CONAR
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Muita gente sabe que sou membro do CONAR sempre pintam perguntas sobre a origem dos processos e seus resultados.
No vulgar diríamos: quem são os “culpados” e os “inocentes” ?
Para sanar uma parcela das dúvidas vou avaliar os resultados das atividades no ano de 2022.
Trabalhamos bastante pois tivemos 97 seções de julgamento quando foram apreciadas 276 representações e aplicadas penas de reprovação em 221 delas. E ainda foram realizadas 30 seções de conciliação.
E sabem de onde vem tanta reclamação?
Dos principais interessados: os consumidores que enviaram reclamações que resultaram em 70% dos processos.
Mas também há processos abertos por empresas associadas ao Conar (15%), geralmente contra concorrentes, e por iniciativa do próprio conselho (18,4%).
Os setores mais envolvidos em processos foram: bebidas alcoólicas 19,5% – Moda (lojas e varejos) 13,2% e Medicamentos e cosméticos 9,8%.
A mídia mais visada foi a Internet com 80% das queixas, seguida pela TV com 8,5%, mídia exterior com 5,7%, embalagens com 3,7%, ponto de vendas com 1,4% e rádios e jornais com 0,3% cada.
As recomendações da entidade foram na maioria para alterações de campanhas ou arquivamento e apenas 29% delas para sustações.
E não paramos por aí pois até o dia 9 de março já tivemos 3 reuniões e foram julgados 15 processos.
Mas para que vocês tenham pleno conhecimento do que é o CONAR basta acessar www.conar.org.br e vocês poderão ter os resultados do ano passado e de agora.
Façam bom proveito.