Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Outro dia ouvi o Eduardo Simon, CEO da agência Galeria, falar positivamente sobre a expansão do quadro social das empresas como uma nova tendencia de reconhecer talentos.
E gostei porque a ideia tem duas coisas que me atraem: tendencias e talentos.
Nos meus tempos de criança minha avó sempre aconselhava: ‘tome tendencia garoto”, como uma forma de tomar jeito.
Naquela época não tomei, mas lá pelos anos 2.000 veio o Kotler sugerindo a tendencia de mercado como uma sequencia de eventos que tem determinado impulso e facilitam chegarmos ao nosso objetivo.
É fundamental acompanharmos as tendencias para estarmos a par da inovação em diversos contextos, tanto sociais como culturais e econômicos.
E devemos saber separá-las dos modismos que tem curta duração.
Quanto aos talentos, quando excepcionais, devem ser reconhecidos e valorizados.
Todos as pessoas têm algum talento, que é a habilidade de fazer algo melhor.
Mas as extremamente talentosas são mais capazes que as outras.
Então, a solução sugerida pelo Eduardo é muito pertinente e capaz de reter os funcionários mais capacitados.
E socialmente valiosa ao “repartir dos delicados”, como dizia também a minha avó.