Relato de Fernando Röhsig em viagem a Israel – 31.05.2019

Terceiro dia.
A visita à TASE, requer, primeiramente, uma contextualização de como a cultura empresarial em Israel se caracteriza por:
 Conceito de nação empreendedora;
 Visão e foco global (desenvolvimento de soluções para escala global);
 Investimento em formação: modelos educacionais focados em empreendedorismo e inovação – foco
do governo israelense é a educação;
 Mão de obra altamente qualificada – desenvolvida localmente e também oriunda de imigrantes,
destacando-se os judeus russos – cientistas e engenheiros;
 Priorização do coletivo e modelos colaborativos;
 País pequeno com fortes conexões e ecossistema robusto;
 Apetite a risco;
 Superação de adversidades – guerras, disputas territoriais, falta de recursos naturais;
 Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo desde anos 80, de incentivo a educação de ponta desde o estabelecimento do estado;
 serviço militar obrigatório – capacitação em alta tecnologia e gestão.
Além disso, Israel possui uma alta concentração de grandes grupos familiares, inclusive no mercado de capitais:
 75% das companhias listadas em Israel são controladas por famílias ou por interesses individuais;
 20 grupos empresariais (quase todos familiares) controlam 60 companhias abertas, representando 40% do mercado de capitais; e
 em 2013, foi promulgada a Lei de Promoção da Concorrência e Redução de Concentração com o objetivo de implementar as recomendações do comitê de governo para incentivar a competitividade na economia.

TASE_Tel_Aviv_Stock_Exchange_&_Israel_Securities_Authority (https://info.tase.co.il).

Fundação: 1953. Única bolsa de valores pública de Israel. É regulada pela Lei de Valores Mobiliários e está sob a supervisão direta da ISA – Israel Securities Authority. Desempenha papel importante na economia israelense. Capacita as empresas a aumentar o capital necessário para o seu desenvolvimento (IPOs).
Fornece uma plataforma que permite que o cidadão invista em títulos de empresas israelenses e, consequentemente, contribuir para o crescimento da economia local e geração de empregos. TASE opera um sistema comercial automatizado, avançado, conhecido como TACT (Tel-Aviv “Continuous Trading”), através da qual qualquer pessoa pode comprar ou vender títulos em tempo real. Dual Listing: TASE oferece programa atrativo para empresas listadas nos EUA, Londres, Hong Kong, Singapura e Toronto para que também possam negociar em Tel-Aviv. O mercado de capitais em Israel tem valor similar ao do Reino Unido. O número e valor das operações de M&A em Israel se assemelha a Singapura em % do PIB e possui um valor médio por transação equivalente aos Estados Unidos.
No mesmo prédio da TASE, temos a exposição de várias descobertas e trabalhos realizados em Israel. No espaço disponibilizado pela Birthlight (https://www.birthrightisrael.com/), as fotos mostram um pouco das descobertas e de como a interação com a pesquisa aproxima a todos, das mais diferentes culturas ou origens. Uma verdadeira aula de que podemos mudar a realidade do mundo em que vivemos.

Depois da manhã cheia de aprendizados na bolsa de valores de Tel Aviv fomos recebidos numa das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo, a EY, que também mantém uma sede em Israel.
O presidente da EY do Brasil nos acompanhou na comitiva, o que facilitou a recepção e o entendimento das questões inerentes a participaçao da consultoria no ecossistema de inovação de Israel. Recebemos informações precisosas sobre a importância da governança e da alta administração nas questões relativas à inovação dentro da perspectiva estratégica. Devido ao enorme conteúdo, disponibilizaremos os principais insights em algumas imagens que definem os caminhos que deveremos seguir para mudar a
realidade brasileira.
No formato de road show, dois representantes de starups aceleradas no entorno da EY apresentaram seus projetos em grupos menores. Foram apresentações de 20 minutos cada, onde foi possível discutir cada negócio.
O resumo do que significa inovar em Israel está na frase de Shimon Peres: “Em Israel, uma terra sem recursos naturais, aprendemos a apreciar nossa maior vantagem nacional: nossas mentes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *