Com data marcada, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, a Copa do Mundo está agitando o mercado em diversas áreas, época que será conciliada com a Black Friday, momento do mundo dos negócios em fazer mais com menos. De acordo com uma pesquisa recente do Google, 66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa.
Mesmo que o evento esportivo ocorra no Catar, a mais de 11 mil quilômetros de distância do Brasil, o mercado brasileiro não para de investir em campanhas de marketing a fim de aproveitar essa visibilidade que é a nível internacional. A Copa já traz novidades em produtos e em campanhas, como a camiseta dos times. Segundo ainda o Google, 70% dos brasileiros pretendem comprar a camisa do Brasil.
A Copa pode impactar sobre as vendas da Black Friday de maneira positiva e ser uma grande aliada para reter mais lucratividade. “Quanto mais as empresas investirem em ações de marketing com foco no universo do futebol, maior a chance de relacionamento com os seus clientes. Unir o momento da Black Friday com ações voltadas à Copa, pode ser um grande gol para as empresas, podendo, assim, gerar um crescimento exponencial para a sua marca”, ressalta Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia.
As estratégias de marketing e as campanhas publicitárias já estão a todo vapor. Segundo a pesquisa Pulso Copa, realizada pelo Google, apontou que o público brasileiro já está em aquecimento para a Copa do Mundo. Os dados revelaram que 65% dos brasileiros que assistirão à Copa de 2022 já estão engajados e consumindo notícias sobre a competição; 31% já se informam sobre o tema pelo Google/YouTube. Entre os pesquisados, 23% pretendem comprar roupas temáticas e 40% irão acompanhar os jogos com a família em casa.
Com a intenção de compra de produtos e serviços durante a Copa em novembro, 57% dos consumidores brasileiros afirmam que a Black Friday deveria ser antecipada. Com o aumento de consumo nesta época, empresas apostam no marketing, em estratégias de vendas de modo físico e online. Muitos consumidores preferem empresas que possuem flexibilidade na hora da compra, como por exemplo, fazer compras através do e-commerce. Segundo o estudo “Market Review: tendências do e-commerce para 2022”, da Bornlogic e Opinion Box (Pesquisa de mercado online), a frequência de compras digitais cresceu 71% no último ano e, conforme os relatos dos entrevistados na pesquisa, 49% pretendem comprar mais pela internet ainda neste ano de 2022.