Guilherme Novello

COMO A JUNIOR ACHIEVEMENT ESTÁ FORMANDO EMPREENDEDORES MESMO DURANTE A PANDEMIA

Por Guilherme Novello

Em meio a um período de isolamento social, a Junior Achievement vem fazendo um trabalho incrível, contribuindo para a formação de novos empreendedores. Em quase todas as semanas há algum curso com temas como gestão de projetos, liderança, habilidades essenciais.

Venho aqui falar da minha experiência num desses programas, o Innovation Camp. Funcionou da seguinte maneira: os participantes foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e um mentor. O objetivo era desenvolver alguma solução para as pequenas empresas nesse momento de crise a partir das instruções apresentadas em lives pela equipe da Junior e gravar um vídeo de no máximo três minutos apresentando a ideia. Detalhe, tínhamos apenas seis dias.

Desde o início, minha equipe demonstrou uma grande vontade de vencer. É incrível como criamos uma conexão tão rapidamente, passando horas em chamada todas as noites com o objetivo de dar o nosso melhor. Começamos nos conhecendo, abrindo espaço para conversas informais.

Após noites em chamadas e dias conversando entre nós e com profissionais e empresários, conseguimos desenvolver a nossa ideia e gravar o pitch, enviado na segunda-feira. Na quarta-feira, recebemos, com muita felicidade, a notícia que estávamos entre os cinco finalistas.

A final foi na quinta-feira, tínhamos que apresentar ao vivo a ideia para os jurados. Passamos toda a quarta-feira desenvolvendo estimativas financeiras para apresentar e melhorar nosso pitch.

Feitas as apresentações, os jurados se reuniram no que era pra ser 15 minutos para decidir quem seria o grupo vencedor. O tempo passava e a ansiedade só aumentava, os 15 minutos viraram 30…

Enfim, voltamos à chamada para o anúncio final. Começaram pelo terceiro lugar, depois segundo, enfim o primeiro, quando foi dito o nome do meu grupo. Não contive minha alegria.

Todo o trabalho duro compensou, uma sensação extremamente gratificante. Toda a dedicação e a superação dos desafios do trabalho em equipe, ainda mais à distância, tornaram a conquista ainda mais relevante.

O programa mudou minha visão sobre startups, abrindo meus olhos para seu enorme potencial não só do ponto de vista financeiro, mas também social. Além disso, contribuiu para aumentar minha capacidade de trabalhar em equipe e elevar meu espírito empreendedor.

Como eu havia participado do projeto da Miniempresa, no ano passado, já sabia da qualidade oferecida pela JA. Recomendo agora, ainda mais, seus programas para todos os jovens empreendedores que queiram se desenvolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *