ESPECIAL – FELIZ 2026

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A coluna de hoje é muito especial. Nela, abrimos espaço para que alguns parceiros compartilhem suas visões, expectativas e apostas para 2026, um ano que já se anuncia desafiador, mas também cheio de oportunidades.

Além disso, dividimos com vocês aquilo que nós desejamos para este novo ciclo: mais diálogo, mais construção coletiva, mais coragem para inovar e mais confiança no futuro.

E, para fechar essa edição de forma ainda mais positiva, encerramos a coluna com uma ótima notícia para o mercado, daquelas que renovam o ânimo e reforçam a certeza de que bons movimentos seguem acontecendo.

Boa leitura.

 

O que  desejamos!

Um 2026

Com mais verdade

Com o setor privado mais ativo

Com as entidades estimulando os negócios

Com os presidentes de sindicatos fazendo mais pela classe do que para si

Que as escolhas sejam coerentes e não protegidas de interesses

Que os povos deixem de ser perseguidos

Que os profissionais de propaganda sejam mais valorizados

Que a publicidade seja vista como um negócio

Que os eleitos pensem Brasil e não no seu bolso

Que a paz seja uma busca e não uma mentira

Que o Natal seja  com fé

Que 2026 seja a  soma 10 para que todos passem bem

Em resumo, que vocês sejam FELIZES!!!!

 

 

O tempo  da  colheita

Por Fernando Puhlmann

 

2025 foi um ano muito importante para mim. Um ano de reconstrução pessoal profunda, em que precisei, em muitos momentos, voltar a caminhar sozinho. Reaprender a criar laços, reconstruir vínculos e, principalmente, olhar para frente com coragem.

Foi de reaprendizado. De enxergar novos horizontes, identificar novas oportunidades e entender que a estrada, mesmo quando aperta, sempre abre atalhos por onde novas oportunidades aparecem. Nada disso teria sido possível sem pessoas maravilhosas que entraram na minha vida. E também sem aquelas que já estavam nela e decidiram me estender a mão, abrir portas e acreditar.

Guardo tudo com muito carinho. Inclusive os momentos mais duros. Especialmente eles. Porque tudo é aprendizado. Tudo ensina. Tudo molda.

Para 2026, eu espero um ano de colheita. Colheita de tudo aquilo que foi plantado com esforço, dor, fé , persistência e muito amor. Espero, de verdade, que todo mundo consiga colher no ano que vem aquilo que semeou até aqui.

Será um ano difícil. Um ano quebrado, atravessado por Copa do Mundo, por eleições, por tensões e desafios. Mas também será um ano bom. Eu acredito nisso. Acredito na minha força, no meu amor, na minha verdade e também no povo brasileiro. Acredito que seguimos fortes, resilientes e, acima de tudo, capazes de pensar no melhor para o coletivo.

Que a gente consiga vencer o próximo como vencemos o que está acabando agora. Um dia de cada vez. Com coragem, trabalho e esperança.

Que os novos projetos, o novo momento que estou vivendo na minha vida sejam realmente incríveis. Que tudo de bom (e como veio forte) que surgiu permaneça. Que crie raízes. Que floresça.

2026, te espero  de braços abertos, coração leve e completamente apaixonado pelo futuro que se avizinha.

 

 

Um 2026 para seguir em frente!

Por Fabinho Vargas

 

Mais um ano que se foi, e outro que está chegando. Junto com um novo ano vêm novos desafios e também novas oportunidades. É comum, neste período em que mais um ciclo se encerra, que muitos de nós façamos planos, estipulemos metas e objetivos. Isso é saudável. Mas seria melhor ainda se buscássemos, de fato, cumprir esses desafios em busca dos resultados esperados.

Também desejamos a todos muita paz, saúde e prosperidade, mas brigamos por qualquer coisa, não cuidamos da saúde e desistimos das vitórias a dois passos da conquista, por falta de convicção no projeto.

Neste ano que está indo embora, construí com dois grandes amigos (Fernando Pulmann e Fábio Bernardi) um projeto incrível chamado Empreender 40+, que começou a ser desenhado ainda no final de 2023 e teve seu ápice em outubro deste ano. A ideia central é estimular empreendedores que já passaram dos 40, 50, 60, 70 anos a continuarem, a seguirem em frente produzindo e construindo novos projetos.

Somos uma geração que passou a infância pesquisando em enciclopédias da biblioteca da escola, que usou Kichute e que tinha quatro ou cinco canais de TV para assistir. Não dava para voltar o programa, nem assistir outro dia, outra hora. Tinha que ser ali, naquele momento. Assim aprendemos a respeitar horários.

Somos uma geração que passou por grandes transformações — e, sempre que nos adaptávamos, tudo mudava de novo. Mas somos fortes, resilientes e nos adaptamos a tudo (é só nos dar um tempinho).

Meu desejo é que neste novo ano a gente continue seguindo em frente, sem olhar para trás, ou olhando apenas para buscar boas memórias, coisas que nos tragam alegria e nos impulsionem na direção que precisamos ir.

Meu desejo para 2026 é ter um país menos polarizado, mais fraterno e mais preocupado com o outro, valorizando os pontos em comum e sendo mais empático com as diferenças. Meu desejo é ver, no ano que chega, uma sociedade que ame mais, que se divirta mais e que, junta, veja o sol nascer.

Uma sociedade sem preconceito, aceitando as pessoas como elas são e ajudando aquelas que desejam ou precisam de ajuda. Um ano com ainda mais amigos, muito trabalho, o amor dos meus filhos e os beijos da minha amada. Um ano em que eu possa servir, fazer a diferença na vida de alguém.

E que a gente se encontre em algum lugar para dar um abraço, trocar sorrisos ou um bater um papo. Podemos nos encontrar por acaso em alguma rua ou café de Porto Alegre, ou no dia 13 de maio, no Bourbon Country, na segunda edição do Summit Empreender 40+.

Feliz 2026

 

 

Mais um ano se passou e como estamos ?

Por José Maurício Pires Alves

Quem sabe olhamos para dentro de nós para reavaliarmo-nos, renovar e assumirmos atitudes positivas em benefício próprio e dos que nos cercam?
E podemos aproveitar a mudança do ano para também mudarmos de vida. Repensar nossas atitudes e estabelecermos novos projetos e metas.
E colocarmos alguns desejos que serão fundamentais para o novo ano.
Primeiro, muita sorte para todos nós. Para estarmos sempre no lugar certo, no momento exato.
Saber escolher o melhor caminho que nos leve ao sucesso e à prosperidade.
E que nos afaste da violência e da desonestidade.
Um bom grupo de amigos será fundamental para uma convivência feliz.
Vamos cultivar os antigos, fazer novos amigos e reencontrar os distantes.
Nos momentos difíceis, eles nos dão as mãos para apoio, o ombro para consolo e o abraço de segurança.
E com energia positiva possamos valorizar a vida na certeza de um futuro melhor.
Para finalizar, não poderá faltar amor, o melhor de todos os sentimentos. Vamos dar muito amor e receber muitas felicidades.
E desejar para todos que nos leem um feliz ano novo com muita saúde, paz, sorte e sucesso.

 

 

Movimento pelo futuro

Por José Fuscaldo

 

O slogan da campanha da RBS – Pra cima, Rio Grande – feito para reanimar os gaúchos ainda sob efeito da invasão das águas sobre nossas cidades serviu de ânimo para reerguer um Estado combalido. Nossa economia já enfraquecida ficou ainda mais dependente da ação dos governos, embora milhares de cidadãos e empresas estenderam suas mãos solidárias naquele momento amargo. Mas o que isto tem a ver com o ano na Moove? Tudo. Primeiro porque, assim como a grande maioria, a agência se reinventou, superou a crise e manteve crescimento de sua receita, passados quase dois anos deste fato. Estamos firmes e fortes e de pé.

É comum, nesta época do ano, a gente se dividir entre balanços e perspectivas. Eu sempre prefiro falar de futuro. Estamos bastante gratos pelas parcerias com nossos clientes com a construção de projetos importantes e que manteve o nosso negócio em expansão e crescimento. Com isto, vieram reconhecimentos pela inovação e criatividade. A economia está ainda em recuperação dos efeitos da pandemia e da tragédia climática. Além disto, grandes marcas tiveram seus controles sendo transferidos para outros estados ao longo dos últimos anos. Não é fácil crescer no Rio Grande do Sul. E é sobre isto que gostaria de me deter para falar sobre perspectivas.

Durante o jantar da propaganda, promovido pela ARP, não ouvi nenhuma manifestação mais grave sobre esta situação. Mas acalmem-se, não sou um pessimista nem porta voz do apocalipse. Pelo contrário, sou um incorrigível otimista e quero que esta minha reflexão sirva para que a gente inicie um debate sobre a necessidade de nos unirmos para reagir de forma organizada e inteligente. Conclamar outros setores a aderir e olhar para o futuro de uma forma diferente, convergente e articulada. Precisamos resgatar o Rio Grande ao protagonismo que já exerceu nos mais diversos segmentos da economia, da política e da cultura nacional.

A análise de dados sobre o mercado poderia ser uma preciosa informação, se existisse, para engatilhar esta marcha pelo crescimento dos investimentos em propaganda. No entanto, o dado que temos é sensação térmica de um mercado que precisa oxigenar-se e ganhar muito mais potência do que tem hoje. O desafio é de toda a indústria da publicidade e da propaganda gaúcha e demais setores. Só a reunião de forças é capaz de mudar este quadro. A partir daí, contagiar governos, parlamentares, empresários e trabalhadores para que, de mãos dadas, façam o esforço necessário para a economia do estado crescer aos padrões desejáveis.

Representamos hoje 5% do PIB brasileiro. Este dado por si só já diz muito. Governos como do Paraná e Santa Catarina investem 450 e 700 milhões de reais respectivamente. No Rio Grande do Sul estima-se em 200 milhões de reais. O mercado privado reduz os investimentos pela transferência do centro decisório de diversas empresas para fora do Estado.

Estamos vivendo um momento de desafios e de oportunidades. Um momento em que a união e a determinação podem fazer toda a diferença. A Moove está pronta para fazer parte desse movimento. Mas não podemos fazer sozinhos. Precisamos da energia, da criatividade e da participação de todos. Juntos, podemos criar um futuro melhor para o Rio Grande do Sul. Vamos mostrar do que somos capazes. Vamos fazer história! Vamos agir, porque é hora de nos mover em direção a futuro mais promissor.

 

 

O ano mais ou menos esperado de todos?

Por Fernando Silveira

O que 2026 trará não sei, mas o que ele não será, isso sim posso arriscar: fácil.
Isso mesmo, tenho certeza que o próximo ano será o mais difícil entre os mais recentes. Não se trata de pessimismo pelo racional ou temor vulgar, mas de um olhar para datas festivas onde a desculpa será sempre mais ou menos essa: “…vamos aguardar o final disso ou daquilo e aí definiremos o investimento”. Então, entre paixão nacional e democracia, fora o resto todo, teremos um ano repleto de tentativas. Vamos vencê-lo? Não tenho dúvidas. Mas, olhando assim, antes de acessá-lo, sim, tenho expectativas e gostaria de mudá-las para melhor nos próximos dias. Mas que venha, porque o relógio só é útil quando está na sua vida para situar, jamais para angustiar.

 

 

 A agenda de 2025 foi um marco para a Opinião Produtora

Por Rodrigo Machado

 

O verão sempre ocupou um lugar especial na trajetória da Opinião Produtora, que está muito perto de completar 35 anos de história. Além de simbolizar o encontro de pessoas e uma relação ainda mais próxima com a cultura, esse período sempre foi uma inspiração para que realizássemos alguns eventos especiais, inclusive no litoral. Talvez você até se lembre de algum deles, não?

Mas quando olhamos para a programação que se consolida para os próximos meses, especialmente no Auditório Araújo Vianna, a convicção que fica é a de que vivemos uma nova época, diferente daquilo que nos acostumamos nas últimas décadas. As praias seguem movimentadas e as capitais não param mais durante os meses mais quentes do ano. Ninguém tira férias de consumir cultura.

A agenda de 2025 foi um marco para a Opinião Produtora. Somente no Araújo Vianna, foram realizados mais de 200 eventos, com uma média de 3 mil pessoas por apresentação, reunindo mais de meio milhão de espectadores. Esses números não representam apenas a ocupação e o sucesso da nossa agenda, mas refletem também a confiança de artistas, produtores e do próprio público em participar de uma programação consistente, diversa e comprometida com a qualidade.

O resultado positivo, como não poderia ser diferente, cria um cenário sólido para o que estamos desenhando para 2026. O ano ainda nem chegou e vocês já podem conferir uma programação robusta ganhando forma, especialmente no primeiro trimestre, marcada por uma forte presença de atrações internacionais. Através do Auditório Araújo Vianna, o nosso Estado se consolida como uma parada relevante no circuito nacional e internacional das grandes turnês.

Entre os destaques confirmados, estão o vocalista do Erasure Andy Bell, no dia 21 de janeiro, seguido por Chico César, no dia 22 de janeiro – abrindo o ano com duas apresentações de forte apelo afetivo. Em março, a agenda segue intensa, com nomes como a cantora francesa Zaz, o tributo norte-americano Elvis Experience e duas estrelas internacionais, Jason Mraz e Bryan Adam. Junto ao Chicago Legacy, eles formam uma sequência que evidencia a diversidade de estilos e de gerações que estarão presentes na nossa plateia.

Além disso, já estamos com as vendas abertas – e os ingressos voando! – para os espetáculos de algumas referências da nossa música brasileira, como Diogo Nogueira, Kleiton, Kledir e Vitor Ramil, o projeto Acústico MTV Bandas Gaúchas e Marina Lima, que encerra o primeiro trimestre com um espetáculo que dialoga diretamente com a história dos seus fãs.

Esse conjunto de shows confirma aquilo que orienta o dia de trabalho na Opinião Produtora: equilibrar relevância artística com a diversidade de público e de atrações. Assim, mantemos o Araújo Vianna como um dos principais palcos do nosso país. Ao mesmo tempo, seguimos olhando para o futuro com responsabilidade, planejamento e a certeza de que a cultura ao vivo se mantém como um dos principais motores de conexão e de transformação social.

 

 

Estúdio de Natal Record encerra programação especial em Gramado no dia 28 de dezembro

 

O Estúdio de Natal Record em Gramado chega à reta final de sua programação neste domingo, 28 de dezembro de 2025, após semanas movimentando e encantando moradores e turistas na cidade. O projeto se consolidou como um dos pontos de encontro do período natalino, levando alegria, música e experiências especiais ao público que passou pelo local.

Ao longo da temporada, o estúdio promoveu diversas ativações, entre elas pocket shows musicais, apresentações natalinas e, todas as noites, o tradicional espetáculo da neve artificial, que emocionou crianças e adultos e reforçou o clima mágico do Natal em Gramado.

As ativações seguem acontecendo de hoje até domingo, com destaque especial para amanhã, quando o público poderá acompanhar uma programação intensa com diversas apresentações natalinas ao longo do dia.

O Projeto Estúdio de Natal Record em Gramado contou com o patrocínio da Ulbra, Olina, SEG e Farmácias São João, além do apoio das Lojas Paquetá, Marsalla Alimentos, Gramado Parks, Vinícola Jolimont, Chocoland e Gramadotur, parceiros fundamentais para a realização da iniciativa.

 

Próximo destino: Arena Verão Record no Litoral Norte

Encerrada a temporada natalina na Serra Gaúcha, a TV Record Guaíba segue diretamente para o Litoral Norte, onde inaugura, no dia 09 de janeiro de 2026, a Arena Verão Record, na praia de Xangri-lá.

O local será a base da emissora para a cobertura especial do veraneio gaúcho, reunindo entretenimento, esporte, serviços e muita música. Entre as atrações estão quadras de Futvôlei, Vôlei de Praia e Beach Tennis, além de Espaço Pet, Cantinho do Churrasco, Espaço Chimas e a Goleira de Prêmios, ativação especial ligada ao Campeonato Brasileiro, principal competição do futebol nacional que será transmitida pela Record em 2026.

Aos finais de semana — sexta, sábado e domingo — o público poderá curtir a Sunset Record, com muita música no palco 360° da arena, sempre das 17h30 às 19h30.

O projeto prevê ainda, em dois sábados especiais (10/01/26 e 28/02/26), a partir das 13h, a exibição do Record Cidades – BG Ao Vivo, edição especial direto da arena, contando com a presença do Ônibus da Cidadania do Ministério Público, oferecendo serviços aos veranistas.

A Arena Verão Record conta com o patrocínio do Macromix, SEG e Banrisul, além do apoio da Prefeitura de Xangri-lá.

 

 

A coluna encerra hoje as suas atividades em 2025 e retorna a partir do dia 15 de janeiro, mantendo o compromisso de levar aos leitores as melhores e mais relevantes notícias do mercado de publicidade do Rio Grande do Sul, além de uma curadoria especial com os melhores artigos sobre assuntos validados e debatidos em todo o país.

 

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.