EMOCIONANTE
A Copa das Agências, que acontece neste domingo, no Fut Park, contará com a presença do time da ARP. Diretoria e Conselho, juntamente com os convidados possíveis segundo o regulamento, estarão no campeonato para confraternizar juntamente com as agências do mercado gaúcho.
O uniforme do time da ARP será uma atração extra. O time optou por não colocar o nome dos jogadores e, no lugar, terão nomes de publicitários que fizeram parte da história da entidade. Nomes como Celso Chitollina, Romualdo Skowronski, Julio Pontes, Telmo Ramos, Petroneo Correa, Lairson Kunzler, Pintaúde, entre outros, estarão estampados nas costas do uniforme.
ÉTICA
escute – antes de falar
ganhe – antes de gastar
pense – antes de escrever
tente – antes de desistir
viva – antes de morrer
NOVO EPISÓDIO DO PODCAST
Recebi Fernando Silveira, presidente da Associação Rio-Grandense de Propaganda (ARP), para uma conversa sobre o Salão ARP 2025, o maior encontro de celebração, reconhecimento e valorização do mercado da comunicação no Rio Grande do Sul. Ao longo do bate-papo, Fernando fala sobre:
As expectativas para a edição 2025: um ano que superou todos os recordes de inscrições, mostrou a força criativa do mercado gaúcho e consolidou uma nova fase da entidade.
Como será o evento: as novidades, a programação, o formato pensado para valorizar profissionais, empresas e ideias que estão movendo a comunicação do RS.
A construção ao longo do ano: o trabalho contínuo da diretoria e das equipes, que dedicaram 2025 inteiro à organização deste Salão — desde o diálogo com o mercado até a renovação dos prêmios, categorias e critérios, passando pela criação de ações de aproximação com agências, anunciantes, veículos, profissionais e jovens talentos. Fernando também compartilha os bastidores dessa jornada, as decisões estratégicas, o clima de cooperação do setor e como o Salão ARP se tornou um momento de união, reflexão e celebração para todos que fazem a propaganda gaúcha acontecer. Um episódio imperdível para quem vive o mercado, acompanha seus movimentos e quer entender o papel da ARP nesse novo capítulo da comunicação no estado.
![]()
HONESTIDADE
O mundo não é dos espertos.
É das pessoas honestas e verdadeiras.
A esperteza, um dia, é descoberta e vira vergonha.
A honestidade se transforma em exemplo para as gerações futuras.
Uma corrompe a vida, a outra enobrece a alma!
LINHA DO TEMPO
No passado: Eu, professor universitário, ganhava perto de 5 mil.
Na saúde pública, recebia algo em torno de 9 mil.
Fui vice-presidente de uma entidade — brigado com metade dela — mas, claro, não abri mão dos meus 28 mil. Afinal… princípios, né?
No presente: Agora sou presidente. Ganho muito mais.
Acuso, processo, aponto o dedo para todos (Cortem as Cabeças!)
Até dos que me ajudaram.
Sou onipotente, incontestável, iluminado pelo próprio poder.
Viva a grande arte da sacanagem!
RESILIÊNCIA
Com problemas ou não, temos que seguir em frente.
Nem tudo o que acontece em nossa vida é para desistirmos,
e sim para nos ensinar a crescer e evoluir com sabedoria e resiliência.
LANÇAMENTO
A Gramado Summit 2026 dará a largada para a próxima edição com um aquecimento gratuito em Porto Alegre e palestra de Sérgio Sacani, geofísico e criador do canal Space Today.
O evento terá o humorista Rafael Cortez como mestre de cerimônias, anúncio de novidades com o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, e a participação da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, que confirmará, mais uma vez, o Governo do Estado como correalizador do festival de inovação.
O encerramento terá um happy hour com o Torra Sessions.
3 de dezembro, das 14h às 18h.
Instituto Caldeira, no 4º Distrito de Porto Alegre.
Ingressos: Gratuitos AQUI!
ATITUDE
A ponte mais difícil de cruzar é aquela que separa as palavras das atitudes.
PRINCÍPIOS
Política sem princípios,
prazer sem compromisso,
riqueza sem trabalho,
sabedoria sem caráter,
negócios sem moral,
ciência sem humanidade
e oração sem caridade.
COLUNA DO ZÉ
Por José Maurício Pires Alves
Num encontro com amigos um deles me perguntou brincando: que ideia você tem sobre as boas ideias?
Me deu vontade de responder que não faço ideia, mas achei que seria melhor usar a pergunta como tema desta crônica.
Vamos começar pelo princípio que é muito variado. Uma ideia pode ser um proposito, um plano, um lance, uma intenção, uma informação ou até uma invenção.
Ou também um conjunto de opiniões de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto.
Nos meus tempos de redator da McCann em Porto Alegre, eu adorava os brainstormings porque me ajudavam a encontrar soluções para nossos clientes, em vez de ficar frente ao papel em branco pensando sozinho.
Mas como não podia haver crítica nem censura, por vezes saía cada uma…
Na propaganda muitos de nós trabalhamos incessantemente em busca de novas e boas ideias.
E onde elas estão?
Fora da caixa, que é nossa cabecinha, ou na coletânea das caixas sobre determinado assunto.
Eu tinha um amigo que era cheio de ideias e nunca as colocava em prática. E, se nunca foi copiado ou plagiado é porque suas ideias não eram boas.
Mas existe uma ideia que se transformou num slogan que já tem quase cinquenta anos.
Ele foi criado por uma mulher, em 1978.
De origem suíça, Magy Imoberdof trabalhava à época na agência onde era sócia: a Lage, Magy, Stabel & Guerreiro.
Vejam a inusitada relação da origem da criadora com a popularidade do produto.
Voces devem conhecê-lo e por isto lhes pergunto:
A 51 é uma boa ideia?
ARTIGOS SELECIONADOS
Para ler artigos com a curadoria desta coluna — especialmente selecionados para o nosso leitor mais exigente — sobre: Gen Z já representa 11% dos empreendedores no Brasil, Anaís Bertoni é finalista do Salão ARP 2025, Soraia Hanna recebe lideranças e autoridades em sessão especial de autógrafos de novo livro, O setor de eventos corporativos está em crescimento no país e impulsionando o lançamento da BE Eventos, Protarget assina contrato para a nova marca turística de Gramado, Porto Alegre será o palco da celebração da inovação digital e da excelência editorial no Brasil Publisher Awards (BPA) 2025, promovido pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), Tendência alarmante na produtividade entre jovens da Geração Z acende sinal vermelho para empresas, Omnicom conclui aquisição da IPG e assume a posição de maior holding de comunicação do mundo e Lista Forbes: As 10 Empresas Mais Inovadoras do Brasil, clique AQUI!