41ª Expointer

Nossa gente e nossa força se encontram na Expointer

Vem aí a maior feira do setor primário a céu aberto da América Latina. A 41ª Expointer, que ocupa o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, trará novidades importantes, como um novo espaço para receber a agricultura familiar, mais animais e a força da indústria de máquinas voltadas para agregar capacidade produtiva, eficiência e competitividade.

O empreendedorismo do campo do gaúcho é uma marca a celebrar e este ano a feira homenageará a dedicação das pessoas, como bem lembrou o poeta e publicitário Luiz Coronel ao abrir o evento de lançamento, no dia 6 de agosto, recitando o poema “Nossa Força, Nossa Gente”.

Expointer é ainda um encontro da cultura do Estado. A Feira abre espaços nobres e expõe tradições com a participação de personalidades, como Elton Saldanha e Renato Borguetti, que dividiu o palco com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e a regência do maestro Evandro Matté também no evento do lançamento. Bailiarinos representando as diversas etnias que compõem o povo gaúcho representaram a nossa diversidade.

Em 2018, os animais que atraem milhares de pessoas do ambiente urbano para um momento de contato com o rural, terão um aumento de presença de 32% em relação ao passado, totalizando 4.247 exemplares das mais variadas raças e tipos de rebanhos ou criações. Uma novidade é o retorno das aves, que ficaram de fora da feira do ano passado. Ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais formam as mais de 70 raças que estarão na exposição.

O parque Assis Brasil ganhou um novo Pavilhão da Agricultura Familiar, com 7,6 mil metros quadros, mais espaço para receber uma das áreas que atrai mais visitantes. A 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer contará com a participação de 301 expositores habilitados para comercialização de produtos, entre agroindústrias, artesanato, plantas e flores. O número representa um aumento de 41% em relação ao ano passado para mostrar o trabalho de 1.350 famílias de 106 municípios.

A pujança do setor de maquinários, eventos de debates e workshops, atrações artísticas locais e a revitalização das esferas localizadas na entrada do parque, o símbolo da Expointer, que foram presenteadas pela Alemanha na década de 1970, completam o cenário dessa feira que representa nossa gente, nossa força e o desenvolvimento de todo Rio Grande.
“Nossa Gente, Nossa Força”
O conceito da edição de 2018, criado pela agência Matriz, destaca o papel das etnias na formação do povo gaúcho e na produção agropecuária através da integração da miscigenação étnica do Rio Grande do Sul – portuguesa, italiana, alemã, africana, polonesa, indígena e japonesa – como representação da eficiência do setor primário do Rio Grande do Sul.
Faça parte
A entrada inteira para o público-geral custará R$13,00. Estudantes e idosos pagarão R$ 6,00. O número de vagas de estacionamento na área também foi ampliado. Serão mais 2 mil vagas com calçamento, ampliando a capacidade do parque para 12 mil carros.
O cadastramento para os profissionais de imprensa que desejam cobrir a 41ª Expointer vai até este sábado (11). O cadastro deve ser feito na internet.