O Rio Grande do Sul possui um dos mais completos complexos industriais da América do Sul, que entrega diversificação, qualidade, inovação, design e robustez. Em boa parte, esses atributos são resultado do conhecimento, comprometimento e inspiração dos nossos colonizadores, como marca institucional o Rio Grande do Sul pode fortalecer ou fragilizar a percepção de valor dos produtos feitos aqui.
No dia 12 de março, o Sistema Fiergs, lançou o Movimento Produto RS, um dos mais importantes movimentos de brending da historia da nossa indústria. O sucesso dessa iniciativa esta diretamente vinculado ao comportamento de dois grupos:
1.Grupo A – industriais e Industriados do RS.
É fundamental que os empresários e seus colaboradores ultrapassem todas as fronteiras do conhecimento. Ousar. Indo além, fazendo mais, melhor, e mais rápido, O mantra da inovação precisa inundar todas as áreas de desenvolvimento de produto, a distribuição, vendas e por ai vai, sempre perseguindo impactar positivamente a produtividade e competitividade.
2.Grupo B – Sistema Fiergs
Cabe as lideranças da Fiergs atuarem enquanto agentes de motivação, estruturação e coordenação, fazendo acontecer o que deve acontecer junto aos principais agentes de cadeia de valor, incentivando permanentemente.
a. desenvolvimento de novos produtos e ferramentas (inovação);
b. comercialização (alianças junto a canais de distribuição);
c. consumo – Produto RS desejo nacional.
O Sistema Fiergs realizou uma grande pesquisa junto aos principais sindicatos industriais do estado, quando constatou que a ausência de reputação da “origem RS”, mais que uma necessidade, representa uma oportunidade estratégica de virada para todos os segmentos industriais, A força da origem tem exemplos clássicos na qualidade e robustez nos automóveis alemães; em termos de tecnologia, Tesla, Apple e Meta são provas vivas que nos EUA se produz inovação de ponta; na mesma linha podemos falar sobre a Itália em relação a supremacia do design, moda, arte, etc.
O produto do RS não fica atrás, em termos de valor, aos demais produzidos em outras regiões de excelência do Brasil. O que nos falta é reconhecimento, reforço de reputação e incentivo a comercialização: seja pra quem revende, seja para quem consome.
O aumento de vendas do Produto RS afetará positivamente a economia gaúcha, uma vez que tudo esta conectado: maior produção =+ impostos = maior desenvolvimento =+ empregos = maior distribuição de renda = desenvolvimento econômico/cultural/social.
A metodologia SUN b/b foi utilizada pelo Sistema Fiergs para o desenvolvimento do plano estratégico que visa penetrar e ocupar o território nacional, enquadrando o Produto RS a partir de três atributos competitivos: classe mundial (padrão de qualidade), inovação e tradição. A Fiergs cumpre seu papel, define uma nova “janela de oportunidades” para milhares de industrias, oportunizando emprego e desenvolvimento a milhões de gaúchos. O apoio dos governos do Estado e Federal, em termos de novos modais de transporte, será decisivo para incrementar a competitividade da indústria gaúcha. O sucesso é um esforço coletivo, o Produto RS ja nasce com visão e foco, cabe a cada um fazer a sua parte.