VER OU SER VISTO?
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Gente amiga, o que é mais importante, ver ou ser visto?
No meu ponto de vista, os dois aspectos têm a mesma relevância.
É muito importante observar, estarmos informados, conviver e presenciar o que ocorre diariamente, para aumentar nosso conhecimento e facilitar o desenvolvimento pessoal.
E, creio que nunca nos foram oferecidas tantas oportunidades de ver tudo.
Isto pode nos levar a mudar a maneira de ver o mundo.
Ao mesmo tempo, eleva-se a necessidade de sermos vistos.
Mas, bem-vistos, como diriam nossas avós.
Isso já virou até profissão, os influencers, que são hoje mais de 500.00 só no Brasil segundo a Nielsen.
Eles ditam moda, dão dicas e fazem de tudo para agradar seus seguidores, inclusive propaganda de seus patrocinadores “disfarçadamente”.
E não é coisa nova pois já ouvi dizer que a Rainha Charlotte, em 1760 promoveu uma marca de porcelanas configurando a pré-história da atividade.
De lá para cá eles têm importância cada vez maior pelo volume se seguidores que os acompanha.
Procurei na Internet estes numeros e deparei com somas assombrosas.
A Anitta tem 59 milhões de seguidores, o comediante Whindersson Nunes 57 os jogadores Ronaldinho Gaúcho 55 milhões e Marcelo Vieira 52 milhões.
Mas, o maior deles, quem pode ser? O mesmo de sempre, o Neymar que tem 169 milhões.
Diante disso tudo ,volto ao princípio: o que é melhor, ver ou ser visto?