Guilherme Novello

SOBRE O EFEITO HALO E SEUS IMPACTOS NO DIA A DIA, BEM INTERESSANTE!

Por Guilherme Novello

Leia as seguintes características de Alan e Ben:

Alan: inteligente-esforçado-impulsivo-crítico-obstinado-invejoso

Ben: invejoso-obstinado-crítico-impulsivo-esforçado-inteligente

Você provavelmente imaginou Alan de modo muito mais favorável do que Ben, mesmo sendo usados exatamente os mesmos adjetivos! Mas por que isso acontece? É o que pretendo responder nesse artigo, com base no livro Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman.

  • O que é o Efeito Halo?

O Efeito Halo é a tendência a gostar (ou desgostar) de tudo que diz respeito a uma pessoa – incluindo coisas que você não observou. Desempenha um grande papel no modo como vemos as pessoas ou, até mesmo, situações e eventos. Apenas ao saber a profissão de alguém, já supomos como ele deve ser em diversas áreas da vida.

Mas um detalhe: a ordem importa muito. Em muitas situações, a interpretação é moldada pela emoção ligada à primeira impressão. É o que podemos ver no exemplo de Alan e Ben, os traços iniciais mudaram até o significado dos traços posteriores. O efeito aumenta o peso das primeiras impressões.

  • Impactos no dia a dia

Daniel Kahneman, no livro, dá um exemplo pessoal. Ele percebeu que, quando corrigia as provas de seus alunos, era muito tendencioso. Se um aluno ia muito bem na primeira questão, ele corrigia de maneira mais favorável as próximas.

Para arrumar isso, ao invés de corrigir prova por prova, ele começou a corrigir uma mesma questão de todos os alunos por vez, tornando as fontes independentes umas das outras, o que é chamado de erro decorrelato. É o mesmo princípio usado por policiais quando ouvem testemunhas, as quais não podem conversar entre si para não influenciarem umas às outras.

Esse princípio também pode ser usado em reuniões. Para impedir que os executivos influenciem-se durante a reunião, o ideal é pedir que escrevam um breve resumo de sua posição antes dela. Desse modo, é possível usufruir de opiniões mais diversas e de um conhecimento que poderia ter sido “polido” durante a conversa. Isso também tira o peso da opinião dos primeiros falantes.

Imaginemos, agora, outra área na qual o Efeito Halo pode exercer influência. No livro Pipeline da liderança, Ram Charan mostra como gestores são promovidos de forma precoce, sem ter as competências necessárias ao próximo nível de gestão.

Embora Charan não cite Efeito Halo em momento algum, não se pode negar que ele exerce uma enorme influência na escolha de líderes. Ao perceber que alguém está fazendo um ótimo trabalho no seu nível de gestão, assume-se que essa pessoa se sairá muito bem no próximo nível, o que nem sempre é verdade.

  • Conclusão

Fica evidente, portanto, o impacto que o Efeito Halo pode ter no dia a dia não só no indivíduo, como também na empresa. A fim de evitá-lo, pode-se tomar medidas como a do erro decorrelato, descrita por Daniel Kahneman, ou, como no caso de Ram Charan, definir de forma objetiva o que se requer em determinada posição na empresa.

Nota-se a importância de trazer esse fato à consciência, permitindo que pensemos de forma mais racional sobre como julgamos as outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *