DEPÓSITO DE IDEIAS
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Hoje vamos abordar o tema de um bate-boca recente em nosso mercado, a campanha da Bauducco que foi acusada de plágio pelo compositor Evandro Fioti afirmando que a música Magia Amarela era cópia do projeto Amargo do rapper Emicida.
Vamos iniciar pelo princípio, definindo como plágio uma cópia parcial ou integral de uma obra já existente sem autorização do autor e os principais tipos de plágio que encontramos por aí.
Eles são muitos, não só de livros e músicas, podendo ser acidentais, intencionais ou desonestos.
Tem plágio vendido quando o autor comercializa seu trabalho para utilização acadêmica.
Tem duplicação quando são utilizadas partes de trabalhos passados de diversas autorias.
Um dos mais aplicados é o uso do Ctrl+c e Ctrl+v e agora a Inteligência Artificial já montando textos prontos para os maus redatores.
Existem os plágios famosos como os do Paulo Coelho, do Harry Potter e o poster do Barack Obama, que se voces desejarem saber o que ocorreu procurem na Internet porque senão vão dizer que estou plagiando outros.
Por falar nisso corro o risco do autoplágio quando reutilizo uma das crônicas publicadas aqui na Radioweb ou vice-versa.
Seria bom ocorrer o plágio no futebol com os craques de hoje reproduzindo os lances famosos do Pelé. Hoje eles só imitam os saltos do rei e não sua classe e categoria.
Mas como nosso caso é propaganda, cabe a pergunta: como nos protegermos das nossas ideias e campanhas criadas?
Muito fácil e para evitar isto usem o novo serviço da APP o Depósito de Ideias.
Se desejarem mais informações a respeito acessem o link abaixo: