A GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO – 22.12.2023

Group of smiling coworkers walking through the office, discussing about work project

A geração Z, a última a entrar no mercado de trabalho, deve representar 23% de todos os profissionais globalmente já no próximo ano. Nascidos entre 1995 e 2010, são conhecidos por trazer uma nova gama de prioridades e objetivos para dentro das empresas: buscam flexibilidade e valorizam o bem-estar e a diversidade.

Na contramão do que tendências como o “quiet quitting” – que define fazer o mínimo necessário no trabalho em nome do bem-estar – podem aparentar, a geração Z é a mais engajada no trabalho hoje. Segundo um estudo da empresa de benefícios Flash em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas) e o grupo Talenses, o índice de engajamento desses profissionais é de 48%. Logo atrás, vêm os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), com 46%.

Entre os cerca de 1700 respondentes da pesquisa, 60% são homens, 49% são do sudeste do país, 72% são colaboradores, e 27% são executivos.

O percentual de pessoas engajadas em cada geração segue um padrão “U”, em que os millennials (que nasceram entre o começo da década 1980 e o final dos anos 1990), com  e a geração X (entre 1965 e 1981) são os menos engajados. “Dentro destas gerações, temos uma grande proporção de gestores ou ‘middle management’ [média gerência] que estão bastante desengajados”, diz Paul Ferreira, professor de liderança estratégica da FGV EAESP.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.