Guilherme Novello – 31-07-20

OS SETE COMPORTAMENTOS ESSENCIAIS DO LÍDER QUE EXECUTA

Por Guilherme Novello

A execução é um dos fatores determinantes do sucesso de uma empresa. É necessário saber executar, tendo em mente três pontos: a execução é uma disciplina, a execução é a principal tarefa do líder da empresa e a execução deve ser um elemento-chave da cultura de uma empresa.

Esses pontos, bem como os próximos, foram extraídos do livro Execução: a disciplina para atingir resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan. Nessa primeira de três partes, tratarei sobre os sete comportamentos essenciais do líder.

Indo direto ao ponto:

Conhecer seu pessoal e sua empresa

É muito importante que os líderes conheçam suas empresas. Aqui, o essencial é manter uma mente aberta e um comportamento positivo, de forma informar e com senso de humor, além importar-se genuinamente com as pessoas. Esses relacionamentos ajudam o líder a manter o envolvimento, o entendimento e o comprometimento. Também são de grande valia para entender os problemas da implementação da estratégia em sua empresa.

Insistir no realismo

A palavra-chave nesse ponto é “como”. O realismo é necessário não só na construção da estratégia, mas também nas conversas dentro da empresa. Muitas vezes, negamos ou ignoramos a realidade para evitar confrontos.

Estabelecer metas e prioridades claras

Tenha alguns poucos focos claramente definidos, em torno de 3 ou 4, que todos possam entender. Isso garante que as pessoas possam entender e agir sem perda de tempo. Além disso, procure a simplicidade, comunique-se de forma simples e direta.

Concluir o que foi planejado

Responsabilização. Com metas claras e simples estabelecidas, só falta responsabilizar certas pessoas pelos resultados e acompanhar o desenvolvimento para que cada um faça o que deve.

Recompensar quem faz

Para que as pessoas produzam resultado, é necessário recompensá-las bem por isso. Crie um sistema de recompensas e deixe claro que é baseado no desempenho.

Ampliar as habilidades das pessoas pela orientação

Passe a sua sabedoria à próxima geração de líderes, cada conversa é uma oportunidade para orientar. A forma mais efetiva de orientar é observar uma pessoa em ação e, então, dar um feedback específico. Instigue as pessoas a buscar conhecimento com perguntas diretas, perguntas que mostrem a verdade.

Conhecer a si próprio

É necessário saber quais são seus pontos fortes e fracos e ter firmeza emocional, a qual se baseia em quatro pontos: autenticidade, autoconsciência, autocontrole e humildade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *