AUTORRESPONSABILIDADE

Vamos admitir: temos uma tendência a, sempre que possível, atribuir nossos fracassos a fatores externos – e até mesmo a outras pessoas. Não se sinta mal por isso – esse sentimento, uma espécie de ferramenta de defesa, é absolutamente nosso, humano.

No âmbito corporativo, o profissional autorresponsável é aquele que antevê eventuais falhas na cadeia de produção da qual faz parte, atuando preventivamente para que todos os elos da corrente cumpram seu papel. Se por alguma razão algo pode dar errado em alguma etapa – e, acredite, fatores inesperados surgem a todo momento –, este profissional já tem estruturada uma série de medidas a serem tomadas, de forma que aquele percalço, acidente ou incidente não impeça a entrega do produto ou a conclusão do serviço dentro do prazo determinado.

Desta maneira, a autorresponsabilidade é uma característica a ser fomentada e desenvolvida nas empresas. Neste período em que o home office se tornou quase regra para a maioria dos setores, é fundamental o estímulo ao compromisso pessoal de cada colaborador com suas entregas. Estimular que todos os profissionais de determinado setor adotem uma postura autorresponsável fará com que se sintam parte das soluções essenciais ao cumprimento das metas não só do seu departamento, mas da companhia como um todo. E, desta forma, eles contribuirão decisivamente – fazendo a sua parte e auxiliando os colegas em suas eventuais dificuldades – para que os objetivos propostos para a empresa sejam alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *