Muitas vezes percebidas como mais ágeis e inovadores do que as instituições bancárias tradicionais, os bancos digitais e as fintechs cresceram rapidamente ao oferecer novos serviços e níveis elevados de personalização. Tal é a sofisticação e a qualidade da experiência dos clientes . Afinal, inovar depende da quebra de barreiras estabelecidas com o tempo. Isso se comprova com estatísticas em estudos de 5 anos atrás.
Embora os bancos tradicionais tenham se tornado sofisticados no uso de dados e novos aplicativos para smartphones, buscam incessantemente a inovação e níveis profundos de personalização. Porém, inovar está se mostrando sinônimo de aumento de receita — para os bancos e para seus clientes também — e atração para novos públicos. Se quiserem corresponder à criatividade e à agilidade dos bancos digitais e das fintechs, as grandes organizações financeiras precisam permitir que suas equipes de negócios extraiam insights mais significativos das massas de dados que estão ao seu alcance.
As instituições têm uma grande herança de dados de clientes. Porém, esses dados muitas vezes estão em sistemas altamente díspares. Eles sabem como usar todos os tipos de dados para fornecer as interfaces elegantes e os produtos e serviços altamente personalizados e inovadores que os clientes desejam.
Foram consultados 250 líderes financeiros de bancos de varejo e de investimentos, seguradoras e empresas de gestão de patrimônio sobre como eles disponibilizam insights acionáveis para suas equipes de negócios. Mais da metade deles (54%) disseram que os dados em silos eram uma das maiores barreiras à inovação em seus negócios. Quase sete em cada dez (68%) disseram que criar uma representação única e consistente de dados removendo os silos era um desafio.
A cultura e o conservadorismo também influenciam fortemente. 49% dos entrevistados disseram que havia falta de compreensão ou adesão mais ampla em sua organização, ilustrando a diferença de mentalidade entre instituições financeiras maiores e multifacetadas e organizações menores e mais novas com menos linhas de negócios.
Para oferecer experiências de alta qualidade ao cliente, as instituições financeiras devem ser capazes de coletar e analisar todos esses dados quase em tempo real. Só então será possível produzir os insights que atendem à maior sensação de satisfação e às expectativas dos clientes acostumados à experiência dos varejistas online.
Em outras palavras, as organizações financeiras precisam de uma visão holística de seus clientes, sejam eles consumidores e institucionais ou empresariais, para que possam prestar seus serviços de forma mais eficaz, oferecendo uma experiência de personalização diferenciada. Suas equipes de negócios precisam de acesso rápido aos insights críticos para criação e execução de estratégias de clientes mais eficazes.
Como conseguir isso? Usar uma arquitetura mais inovadora, que as ajuda a democratizar os insights, fornecendo acesso aos dados para todos na empresa. Que possibilitam integração e harmonização de dados de dentro e de fora da organização com precisão e atualidade. Além disso, incorporam dados de eventos e transações em tempo real com informações históricas e recursos analíticos integrados. Empregar dados na tomada de decisões estratégicas é uma das três principais prioridades do setor financeiro.