NOTAS DA SEMANA-12-07-19

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CÁPSULA, NOVO ESTUDO COMPORTAMENTAL DA RBS, É LANÇADO PARA O MERCADO

As mudanças constantes no mundo são o que definem os novos tempos e os novos costumes. A linguagem, os comportamentos e a forma como a tecnologia é usada são os pilares que marcam cada época e o “espírito do tempo” – ou zeitgeist, como é conhecido. Com esse olhar, a RBS foi para as ruas decifrar o zeitgeist do gaúcho e entender os comportamentos que estão mudando as relações sociais e de consumo no Rio Grande do Sul. O resultado do estudo, que começou a ser planejado em março de 2018, foi apresentado em primeira mão durante evento nesta quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

No encontro, clientes, dirigentes de agências, acadêmicos das faculdades de comunicação e imprensa foram convidados a conhecer alguns dos dados do estudo inédito encomendado pelo Grupo RBS à Consumoteca. Todos eles puderam ouvir em primeira mão como cinco tendências estão ajudando a moldar a época em que vivemos. São elas: Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado).

– A RBS existe para conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor. Fazemos isso de duas formas: a partir do nosso jornalismo e do nosso entretenimento e, também, conectando as marcas aos clientes. O Cápsula surge desse segundo objetivo. Com ele, reforçamos nossa crença no compartilhamento de informações para o desenvolvimento do mercado – destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.

A pesquisa identificou um termômetro das tendências: entre elas, Consumo Consciente é o hábito mais consolidado entre os gaúchos, com 62% de adoção. Bem-Estar e Longevidade possuem uma popularidade de 56% cada. Já Diversidade e Novo Urbano são as tendências menos adotadas no Estado, com 42 e 31% cada, respectivamente. O estudo também apontou que a maioria dos hábitos são adotados por algum gatilho pessoal. Os costumes presentes no dia a dia dos gaúchos, a adoção de novas práticas e a expectativa dos entrevistados em relação a novas atitudes das marcas são alguns dos aspectos apontados em cada uma das tendências mapeadas.

Desenvolvido pela área de RBS Intelligence, o levantamento é utilizado como insumo para ajudar os clientes a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócio. A inciativa reforça o compromisso da RBS de se posicionar como consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir em comunicação de forma eficiente para se conectar com as pessoas.

– A grande mensagem sempre que falamos em tendências é o convite para explorar. Um convite para olhar para esses comportamentos e identificar as oportunidades em movimento. O Cápsula tem trazido muitos aprendizados para nós e, a partir de agora, queremos compartilhar o que aprendemos com todo o mercado para ajudar nossos clientes a fazer uma comunicação mais efetiva – afirma o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

O estudo foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, além de 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. Cinco entrevistas em profundidade com especialistas do mercado e cinco com formadores de opinião do Grupo RBS – Maria Horn (Bem-Estar), Marina Pagno (Diversidade), Mário Corso (Longevidade), Thamires Tancredi (Consumo Consciente) e Tulio Milman (Novo Urbano) – também contribuíram para o resultado final do estudo.

A fim de promover um evento que proporcionasse uma experiência diferenciada para todos os presentes, o encontro contou com um cenário composto por várias “cápsulas do tempo” suspensas. Olhando de fora, as pessoas enxergavam o nome da tendência a que ela se referia e, ao adentrar nas caixas de experiência, tinham acesso a alguns dos principais dados referentes àquele hábito. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram do encontro.

Esse é o segundo estudo inédito com o propósito de compreender o público do Rio Grande do Sul realizado pela RBS. Divulgada em novembro de 2017, a pesquisa Persona – Quem São e o que Pensam os Gaúchos? mergulhou no universo dos gaúchos a fim de entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Estado. Durante dois anos, o Persona serviu como insumo para mais de 500 clientes da RBS, no Rio Grande do Sul e no mercado nacional.

EXISTEM….

Existem pessoas que quando necessitam falar com esse colunista tem a resposta sempre imediata e quando ocupado sempre com presteza.

Existem amigos que estão no dia a dia deste colunista que só querem ser atendidos e nunca podem atender

Existem pessoas que marcam e desmarcam encontros como se tudo fosse normal

Existem pessoas absolutamente interesseiras que só falam contigo para colher uma informação.

Existem amigos que conquistam o poder e desligam dos que eles acham pequenos

Existem aqueles que sabem que estão “por cima da carne seca” e, aí sim, não adianta pedir para falar.

Imaginem vocês, se resolvesse pegar esses ditos amigos com seus pujantes de glória e fazer o marketing de guerrilha??? Tenho certeza que funcionaria, mas será que é a questão???

MONO É NEGÓCIO

Ninguém daqui ganhou e tudo era feito com muita restrição.

Os daqui aceitavam e aceitaram tudo e mantinham a mesma programação em nome da relação.

Eis que na calada da noite e com muitas novidades que o setor vem fazendo há cem anos, resolveu concentrar, contrariando tudo que pede para seus clientes não fazerem.

Todos que ficaram sabendo dos valores envolvidos não conseguem explicação para seus superiores.

NA HORA CERTA?

Quatro empresas tentam impugnar a licitação dos relógios de rua de Porto Alegre.

Mas, parece que a prefeitura não vê a hora de finalizar esse processo com quem acredita ter a melhor proposta.

Será que teremos mais um atraso?

TUDO MUITO AGIL

A licitação das agências que atenderão o governo do Estado serão cinco e está acelerada já passando por quase todas instâncias legais. Se nada acontecer de novo deverá ser lançada em setembro.

É verdade também que um importante órgão do governo terá um novo gestor e é para breve a nova função.

PP DA FEEVALE

Encerrou no dia 5 de julho o ciclo de projetos Vantage criado pelo curso de PP da FEEVALE para dar oportunidade dos alunos vivenciarem projetos reais dentro do próprio curso.

Nessa edição o cliente foi o Iguatemi Porto Alegre e os alunos tiveram possibilidade de apresentar campanhas com briefing real e experimentar na prática como é o dia a dia da profissão.

Baita iniciativa do curso e que grande disponibilidade do Iguatemi de participar.

Que venham novos profissionais prontos para os desafios do nosso mercado.

SORTE OU AZAR?

Já é tempo de privatizar os ditos jogos de azar que hoje estão na mão exclusiva do estado. Mais controle, mais renda, mais empregos.

Vamos dividir a sorte entre mais sortudos.

HÁBITO DE LER ZH

Foi lançada no dia 9 de julho a nova campanha da Zero Hora  inspirada em pesquisa que decifra como os leitores se relacionam com o jornal.

Com o conceito: “Zero Hora. Quem tem, sabe.” A campanha entra no ar em anúncio no jornal e filmes na TV mostrando diversas situações que o leitor usa o jornal em seu dia a dia.

A campanha foi criada pela EscalaCity.

MAIS UMA

A conta da Betanin que era da Competence e fez uma concorrência com quatro agências escolheu a agência e21.

CAFÉ HAITI 64 ANOS

Neste sábado o Café Haiti está completando 64 anos de história e para contar algumas delas a jornalista Clarice Ledur redigiu um livro relatando muito da empresa e da marca.

Trabalho realizado há várias mãos e com o cuidado e dedicação dessa grande jornalista.

FÉRIAS NO BARRA

Aproveitando as férias de julho o Barra Shopping Sul organizou uma programação diferenciada e intensa para manter as crianças se divertindo por lá.

Vale conferir a programação no site do shopping e aproveitar porque todas as atividades são gratuitas.

VINHOS NO BARRA

Acontece de 18 a 21 de julho a Feira de Vinhos no Barra Shopping Sul e que terá uma diversidade de atividades e de opções de vinhos nacionais e gastronomia.

Serão mais de 30 expositores que colocarão seus produtos à disposição dos visitantes, além de cursos de degustação de vinhos e food trucks com variados pratos.

A entrada é gratuita e acontecerá no centro de eventos do shopping.

Vale conferir.

ANTI-INFLUENCIADOR

O dono de uma sorveteria americana ficou tão indignado com os pedidos de “influencers” para dar sorvete grátis em troca de exposição em suas redes sociais, que ele mesmo virou celebridade.

Ele postou uma foto com um cartaz dizendo: “influenciadores pagam o dobro” e a mensagem deu tanta repercussão que ele está colhendo o retorno positivo de sua indignação.

Até que enfim alguém disse o que muitos pensam.

IMAGEM SUPER POSITIVA

A maior atleta do futebol feminino de todos os tempos é um fenômeno também como marca.

Durante a copa do mundo e após seu discurso no último jogo da seleção ela mostrou o quanto os atributos ligados ao seu nome fazem a diferença no marketing dos produtos que a usam como garota propaganda.

E não é só para a vendas de produtos como Brahma e Avon, mas a sua performance com uma chuteira que faz parte de uma ação de equidade de gêneros ligadas a ONU deu um impacto muito positivo mundialmente.

Quando a celebridade tem uma história tão positiva e relevante isso se transfere diretamente para as marcas patrocinadoras.

Vale reforçar o que é positivo e não apenas a exposição gratuita.

MÍDIA 24 HORAS

Os caixas eletrônicos 24 horas espalhados pelo Brasil inteiro em diversos pontos de grande circulação irão virar mais uma mídia para exposição de marca em monitores full HD.

Como não fizeram isso antes, ainda mais com o número de terminais e suas localizações.

Num primeiro momento os equipamentos serão instalados nas capitais e região metropolitana dos principais estados, incluindo Porto Alegre.

CLUB SHARE POA

Vem aí, mais uma edição do Clube Share Poa! Dessa vez, será abordado o tema “Cultura: a chave para o futuro das agências?”. O debate versará sobre como as agências estão passando por essa transformação e de que forma lidarão com isso no futuro.

Dentre os questionamentos feitos, estão: por que a cultura organizacional deveria ser pauta de todos os CEOs – e por que não é? E como a mudança geracional do mercado impacta a gestão de pessoas e a estrutura das agências. Além disso, serão tratados os motivos pelos quais a diversidade importa mais do que nunca, e qual o papel dos gestores nisso.

Sócio ARP tem entrada gratuita! Dia 23 de julho, 19h na Fábrica do Futuro.

NUMA CÁPSULA GAÚCHA
Quinta-feira, dia 11/07. O dia começa numa Cápsula montada no Centro de Eventos do BarraShopping Sul.
Toda organização e qualidade do Grupo RBS na hora de construir um evento ficaram evidentes. Não só pela infraestrutura, mas também pela forma e, muito especialmente, pelo conteúdo. O Cápsula é a evolução do Persona, onde o público gaúcho é pesquisado com um viés de entendimento em torno do onde estamos, como estamos e para onde vamos, sempre considerando uma amostra nacional para avaliar se é um voo solo dos gaúchos ou se estamos alinhados com o restante do país continental. Aliás, aqui vale ressaltar essa ideia de usar uma amostra de pesquisa fora do RS para usar como parâmetro e apresentar essa comparação que, ao longo do desdobramento, confirma conceitos e surpreende em vários itens.
O Cápsula se dividiu num estudo visando entender a relação do povo gaúcho com cinco pontos: diversidade, consumo consciente, bem-estar, novo urbano e longevidade. Cada um dos pontos foi apresentado numa mescla entre vídeos explicativos, a apresentação de Marcelo Leite no centro de uma tablado com interações de dados projetados no alto e, a cada nova abertura de tema, a interferência de comunicadores com relação em cada uma das áreas. Bem interessante. Quanto aos dados, sugiro cada agência, cliente e interessado buscar informações junto às suas conexões no Grupo RBS. Há muito conteúdo para compreender melhor o atual momento do mercado dos pampas.
Que venham mais iniciativas como essa. Aliás, que não necessariamente tenham que ser apenas da RBS. Muita coisa pode ser produzida por vários players do mercado, inclusive em parceria com entidades e grupos profissionais.

Análise feita gentilmente para essa coluna pelo profissional sócio diretor da integrada, Fernando Silveira

GALVÃO PARA GOL

A primeira ação publicitária que Galvão Bueno realiza após ter liberação da Rede Globo é para a Companhia Aérea Gol.

Ele gravou um áudio que será ouvida em todos os voos da empresa falando sobre a transmissões de jogos ao vivo em voos da companhia.

HOMOFOBIA NÃO

A agência FCB não vai mais atender a marca Nívea por conta de um comentário homofóbico de um alto executivo em resposta a uma ação da agência que criou uma peça que valorizava a diversidade.

A resposta da agência ao comentário foi imediata e a repercussão ganhou proporções bombásticas para a marca.

Todo mundo sabe que não é necessário concordar com tudo, mas respeitar? Isso é essencial.

EVENTO BRIVIA DEZ FLORIPA

Data science: BriviaDez debate o uso de dados para orientar negócios.

Em Florianópolis, lançamento do ciclo de diálogos X Hub reuniu empresários e influenciadores.

O desafio de alinhar a transformação digital ao ambiente dos negócios inspirou a BriviaDez a lançar nesta terça-feira (9), em Florianópolis/SC, a série de debates X Hub. Considerada uma das maiores empresas de comunicação e tecnologia do Sul do Brasil, a agência reuniu influenciadores, empresários e profissionais de tecnologia para uma noite de debates e troca de experiências. Na primeira edição do encontro, realizada no Park Hub Beira Mar, o tema data science esteve no centro da roda de conversa.

Para o Chief Business Officer da BriviaDez, Vinícius Lobato, o lançamento do X Hub como projeto de compartilhamento de saber e de cultura de transformação agrega ao ecossistema de comunicação e de empreendedorismo. “Essa prática dialoga com clientes, prospecções e profissionais do segmento. Também faz pensar em como gerar experiência é fundamental para legitimar a força da marca”, salientou.

A prática itinerante terá mais dois eventos no segundo semestre de 2019. Focado em moda, a próxima edição também deve ocorrer em Santa Catarina, graças à força da indústria têxtil. Depois, a parada será em Portugal, ocorrendo em paralelo ao Web Summit, uma das maiores e mais respeitadas conferências tecnológicas do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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