Vivemos tempos em que todos têm voz e querem se fazer ouvidos. E isso vale para todos os ambientes, inclusive os que contemplam a relação entre marcas e seus consumidores. Os chamados “Clientes 5.0” são os nativos digitais, ou seja, aqueles que já nascem compartilhando da tecnologia e que são early adopters de tudo que novo que possa surgir.
Quando o assunto são compras, eles dominam as plataformas de vendas online, ou seja, a internet deixou de ser apenas um campo de pesquisa e passou a ser um vasto oceano de compra e venda de produtos e serviços. Portanto, é preciso atender que a tomada de decisão dessa geração de consumidores é orientada por todo o valor agregado do produto, bem como uma boa experiência e atendimento personalizado.
É preciso ter cautela e manter um diálogo sempre franco e transparente, compartilhando, inclusive, de seus valores e princípios morais, gerando uma real identificação entre cliente e marca. Isso porque, quando o “5.0” é, de fato, tocado por uma marca, ele se torna mais muito que um simples cliente, ele vira um defensor, embaixador dela. Fazer o gerenciamento de crises e evitar problemas com essa nova geração de alto poder aquisitivo, aposte nas plataformas de levantamento e análises minuciosas de dados; reveja suas estratégias de marketing digital com mais frequência, pois o comportamento desse público muda com mais velocidade; e por fim, seja sempre genuíno e franco em suas mensagens e ações de mídia e redes sociais, pois os “5.0” estão sempre antenados e conseguem sentir quando algo não é real.