EMPRESAS DEVEM ESTAR ADEQUADAS AO ESG – 31.03.2023

esg

Há tempos, temas relacionados ao meio ambiente, questões sociais e de governança têm norteado o posicionamento de empresas ao redor do mundo. A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) tem sido cada vez mais urgente e inevitável para governos e companhias no decorrer dos anos. Neste cenário, destacam-se como atores principais e essenciais os consumidores Millennials e da Geração Z.
Não à toa, os consumidores mais jovens são considerados os mais conscientes. Dados da pesquisa Millenium Survey apontam que 42% da geração Z prefere empresas com práticas ESG e 38% deixaria de comprar produtos de marcas que tenham má influência no meio ambiente. Para essa geração composta por nativos digitais ter o compromisso com questões ambientais, sociais e éticas é primordial e cada vez mais urgente.
Tal mudança de comportamento chamou a atenção das empresas, obrigando-as a se atentarem aos novos hábitos de consumo. Além disso, a adoção das práticas de ESG são fundamentais para garantir não apenas a transformação necessária ao meio ambiente e à sociedade, como também atender a um consumidor que já não tolera marcas que não se posicionam.
À medida que os mais jovens começam a ocupar cada vez mais espaço no mercado de consumo e trabalho, mais as empresas se sentem pressionadas a responder às demandas relacionadas a esse grupo. E se tem algo que é muito característico nas pessoas dessa faixa etária é a sua consciência socioambiental. A geração Z quer ver as empresas se alinhando aos princípios ESG, e se posicionar de forma favorável e coerente tende a trazer ainda mais valor para a marca.
Para os próximos anos, espera-se que o ESG continue ativamente na agenda de companhias dos mais variados tamanhos e segmentos. Além disso, para se manter relevantes, as empresas precisam deixar de lado os modelos antigos de gestão, com foco apenas em resultados, e adotar uma visão centrada na conexão com consumidores, que vê as pessoas de modo mais holístico.
As marcas precisam levar seus produtos e serviços para onde está concentrado o seu público alvo, adaptando-se não somente às demandas, como também às exigências apresentadas por seus consumidores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.