Os profissionais de marketing já conseguem perceber os impactos que a inteligência artificial traz para seu trabalho e carreiras.
De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Salesforce, 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa nos trabalhos cotidianos.
A pesquisa ouviu mais de mil profissionais que atuam nas áreas de marketing. Desse total, cerca de 22% dos profissionais que ainda não usam IA em seus trabalhos dizem que pretendem começar a utilização em breve.
Apesar disso, os dados também sinalizam a preocupação de profissionais de anunciantes com a segurança da IA. Entre os entrevistados, 39% destacaram que não sabe como usar a Inteligência Artificial generativa de forma segura.
Entre os pontos que preocupam os profissionais, de acordo com a pesquisa da Salesforce, estão a necessidade de ter uma supervisão humana para o manejo de ferramentas de inteligência artificial.
Ainda, os entrevistados também apontaram a necessidade de treinamento e acesso a dados confiáveis dos clientes, para poder tirar melhor proveito da IA generativa em seus trabalhos.
E, em relação à utilização dessa tecnologia em suas tarefas profissionais, a maioria dos entrevistados pela Salesforce ainda demonstram fazer uso das ferramentas para atividade mais básicas, como produção de conteúdo (76%) e criação de textos (75%).
Porém, muitas profissionais já preveem uma mudança grande de suas carreiras diante da IA generativa. Para 53% dos entrevistados, essa tecnologia mudará totalmente suas atividades, alterando a maneira como analisam dados, personalizam conteúdo, constroem campanhas e otimizem sistemas de SEO, por exemplo.
Os entrevistados também veem a inteligência artificial como aliada para poupar o tempo com trabalhos mais burocráticos, permitindo que eles se foquem em atividades estratégias.
Para 71% dos profissionais, a IA generativa eliminará a parte mais pesada do trabalho. O mesmo percentual também afirmou que a tecnologia permitirá mais tempo livre para ser dedicado a outras estratégias.
(Fonte: Meio & Mensagem)