O tamanho do negócio já não é mais uma barreira para os investimentos em
marketing digital. As estratégias e o planejamento da utilização das
ferramentas digitais são fundamentais para micros, pequenas, médias e também
para as grandes empresas. Basta observar o mergulho das grandes marcas nas
redes sociais para potencializarem as vendas na Páscoa de 2024.
Importante destacar que as grandes marcas, que antes dependiam 100% do
varejo, estão investindo muito em marketing digital. Vários grupos, que tem
várias marcas , por exemplo, realocaram seus investimentos de maneira
substancial para o digital e crescem mais de 15% em vendas em 2024,
comparado ao ano passado. Esse é um dos principais movimentos de mercado
marketing digital nesse ano.
Grande marcas, que antes investiam pequenos valores nas ferramentas
digitais, agora estão fazendo essa ponte direta com o consumidor e estão
criando seus próprios e-commerces, lançando novos produtos e vendendo direto
para o público final. Isso é muito interessante porque é uma mudança de
paradigma de mercado. Uma oportunidade de crescimento real. E, assim,
empresas tradicionais que eram resistentes ou que não adotavam uma postura
mais agressiva no mercado digital, estão apostando no crescimento virtual de
seus negócios diretos para o público final.
Essa mudança de postura atende ao público jovem e também aos consumidores
que, principalmente depois da pandemia, se acostumaram a utilizar as lojas e
as redes virtuais na aquisição dos mais diversos produtos e serviços. A
comodidade de receber em casa virou uma experiência mais que satisfatória
para o consumidor brasileiro. E de olho nessa transformação acelerada da
revolução tecnológica, as empresas resolveram apostar e investir em
marketing digital e logística para atenderem essa crescente demanda. As
lojas de ruas e grandes varejistas não deixaram e nem deixarão de existir,
mas as empresas vão diversificar cada vez mais as possibilidades de chegada
ao público final. Estamos vivendo em uma nova era empresarial e do
marketing. Novas oportunidades e modelos vão surgir. Cabe ao empreendedor,
ao empresário, analisar e não deixar o barco passar, pois quem não se
conectar às novas possibilidades, pode ficar à deriva.