Scheila Sprenger

MINHA LOJA FÍSICA ESTÁ FECHADA E QUERO INICIAR UM PROJETO DE E-COMMERCE, POR ONDE COMEÇAR?

Por Scheila Sprenger – Head de Negócios e Parcerias

Quando uma empresa planeja iniciar o seu e-commerce vários pontos precisam ser analisados. Este início de operação pode ser um desafio solo ou com o apoio especializado de consultores e agências digitais. Por isso, separei algumas dicas básicas para lhe auxiliar neste início de projeto.

Ao iniciar uma operação online você terá que decidir se irá integrar a loja virtual com o seu sistema de gestão da loja física. Com isso, será possível manter um controle único de estoque, produtos e preços. Caso opte pela integração entre sistemas logo no início do projeto você terá uma visão completa da empresa e a loja virtual será mais um braço de sua estratégia de vendas.

O meio de pagamento de que irá usar em sua loja virtual também é um ponto importante, não só pela facilidade de pagamento parcelado no cartão de crédito ou no desconto no boleto, por exemplo. As vendas pela internet necessitam de um cuidado especial, uma vez que a transação é diferente das lojas físicas, onde o cliente está com o cartão em mãos e digita a senha presencialmente direto na maquininha. No digital é necessário analisar as opções de antifraudes disponíveis, sejam elas oferecidas pelo meio de pagamento ou por empresas especialistas.

A logística tem um papel vital na sua estratégia da loja virtual, pois o projeto necessitará de integração com meios de entrega dos produtos, seja via transportadora, Correios, retire em loja ou entrega com frota própria. As formas de entrega estarão disponíveis em sua loja para que os clientes escolham a que melhor lhe convir. Lembre-se que quanto mais opções disponíveis e o quanto mais barato for o frete, a taxa de rejeição tende a diminuir. É de nosso conhecimento que o frete grátis é algo que o brasileiro se acostumou e é um dos principais fatores de decisão no momento de finalização da compra online.

A escolha da plataforma é um ponto muito importante também para o sucesso da sua loja. O Brasil dispõe de uma ampla série de formatos de plataforma disponíveis. Minha dica é optar pelo modelo SaaS (Software as a Service), que se trata de um formato em que o foco é a melhoria contínua da plataforma, onde o lojista minimiza os custos com desenvolvedores e terá acesso a uma plataforma que estará sempre atualizada com novas funcionalidades e integrações. Este é um modelo que faz muito sentido, visto que novas funcionalidades na área de e-commerce surgem numa velocidade grande e assim você terceiriza com a plataforma essa parte de inovação.

Importante apresentar em sua loja virtual quais são as políticas da loja e as informações legais para que os clientes não tenham dúvidas sobre a idoneidade da loja. Na internet sempre estamos a um click de comprar algo ou a um click do cliente abandonar um carrinho. É melhor deixar tudo claro e detalhado para que o cliente consiga se auto atender 24 horas por dia em 7 dias por semana. A credibilidade visual da loja, versão responsiva para navegação em celulares, fotos de produtos em vários ângulos e preço competitivo irão somar muito para o sucesso do seu projeto.

Sou a Scheila Sprenger, head de negócios da Dooca Commerce e trabalho com vendas há 20 anos. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, Cursos de E-commerce e Marketing pela ESPM, Especialista Google com todas as certificações de Analytics, Ads, Shopping, Display, Search, Mobile e Vídeo, Certificada em Sales Enablement, Inbound Sales and Marketing (HubSpot) e diversos cursos na área de marketing e comunicação.

A Dooca Commerce é uma plataforma de ecommerce e nasceu com o propósito de transformar ideias em negócios, permitindo que cada vez mais empresas possam vender seus produtos; e que mais pessoas encontrem seus produtos, iniciando assim o ciclo de um relacionamento duradouro. Acredita que proporcionar uma boa experiência entre vendedor e comprador é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Une design, tecnologia e mais de 10 anos de experiência em e-commerce para ajudar você a encontrar o caminho mais rápido e seguro para vender online. Veja mais em: www.dooca.com.br

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