Há tempos, temas relacionados ao meio ambiente, questões sociais e de governança têm norteado o posicionamento de empresas ao redor do mundo. A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) tem sido cada vez mais urgente e inevitável para governos e companhias no decorrer dos anos. Neste cenário, destacam-se como atores principais e essenciais os consumidores Millennials e da Geração Z.
Não à toa, os consumidores mais jovens são considerados os mais conscientes. Dados da pesquisa Millenium Survey apontam que 42% da geração Z prefere empresas com práticas ESG e 38% deixaria de comprar produtos de marcas que tenham má influência no meio ambiente. Para essa geração composta por nativos digitais ter o compromisso com questões ambientais, sociais e éticas é primordial e cada vez mais urgente.
Tal mudança de comportamento chamou a atenção das empresas, obrigando-as a se atentarem aos novos hábitos de consumo. Além disso, a adoção das práticas de ESG são fundamentais para garantir não apenas a transformação necessária ao meio ambiente e à sociedade, como também atender a um consumidor que já não tolera marcas que não se posicionam.
À medida que os mais jovens começam a ocupar cada vez mais espaço no mercado de consumo e trabalho, mais as empresas se sentem pressionadas a responder às demandas relacionadas a esse grupo. E se tem algo que é muito característico nas pessoas dessa faixa etária é a sua consciência socioambiental. A geração Z quer ver as empresas se alinhando aos princípios ESG, e se posicionar de forma favorável e coerente tende a trazer ainda mais valor para a marca.
Para os próximos anos, espera-se que o ESG continue ativamente na agenda de companhias dos mais variados tamanhos e segmentos. Além disso, para se manter relevantes, as empresas precisam deixar de lado os modelos antigos de gestão, com foco apenas em resultados, e adotar uma visão centrada na conexão com consumidores, que vê as pessoas de modo mais holístico.
As marcas precisam levar seus produtos e serviços para onde está concentrado o seu público alvo, adaptando-se não somente às demandas, como também às exigências apresentadas por seus consumidores.