Seja por necessidade ou opção, o empreendedorismo ganhou força nos últimos anos e vem impulsionando, cada vez mais, aqueles que desejam comandar o próprio negócio. A formalização do microempreendedor individual (MEI) e a pandemia da Covid-19 foram alguns dos fatores que incentivaram e que ainda motivam a jornada empreendedora. Contudo, contar com uma boa administração e entregar produtos e serviços de qualidade já não são suficientes para garantir o sucesso e reconhecimento no mercado. “É fundamental que a marca seja capaz de fortalecer os laços, conquistar a confiança do público e proporcionar experiências únicas, que refletem diretamente na decisão final do cliente”, revela Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em construção de marcas.
Com ações relacionadas ao propósito, identidade, posicionamento e aos valores do negócio, o Branding é uma poderosa ferramenta utilizada na gestão das estratégias de marcas. “O objetivo do Branding é assegurar que todos entendam seu posicionamento, aumentando sua relevância no mercado, potencializando sua visibilidade e fazendo com que a sua empresa tenha uma boa reputação perante o público. Essas estratégias são capazes de garantir o crescimento sustentável do negócio”, explica Igor. “Portanto, investir na estratégia é uma forma eficaz de garantir um maior valor agregado à marca, aumentando a confiança e a fidelidade do público, além de ser essencial para fixar presença na mente dos clientes”, completa.
Segundo o fundador da AQR1, dentre as principais propriedades que qualquer marca precisa enfatizar, estão: propósito, promessa, posicionamento e atributos. “A forma como você se comunica com o público é o que dita o seu relacionamento com ele. Sendo assim, as cores, o design e a forma como você entrega o produto ou o serviço estão atrelados ao Branding”, ressalta. Para explicar e desmistificar alguns paradigmas sobre a estratégia, Igor lista, abaixo, os principais mitos e verdades sobre a estratégia. Confira:
1. O Branding exige planejamento a longo prazo
Verdade. “Construir uma marca não é algo simples, rápido ou fácil. É preciso ter bases sólidas e, principalmente, clareza nos objetivos, a fim de ganhar destaque no mercado e perante o seu público-alvo”, comenta Amieiro. Dessa maneira, tão importante quanto entregar produtos e serviços inovadores e de qualidade, a empresa deve ter seus valores, crenças e propósitos bem definidos e concretizados. “Esse tipo de gestão não acontece da noite para o dia. Pelo contrário, inclui um planejamento a longo prazo e um trabalho de criação e gerenciamento de atividades, que, se bem executados, resultam em uma marca consolidada na mente de seus consumidores, de forma inteligente e duradoura”, complementa.
2. Branding e Marketing são a mesma coisa
Mito. Enquanto o Branding visa atribuir valor à marca, criando memórias e vínculos afetivos com o público, o marketing visa promover e desenvolver, na prática, estratégias que sejam capazes de divulgar e promover a empresa. O marketing se utiliza da imagem da marca, elaborada no Branding, para comunicar, de forma assertiva, os produtos e serviços para o mercado, com o objetivo de suprir as necessidades do cliente e gerar lucro para o negócio. “O Branding e o marketing seguem conceitos diferentes, mas que devem ser trabalhados de forma conjunta. Ao passo que o Branding define a trajetória da marca e visa conquistar a lealdade e confiança do público, o marketing traça estratégias e táticas que geram respostas, promovendo, ativamente, os produtos e serviços da empresa perante o mercado”, detalha Igor.
3. A estratégia exige investimentos
Verdade. Quanto vale o sucesso da sua marca? Essa é uma pergunta que todos os empreendedores e gestores precisam ter em mente quando o assunto é investimento. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso investir em profissionais e qualificações, a fim de oferecer um produto ou serviço de qualidade e que ofereça benefícios que vão além do seu propósito. “A qualidade justifica o preço. Sendo assim, quando você é capaz de agregar valor ao seu produto ou serviço, o seu valor monetário é superior ao da concorrência. Com o Branding, você consegue transformar um simples refrigerante de cola em um objeto de desejo de consumo. Mais do que sabor, você vende e entrega felicidade”, complementa o fundador da AQR1.
4. A estratégia funciona apenas para grandes empresas
Mito. “Engana-se quem acredita que essa estratégia é voltada só para grandes negócios ou que ela foi construída da noite para o dia. O Branding faz parte de um processo complexo de gestão e que não traz resultados imediatos, mas, sim, produz frutos duradouros”, discorre. O Branding é um dos requisitos principais para que uma empresa consiga criar diferenciais competitivos que sejam capazes de driblar a concorrência e agregar valor à marca. “Tais atributos devem ser associados à proposta de valor, à voz da marca e ao seu posicionamento. Dessa maneira, a empresa será capaz de atrair o público, não só por meio de seus produtos e serviços, mas também pelos seus valores e posicionamento”, finaliza Igor.