Não é novidade o quanto a Geração Z virou o grande foco das marcas nos últimos tempos. Considerada a mais monetizada de todas (com movimentos como a creators economy), a GenZ apresenta desafios e adaptações para a maioria das marcas que ainda estão no caminho ou começando a aprender a se comunicar com ela.
Fato é que independente do estágio em que as marcas estejam com relação ao que essa geração valoriza e acata, não dá mais para esperar muito para entender a fundo esse perfil de consumidor e olhar para esse perfil. Formada atualmente por crianças, adolescentes e jovens que ultrapassam o total de 50 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, a Nova Geração tem um potencial exponencial para campanhas, propagação de informações de forma absolutamente rápida, e mostra engajamento superior às demais quando falamos de mídia, aderência à novas tecnologias, potencial de compartilhamento, e, claro, busca por pertencimento, e o olhar cada vez mais crítico as informações que recebem no dia a dia à campanhas, “publis” e conteúdos de forma geral.
Diante disso, o creator e influenciador Victor Trindade, dono do canal Neagle – com mais de 8.5 milhões de inscritos no YouTube e que há anos atua com conteúdos direcionados para esse público – separou 3 dicas essenciais para se comunicar com essa geração:
- A primeira delas é O TEMPO: seja rápido! Segundo ele, essa geração está acostumada com as novas redes sociais e principalmente o formato de conteúdo de vídeos curtos. Ou seja, você tem que entregar sua mensagem de forma rápida e concisa possível. Uma peculiaridade dessa geração é que o tempo de foco é curto, então se demorar para passar a mensagem, a pessoa já passa para o próximo vídeo.
- O segundo ponto bem importante é fazer parte da conversa. Se você quer fazer uma propaganda no Youtube, é melhor que ela seja apenas uma parte do vídeo. Outro ponto é fazer parte e conexão com o tópico da conversa, estar antenado com o que está acontecendo no momento e as trends que estão em alta com o público.
- Por último, mas não menos importante, é: seja próximo da Geração Z. A GenZ não é muito aberta para marketing que parece artificial, distante da realidade. Não à toa, os influenciadores e creators que se destacam são os mais naturais. “Nós gostamos do conteúdo que nós podemos fazer, que seja original e dentro do nosso alcance E para as marcas não é diferente: não pode parecer que tudo é perfeito, precisa ser sincero”, afirma Victor.
Marcas que focam totalmente na Geração Z são referência no assunto e bons exemplos na prática:
Uma marca que acredita nesse cenário e enxerga diariamente o impacto nessa geração é a NG CASH, especialista em finanças para a GenZ – que oferece um aplicativo digital feito para ajudar a Geração Z a se tornar mais independente financeiramente e que já conta com mais de 1 milhão de usuários no App. Com uma base tão grande de usuários em 1 ano, mostra que está no caminho certo sobre como se comunicar de forma assertiva com essa geração.
A NG CASH se diferencia e sabe falar com a Gen Z porque foi criada por fundadores que são também dessa geração (na faixa dos 20 anos), como CEO Mario Augusto de apenas 25 anos. Além disso, também conta, dentre o time de fundadores, os criadores do canal do youtube Neagle – com mais de 8.5 milhões de inscritos no YouTube – Victor Andrade, Gabriel Soares (Neox), que são creators e influenciadores digitais também no Instagram, com cerca de 1 milhão de seguidores.
A empresa tem sido pioneira em fazer campanhas irreverentes, criativas e com influenciadores que sabem se comunicar com este público jovem. A NG CASH tem feito parcerias relevantes mostrando como é possível gerar essa conexão genuína – como é o exemplo a caso da recente campanha com o influenciador digital Boca de 09, que ganhou grande visibilidade na mídia após vídeos viralizarem sobre suas partidas de games e conteúdos de humor – e que já soma 6.5 Milhões de audiência no Instagram. A campanha teve um custo relativamente baixo e mesmo assim teve um alcance de mais de 40 milhões de pessoas.
Presença no TikTok – a rede social da GenZ:
Quando uma marca jovem e conectada conhece o seu propósito, a educação e independência financeira viram assuntos leves e engajados pela comunidade do TikTok, rede social que é dominada por usuários da GenZ.
Algumas dicas para quem quer usufruir dessa audiência:
1. Explorar os recursos disponíveis e dialogar com a comunidade
É essencial que pequenas e médias empresas explorem os recursos criativos disponíveis na plataforma. A principal delas é dialogar com a comunidade através de trends e conteúdos autênticos. Foi exatamente o primeiro requisito que a NG CASH cumpriu. A partir de vídeos orgânicos e pouco comerciais, a marca abordou as facilidades do seu produto e como o uso do produto se encaixa no dia a dia dos jovens.
É importante também saber aproveitar recursos da plataforma. Sobre isso, a empresa usou o recurso Pangle, veiculando a campanha com um custo bem abaixo do esperado. O Pangle é uma solução do TikTok para empresas, onde os anúncios rolam dentro de aplicativos globais e funciona em um formato que dá a possibilidade de maximizar o alcance e atingir pessoas que estão dentro e fora da plataforma.
Utilizando a audiência e comunidade criada, a marca fez testes com audiências segmentadas, por regiões, sistemas operacionais, e direcionou o conteúdo para as pessoas que apresentavam mais conexão com o aplicativo. Além disso, a NG CASH testou uma receita que é sucesso no TikTok: a junção de conteúdos autênticos com influenciadores nichados, criando proximidade com pequenos e médios criadores de conteúdo que têm sinergia com a geração Z e com o DNA de um produto já nascido no digital.
2. Marcas & Creators: um feat de sucesso
Um fator que foi fundamental para o sucesso da NG CASH é que os fundadores da empresa são influenciadores há mais de 10 anos, fazendo com que o atrito entre resultados operacionais e branding fosse minimizado, trazendo alcance para a campanha e impacto positivo para os negócios.
O empenho criativo da NG CASH na plataforma prova que resultado é consequência de uma estratégia prática e geracional. A marca teve um alcance com o Pangle superior a 50% em relação aos canais onde também veiculou anúncios, impactando milhões de pessoas dentro e fora da plataforma. Além do aumento de 34% nas aquisições orgânicas – evidenciando que a estratégia focada em brand awareness pode trazer mais do que só reconhecimento. E o principal, o custo de instalação do app foi 30% menor se comparado aos canais usados. Uma campanha inspiradora e repleta de acertos.