VITRINE
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Semana passada um amigo me afirmou: “é preferível ser vitrine que vidraça”.
E eu fiquei pensando: o que é melhor?
A vitrine mostra a identidade de uma loja e reflete o que ela tem de mais importante: seus produtos.
Ela tem que aproveitar bem o espaço, ser atraente e considerar o desejo do público-alvo.
E o bom vitrinista sabe que ela tem que ser trocada no máximo em 15 dias.
Mas a vidraça também tem benefícios: iluminação natural, transparência e facilidade de limpeza.
Trata-se de uma superfície transparente, para permitir a entrada da luz e melhor visão do exterior.
É bom usar vidro temperado para evitar os impactos e as pedradas como as jogadas na Geni por Chico Buarque de Holanda.
A letra da canção fala sobre a figura da Geni, personagem que é alvo de preconceito e violência por parte da sociedade que a culpa pelos seus próprios problemas:
“Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni”.
Mas, finalmente, creio que a maioria das pessoas preferem é ver espelhos.
Deduzimos que, de fato, o impacto dos espelhos sobre nós é maior do que pensamos, e seu papel vai além do aspecto prático e estético.
Eles nos refletem mostrando o que realmente somos.
E o pensamento popular diz que a vida é um espelho.
Então, vamos lá: sorria para ela.