NOTAS DA SEMANA – 01.07.2022

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ENTREVISTA COM BÁRBARA PUFAL

1. Quem é Bárbara Pufal?
Sou a Bárbara, mãe da Melissa e do Matheus.Também sou esposa, mulher, profissional, aluna, filha, amiga. Sou uma curiosa nata, extremamente prática, inquieta e uma eterna insatisfeita. Mas a maturidade vem me ensinando que o mais importante é o feito. E que o perfeito não existe.
2. O Marketing Agro entrou na tua vida como atração ou negócio?
O Marketing Agro entrou na minha vida como negócio. Há mais de uma década, quando comecei a atender contas de Agro, tive uma choque de realidade, pois sem qualquer experiência e nenhum conhecimento no segmento, tudo para mim era uma descoberta, O Agro me encantou, pois ao mesmo tempo que traz uma simplicidade, tem toda a sua complexidade, além de inúmeras oportunidades. Acabei pegando gosto pela coisa, me especializei e hoje, na Neodigital, é uma satisfação poder focar na consultoria e comunicação de marcas do Agronegócio.
3. O home office, o virtual, comandar equipe e obter resultados são desafios maiores hoje?
O home office, o virtual, as reuniões via call e todo esse universo do “novo normal” que a pandemia nos trouxe, de uma certa forma distanciou as pessoas fisicamente, mas agilizou os processos e quebrou barreiras geográficas. Entendo que para se ter bons resultados nesse formato, precisamos contar com um time engajado, responsável e que tenha maturidade. Além de suporte técnico e tecnológico para isso. Desta forma, conseguimos ter novos desafios, até mais inspiradores.
4. Uma casa de campo para poder… Tudo?
Uma casa de campo para poder se desligar de tudo e se conectar com a nossa essência. Na correria do nosso dia-a-dia, é importante encontrar algum refúgio para olharmos para dentro, nos conhecermos mais e curtir as pessoas que amamos. Acredito muito que a felicidade é uma coleção de pequenos e grandes momentos felizes, que fazem parte da construção da nossa história.

VESTIBULAR FMP
A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para o vestibular extra 2022/2 até o próximo dia 4 de julho, segunda-feira. A prova acontecerá no dia seguinte (5), terça-feira, das 19h às 22h, em formato online. O link da sala de aplicação será enviado, por e-mail, até às 15h do dia de realização do exame. Para realizar a inscrição é necessário preencher formulário disponível no site da instituição (www.fmp.edu.br.)
Esta será mais uma oportunidade de o aluno ingressar na única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas pelo Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. A FMP recebeu a nota pelo terceiro ano consecutivo, figurando entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil. O conteúdo da prova será dividido em: Português, Conhecimentos Gerais e Redação. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 6 de julho de 2022, a partir das 18h, no site da FMP. Matrícula e entrega da documentação serão feitas online. Mais informações: https://fmp.edu.br/vestibular/

ARP, GAV RS E KANTAR

O futuro está em construção, mas boa parte dele já está aqui e foi construído ao longo das últimas décadas. É com base nesse conceito que a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Grupo de Atendimento a Veículos do Rio Grande do Sul (GAV RS) se unem à Kantar IBOPE Media para promover o evento “As fundações do novo. Tendências decodificadas para um futuro em construção”.
A diretora de desenvolvimento de negócios regionais da Kantar IBOPE Media Giovana Alcântara, é quem conduzirá o encontro marcado para 12 de julho, às 19h, no auditório ARP (Edifício The Place – Rua Tobias da Silva, 120), exclusivo e gratuito para sócios da ARP e do GAV. A executiva da Kantar, que tem mais de duas décadas de experiência no mercado publicitário, abordará o tema sob a perspectiva da provocação: diante de transformações aceleradas e da imprevisibilidade do amanhã, como podemos usar os dados a nosso favor?
Após a explanação dela, serão chamados quatro convidados para debater o assunto. Augusto Rocha, vice-presidente da PMWeb; Denise Marusiak, Diretora de Mídia na HOC; Fabiana Londero, Presidente do Grupo de Marketing ARP; e Patrícia Angeletti, Head de Mídia na W3, trarão insights sobre o setor.

Inscrições devem ser feitas através do e-mail contato.gav@gmail.com

SBT RS

Estrelas da programação do SBT vieram de São Paulo para falar ao mercado publicitário gaúcho. Talentos regionais também participaram do encontro realizado no dia 28 de junho, no espaço Nau, que fica no 4º Distrito de Porto Alegre. Em forma de talk-show, mediado pela apresentadora do programa Masbah!, Brunna Colossi, o objetivo do happy hour foi reconectar a emissora com agências e clientes depois de mais de dois anos de pandemia.

A noite começou com boas-vindas do head de negócios local, Gabriel Casara, e o diretor executivo de Negócios e Marketing do SBT, Fred Müller. O primeiro painel focou no jornalismo. O gerente de Integração e Planejamento do SBT, Rodrigo Hornhardt, responsável pela implantação da plataforma SBT News, apresentou a grande novidade da área no SBT. Depois, os apresentadores do SBT do Rio Grande do Sul, André Haar, Marcelo Chemale e Glauco Pasa e o comentarista esportivo Matheus Schenk falaram sobre as atrações locais e o investimento no esporte.

O segundo “bloco” da noite recebeu os apresentadores Renata Kuerten e Lucas Anderi e o diretor do programa Esquadrão da Moda, Gustavo Vaccari, para falar dos bastidores do reality, da importância da TV como espaço de narrativas felizes e emocionantes, parte do DNA do SBT. Localmente, Antônio Costaguta, apresentador do Na beira do fogo com El Topador, e Pinheiro Machado, do Anonymus Gourmet, e a própria Brunna, destacaram a importância do entretenimento local.

Por fim, a head do SBT Solutions, Mayra Hassano, e a head digital do SBT, Karin Ribeiro, apresentaram um novo modelo de relação com o mercado publicitário com exemplos de branded content e produtos digitais que falam de novas linguagens para novos públicos.

TÂNIA MOREIRA DEIXA O GOVERNO

A jornalista Tânia Moreira pediu exoneração do cargo de secretária de Comunicação do governo do Estado para se dedicar à campanha do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) à reeleição. A substituta será a jornalista Zete Padilha, que trabalhou com o governador Ranolfo Vieira Júnior na Secretaria de Segurança Pública.
Tânia assumiu como secretária no início do governo Leite, depois de ter feito a campanha vitoriosa dele ao lado do publicitário Fábio Bernardi. Deixou o governo por um curto período, em 2020, para fazer a campanha de Nelson Marchezan, mas reassumiu após a eleição.
Com Leite, Tânia só havia feito gravações para o horário eleitoral, até ser convidada para trabalhar em 2018. A vitória na eleição, somada à relação de confiança que se estabeleceu entre os dois, fez com que Leite a convidasse para ser secretária e, agora, para trabalhar na campanha.

BAND RS

Celebrando o mês dos profissionais de mídia com um evento pensado para o mercado do Rio Grande do Sul, a Band RS, sob a direção geral de Lisiane Russo e direção comercial de Erikson Assis, recebeu no Hotel Hilton a Head de Pesquisa e Insights do Grupo Bandeirantes, Sandra Stecca, e Denise Maursiak, gestora de Mídia da agência HOC, como moderadora do painel. Apresentando uma palestra sobre “O Uso Mercadológico da Informação” trazendo novidades do World Audience Summit (Londres, Maio de 2022) e também do Futuro da Experiência de Vídeo, promovido pela Kantar em São Paulo, Sandra trouxe vários insight e inovações para representantes de mídia de várias agências.

ESCALA

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a Escala lança projeto de campanha pro bono voltado a empresas que sejam fundadas por pessoas LGBTQIA+, além de uma série de ações para estimular a pluralidade tanto dentro quanto fora da agência — como a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão e o Censo de Diversidade.

Marcado pelo mote “Se você faz parte da comunidade LGBTQIA+, a Escala quer apoiar a sua empresa”, o projeto pro bono visa ajudar pequenas empresas a se desenvolverem em termos de comunicação e posicionamento, reforçando a presença e a percepção de marca entre o público LGBTQIA+ e alcançando novos nichos de divulgação.

A ideia surgiu a partir de um time de pessoas da comunidade LGBTQIA+ colaboradoras da agência, com o intuito de mostrar a diferença na prática sem que o discurso fique apenas no papel. “Queremos usar o nosso privilégio e a expertise da Escala nesses quase 50 anos de atuação no mercado publicitário para dar mais visibilidade e incentivar o trabalho de empresas menores e aliadas à causa LGBTQIA+”, comenta João Brasbie, Head de Conteúdo da Escala e idealizador da campanha, que se identifica como um homem gay.

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pela Escala ao longo do mês do Orgulho LGBTQIA+. Além da campanha pro bono de comunicação, a agência irá criar um Comitê de Diversidade e Inclusão com o objetivo de garantir a diversidade tanto na cultura interna quanto nos trabalhos entregues aos clientes. Durante esse primeiro ano, o Comitê vai desdobrar conteúdos e eventos baseados na temática LGBTQIA+, e os próximos dois anos seguem, respectivamente, os temas “Gênero e Raça” e “PCD e Etarismo”.

Aumentar a diversidade de gênero e racial também está nos planos da Escala em 2022. As contratações por ações afirmativas serão realizadas com base em dados exclusivos do Censo de Diversidade, outra resolução da agência para entender o cenário atual e aplicar as novas políticas de inclusão no quadro de funcionários da empresa, além de trazer esses resultados para as redes sociais da Escala.

Conforme Brasbie, a implementação dessas ações deve colaborar não só para a conscientização, mas também para construir e proporcionar ambientes mais seguros e confortáveis. “Isso impacta diretamente na qualidade do trabalho, na criatividade dos profissionais e no sentimento de pertencimento. Queremos reforçar a nossa cultura e promover um espaço onde as pessoas se sintam livres para viver a sua verdade”, salienta.

As empresas interessadas em participar da campanha pro bono podem se apresentar como clientes para o projeto até 28 de julho de 2022, enviando sua candidatura através do formulário: https://bit.ly/ProjetoEspecialEscala. O Comitê de Diversidade e Inclusão da Escala ficará como responsável por selecionar uma empresa que contará com o apoio da agência na comunicação e promoção da marca.

ALICE E O CHAPELEIRO

Com uma proposta imersiva, em que o público se sentirá parte da história, Alice E O Chapeleiro, novo espaço de entretenimento temático em Gramado, com concepção geral de Vitor Faccioni, abrirá em sistema de soft opening, a partir do dia 11 de junho. Com dimensão total de 2 mil m², área construída de 805m², na região central da cidade, o empreendimento comportará até 250 lugares. O espaço de entretenimento reunirá bar, pocket show, restaurante, loja e ambiente temático inspirado na história original de Lewis Carroll. 

O menu será sofisticado, sem deixar de lado o fator lúdico e temático. O cardápio será livremente inspirado nos personagens da história como os pratos do Coelho, da Alice e do Gato.  Entre as opções de drinks, concebidas por Drew Rosa, clássicos e temáticos: o da Lagarta será servido em um narguilé e o da Rainha vem com uma coroa. As criações especiais serão desenvolvidas para algumas bebidas e os copos poderão ser adquiridas na loja local, dentro do espaço.

Ao entrar no empreendimento, o público passará por uma porta fechadura e irá visualizar um teto com livros voadores. Uma parede ao fundo com pintura em 3D simboliza a floresta onde Alice estava antes de cair no buraco. Terá ainda um coelho próximo a arvore com buraco em cima de uma grama que se faz visível por meio de um piso acrílico.  Na sequência, o público será convidado pela Lagarta, que estará ao lado de um cogumelo com narguilé, para entrar no salão principal. Nesse momento o público irá passar por uma réplica do buraco em que Alice caiu com direito a um adesivo que reproduz o efeito espiral e um entrelaçado de galhos de árvore com elementos pelos quais a personagem passava ao cair no buraco. Relógios de parede e candelabros fazem parte desse momento. Ao final da travessia uma Alice de três metros de altura, a reprodução da floresta de cogumelos pintadas nas paredes com técnica em 3D, uma mesa do Chapeleiro ao centro e vários elementos cênicos como o guarda cartas, cogumelos e uma árvore de 6 metros de altura completam a experiência imersiva e ambientação do espaço. O artista Erick Citron, acompanhado de dois outros artistas, Ana Scarceli e Leandro Alves foram os responsáveis pela pintura da área equivalente a 300 m².

PROJETO ONE

O mercado gaúcho de Comunicação tem um encontro marcado para a próxima semana, dia 5 de julho, às 19h. Na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609 – bairro Floresta), o projeto ONE nasce para ser um happy hour promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), tendo ainda as entidades Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro-RS) e Sindicato das Empresas de Informática (Seprorgs). Com o propósito de criar conexões e promover o desenvolvimento do mercado, o formato é que seja algo descontraído com sorteios e atração cultural.

Um dos idealizadores do projeto, o diretor de Conexão Digital da ARP, Jonatas Abbot, explicou que a ideia de criar o One surgiu enquanto reeditava alguns eventos realizados pela entidade no passado. “Entre 2001 e 2004 tivemos o Terceira Terça, que chegou a reunir cerca de mil pessoas em um happy hour. Também criamos o Papo de Primeira e vieram outros eventos depois que geraram muitos investimentos e negócios na área de tecnologia”, justificou.

Segundo o sócio e diretor-executivo da Dinamize, a oportunidade de organizar o evento surgiu ao lado dos demais presidentes: “Queremos reunir o mercado e os clientes. E, hoje, a gente entende que a pauta trazida por uma instituição como a ARP tem toda sinergia com as entidades envolvidas. Quem é do Digital faz Propaganda, e vice-versa”, ponderou. O objetivo é que o evento passe a ser realizado mensalmente e de forma itinerante, sem nenhum tipo de conteúdo, pois o intuito é proporcionar um ambiente bacana para fazer networking.

As inscrições devem ser realizadas no site www.onehappy.tec.br e o único valor a ser desembolsado pelos participantes será do que for consumido no local.

SPR

“Recarregue-se” é o conceito criado pela SPR para a campanha de lançamento da linha Energy ON, um produto inovador lançado pela tradicional marca de calçados femininos Piccadilly, que completa 67 anos de presença no universo feminino. O calçado promete energizar as pernas das consumidoras em uma combinação única de tecnologia, design, conforto e sustentabilidade que chega para revolucionar o mundo dos tênis ao mudar para sempre a sensação de caminhar. Desenvolvido com tecnologia importada, o calçado tem um exclusivo sistema de ímãs que transforma impacto em vibração. Associada à tecnologia inovadora que descansa e energiza as pernas, a Energy ON chega aos pés das consumidoras brasileiras com design arrojado e premissas sustentáveis de desenvolvimento. O desenho foi projetado pelo designer e diretor criativo Gustavo Dal Pizzol, CEO da Top Shoes Brasil, que concebeu o produto no conceito de projeto denominado Partner Design para a Piccadilly.

Ao pensar na linha criativa da campanha publicitária para esse lançamento da Piccadilly, a agência teve como principal missão e desafio diferenciar a linha Energy ON da linha Energy já existente no portfólio da marca e, assim, causar impacto na percepção das clientes da marca.

De acordo com a diretora de atendimento da SPR, Giorgia Antunes Lorenz, “com o conceito ‘Recarregue-se’ a campanha busca destacar não somente a tecnologia dos produtos, que é incrível e proporciona uma sensação única em quem calça os tênis, mas também o novo design que foge do padrão já conhecido pelas consumidoras da linha Energy. O resultado é uma campanha vibrante e cheia de energia.”

Conheça o filme da campanha Energy ON em https://www.youtube.com/watch?v=Q6EuNjh1JS4.

KANTAR IBOPE

O estudo “The Future Viewing Experience – O Futuro da Experiência de Vídeo”, lançado hoje no Brasil e em outros mercados globais pela divisão de mídia da Kantar, aborda o comportamento da audiência e as previsões de como será o consumo e a distribuição do vídeo pela TV linear e plataformas streaming o longo dos próximos anos. O relatório apresenta as tendências e oportunidades relacionadas à vivência dos espectadores, oferecendo novos horizontes e exemplos de inovação no formato que vão impactar todo o setor.

A pesquisa fornece dados relacionadas à distribuição de vídeo, produções independentes e de grandes estúdios, com marcas consolidadas, globalização de conteúdos, possibilidades múltiplas de modelos de negócio e estratégias de diferentes players do mercado de mídia para crescimento e fidelização do público. Desenvolvido de forma ampla para o segmento, com o objetivo de trazer as mais recentes inovações para anunciantes, agências e produtores de conteúdo, o estudo também aponta novas oportunidades na área da publicidade e na relação de valor com os clientes.

“Estamos presenciamos uma revolução no mercado de vídeo e o Brasil é parte relevante desse movimento. Muitas das tendências que identificamos fornecem oportunidades de monetização e valor para a indústria. Esse cenário amplifica a necessidade de dados amplos, que ganham ainda mais relevância para todos os players.  Esperamos que “O Futuro da Experiência de Vídeo” possa ajudar na criação de novas estratégias de crescimento”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.

O futuro avança para a distribuição de conteúdo em vídeo via IP. A era dos set-top boxes se aproxima do fim e os dispositivos móveis não são ideais para vídeos longos. Esse caminho prevê um papel fundamental para as Smart TVs. Esse movimento ocorre simultaneamente à integração vertical realizada pelas grandes empresas de mídia, que decidem lançar serviços para alcançar diretamente o consumidor.Esse cenário propicia um aumento na relevância das franquias de conteúdo, já que a integração tem como princípio a propriedade intelectual. Um bom exemplo é a Marvel, que segundo dados do Target Group Index 2021, possui 53 milhões de fãs em quatro mercados europeus importantes. Na questão de conteúdo, inverte-se o trajeto anterior e agora caminha-se do local para o global, com plataformas estimulando produções em diversos países.

As inovações da área de mídia e distribuição permitem que os consumidores tenham grande oferta de escolhas para aproveitar melhor a experiência do vídeo. Nessa nova etapa, TV Linear e plataformas de SVOD e AVOD terão de encontrar as melhores formas para entregar os conteúdos para os espectadores. O estudo aponta iniciativas locais e globais de como os produtores de conteúdo vêm lidando com o desafio de ser manter relevante meio a um cenário cada vez mais competitivo.

Mudanças na experiência de vídeo e o crescimento das produções de conteúdo também impactam diretamente a publicidade. Por isso, o setor deve procurar novas maneiras de criar campanhas significativas. Algumas das possibilidades de investimento na publicidade endereçável, e que envolvem aparelhos conectados, são o posicionamento dinâmico do produto, com publicidades distintas para cada usuário de acordo com os dados disponíveis, estratégia de “shoppable content” – que permitiria ao espectador comprar produtos que estão aparecendo em qualquer tipo de tela –, compras ao vivo e marketing omnicanal.

Com o fim dos cookies e o aumento de leis a favor da privacidade dos usuários, as empresas precisarão achar novas formas de se comunicar com os consumidores – seja para mensuração, seja para segmentação. O relatório apresenta algumas soluções para o futuro, como a segmentação por dispositivo, a necessidade de ir além do demográfico e a urgência na parceria de dados.

Para fazer o download do estudo completo, acesse https://www.kantaribopemedia.com/the-future-viewing-experience-download/

VIGILIÂNCIA COLABORATIVA

Comprovada a eficiência e a eficácia do Modelo Colaborativo (V.C.), o sistema de vigilância se expande para além do bairro Auxiliadora – marco zero do projeto – e ganha adesão de mais quatro bairros: Centro Histórico, Moinhos de Vento, Mont’Serrat e Higienópolis. E marcando essa fase, a AMA (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora) e representantes dos bairros, irão inaugurar o início da operação da V.C. no Centro Histórico. O Evento será:
Data: 28 de junho de 2022, às 14h30min
Local: Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Rua Duque de Caxias, 1047 – Centro Histórico, POA-RS.
Segundo o padre Rogério Luís Flôres, responsável pela Catedral Metropolitana de Porto Alegre e representante da Associação de Moradores do Centro Histórico, desde o início de março estavam em negociações para o bairro participar do projeto de cercamento eletrônico. “A ideia é muito simples, visa transformar nossos bairros em zonas de segurança, ou seja, bairros mais seguros para os familiares, vizinhos, amigos e clientes. E por fim agora, chegou a vez do Centro Histórico”, festeja o padre Rogério. Da mesma forma que o empresário Raul Castelhano, dono da tradicional Confeitaria Sabor de Luna do bairro Mont’Serrat, endossa o modelo. Ele acredita no poder da micropolítica de engajamento de comerciantes e moradores. “Planos de ação como este podem inspirar a comunidade a aderir à vigilância colaborativa em outros bairros, deixando nossa cidade muito mais segura”, afirma Castelhano. Para ele, o objetivo é proporcionar maior segurança à comunidade e estimular a circulação de moradores, visitantes e clientes.
Lançado em fevereiro deste ano pela AMA (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora), a Vigilância Colaborativa, que conta com o apoio das corporações policiais – Brigada Militar e Polícia Civil – além da Prefeitura de Porto Alegre, vem cumprindo seu objetivo e os moradores do Bairro Auxiliadora começam a vivenciar a redução da incidência de crimes comuns na região, como furtos, roubos e assaltos. “Pelo que me chega de informações da vizinhança, a eficácia do modelo vem se provando quando, nitidamente, é observada uma diminuição das ocorrências nas áreas com câmeras da Vigilância Colaborativa no nosso bairro”, pondera Fernando Callegari, síndico de condomínio Esplanada dos Moinhos, parceiro desde a fase inicial do projeto.
A Vigilância Colaborativa é um modelo de parceria Público-Privada inédita no Brasil, que propõe um formato em que as associações de moradores realizam a gestão comunitária da parceria com a iniciativa privada e oferecem o serviço em colaboração ao poder público, embasada no Termo de Cooperação Nº 171/2017 (que estabelece na Cláusula Quarta; Das Obrigações: 4.1.5.: Estabelecer parcerias com órgãos, entidades e organizações da sociedade civil visando ao aprimoramento da segurança pública).
O equipamento utilizado, chamado de Astro 4.0, criado pelo engenheiro e especialista em segurança, David Nahon. “A ideia do sistema é simples e a sua maior inspiração veio da experiência que tenho em redução de eventos (crimes) em grandes projetos, aliado a isso temos exemplos de bairros e de outras cidades no mundo que adotaram com suas particularidades soluções parecidas, que envolvem câmeras para auxiliar na resolução de crime”, explica David Nahon. Ele conta que, entre a fase de pensar e construção foram uns 6 meses, e tendo o apoio da empresa ProteRisco com larga experiência em desenvolver as ideias, acelerou bastante o prazo. “Mas quando se fala em tecnologia sempre temos coisas novas e estamos sempre buscando aprimorar o projeto”, adianta Nahon.
Segundo o presidente da AMA, o cidadão tem todo o direito de buscar alternativas que corroborem com a sua segurança. “Conseguimos o apoio das autoridades de segurança pública tanto do Município como do Estado porque o objetivo não é concorrer ou fazer o papel de ‘polícia’, mas de colaborar por meio da vigilância no interior dos bairros, com comunicação imediata das ocorrências às forças policiais”, explica Corrêa. E por essa razão a Vigilância Colaborativa conta com o apoio de outras associações de bairros para a sua implementação. Caso do bairro Moinhos de Vento. E um exemplo é o apoio do clube ícone do bairro.
O Leopoldina Juvenil aderiu a ideia da Vigilância Colaborativa e está apoiando em 100% a implantação das câmeras pelas ruas do bairro Moinhos de Vento. “Apoiar a sociedade civil e o poder público em ações voltadas à segurança da nossa cidade é motivo de orgulho para nós, do Juvenil. Como um clube que proporciona momentos de bem-estar aos seus frequentadores, temos a missão de ampliar essa mobilização para a região que nos abriga há mais de um século com tanto carinho”, destaca o presidente da Associação Leopoldina Juvenil, Alberto Jerônimo Guerra Neto. Para ele, o arredor do clube irá inaugurar a Vigilância Colaborativa com a assinatura da Associação dos Moradores e Comerciantes do Moinhos de Vento. A adesão dos bairros de Porto Alegre vem acontecendo de forma gradual e sistemática. “Queremos que o ASTRO 4.0 colabore de forma efetiva com as forças policiais para tornar os bairros da Capital Gaúcha mais seguros, com vigilância colaborativa ativa e responsiva”, destaca o presidente da AMA.
Agora além das câmeras, o Sistema conta com o App Vigilância Colaborativa (https://on-bubble.com/astrovigilancia) desenvolvido para dar ainda mais agilidade à informação às forças policiais das ocorrências nos bairros que implantaram o sistema. O aplicativo funciona de forma simples, de fácil manipulação e totalmente intuitivo. “Com o passo a passo para cadastramento do Manual de Instruções, os moradores e comerciantes passam a ter, na palma da mão, informações para melhor experiência com o ASTRO 4.0, além de aumentar a percepção de segurança no bairro”, salienta João Volino Corrêa, presidente da AMA.
A Vigilância Colaborativa faz a cobertura visual 24 horas das áreas públicas, desde o alinhamento dos condomínios e comércios às áreas de calçadas, ruas, canteiros e servidões; onde predominam as ocorrências. O sistema conta com um equipamento chamado Astro 4.0, composto por uma caixa de metal com internet própria, duas câmeras de alta resolução e alcance de até 50 metros para captação das imagens que, diante do alerta de Atividade Suspeita ou Ocorrência feito pela vítima, morador ou transeunte pelo aplicativo, são capturadas via geolocalização pela empresa parceira, para envio direto à Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Agora, para viabilizar o projeto está mais fácil. Com a chegada do 5G, a conexão não é mais um gargalo para o projeto. “A solução tem diversos componentes de vários fabricantes, apesar de todas estas fábricas estarem no Brasil, alguns componentes são fabricados fora do país”, explica o criador do Astro 4.0, David Nahon.
Para mais informações sobre Astro 4.0 acesse: https://astromonitoramento.com.br

OS CENÁRIOS DAS DOENÇAS CRÔNICAS DE PELE NO BRASIL

O I Simpósio Nacional “O Cenário das Doenças Crônicas de Pele no Brasil”, realizado recentemente e de forma híbrida, marcou o lançamento de mais um projeto da ONG Psoríase Brasil, o Doenças de Pele Brasil (DPB). A iniciativa busca ampliar a atuação da instituição no enfrentamento às doenças crônicas e imunomediadas da pele, como o Vitiligo, Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea, Hidradenite Supurativa e Doença Psoriásica.

O encontro contou com a presença de renomados médicos dermatologistas, imunologistas e alergistas, bem como membros da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que em sua participação abriu a possibilidade de inclusão das demais doenças crônicas de pele, fora psoríase e vitiligo, no substitutivo ao PL 3.809/2019, o qual é relatora. De autoria da deputada federal Rejane Dias (PT-PI), o Projeto de Lei original busca a melhora no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com essas moléstias. dermatológicas.

Conforme manifestou Carmen, já envolvida há alguns anos na luta pelo bem-estar e por políticas públicas de saúde para pacientes acometidos por psoríase, a iniciativa se dará por meio da redação de um novo substitutivo. O texto da matéria, integrando Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea e Hidradenite Supurativa, terá a colaboração dos médicos especialistas e associações ligadas ao segmento, coordenadas pela Psoríase Brasil.

Assim, de acordo com a parlamentar, é possível o documento contemplar políticas públicas para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, capacitações de médicos e profissionais da atenção primária ao paciente, bem como o acesso a novos medicamentos. Ademais, há ainda perspectiva de revisão de prazo dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT’s) para no máximo dois anos, já que hoje esse aprazamento não existe.

O DPB também conta com portal o https://doencasdepelebrasil.org.br, podcast e redes sociais – Instagram e Facebook. Os canais de comunicação Doenças de Pele Brasil trazem informações essenciais aos pacientes sobre sintomas, tratamentos e cuidados de cada uma dessas doenças dermatológicas, expandindo, desta forma, o renomado trabalho realizado há mais de duas décadas pela Psoríase Brasil.

À frente da instituição, Gládis Lima, defensora dos direitos dos pacientes e conhecida nacionalmente pela condução da Psoríase Brasil, manifestou sua total satisfação pelo reconhecimento da deputada Carmen Zanotto, por abrir a possibilidade de integrar as demandas relacionadas às doenças crônicas de pele em um PL já existente, através de novo substitutivo. “A senhora leu nossos pensamentos, deputada, pois, desta forma, poderemos ampliar esse acesso às outras enfermidades de pele que acometem milhares de pacientes por todos os cantos do Brasil. Precisamos de capacitação a quem recebe nossos pacientes para que não tenham que ser submetidos à dura e difícil jornada até que cheguem a um diagnóstico preciso. Uma vez que, em muitos casos, até isso ocorrer acabam por estar com a doença já em estado avançado, prejudicando em muito sua qualidade de vida”, salientou.

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