NOTAS DA SEMANA – 01.04.2022

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ENTREVISTA COM MARIANA VELLOSO

1) Quem é Mariana Velloso?

Sou muitas. A Mari é uma menina do interior que chegou na capital para estagiar na área de mídia em 2000. É filha, irmã, sobrinha, prima, amiga, colega, publicitária, mas principalmente mãe. O último é o papel que exerço com mais atenção e cuidado, tenho um grande  orgulho da Mariana mãe da Rebeca, do que construímos e aprendo todos os dias. 

Não gosto muito de falar sobre mim, mas gosto de objetividade e transparência em todas as relações. Sou detalhista, controladora e perfeccionista. Mas já entendi que o mundo real não é assim.

2) Ser uma profissional de mídia reconhecida é muito mais complexo?

Não, é leve e recompensador. É um veredicto que estou no caminho certo e que as pessoas conseguem ver todo o resultado da dedicação do meu dia a dia na minha profissão, no nosso tripé de agência, cliente e veículo. Talvez pela minha objetividade não consiga enxergar complexidade nisso tudo.

3) O que vai mudar mais na mídia?

Essa é a resposta de 1 milhão de dólares hehe. Já mudou tanto e a única certeza é que ainda vai mudar, muda todo dia. A tecnologia deverá nos orientar para onde ir e será nosso desafio aprimorar nossos conhecimentos a partir dela, mas sempre com o olhar do ser humano no centro. O segredo é estar aberto para o conhecimento.

Acredito cada vez mais no papel estratégico do profissional de Mídia com orientação técnica e também sensibilidade porque nem sempre a resposta estará nos números.

4) A vida fora da agência?

Na praia, no campo e na cidade.  Adoro viajar, independente do destino, e é o que mais me desconecta da rotina. Se tiver um lindo pôr do sol, amigos e um assado, daí é perfeito. Curtir e cuidar da família é o dia a dia fora da agência.

MUITO BOM
A aceitação da Secretária Tânia Moreira de continuar no cargo com o novo governador é uma demonstração de confiança e continuidade do trabalho a frente da SECOM RS.

SKY

Não adianta mesmo ponderar, postar, reclamar e mais ainda, consumidores e anunciantes continuarão assistindo BAND E REDE TV com programas e comerciais de São Paulo.

FORNECEDORES

Existe o fornecedor que mantém por capacidade e trabalho o monopólio de um segmento de mídia do mercado e que por ser assim não precisa prejudicar ou atender os pequenos de forma a deixá-los em situação difícil junto aos seus clientes. Bom senso e humildade devem fazer parte dos negócios com muito respeito.

EMPENA GIGANTE NO CORAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Vem aí a maior face publicitária do RS! Mais de 500m² de impacto em uma das localizações mais privilegiadas da cidade. A estreia será em grande estilo com uma marca internacional. Aguardem nos próximos dias.

PORTORIOALEGRE
É impressionante o domínio da milícia e do tráfico em alguns bairros da nossa valorosa Porto Alegre.

TOQUE DE RECOLHER ÀS 16 HORAS!

Para tudo e leva a população que precisa trabalhar, estudar e viver em pânico.

MÍDIAS
Não se passa uma semana sem que alguma agência coloque um pedido de profissional de mídia.

Temos vagas.

MOOVE

A Agência Moove lançou junto com a Zenvia – plataforma que empodera as empresas para criar experiências únicas de comunicação para seus clientes finais – o Yoda 2.0, projeto interno para a produção de conteúdo técnico. Por meio da iniciativa, os colaboradores (conhecidos como Humanz) são incentivados a produzir artigos técnicos para o blog da companhia voltado aos desenvolvedores. Para cada texto produzido e aprovado, os Humanz participantes recebem pontos acumuláveis que podem ser trocados por prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores.

O Yoda 2.0 é uma evolução do Projeto Yoda, lançado pela Zenvia em agosto de 2021. A empresa buscou na expertise em inovação digital da Moove uma oportunidade para fazer o upgrade do projeto. A partir dessa demanda, a Moove  abraçou as várias etapas de aprimoramento, como o desenvolvimento da mecânica da plataforma, sua construção, a criação da identidade visual, a pesquisa da premiação adequada ao perfil do público, a administração da plataforma e toda a gestão operacional do projeto, desde as métricas até a entrega dos prêmios.

Todos os colaboradores da Zenvia residentes no Brasil podem se inscrever no projeto Yoda 2.0, desde que possam contribuir com conteúdos que tratem de linguagem e programação voltados à comunidade de desenvolvedores. A partir do cadastro, os interessados devem selecionar um dos três temas definidos e produzir conteúdo inédito sobre ele.

A nova plataforma está em funcionamento desde o início de março. Os resultados da primeira edição do Yoda 2.0, com os três primeiros temas, serão revelados na primeira quinzena de abril. Os pontos ganhos podem ser trocados por prêmios imediatamente ou podem ser acumulados até o final do projeto. A pontuação é dada para cada conteúdo aprovado e validado. Além disso, serão aplicadas métricas como validação do artigo para publicação no blog, visualizações do conteúdo publicado e curtidas no texto pré-exibido no Yoda 2.0.

A plataforma é uma estratégia de endomarketing que incentiva a produção de conteúdo, e pode ser adaptada a qualquer empresa que tenha interesse em engajar seu público interno.

GRUPO RBS

Nesta sexta-feira (1), as atenções do mundo inteiro estarão voltadas para Doha, capital do Catar, onde será realizado o sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo de 2022. Reforçando a essência do Grupo RBS de estar onde a notícia está, o comunicador da rádio Gaúcha Zé Alberto Andrade, o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira, e o gerente de Tecnologia das Rádios, Radham Miranda, embarcaram rumo ao país na semana passada. 

Diretamente do Centro de Exposições e Convenções de Doha, a equipe transmitirá ao vivo, a partir das 13h (horário de Brasília), o sorteio da Copa na rádio Gaúcha e em GZH. A repercussão também será desdobrada para Zero Hora, RBS TV e no site ge.globo/rs. Durante a semana, os profissionais também marcaram presença nos oito estádios que irão sediar os jogos da competição para conhecer os locais e realizar reuniões para planejar a cobertura que está por vir.

– Estar em Doha nesse momento é poder levar ao Rio Grande do Sul a primeira percepção de que a Copa do Mundo começou. Mas também buscar um maior conhecimento sobre o Catar, dar uma profundidade à Copa que vá além dos jogos de futebol, prezar pela excelência e eficiência da cobertura para que, ao longo do evento, a prioridade seja maximizar a qualidade da história contada de gaúcho para gaúcho e, uma vez mais, inserir a comunidade e os nossos parceiros dentro de um evento global a partir de uma perspectiva local que fortalece o nosso estado – ressalta Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes da RBS. 

A Gaúcha, líder de audiência na Grande Porto Alegre, é uma das únicas emissoras de rádio do país licenciadas para a transmissão da competição. Com a tradição de cobrir em profundidade grandes eventos esportivos, a RBS trará todas as informações da competição em todos os canais e com ações multiplataforma para ampliar a conexão com o público. 

As ações de conteúdo para a Copa poderão ser acompanhadas ao longo do ano com projetos para parceiros de mercado e plano de comunicação com olhar 360º. Pela primeira vez, a Copa do Mundo será disputada no final do ano. O torneio será realizado entre os meses de novembro e dezembro.

NOVO TIME DE MARKETING

Em linha com a visão estratégica, o Grupo RBSanuncia uma nova gerente para o time de Comunicação Institucional. Patrícia Rocha está migrando da Redação para liderar as frentes de Comunicação Interna, Imprensa e Relacionamento Institucional. Há 24 anos na RBS, a jornalista carrega na bagagem experiência em Redação, onde atuou como repórter e editora nas áreas de Segundo Caderno e Donna. Até então, respondia pelo time de Comportamento, Cultura e Lazer e Donna. 

– Com mais de 20 anos de jornalismo e de empresa, é muito gratificante e desafiador ter a chance de iniciar um novo ciclo de carreira, exercitando outras potencialidades para contribuir com nosso propósito de conectar os gaúchos e estar ao lado do nosso público – destaca Patrícia Rocha.  

A RBS também anunciou, na semana passada, a integração das áreas de Produto, Comunicação e Eventos sob a gestão da executiva Caroline Torma, que agora lidera o Marketing da empresa. Além disso, realizou mudanças em Inteligência de Produto com o objetivo de acelerar e qualificar as entregas para seus clientes e a audiência em jornalismo, esporte e entretenimento.  

Camila Rocha, atual gerente de produto de RBS TV,Planeta Atlântida e Destemperados, amplia sua atuação, assumindo produto de Gaúcha e dos Jornais, além das operações de Brand Studio e Vozes. Além da Camila e da Patrícia, o time de Marketing também é formado por Bárbara Fabres (Comunicação e Gestão de Marcas), Maribel Flach (Eventos), Kamyla Medeiros (Digital) e Fernanda Alencastro (Criação). 

Com as mudanças, a inteligência de produto de rádios Entretenimento passará para a estrutura de Entretenimento e Canais, sob a liderança executiva do Marco Gomes, que tem Alexandre Fetter (Atlântida e 102.3) e Martim TJ (92) como líderes de produto. Com a integração dessas frentes, a RBS espera acelerar oportunidades de negócio a partir da sinergia das áreas, além de avançar no desenvolvimento estratégico da plataforma rádio e das marcas de entretenimento, seja no on air ou no digital. Manoela Petek (atual gerente de planejamento Tailor e Multimidia) ampliará seu escopo e assumirá como gerente de produto rádios Entretenimento.

SBT

O que faz uma empresa ser cada vez mais diversa e inclusiva? Se existe uma ideia que resume a resposta seria a vontade de querer aprender diariamente com as diferenças. E essa vontade é despertada quando entendemos que só é possível aprender algo novo e evoluir quando conseguimos nos conectar e somar diferenças. Ainda mais em uma empresa como o SBT, uma rede com muitos colaboradores e emissoras espalhadas por todo o país, um veículo potente de comunicação que entra na casa de milhões de brasileiros todos os dias. Diante da pluralidade do nosso país, muitos dos colaboradores do SBT estão conscientes e querem, cada vez mais, aprender com a sociedade. É esse querer, de forma organizada e colaborativa, dentro de uma organização, que produz ações afirmativas e transformações. 

Por isso, em 2019, o SBT realizou uma ampla pesquisa de mercado e escolheu o Mestre Diversidade Inclusiva (MDI) como apoio educacional para que a empresa se tornasse mais inclusiva. O MDI, criado pela um.a, tem foco no mundo corporativo e ofereceu ao SBT a possibilidade de usar as lentes da diversidade e da inclusão para enxergar a realidade em que todos nós estamos inseridos. Além da alta liderança da emissora, muitos colaboradores do SBT passaram por esse Programa. 

O MDI tem sua entrega realizada em parceria com a Pearson Educacional, que trouxe ao projeto sua percepção sobre a importância de construir a aprendizagem para adultos, apoiada na experiência de ser a maior empresa de aprendizagem do mundo, com mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países. 

Antes da pandemia, a u.ma iniciou o processo de capacitação de toda a alta liderança do SBT. Foram vários encontros de vivências, conexões, reflexões e conscientização sobre o papel de cada pessoa nessa mudança. Afinal, todos são e fazem parte da diversidade, como protagonista ou aliado: os colaboradores, a audiência e os parceiros da emissora. O foco desses encontros foi a valorização das pessoas a partir da humanização do ambiente de trabalho, visto que tudo é feito por pessoas, para pessoas e com pessoas, assim como a entrega dos resultados no negócio também obtidos a partir delas. 

“Estudos e pesquisas mostram que, enquanto as pessoas estiverem inseguras ou lutando para sobreviver no ambiente corporativo, recursos e talentos estão sendo desperdiçados. No momento em que um profissional pode ser quem é, produzir e trabalhar plenamente, ele passa a focar nos desafios da companhia, melhorando, assim, o resultado para todos os envolvidos”, explica Samanta Lopes, coordenadora Latam do Programa MDI. 

Investir em diversidade e inclusão traz retorno imediato para as empresas. A partir da conexão com diferentes pessoas e temas ligados à diversidade, é possível desenvolver a consciência e começar, de forma orgânica, a praticar o que se aprende. “Quando percebemos o poder de somar as diferenças e proteger as pessoas e os negócios, passamos a ouvir mais, interromper menos as outras vozes e, assim, criamos espaços seguros para que as pessoas muitas vezes ‘invisibilizadas’ no time, se manifestem e mostrem seu potencial. Começamos a trabalhar melhor os processos de seleção e as responsabilidades de cada um nesse processo de recepção e inclusão das diferenças”, afirma Ronaldo Ferreira Júnior, CEO u.ma. 

A inclusão e a diversidade são questões de transformação cultural. Por isso a importância de começar com a liderança, como foi feito no SBT. É a partir dela que inspiramos e motivamos os demais colaboradores, dando exemplo e priorizando tempo e recursos para que esses temas sejam trabalhados. 

Além disso, esse aprendizado precisa ser rapidamente multiplicado para todos os colaboradores. A diversidade funciona e trabalha em rede colaborativa: conforme a equipe vai crescendo, a rede de conscientização da importância e da urgência do tema se amplia. Para catalisar essa ação, compartilham-se boas práticas, afinal, não adianta ser uma pessoa, uma área ou uma empresa diversa. Para o jogo de fato ser “ganha-ganha”, é preciso que a diversidade esteja presente e inclusa em todo o mercado de trabalho e em toda a sociedade. 

As estratégias da emissora estão em linha com diversidade e inclusão. Agora, a consciência para a mudança precisa ser incorporada pelas equipes, e isso faz parte do processo de trabalhar a cultura inclusiva, conforme praticado com a alta e a média liderança da emissora. Esse passo vem sendo implementado, também, em áreas específicas, como o jornalismo, o esporte e o casting dos programas. É uma longa jornada que tem começo, meio e que está bem longe do fim. 

O primeiro passo foi o SBT entender seu papel de influenciador. Afinal, é uma empresa nacional de comunicação e tem um conteúdo popular. Essa grande responsabilidade fez a empresa buscar um programa de letramento e capacitação para atender seu público interno. “Buscamos começar de dentro para fora, criando pontes para que a alta e a média liderança da companhia tivessem consciência da sua responsabilidade e patrocinassem essa jornada de inclusão, garantindo mais oportunidades para muitos colaboradores”, afirma Vivian Jacovazzo, head de RH da emissora. 

A temática de diversidade e inclusão é polêmica, porém muito atrativa para as pessoas. Conforme passam a existir a identificação e o pertencimento, as emoções afloram, trazendo à superfície vulnerabilidades e sentimentos contraditórios. Entretanto, muitos sentimentos de pertencimento e aprendizado nascem com a humanização do processo. Essa jornada fala de todos, com todos e para todos, evidenciando que somos diversos e que todos se encontram em algum ponto — quando falamos de questões geracionais, em relação a gênero, questões étnico-raciais, quando somos ou nos conectamos às pessoas da comunidade LGBTQIA+ ou às pessoas com deficiência (PcD). 

Quando existem processos e a jornada acontece corretamente de dentro para fora, transformamos a cultura e logo as ações afirmativas produzidas passam a impactar também todas as conexões externas da empresa, enfim, todo o ecossistema que a empresa está inserida. Por isso é importante aprender a mensurar os resultados obtidos. E para que todos possam acompanhar os avanços conquistados, o portal SBT do Bemreúne diversas ações afirmativas que acontecem dentro da emissora. A mensuração de dados também é muito importante para compartilhar informações com outras empresas que estão começando suas jornadas de inclusão. 

“Penso que o grande desafio é trabalhar a consciência e as escolhas do time e fazê-los entender que incluir a diversidade no ambiente e na estratégia do negócio protege as pessoas e os bons resultados. Ainda há muito que ser feito e, dia após dia, conscientes das dores e das ações afirmativas que poderão fazer, as pessoas que colaboram e constroem a emissora estarão mais preparadas para encarar os desafios, corrigir os erros e proteger as pessoas dessa grande família que é o SBT, reverberando positivamente na sociedade, por meio de sua grande audiência”, finaliza Fernando Teixeira, head de Planejamento da um.a. 

Por isso, o SBT está em constante evolução. Erros, equívocos, falas errôneas e preconceituosas acontecerão pelo caminho: o que não se pode mudar é a estrada de aprendizado e evolução. O comitê de Diversidade e a Academia de Gestão seguem firmes com campanhas de letramento, vivências e programas de capacitação em 2022. 

O COOPERATIVISMO POR FERNANDO RÖHSIG

O cooperativismo, em sua essência, é uma alternativa que um grupo de pessoas encontrou para se organizar e empreender em uma atividade econômica para ter seu sustento. É um tipo de organização bastante antiga e que nasceu da iniciativa da própria classe trabalhadora para obter autonomia para sua sobrevivência, unida por um princípio básico: a cooperação. Tem um arranjo econômico distinto de outras instituições, constituindo-se com base em princípios e mecanismos próprios de organização, atuação e representação. 

O Manual de Boas Práticas de Governança da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) define cooperativa como um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados. Atualmente, existem sete ramos de atuação das cooperativas: (1) Agropecuário, (2) Consumo, (3) Crédito, (4) Infraestrutura, (5) Saúde, (6) Transporte, (7) Trabalho, Produção de Bens e Serviço. 

Para as pessoas que têm relação com alguma cooperativa, seja como associada, profissional, dirigente ou parte interessada da comunidade, entender como esta reunião de pessoas se organiza para buscar o sustento passa pela compreensão do que é a cultura deste universo. São as regras do jogo da cultura que fornecem significado, direção e mobilização, um tipo de energia social que move a cooperativa para a ação.

Assim, é a partir da reunião de pessoas, e não do capital, que se constitui uma cooperativa. Nesta forma de atuação, cada pessoa tem direito a um voto para as deliberações necessárias nos fóruns da organização. Existem outras características que diferem as cooperativas das outras instituições, mas a intenção aqui é focar na relação do poder com a participação das pessoas. É nesta reunião de pessoas que se tem a essência, o fundamento da construção de uma cooperativa.

Em 1995, no Congresso Centenário da Aliança do Cooperativismo Internacional, realizado em Manchester, na Inglaterra, foram revistos e aprovados os atuais princípios que regem o funcionamento de toda e qualquer cooperativa no mundo. Um deles merece destaque: “Educação, Formação e Informação: ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.”

Esta diretriz demonstra que não basta uma pessoa que atua em cooperativa fazer o seu trabalho dentro da organização e pronto. Nesta atividade, a pessoa precisa contribuir para o desenvolvimento dos negócios naqueles lugares onde está presente, em que ela vive, na sua comunidade local. Levar as vantagens do cooperativismo para a comunidade onde esta pessoa está inserida é um princípio que rege o funcionamento de qualquer cooperativa no mundo.

Uma forma de ajudar as comunidades locais é através do trabalho voluntário, seja em entidades sociais, na igreja, no time de futebol, na orquestra, nas ações ambientais, na defesa de causas comuns a todos, enfim, aplicar na prática os conceitos do cooperativismo para que mais pessoas entendam a sua dimensão e possam contribuir com seu ecossistema. Quem, portanto, atua numa cooperativa precisa compreender a sua vocação para o trabalho voluntário além da organização cooperativa propriamente dita.

Aquelas pessoas que já fazem parte de uma cooperativa e tem essa vocação naturalmente aplicam esses conceitos do trabalho voluntário nas ações junto à sua comunidade local e são estimuladas a fazer isso cada vez mais. Já para aquelas pessoas que ingressam depois de ter atuado em atividade profissional não cooperativa, a adaptação numa cooperativa pode demandar tempo até a efetiva compreensão deste princípio universal. Se este entendimento não ocorre, é melhor que essa pessoa saia da cooperativa e tente atuar numa organização com uma cultura mais alinhada ao seu perfil. 

Felizmente a cultura cooperativista é assim: exige que esta reunião de pessoas ocorra em diversas frentes para promover o desenvolvimento da comunidade local e não somente dentro da cooperativa em que se atua. 

Bem-vindo ao mundo do cooperativismo. Um mundo no qual a união de pessoas com um objetivo comum rompe as fronteiras de sua atividade com o propósito de beneficiar muito mais gente do que se pode imaginar.

IMED

A IMED é uma importante instituição de ensino do Rio Grande do Sul, fundada no ano de 2004. Com a missão de “Proporcionar ambientes de conhecimento para desenvolver e conectar pessoas que transformam realidades”, a IMED foi criada com a finalidade principal de fomentar o desenvolvimento humano, econômico e social, por meio da educação superior de excelência e do empreendedorismo sustentável.

A estrutura da instituição está distribuída em três campi, localizados em Porto Alegre, Passo Fundo e Ijuí. Recentemente, a IMED adquiriu o controle da Faculdade FAL, na cidade de Ijuí. A oferta de cursos à comunidade contempla 17 oportunidades de Graduação, distribuídas nas seguintes áreas: Business School e as Escolas de Direito, Politécnica, de Saúde e Ciências Agrárias.

Também há oportunidades de Mestrado em seis áreas do conhecimento – Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia, com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – e, ainda, o curso de Doutorado em Odontologia.

Além de manter excelentes cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, a IMED faz questão de estabelecer uma forte proximidade e inserção nos setores político e empresarial, com uma visão de futuro baseada na geração e compartilhamento de oportunidades. Para tanto, estabeleceu diversos convênios internacionais e com grande foco em pesquisas de relevância acadêmica e empresarial.

Inovação, qualidade e reconhecimento

A referência e qualidade da IMED são tão expressivas, que em 2020, foi reconhecida como uma das organizações que mais inovam no Sul do Brasil, ocupando o quinto lugar no Ranking Campeãs da Inovação entre os destaques da categoria Ensino e Pesquisa. A 16ª edição da pesquisa foi realizada por meio de aliança entre o Grupo Amanhã e o IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, nos Estados Unidos.

No mesmo ano, que foi repleto de desafios e adaptações com o advento da pandemia de Covid-19, a IMED também se destacou como uma das melhores empresas para se trabalhar no Estado, figurando na 25ª posição em ranking elaborado pela consultoria Great Place to Work (GPTW), na categoria Médias Empresas.

Envolvida por experiências inovadoras e disruptivas, a instituição vive um momento bastante especial, com o planejamento de um processo de expansão bastante arrojado, baseado em sistemas de gestão inovadores para o setor educacional. Esse processo prevê um novo momento para a marca, com todo um conjunto de ações que vão transformar a percepção de relevância e valor da marca IMED em seus mercados.

Para esse novo momento, a IMED escolheu a e21 como sua parceira estratégica em comunicação e marketing.

A e21 possui metodologias proprietárias de planejamento e entrega de soluções de comunicação com consistência e criatividade. Nesta jornada de transformação do cliente, são identificadas estratégias a desempenhar que vão estruturar um novo nível para o processo de comunicação da marca IMED.

A Diretora de Negócios e Operações da e21, Fernanda Kubiack, destaca que “nossa jornada de transformação prevê fases de trabalho muito bem delimitadas, com uma gestão integrada de processos internos, envolvendo planejamento em profundidade e criações de alto nível para criar valor à marca e sempre com total atenção ao nosso cliente”, ressalta.

Ao falar sobre o trabalho da Agência junto à IMED, o Diretor-Presidente da e21, Luciano Vignoli, considera que esse é “um desafio fascinante e vamos, com certeza, escrever um novo capítulo na história de criação de valor dessa instituição de ensino com referência e posicionamento inigualáveis no interior e em todo o Rio Grande do Sul”, finaliza.

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL

Como a história pessoal de Fernando Henrique Cardoso pode nos ajudar a compreender a História recente do Brasil? Foi com esta pergunta que partiu o diretor Belisario Franca para realizar o documentário “O Presidente Improvável”, que resgata a trajetória e o pensamento do biografado desde a sua infância até o presente. O longa terá lançamento em Porto Alegre, com sessão especial para convidados, na noite desta terça-feira (5), no GNC Cinemas do Moinhos Shopping.
Intercalando imagens de arquivo com trechos de diálogo, o documentário coloca FHC diante de amigos e colegas de longa data para relembrar histórias do passado, refletir sobre o presente e revisar o seu legado como político, sociólogo e brasileiro. Fernando Henrique Cardoso, que completará 91 anos em junho, costuma ser mais lembrado como o Presidente da República que governou o Brasil entre 1995 e 2002. Mas ele também foi, e ainda é, um importante sociólogo, professor e pensador da realidade brasileira e latino-americana. Entre as suas obras, destaca-se especialmente o livro “Dependência e desenvolvimento na América Latina”, que marcou a interpretação sociológica do continente e foi escrito em coautoria com o chileno Enzo Faletto em 1968, quando FHC ainda estava no exílio.
A produção é assinada pela Giros Filmes, que está completando 25 anos, e é de sociedade de Belisario Franca, Mauricio Magalhães e Bianca Lenti. A distribuição ficou a cargo da Bretz Filmes.
Antes de exibir o documentário, a Giros irá apresentar um teaser de outra produção dirigida por Belisario – que também assina “Menino 23”, “Soldados do Araguaia” e “Amazônia Eterna”: a série “GreNal – O maior clássico da América”. O projeto foi anunciado em 2020, em cerimônia na sede da Federação Gaúcha de Futebol para assinatura do contrato da produtora com os dois clubes e será exibida uma grande plataforma de streaming.

PODCAST

O podcast é o formato de conteúdo que cada vez mais tem ganhado participação de mercado global. A praticidade e a característica de se poder ouvir em qualquer situação, são vantagens que atrai cada vez mais público.

Os brasileiros também têm aderido cada vez mais o uso do podcast no dia a dia. Atualmente o Brasil é terceiro país que mais consome podcast no mundo. O país só fica atrás da Suécia e Irlanda, primeiro e segundo colocado, respectivamente.

É o que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE sobre o consumo de podcast.

No Brasil são mais de 30 milhões de ouvintes, e mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Só como comparação, a Suécia (primeiro no ranking), possui uma taxa de de somente 7% acima do Brasil – 47% no total.

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