NOTAS DA SEMANA-02-08-19

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MULHERES E JOVENS FARÃO O E-COMMERCE CRESCER NO BRASIL

Dados do primeiro semestre de 2019 mostram que mulheres fizeram mais pedidos online e que compras foram maiores entre os adultos até 39 anos.

Encontrar quem tenha feito mais de duas compras pela internet neste ano ainda é raro no Brasil, mas um pouco mais comum entre jovens adultos, entre 25 e 39 anos, e entre as mulheres.

É o que mostra um levantamento da empresa de inteligência de mercado Compre&Confie sobre as compras feitas pela internet no Brasil no primeiro semestre de 2019.

No Brasil, cerca de 19,7 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra virtual no período, alta de 36% em relação ao ano passado (embora ainda representando menos de 10% da população brasileira).

Dentre esses consumidores, apenas 23% das pessoas fizeram compras pelo menos três vezes entre janeiro e junho, com média de nove pedidos no período. A maior parte, 77%, comprou menos de duas vezes.

Neste cenário, dentre os consumidores considerados pelo estudo como heavy users, que fazem compras frequentemente, as mulheres representam 60%. Dentre todos os consumidores, elas foram responsáveis por 51% dos pedidos em 2019.

O motivo para o domínio das mulheres é simples: elas originalmente compram mais roupas, sapatos e cosméticos e, com o amadurecimento do comércio eletrônico, passam cada vez mais a fazer essas compras pela internet.

Categorias de produtos mais baratos garantem uma maior recorrência de compra do que eletrônicos ou eletrodomésticos, hoje líderes no faturamento do e-commerce no Brasil — e também os preferidos entre os usuários que compram pouca ou nenhuma vez ao ano pela internet.

A chamada geração Y (pessoas entre 25 e 39 anos) foi responsável, sozinha, por 48% dos pedidos no período, e por 49% do faturamento. Em seguida vem a geração X (pessoas entre 40 e 60 anos), responsável por 30% dos pedidos, e a geração Z (pessoas com até 24 anos), que tem 16% dos pedidos — fatia que deve aumentar à medida que essa população se torna mais velha e com maior renda. Os que menos compram na internet são os “baby boomers”, pessoas com mais de 60 anos.

A saída para crescer

Neste cenário, fazer com que as pessoas comprem produtos mais baratos — e, portanto, com mais frequência — é o que fará o comércio eletrônico brasileiro ir dos atuais 6% dos pedidos do varejo para 10% nos próximos cinco anos, segundo cálculos do Bradesco BBI com base em dados da eBit/Nielsen. Atualmente, o Brasil está bem abaixo da média mundial de penetração do e-commerce, de 12% (e que chega a mais de 30% na China).

O mesmo relatório do Bradesco aponta que as categorias cujas vendas mais vão crescer nos próximos cinco anos são itens de supermercado (40,5%), roupas e calçados (26%), a categoria “outros”, que inclui itens como livros (41%), acessórios de veículos (23%) e brinquedos e itens para bebês (23%). Os que terão menos crescimento serão justamente os eletrônicos (13%) e eletrodomésticos (12%).

Além disso, as barreiras logísticas no Brasil, como a grande área do país, estradas mal conservadas, malha concentrada apenas nos caminhões e alta dependência dos serviços dos Correios são entraves a entregas mais rápidas e fretes mais barato (na média, o frete foi de 19 reais no primeiro semestre de 2019, segundo a Compre&Confie, o que ainda inviabiliza a entrega de produtos de preço mais baixo).

Novas empresas de logística, como a startup de entregas Loggi, além de ferramentas que facilitem a troca ou permitam retirar na loja produtos comprados na internet, também vêm pipocando no Brasil e ajudando a expandir as possibilidades do e-commerce.

Tudo isso será essencial para que, em poucos anos, comprar suéteres e batons pela internet seja tão natural — e fácil — quanto comprar um celular.

RELÓGIO DE RUA

A tentativa de melar e querer ficar sozinha na concorrência dos relógios de rua da capital gaúcha é no mínimo autoritária, presunçosa e arrogante da JC Decaux que pensou e dava como certo que estaria sozinha no jogo e ficou surpresa com a concorrência significativa, que é muito mais participativa na cidade a alguns vários períodos.

Atitude desagradável, de quem não sabe enfrentar concorrentes qualificados.

CREMERS

A concorrência da conta publicitária do Cremers tem esse resultado, pela ordem: Moove, SPR, Global e Engenho de Ideias.

ASSALTO INSTITUCIONALIZADO

Apesar da crise, acima de qualquer suspeita as tarifas para uso dos cartões de crédito é um assunto indigesto.

A guerra das maquininhas que acompanhamos em toda a mídia tem um motivo muito forte: gera milhões para as principais bandeiras e engorda muito o resultado dos bancos detentores das principais marcas de cartão.

Como não é regulado, só esse ano o aumento das taxas de uso foram de mais de 40% e adivinha quem paga? O consumidor e principalmente, o pequeno e médio varejo que tem suas margens espremidas e o custo para usar esses cartões é quase um assalto a mão armada.

Já houve uma regulação nos cartões de débito e o efeito positivo da diminuição das taxas pode ser notado em aumento do emprego e no consumo.

Não é possível manter um país com tão poucos ganhando bilhões a custa do trabalho e esforço de tantos.

DOMINGO DIFERENTE NA GLOBO

Depois de décadas com sua grade de horários de domingo praticamente inalterada, a Globo irá testar uma mudança significativa no horário de sua programação.

O motivo principal é a transmissão de alguns clássicos no Brasileirão no horário das 19h, com isso o Domingão do Faustão entrará mais cedo.

Vai ser um grande teste para medir o Ibope da emissora.

EU JÁ SABIA!

Em pesquisa realizada em meios digitais mostrou que a visibilidade de anúncios é quase um terço maior em portais de notícias se comparada a outros sites.

A credibilidade ainda vende mais.

TURMA DA MÔNICA NO BARRA

Uma nova atração para a criançada já está disponível desde o dia 1 de agosto no Barra Shopping Sul, trata-se do Bairro mais famoso dos gibis infantis: o Bairro Limoeiro onde a Turma da Mônica se encontra para brincar e aprontar todas.

A atração fica até o dia 22 de agosto e tem diversas atrações para crianças de 1 a 12 anos. Vale à pena conferir e se divertir.

Ingressos no local e o funcionamento é de segunda a sexta-feira das 12 às 21h30min e domingos das 12h até as 19h30min.

AMBEV E RED BULL JUNTOS?

Uma aproximação entre as operações de logística das marcas está em análise pelo CADE.

A parceria é para aproveitar a capilaridade que a AMBEV possui e levar as bebidas energéticas onde ainda não consegue chegar.

Mas, conforme o CADE essa negociação é complexa de acontecer e ser liberada.

JORNALISMO PROPOSITIVO

Esse é o objetivo do novo programa que a BAND São Paulo põe em sua grade – “BORA SP” tratando de assuntos de capital e região metropolitana e buscando soluções para problemas que a população enfrenta.

O programa entra no ar no dia 5 de agosto, às 7 da manhã, com 2 horas de duração.

Pode ser uma boa inspiração para a BAND RS.

DESIGUALDADE GLOBAL

Estamos tão acostumados a falar sobre desigualdade brasileira que pouco olhamos para a América do Norte.

Segundo estudo publicado na Folha de São Paulo nos EUA aumentou muito a desigualdade entre classes nos últimos 40 anos.

A população mais pobre quase não evoluiu em renda. Já a parcela mais rica viu seu bolso engordar em algumas vezes.

Seja lá ou aqui ainda temos que evoluir muito como sociedade para encontrar um modo de vida justo para todos.

ART&BEER FESTIVAL

O Barra Shopping Sul promove a 5ª edição do festival de cerveja artesanal entre os dias 9 e 11 de agosto.

Na verdade, vai ser uma edição especial para o Dia dos Pais e vale conferir diversos rótulos especiais e uma programação diversificada.

DEMISSÕES NO UBER

Como medida de austeridade frente aos investidores o aplicativo Uber vai demitir mais de 400 profissionais de sua equipe de marketing ao redor do mundo. O total de profissionais de área é de 1.200 e a proposta é diminuir custo e ser mais eficiente.

Tá precisando muito ser mais eficiente!!!

WORKSHOP ARP

Acontece no próximo dia 13 de agosto mais uma edição do Workshop ARP com o tema Data Drive Marketing, ministrado pelo Eduardo Prange da Zeeng.

Evento é exclusivo para sócios da ARP e tem vagas limitadas. O assunto é que tem uma infinidade de possibilidades a ser explorada. Reserve sua vaga junto a ARP.

ADVB/RS POWER

O trabalho das diversas entidades do nosso setor exige cada vez mais um esforço quase que de super-herói.

A ADVB/RS tem realizado muitas ações e transformações nessa nova gestão e tem feito um esforço grande para mostrar isso e buscar novos associados.

Se você, profissional, ou sua empresa se identifica com essa transformação, vale buscar mais informações e se associar.

DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Na próxima semana, dia 8 de agosto, a SBDC – Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental promove o evento “A força da diversidade nas organizações”. O tema será abordado por executivos de Recursos Humanos do Grupo Santander, Carrefour e John Deere.

As três empresas foram premiadas no Guia Exame de Diversidade 2019, promovido pela Revista Exame e Instituto Ethos, pelas melhores práticas de promoção da igualdade. O encontro acontece das 8h30 às 12h30, na IMED Porto Alegre.

Sócios da ARP tem desconto. Informe-se.

REVIEW ARP

Foi lançada em 18 de julho a Revista Review contando todas as revoluções e evoluções que a ARP vem promovendo nesse último ano.

Vale à pena ler e acompanhar o trabalho realizada por nossa entidade.

Grande momento da ARP em um mercado que necessita inovação e iniciativa.

OBRA IMORTAL

A obra de Machado de Assis é objeto de estudos de 5 universidades brasileiras e 2 norte-americanas.

O grupo de estudos que envolve todas as instituições superiores tem sede na Feevale.

O que é bom precisa ser estudado e preservado.

RÁDIOS NO AR

Um projeto apresentado pelo senador Weverton do PDT-MA quer fazer com que mais de 12 mil rádios comunitárias recebam verba de publicidade de órgãos públicos. Atualmente essas rádios não tem autorização para ter espaço publicitário, pois tem um papel social e cultural em suas comunidades e só podem ser patrocinadas de uma forma não comercial.

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