NOTAS DA SEMANA – 02.09.2022

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ENTREVISTA COM TAIS SOUZA

1) Quem é Tais Souza?
Sou apaixonada por comunicação e me dedico a esse mercado desde muito jovem. Fui profissional de mídia por quase 20 anos e, em 2016, passei a fazer parte do time regional da Kantar IBOPE Media. Desde então, sou responsável pela liderança de relacionamento com os mercados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mantendo sempre uma relação de parceria com os clientes.

2) A transformação de executiva de mídia para o segmento de pesquisa foi mudança ou desejo?
Foi uma mudança baseada em outra das minhas paixões: os dados, que sempre me acompanharam no trabalho de mídia. Era uma questão de respeito ao dinheiro do anunciante. Minha vinda para a Kantar foi, portanto, apenas mudar de lado do balcão. Ao invés de ser só usuária dos dados, eu passei a também oferecê-los, sempre de forma consultiva. Essa minha trajetória talvez ajude a explicar a relação próxima que eu mantenho com os clientes. Eu sei o que eles sentem porque já estive na posição deles.

3) O mercado do Sul gosta de números ou ainda reluta em ter e usar por problemas de investimentos?
O Sul é uma das regiões mais ricas e complexas do país. Temos várias particularidades dentro da mesma área, mas de uma forma geral, é um mercado cada vez mais preocupado em ter informações para tomada de decisão. Isso inclui não apenas as agências e as emissoras, mas também os anunciantes. E para nós, da Kantar IBOPE Media, é fundamental entender o comportamento do consumidor de conteúdo e oferecer tecnologias que reflitam a mensuração de audiência em diferentes meios e formatos, disponibilizando ao mercado uma visão integrada do consumo de mídia.

4) A Taís sem a Kantar?
Minha relação com a comunicação permanece fora da Kantar. Me divirto assistindo TV com o meu filho, pois temos gostos bem peculiares para a seleção de programas. E esses são momentos só nossos em meio à correria do dia a dia. Sem falar que o meu filho agora também compartilha comigo a sua escolha profissional, pois ele ingressou recentemente na faculdade de Comunicação. É como diz o ditado: “a fruta não cai longe do pé”.

EXPOINTER 2022

A Revista Expresso Expointer encerra a feira mais espetacular que é o orgulho do Rio Grande com 7 edições de luxo com 16 páginas que nenhum outro veículo impresso faz igual.

Uma equipe de jornalistas brilhantes desenvolveu pautas e uma cobertura que mais uma vez neste quinto ano de Revista Expresso Expointer foi o grande sucesso.

Infelizmente alguns entendidos do setor e comprometidos não deram apoio, mas pediram matéria, imagens e outras coisas mais.

Somos otimistas, tendo em vista que a Revista Expresso Expointer é um produto absolutamente vencedor.

FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO
Evento em lugar acanhado e desmotivador, assim foi o 22º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Despercebido pela maioria do mercado, lamentavelmente.

RBS/EXPOINTER

Com uma programação dinâmica e com muitas frentes em debates, além de cobertura em todos os veículos, a RBS deu um show na 45ª Feira Expointer.

GRUPO RBS

O Grupo RBS https://www.gruporbs.com.br/ comemora 65 anos de história nesta quarta-feira (31), combinando a tradição de uma empresa que faz parte da vida dos gaúchos com o vigor de uma organização que se transforma e inova, com olhar voltado ao futuro. Para celebrar a data e destacar sua presença diária ao lado do público ao longo dessas seis décadas e meia, a empresa lança campanha que reforça a mensagem: “Todo o dia é uma vida. 365 dias por ano com você, há 65 anos”.

Criada pela agência Ideia da Silva, a campanha de 65 anos traduz a relação diária da empresa e de suas marcas com seu público: desde o amanhecer até o fim do dia. Todos os dias, 24 horas por dia, a RBS conecta os gaúchos por meio do jornalismo, do esporte e do entretenimento: informa, debate, repercute episódios, noticia fatos importantes, diverte, emociona, vive junto com os gaúchos.
– Chegamos aos 65 anos reafirmando nosso propósito de conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor no nosso Estado, a partir do jornalismo, do esporte e do entretenimento. E a comemoração vai ser do “jeito RBS”: próxima, com parabéns a você e bolo reunindo em videoconferência os acionistas, lideranças e mais de 1,8 mil colaboradores da empresa espalhados pelo Estado e pelo país. Como não poderia ser diferente, vamos celebrar também com o público, com a campanha que vai ao ar em todas as plataformas nesta quarta e que, logo mais, estará conectada com a nossa já tradicional campanha de fim de ano, embalada pela trilha Vida. Como dizia nosso fundador, Maurício Sirotsky Sobrinho, que venham os cem anos! Estamos nos preparando com muita energia para chegar lá – destacou Caroline Torma, diretora de Marketing do Grupo RBS.
O filme de 65 anos, produzido pela Zepp Filmes, traz cenas que se conectam pela semelhança de formas, sons e movimentos. São imagens do dia a dia dos gaúchos, da vida na cidade, no campo, no trabalho, no lazer, em família. É a rotina das pessoas interligada pelos conteúdos da RBS, seja no café da manhã, na ida para o trabalho, na companhia para o almoço ou no fim do dia. Traduz, assim, também uma empresa ainda mais próxima, humana e plural.
Com dimensão 360º, a campanha contempla peças para TV (VT 60’’), jornal (anúncios), rádio (spot 60’’) e digital, além de ações especiais de endomarketing e para o público B2B. O resultado pode ser conferido nos veículos do Grupo RBS.
Para assistir ao filme, clique aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=JMbFthY2X5w

O BOTICÁRIO

Não importa se o conteúdo nas redes sociais de O Boticário é sobre um lançamento de produto, uma campanha emocionante ou um tutorial, uma coisa é certa: nos comentários haverá alguém pedindo a volta de alguma fragrância descontinuada. O fenômeno acontece desde que a marca iniciou a presença nas redes sociais, há mais de 10 anos. O que poderia ser visto como um problema se transformou em uma oportunidade que homenageia os fãs mais apegados, convidando à experimentação do portfólio de perfumaria e criando a expectativa por um dos retornos mais aguardados: Ma Chérie, fragrância lançada em 1997, em edição limitada.

“Acompanhamos de perto as interações diárias dos Botilovers nas redes sociais e identificamos a força da conversa. Não poderíamos relançar todos os pedidos, mas alimentamos a conversa que já existe nas redes, mostrando o quanto ouvimos ativamente nossos consumidores”, aponta Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. “Trouxemos um dos produtos mais aclamados do público para relembrar grandes fragrâncias que remetem aos melhores momentos dos consumidores”, complementa.

Na proposta criada pela agência W3haus, do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, essa história é contada em um único filme que começa em uma campanha e termina em outra. Na fase #ChegadeSdds, a atriz Fernanda Rodrigues convida os apaixonados por Boti a comentarem nas redes as fragrâncias que deixaram saudade para receberem sugestões de novas opções para experimentar. “Saudades de um a gente supera com cheiro de outro”, brinca a atriz, deixando uma expectativa no ar: “mas o que é bom precisa voltar”. A inteligência de dados por trás da estratégia incluiu o mapeamento do ranking das fragrâncias mais pedidas e o cruzamento com o perfil olfativo das opções no portfólio da marca. As conversas continuam nos canais da marca nas redes, no perfil de Fernanda e de influenciadores.

Quando chega o momento de revelar que um dos maiores apelos dos fãs foi atendido, Fernanda ganha a companhia da filha Luísa, de 12 anos. Elas contam juntas sobre o retorno de Ma Chérie, o queridinho dos anos 90, época em que Fernanda estourou como atriz na TV. Fernanda agora celebra que Luísa terá oportunidade de construir suas próprias memórias com Ma Chérie.

“A conversa próxima e a cocriação com a comunidade é o centro da nossa visão criativa e também o maior segredo do engajamento de Boti nas redes. Quando a gente propôs fazer algo com esse tema, que poderia ser uma ‘pedra no sapato’ –  já que é impossível voltar com todas as fragrâncias–, a resposta positiva veio de imediato. Isso requer coragem e um pouquinho de frio na barriga”, comenta Natália Fava, Diretora de Criação e Conteúdo de O Boticário na W3haus.

As campanhas #ChegadeSdds e #MaChérieVoltou são integradas nos canais proprietários do Boticário no digital e, no Twitter, com o formato like to remember, que marca diretamente o @ do usuário que engajou com a primeira parte da campanha, provocando o view. Os esforços contemplam também hashtag patrocinada, trend, ativações de squad de influenciadores em conteúdos collab com a marca, com curadoria e contratação da Publination e PR da agência PROS. Confira o vídeo Ma Chérie Voltou no link.

PANVEL

A Panvel Farmácias acredita que não há nada mais importante do que cuidar das pessoas. Cuidado que chega à casa de cada cliente diariamente a partir das mais de 530 lojas espalhadas pela região Sul e por São Paulo e que, a partir desta semana, é ampliado por meio de conteúdo. Entendendo que saúde e bem-estar são fundamentais a todos e a cada um, a Panvel irá gerar conversas e provocar reflexões por meio do “*Tudo bem?*”, programa que acaba de estrear nos canais digitais e proprietários da marca.
“A Panvel é uma marca que faz parte da vida dos consumidores levando saúde e bem-estar por meio de um amplo portfólio de produtos, mas queremos ir além. Estamos apostando em um novo formato que nos permite ser companhia também em outros canais, abrindo novas janelas de conversas e aprofundando o impacto positivo que temos na vida dos nossos clientes.” destaca a gerente-executiva de Comunicação e Marketing do Grupo Panvel, Priscila Barbosa.
Para conduzir esse bate-papo, que passa pelos territórios de saúde, beleza e bem-estar, o “Tudo Bem?” conta com a apresentação da jornalista Mônica Salgado. Com mais de 500 mil seguidores em seu perfil no Instagram ( @monicasalgado), a jornalista acumula experiência no mundo da moda e da beleza, além de passagens em veículos nacionais, como a Vogue Brasil, onde foi redatora-chefe. “Mônica apresenta uma linguagem dinâmica em seus conteúdos, costurando experiências próprias e dúvidas cotidianas para propor o debate sobre diversos temas. Ela possui um perfil muito identificado com o público da Panvel, o que irá contribuir bastante nesta troca de conhecimento com as pessoas”, afirma Priscila.
O “Tudo bem?” irá ao ar mensalmente, com a participação de convidados que contribuem para uma conversa positiva e com olhar sensível a temas que impactam a vida das pessoas. O primeiro conteúdo, que foi ao ar na última
terça-feira (30/8), traz a longevidade como tema central. Para colaborar com o assunto, a produção traz o médico Dr. Rui Ramos (@drruiramos) e a comunicadora Cris Pàz (@eucrisguerra). Dr. Rui é especialista em medicina integrativa e funcional, que atua auxiliando seus pacientes a melhorarem suas vidas a partir do autoconhecimento com foco na prevenção de doenças. Já Cris Pàz comanda o podcast 50 Crises e é uma das principais vozes brasileiras a combater o preconceito etário, trazendo para seu conteúdo diferentes reflexões sobre o tema. O programa já está disponível através do link https://youtu.be/_uaFGRaRPjI

NOVO CENP

É com enorme satisfação que damos um passo importante no sentido de tornar o Cenp mais atual, relevante e em sintonia com as transformações da nossa indústria.

Como Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, avançamos no processo de reformulação a partir da ampliação das nossas frentes de atuação. Seguimos com o compromisso de zelar pelas relações comerciais do setor com ética e transparência, mas agora ampliamos nossa agenda ao propor um novo pacto de valor para todo o mercado.

Essa jornada vem ganhando corpo a muitas mãos e mentes – presidência, diretoria, colaboradores e entidades mantenedoras – ao longo dos últimos meses. E a primeira iniciativa de uma série que lançaremos a partir de agora é a divulgação das premissas do Novo Cenp. São cinco pontos que traduzem todo o conceito que queremos imprimir ao Fórum a partir de agora. Acompanhe:

1. Apoiar e reconhecer modelos de negócios diversos, híbridos e dinâmicos que reflitam a rápida transformação que une criatividade, tecnologia e dados. A sofisticação da mídia por meio da tecnologia é uma evolução que constitui a ponta de lança na relação entre as marcas e as pessoas. Diante da crescente integração entre marketing e negócios, é necessário contemplar os novos formatos de mídia incluindo vídeo nas suas mais variadas formas, áudio, retail media e o marketing de influência.
2. Defender a transparência e a ética nas relações comerciais, através de melhores práticas, entre os agentes do mercado publicitário e nos seus respectivos processos concorrenciais por meio da crença de que a publicidade é e seguirá sendo – em seus novos formatos, em suas novas plataformas e em suas novas dinâmicas – a alavanca de todas as demais atividades da economia.
3. Apoiar e promover mecanismos e iniciativas que maximizem o retorno dos investimentos e a eficiência para todos os atores do ecossistema publicitário, trazendo mais relevância para anunciantes, publishers e usuários valorizando o brand safety através de métricas, dados e indicadores transparentes e auditáveis.
4. Reconhecer e valorizar a importância da multiplicidade de players que ganham cada vez mais relevância estratégica dentro da nova lógica frente à fragmentação de canais, novos formatos e modelos na gestão de conteúdos, mensagens e impactos.
5. Em uma economia de valor compartilhado e como indústria composta por uma cadeia de elos interligados e interdependentes, é nossa missão zelar pela sustentabilidade das relações desse ecossistema, respeitando os interesses legítimos e reforçando o papel de cada elo da corrente.

Para tangibilizar as novas premissas, uma mudança interna começa a ganhar corpo na entidade com a aprovação de um novo estatuto, mais enxuto, ágil e em linha com as mudanças do mercado. Além disso, a partir de setembro tem início a reformulação dos Comitês e a criação de novos Grupos de Trabalho. O Comitê Técnico de Mídia, o CTM, assume uma abordagem mais plural e propositiva e passa a ter nova denominação: Núcleo de Qualificação Técnica, o NQT.
Além dele, foi criado o Comitê Técnico de Métricas e Indicadores (o CTMI), que envolve o Cenp-Meios e se dedicará também a desenvolver e discutir outros projetos de métricas para o mercado; o Comitê Técnico Digital e de Brand Safety (o CTDBS) ganha também um escopo mais amplo visando discutir boas práticas na busca de melhor retorno sobre o investimento na mídia digital; e por fim será criado um terceiro Comitê, dedicado à Diversidade, Equidade e Inclusão (o CDEI), cuja missão será produzir e desenvolver dados censitários sobre diversidade para nosso mercado. Serão criados ainda dois Grupos de Trabalho: de Boas Práticas em Planos de Incentivo e de Boas Práticas em Concorrências.

GRUPO DE MARKETING

Foi uma noite agradável e muito importante para o mercado gaúcho que faz acontecer no marketing das empresas.Alice de Oliveira a senhora Dell contou histórias de como podemos ser iguais ou melhores ao mundo.
Que venham outros encontros e que a ARP continue dando mais aos sócios.

GRUPO DE MÍDIA SP

Com 54 anos de atuação completados agora em agosto, o Grupo de Mídia de São Paulo promove um profundo redesenho de seu escopo de atuação e se reapresenta ao mercado com um perfil atualizado às novas realidades e necessidades dos profissionais da indústria da comunicação. Agora transformado no Novo Grupo de Mídia, a entidade mantém como seu objetivo promover iniciativas que fomentem a geração de conhecimento e a educação de profissionais de mídia de forma mais abrangente. Operou importantes mudanças em seu estatuto, passando a abrigar não apenas profissionais dos departamentos de mídia de agências, mas também os profissionais da área que atuam com em clientes, veículos, plataformas de comunicação, business intelligence (BI) ou dados.
Entre as mudanças anunciadas está a posse de sua nova diretoria para o biênio 2022/2024, com Fábio Freitas (Chief Growth Officer da FCB Brasil) como Presidente, que sucede Lica Bueno (CEO da Talent Marcel), que presidiu a entidade na gestão 2021/2022 e agora assume o posto de Presidente do Conselho Consultivo. No total, a diretoria do Grupo de Mídia ganha nove diretorias, um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo que reúne 40 nomes do mercado (confira aqui), todos atuando de maneira pró-bono.
Um dos principais produtos do Grupo de Mídia será mantido e aprimorado, passando a ter formato nativo digital: o Anuário Digital Mídia Dados, com informações que representam um panorama completo desse segmento no mercado brasileiro. O relatório será turbinado, apresentando também os assuntos mais relevantes para conversas, debates e informativos no site e nas redes sociais do Grupo de Mídia. O lançamento da edição 2022, que mantém Luciana Schwartz à frente de sua organização, ocorrerá nas próximas semanas. O inventário vai manter o perfil que fez o Mídia Dados se tornar referência internacional para os países que tiveram acesso a ele, já que são poucos os que possuem um compilado tão completo de informações sobre o mercado.
Para que se chegasse ao rebranding e novo formato, o Grupo de Mídia contratou a consultoria TroubleMakers, cujo trabalho, conduzido por André Foresti, levou três meses e envolveu mais de 50 pessoas de todos os lados da indústria da comunicação. Além das mudanças no estatuto — que agora permite integrantes de agências, de anunciantes, veículos, plataformas, BI e dados — foram criadas as seguintes diretorias: Educação & Formação; Técnica; Carreiras; Conexões; News Room; Relacionamento Com o Mercado; Experience; Marketing & Imagem; e Monetização. Cada um dos nove integrantes do Conselho Consultivo é padrinho de uma diretoria.
O novo presidente, Fábio Freitas, sabe que essa renovação da entidade era algo necessário e bastante esperado pelo mercado. “O Grupo de Mídia participou da criação e da consolidação da mídia brasileira, foi pioneiro em compilação e análise de dados do mercado e peça fundamental para a profissionalização da categoria. Nesse processo estruturado de reinvenção, nossa missão agora é adaptar, rejuvenescer e aprender a compartilhar com toda a indústria da comunicação a evolução do profissional de mídia, esteja onde ele estiver”, afirma. Freitas conta que os novos diretores e conselheiros estão trabalhando para que a entidade retome a sua força de outrora e volte ser referência para a indústria e para a capacitação dos profissionais da área, dando conta de todas as demandas que o mercado do século 21 exige. “Vamos voltar a ser referência em educação, formação e estudos que validem as questões técnicas da nossa disciplina”, expõe.
A ex-presidente e agora Conselheira Lica Bueno, que tem participado ativamente nesse processo de transformação, explica um pouco mais os motivos que levaram o Grupo de Mídia a buscar reposicionamento. “Essa atualização se faz necessária e é muito bem-vinda depois de 54 anos. Tudo mudou neste meio século, principalmente o mercado da mídia. O Grupo nasceu como um clube fechado que reunia apenas profissionais de agências. Hoje a mídia é uma disciplina vital presente também em anunciantes e veículos, com os profissionais distribuídos de outra forma no mercado. O universo digital teve forte impacto na profissão. A dinâmica de compra, operação e estratégia mudou drasticamente com o advento das mídias digitais e o Novo Grupo de Mídia agora está pronto para acompanhar a atual realidade da atividade publicitária e evoluir junto com seus profissionais”, justifica.
Freitas destaca que o Grupo de Mídia apresenta novo formato, mas salienta que seus propósitos continuam os mesmos: “Mantemos entre os pilares principais gerar conhecimento e educação para um mercado mais plural, mais democrático, com verticais atualizadas, incluindo anunciantes e veículos, trazendo todos para o jogo”. O novo presidente da entidade diz ainda que o GM quer abraçar e ser curador de toda gente que mexe com mídia, com coragem, multiplicidade, pluralidade e visão de futuro. É uníssono entre todos os membros da nova diretoria que esse processo se dará em 10 frentes (confira abaixo), por meio de cinco passos: ter uma gestão contemporânea, abrir a rede de relacionamentos, recriar a marca, assumir posições e trabalhar com transparência. “Temos conosco profissionais com muita história e gerentes de projeto que promovem aceleração e dinâmica dos processos. As transformações serão rapidamente percebidas pelo mercado”, completa.
Com campanha criada pela AlmapBBDO, prevista para começar a ser veiculada nos próximos dias, o Novo Grupo de Mídia levará todas as suas novidades a seu público-alvo em peças para mídia impressa e redes sociais.

ABA

A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes – entidade que tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, lança nova fase da sua campanha institucional “O futuro passa por aqui”, que lança um novo olhar, com foco na importância e no poder das pessoas, no trabalho em conjunto e na relevância de líderes que caminham na direção do futuro.
A campanha “O futuro passa por aqui” foi criada pela Lew’Lara\TBWA, agência de publicidade e parceira estratégica da Entidade, para reforçar o compromisso da ABA em atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade em um momento de profundas transformações.
Os profissionais que caminham na direção do futuro, impulsionam negócios e transformam a sociedade, além de transformar uns aos outros. E esses profissionais se encontram na ABA. É com esse olhar que a entidade reforça o poder das pessoas na nova fase da campanha institucional. “Reunimos na ABA os melhores talentos do marketing, jurídico e relações institucionais para dialogar, refletir sobre os desafios da atualidade e abrir novos olhares para as oportunidades que o momento nos traz. Nesta nova fase da campanha, queremos destacar a força do trabalho em conjunto desses líderes, pessoas que, juntas, fomentam as melhores práticas e cumprem o propósito da ABA de ‘Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’”, ressalta Frank Pflaumer, 1º Vice-Presidente da ABA e CMO da Seara Alimentos.
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA destaca a força da colaboração. “Protagonismo colaborativo, com empatia e um olhar para o futuro das relações entre marcas e pessoas. Essa é a essência de nossa campanha. Juntos, conseguimos antecipar as melhores soluções e fazer da ABA uma mola propulsora da evolução do marketing. O novo momento que vivemos está repleto de oportunidades, é um impulso para novos horizontes”.
A ABA também destaca na nova fase da campanha, suas marcas associadas e parceiros, que acreditam na colaboração e na construção coletiva para antecipar soluções em um mundo em profundas transformações. “Nossas associadas sabem que têm papel fundamental na busca por um marketing mais ético, responsável, em prol de uma sociedade mais justa e um futuro sustentável. Quando caminhamos juntos em direção ao futuro, as ideias nos movem, impulsionam negócios e transformam a sociedade e tudo o que há em volta. E nessa caminhada, quanto mais parceiros tivermos, mais longe iremos”, completa Nelcina Tropardi.

DEU O CHIC BEACH TENNIS CLUB

Neste domingo (04 de setembro), das 9h às 19h, acontece o Deu O Chic Beach Tennis Cup, no It’s Esportes e Eventos (R. Dona Margarida, 888), em Porto Alegre, com realização de Patrícia Wisnevski. O evento é patrocinado pela Dallasanta e vai muito além do esporte: será um momento de confraternização entre amigos com drinks e DJ. Do valor arrecadado com as inscrições, 10% será destinado ao Projeto Somos Somas para a construção de quadras de beach tênis em praças comunitárias, além da arrecadação de 1 litro de leite por convidado para o Projeto Leite Solidário.

ROI

A Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em medição de audiência, dados e análises, apresenta esta semana seu primeiro Report de ROI, que sinaliza desafios nas estratégias de investimentos em marketing. O informe global apresenta dados e fornece insights sobre o que impulsiona o retorno dos gastos com anúncios, como medir o retorno e como melhorar as métricas que as marcas já possuem, com conteúdo exclusivo para o público de anunciantes, agências e publishers.

De acordo com o relatório, cerca da metade dos profissionais de marketing não investe o suficiente para obter o ROI máximo de cada canal. Embora uma taxa de retorno baixa signifique investimentos menores, a Nielsen apurou que esses esforços precisam ser maiores se o foco é manter crescimento e gerar mais retorno. O indicador “50-50-50 Gap” da Nielsen afirma que 50% dos planos de mídia têm investimentos 50% menores do que o necessário em termos de ROI ideal, dessa forma, o ROI pode ser aprimorado na mesma proporção, 50%, se o investimento for o ideal.

“O investimento no público-alvo adequado é fundamental para elevar o ROI e, com isso, expandir a visibilidade da marca/produto. Para impactar a audiência, é preciso entender canais e plataformas para traçar estratégias eficientes e chegar nos KPIS planejados. Esse report de ROI traz recomendações que permitem identificar os desafios e orientar as marcas sobre a eficiência das mídias. Além disso, antecipa situações que apenas seriam identificadas após decisões equivocadas de negócio”, contextualiza Izabel Petegrosso, Líder de Impact Marketing da Nielsen Brasil.

Além de budget, o levantamento da Nielsen fornece insights e recomendações importantes para proporcionar um retorno mais alto em várias áreas de marketing, incluindo:

  • Estratégia de funil completo: é raro que os canais forneçam retornos acima da média no topo e fundo de funil. Apenas 20% dos canais de mídia performam acima da média para as duas estratégias. Pensando em como aumentar o ROI, as marcas devem buscar uma estratégia equilibrada para ambas estratégias. Dados Nielsen apontam que planejar para todas as etapas do funil pode aumentar o ROI geral de 13 a 70%.
  • Novos players: é difícil marcas investirem grandes verbas sem provas de que novas mídias funcionam, mas gastar pouco pode não comprovar sua efetividade. A Nielsen analisou que anúncios de podcast, marketing de influenciadores e conteúdo patrocinado podem trazer mais de 70% em reconhecimento de marca. Além disso, o ROI de influenciadores é comparável ao da mídia convencional.
  • Mensuração de audiência: campanhas com forte alcance no target têm melhores resultados de vendas. Entretanto, apenas 63% do investimento em digital chega de fato nesse target, o que demonstra que mais de um terço do investimento está mal direcionado. Para otimizar, os anunciantes devem priorizar modelos de mensuração que cubram todas as plataformas e insights em tempo real, ou o mais próximo disso que estiver disponível.

“O report global de ROI da Nielsen serve como um guia para marcas, agências e publishers. Em uma época em que há mais canais do que nunca, é fundamental que os insights sobre ROI sejam acionáveis e fáceis de entender” afirma Imran Hirani, Vice-presidente de Análise de Mídia e Anunciantes da Nielsen. “As marcas não podem se dar ao luxo de desperdiçar espaços valiosos no público errado. Ao investir com inteligência e ter uma estratégia equilibrada para topo e fundo de funil, as marcas podem alcançar a audiência certa e maximizar seu ROI.”

Este é o primeiro relatório do gênero produzido pela Nielsen. Os dados e insights foram obtidos por meio de uma ampla variedade de métodos de mensuração, incluindo Marketing Mix Modeling, estudos de impacto de marca, planos de marketing e dados de despesas, modelos de atribuição e classificações de anúncios coletadas nos últimos anos. Na maioria dos casos, as informações foram organizadas em bancos de dados normativos ou meta-análises feitas em estudos para produzir insights que representam a experiência da Nielsen. Tudo isso fornece aos profissionais de marketing, agências, anunciantes e publishers uma visão mais completa da eficiência das mídias.

Para conferir o relatório na íntegra, acesse este link.

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