das regiões terem se frustrado no primeiro trimestre, apenas o Rio Grande do Sul confirmou sua expectativa positiva nesse período, segunda a pesquisa, 70% apostam na melhora dos negócios no restante do ano. O setor de serviços ainda é o que vem sendo o principal investidor na publicidade, seguido pelo comércio e indústria.

Tomara que o otimismo pesquisado se confirme em números e negócios para todo o setor.

DIMENSION 2019

Essa é a terceira edição da pesquisa global realizada pela Kantar Ibope para ouvir consumidores sobre a relação com as marcas.

Interessante destacar que 74% dos entrevistados dizem que as marcas tem feito um bom trabalho de comunicação.

No Brasil 72% lembram das marcas que fazem algum esforço de propaganda, ante 51% nos demais países.

78% dos brasileiros confiam no site como fonte de informação para confirmar e tirar dúvidas, nos demais países o índice é de 54%.

O estudo foi realizado com 5.000 consumidores conectados, que usam mais de 2 dispositivos para navegar na internet.

A pesquisa aponta ainda que é importante usar vários meios para se construir marca junto aos consumidores.

DIGITAL

Em um material distribuído pelo CENP com informações relevantes ao nosso mercado foi publicado nessa semana uma série de informações questionando, criticando e orientando sobre a mídia digital como um todo. Nessa série de informações vale destacar:

1- A P&G maior anunciante mundial voltou a alertar sobre o uso da mídia digital  e a necessidade de se ter uma série de princípios que os meios de mídia digital possuem e que credibilizam seu uso e investimento. Nesse alerta, voltado especialmente para Google e Facebook foi dito que esse “setor precisa ir além da ‘limpeza e reforma sem fim’ para criar uma ‘nova cadeia de provedores de mídia’ com foco em qualidade, civilidade, transparência, privacidade e controle”.

2- Uma pesquisa no Reino Unido demonstra a queda acentuada na confiança na publicidade das marcas e o principal fator é devido ao “over targeting” na mídia digital – que é o direcionamento de propaganda conforme o histórico do que o cliente já viu na internet. A ojeriza a essa estratégia derrubou a credibilidade do setor pela metade.

3- Existe um movimento de diversas marcas ao redor do mundo assumindo a estratégia de deixar de estar presente nas redes sociais. Várias delas dizem que a presença nas redes não tem contribuído para o resultado do negócio e preferem assumir estratégia de buscar novas caminhos.

4- A Federal Trade Comission – FTC vai endurecer as regras para os influenciadores digitais para que realmente comecem a ter responsabilidade social e moral pelas recomendações de marcas parcerias, já que atualmente, as regras são brandas e pouco claras nessas relações.

São excelente reflexões para termos regras claras e condições equiparadas.

SINERGY

A Sinergy vem trabalhando intensamente e em breve anunciará 3 novos acordos exclusivos de representação. O primeiro anúncio acontece já na próxima semana quando a empresa apresentará sua nova parceira em Porto Alegre.

“Somar forças com empresas que compartilham da mesma visão, valores e foco na excelência é parte da nossa estratégia e ainda teremos muitas novidades para o mercado neste ano de 2019” afirma Ricardo Piccoli, COO da empresa.

Os demais parceiros serão apresentados ainda no mês de maio.

FOME DE SORVETE

A marca de sorvetes Chiquinho com mais de 530 franquias espalhadas pelo Brasil assumiu uma nova estratégia de expansão e fechou contrato com Maisa para ser sua embaixadora.

O objetivo é reforçar a mídia tradicional e digital para buscar reforçar sua presença nas capitais, já que tem presença em todos os Estados brasileiros, principalmente em cidades do interior.

Além da expansão em solo nacional já abriu algumas lojas no EUA e está em estudo para entrar no mercado português.

Que vontade de vender sorvete!

NOVO RUMO NA ABRIL

O empresário Fabio Carvalho que adquiriu o Grupo Abril assumiu a presidência já com um aporte de R$70 milhões para buscar retomar a empresa e buscar sua reestruturação.

O Grupo está em recuperação judicial com uma dívida de R$ 1,6 bilhões.

Torcemos para que a nova direção consiga preservar esse importante legado da comunicação brasileira.

VOO CARIOCA

Gabriel Aquino é o novo subsecretário de comunicação do Estado do Rio de Janeiro.

Foi assessor de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e passagens pela E21, Competence e DPZ.

MOVIMENTO TECTÔNICO

Todo o mercado vem acompanhando as mega aquisições de consultorias por grupos mundiais de agência.

Como esse mercado irá se reorganizar? O que de relevante essas fusões irão entregar aos clientes?

Acompanhando esse movimento e torcendo que seja algo para melhor.

CORTE CERTEIRO

A P&G apresentou seus números do trimestre e chama a atenção o corte feito no fee de suas agências.

Foi uma diminuição de U$165 milhões destinado às agências o que representa 1% de vendas da companhia.

Mesmo com esse corte houve um crescimento nas vendas orgânicas de 5%.

REFRI DA HIENEKEN

O Grupo Heineken Brasil lançou o FYS marca de refrigerantes da companhia desenvolvido para o mercado nacional.

Nos sabores cola, guaraná, laranja e laranja já estarão nas gôndolas com a promessa de redução de 29% de açucares frente aos concorrentes.

A campanha de lançamento já vai entrar no ar.

MÚSICA BOA ATEMPORAL

O Bando Celta será atração no evento Intervalo Cultural que acontece no dia 30 de abril na Universidade Feevale.

Banda que toca músicas medievais Celtas, além de composições própria e releituras de sucesso nacionais é um baita programa pra quem gosta de música boa.

O evento é aberto a comunidade e mais informações pelo fone (51) 3586-8800, ramal 9012.

SORRISO BRILHANTE

Durante o evento Mostra Noivas que acontece entre os dias 25 e 28 de abril no BarraShoppingSul, 2 profissionais da odontologia farão demonstração de procedimentos especiais para deixar o sorriso dos noivos, pais e padrinhos prá lá de brancos.  Flávia Rostirolla e Eduardo Dal Forno, experts em transformação do sorriso, os dentistas fazem sua estreia com projeto Diamond Smile e explicam como dar um tratamento especial também nos dentes nessas datas mais do que especiais. Vale conferir!

A GENTE VIVE JUNTO

A vida do Grupo RBS está ligada à de cada gaúcho. Uma relação histórica de proximidade e confiança que se reforça a cada gol narrado, a cada fato noticiado e debatido com coragem e energia, a cada experiência única vivida em um show e até mesmo quando há discordâncias sobre a opinião de um dos colunistas da empresa. Trata-se de um processo de evolução constante: toda vez que a RBS faz parte da vida de milhões de pessoas, se torna mais plural e curiosa. Ciente de que é essa conexão diária com quem vive no Rio Grande do Sul que faz com que a relação da empresa com os gaúchos cresça cada vez mais forte, um novo posicionamento de marca foi lançado nesta sexta-feira (26), com o conceito “A Gente Vive Junto”.

– Este é um marco de um novo momento da marca Grupo RBS para todos os seus públicos e pontos de contato, resultado de um projeto de transformação que vem sendo desenvolvido desde 2017. Queremos que a RBS seja uma empresa cada vez mais humana, próxima e plural. Para isso, nada melhor do que lançar um projeto que será feito exatamente como a nossa história: com a participação direta de quem nos acompanha todos os dias – destaca o CEO da empresa, Claudio Toigo.

Na primeira fase da campanha, todos os gaúchos serão convidados a produzirem o filme publicitário que materializa o novo conceito. Para participar, basta acessar o site agentevivejunto.com.br e escolher as cenas que geram mais identificação em cada verso da música Toda Forma de Amor, hit do cantor Lulu Santos que ganhou uma versão inédita para embalar a campanha. As cenas mais escolhidas pelo público vão compor o vídeo final do posicionamento, que irá ao ar na RBS TV e nas redes sociais na fase seguinte do projeto. Ao todo, é possível gerar 59.719.680 filmes diferentes por meio da plataforma.

– O conceito “A Gente Vive Junto” traduz e reforça o que queremos seguir construindo com os gaúchos: uma conexão a partir dos nossos valores. Todos os dias, contamos as histórias de vida do nosso público e debatemos os temas que são importantes para todos nós. Queremos seguir fazendo isso, lado a lado com quem nos acompanha diariamente. Para atingir esse objetivo, nada melhor do que dividir com o público esse momento tão importante para nós e, mais do que isso, possibilitar que ele seja protagonista da materialização do nosso posicionamento – afirma o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

A campanha é resultado de um trabalho construído coletivamente desde 2017, quando a empresa comemorou 60 anos. Ao completar seis décadas de história em meio a grandes transformações sociais, econômicas e tecnológicas, a RBS mirou na sua essência para reforçar a ligação com os gaúchos, consolidar a sua marca e projetar o futuro. Era o momento de marcar uma nova forma de interagir com os públicos, ressignificando o posicionamento, conectando ao espírito do tempo e a comportamentos atuais e promovendo uma mudança de atitude.

Com esses objetivos, os acionistas, o Comitê Executivo e os times de Marketing e de Gestão de Pessoas definiram seis atributos pelos quais a RBS quer ser percebida, atualizando a empresa aos valores da sociedade. São eles: proximidade, confiança, curiosidade, coragem, pluralidade e excelência. E como um propósito só se traduz em realidade quando cada indivíduo encontra relação entre a sua própria verdade e a rede da qual faz parte, ao longo do ano de 2018, a RBS se dedicou ao Conexões, projeto que promoveu 122 encontros e impactou 100% dos colaboradores da empresa para discutir de que forma cada um dos profissionais se conecta com a RBS. Com o empoderamento da rede interna, foi possível a exposição de valores que contribuíssem para o processo de transformação da RBS em uma empresa que queremos.

Agora, chegou a hora de materializar externamente tudo o que foi construído nos últimos anos. Criada pela agência Competence, a campanha de posicionamento foi lançada nesta sexta-feira (26), com conteúdos editoriais em todos os veículos da RBS, anúncios em Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro, ações digitais e spots nas rádios Gaúcha, Atlântida, 102, 92 e Farroupilha. Além do novo conceito “A Gente Vive Junto”, a RBS passa a contar com uma nova identidade visual, uma paleta de cores atualizada e imagens que retratam a conexão da empresa com os gaúchos.

CONGRESSO DE ESTRATÉGIA CRIATIVA

O Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul (GPRS) iniciou as vendas para o Congresso de Estratégia Criativa 2019 que vai acontecer no dia 20/05, no Teatro do Bourbon Country. Além de Faris e Rosie Yakob, que já haviam sido confirmados, o grupo também anunciou todo o line up do evento com destaque para Marialejandra Urbina e Senta Singerland, duas profissionais amplamente reconhecidas pelo mercado publicitário internacional. Além de presenças nacionais importantes como Marcela Ceribelli, fundadora da Obvious.

Após uma leitura do contexto do mercado e uma avaliação da última edição, em 2019 o grupo planejou o Congresso para que seja um grande mergulho estratégico: “avaliando o feedback dos participantes da edição de 2017, identificamos que as palestras que entraram no detalhe de estratégias foram as mais bem avaliadas”, explicou o presidente da entidade Alexandre Laybauer. “Trazer uma curadoria consistente e que aprofunde diversas áreas da comunicação de marcas se mostrou um papel relevante para o Grupo de Planejamento neste Congresso”, completou.

Os ingressos, já estão em segundo lote e podem ser adquiridos em www.gprs.com.br.

SOBRE OS PALESTRANTES:

Faris Yakob:

Autor do best seller Paid Attention, que trata de um novo jeito de fazer comunicação para um mundo digital. Faris foi responsável pela área de inovação das agências Crispin Porter Bogusky e Anomaly. E na Naked, foi head global da área digital.

Rosie Yakob

Iniciou trabalhando com o rapper Jay-Z em sua consultoria de marcas, atendendo clientes como Samsung e Target. Também contribuiu para expansão digital das Havaianas no mundo. Foi responsável pelo premiado case ‘Daily Twist’ nas redes sociais da Oreo.

Clariza Rosa

É consultora em estratégia de comunicação, com trabalhos para o Facebook, Zaxy, Sandálias Ipanemas e Oi. É sócia da Jacaré Moda, que potencializa jovens de periferia por meio da moda.

Marialejandra Urbina

Diretora executiva de planejamento na Dieste Inc. (EUA). Já foi reconhecida com Grand Prix da APG, Jay Chiat e IPA e possui mais de 10 Gold Effie Awards. Seu case mais notório é para o governo colombiano em que, por meio da comunicação, conseguiu diminuir a população de guerrilheiros das FARC.

Senta Slingerland

Consultora de processos criativos e inovação. Foi responsável por desenvolver workshops ágeis na empresa Mesa para marcas como Samsung, Google, TV Globo e Unilever.  É autora do livro Game Changers, que relata as grandes ideias e casos que ajudaram a redefinir a indústria criativa.

Hui Jin Park

É uma estrategista sul-coreana, com trabalhos para Mesa&Cadeira, Mandalah, Box1824 e Vice. Como consultora, se dedicou para C&A, L’Oréal e BMW. Criou para a Coca-Cola uma plataforma para incentivar jovens a deixar de serem sedentários, contando com influenciadores digitais e até com mudança na lata e na garrafa do refrigerante.

MARCELA CERIBELLI

É fundadora da Obvious, que tem como missão produzir conteúdos que tragam novas formas de representar e falar com as mulheres. A consultoria revolucionou o modo como Melissa, Puma, Avon e C&A comunicam com seus públicos.

Levis Novaes

Trabalha na FLAGCX e é integrante da Mooc, grupo que desenvolve soluções inovadoras sob o olhar do jovem negro. Para Skol, refizeram todas as latas com as cores de pele do Brasil. Além dessa marca, trabalharam também para Avon, Faber-Castell e Converse.

Ken Fujioka e Ana Cortat

-Ana é sócia-fundadora da Hybrid Colab. Foi vice-presidente de estratégia nas agências Leo Burnett, Isobar e África, tendo desenvolvido projetos para Fiat, Visa, Itaú, Brahma, Budweiser, Johnnie Walker e Walmart.

-Ken é sócio-fundador da consultoria ADA Strategy, foi sócio da agência Loducca e vice-presidente de planejamento e estratégia digital da J. Walter Thompson.

Promovida pelo Grupo de Planejamento de SP, apresentarão pela primeira vez no RS a pesquisa “Hostilidade, Silêncio e Omissão: um ano depois”, que apresenta o cenário do assédio nas agências de comunicação.

8º PRÊMIO ESTUDANTIL DE GRAMADO
A Sociedade Recreio Gramadense sediará, no dia 6 de junho às 20h, a abertura solene do 8º Prêmio Estudantil Internacional de Gramado, que ocorrerá no dia seguinte, das 8h às 20h, no Hotel Laghetto Stilo Borges na cidade das hortênsias. O evento na Sociedade Recreio, uma avant-première da premiação, receberá autoridades e personalidades convidadas, além da apresentação dos vencedores do 8º Prêmio Estudantil e da entrega das láureas Galo de Gramado-Paris e Paixão Côrtes Celestial para os contemplados. A sessão solene ainda terá o espetáculo “A Verdadeira Deficiência é a Falta da Solidariedade”, comandado por um grupo de deficientes visuais e auditivos que mostrarão seus talentos. A entrada é franca, com as inscrições sendo recebidas através do e-mail [email protected]. Informações no site: www.alap.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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