ENTREVISTA COM SÉRGIO JOST
1. Quem é Sérgio Luiz Jost?
É um senhor de 63 anos de idade, aquariano nato, inquieto, um pouco ansioso e perfeccionista. Nasci em Vera Cruz, pequeno município da região dos Vales, em uma família humilde. Por isso, com nove anos, já estava trabalhando como engraxate e entregador de jornal. A partir daí, nunca mais parei, já atuei como cobrador de ônibus, comerciário, mas sempre com uma vocação para a comunicação e o relacionamento interpessoal. Minha vida no Jornalismo iniciou em 1979 de maneira bastante inusitada. Eu era cobrador e houve um acidente na estrada entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, e resolvi fazer um texto sobre o ocorrido, que encaminhei para o Riovale Jornal. Com isso, gostaram do que escrevi e me chamaram para trabalhar lá, como correspondente da minha cidade natal. Eu escrevia tudo que acontecia por lá, bem como vendia assinaturas e anúncios. Desde então, nunca mais parei. Dois anos depois, me tornei funcionário fixo do jornal e assumi a redação e, posteriormente, como gerente comercial. Como sempre quis mais, em 86 fundei o Jornal Vera-cruzense, do qual fui sócio até 92.
Nesse meio-tempo, também fui correspondente do Vale do Rio Pardo para Caldas Júnior e para a Zero Hora. Apesar de não possuir graduação em Jornalismo, carrego comigo até hoje o conhecimento prático que acumulei ao longo dos anos. Também trabalhei em rádios, como a Santa Cruz e a Progresso, daqui de Novo Hamburgo, e iniciei no mundo das revistas com a Agora, em SCS, no ano de 1995, como funcionário, e depois como sócio até 2000. Vim parar em Novo Hamburgo porque conheci minha atual esposa, Ana, que por acaso também já estava no meio da comunicação, pois estudava Relações Públicas. Juntamos nossas vontades e fundamos juntos a Expansão do Vale, em 1999, hoje somente Expansão e que segue como a principal revista de variedades do Vale do Sinos.
2. Tua longa e bem-sucedida carreira na comunicação se deu e se dá na mídia impressa. Continuas acreditando?
Acredito fortemente que vai permanecer por muitos anos. Minha filha Gabrielle, que hoje é editora da revista, estudou a famigerada crise do impresso no seu TCC de Jornalismo e chegou a uma conclusão que concordo muito: a revista é o vinil e as redes sociais digitais são o CD. Diziam que, com o surgimento do CD e, mais recentemente, do Spotify e afins, ninguém ia querer ouvir música física. No entanto, ao contrário do que imaginavam, se tornou objeto de desejo de colecionadores, uma ferramenta carregada de experiência sensorial. Com a revista, é a mesma coisa. Quando você segura o papel, sente a textura, o cheiro, as cores, degusta a informação – de credibilidade verificada, vale dizer – é completamente diferente de rolar uma tela e ser inundado por conteúdos de todos os lados, muitas vezes sem saber de onde vem ou qual a relevância disso para o consumidor. Por isso, vejo com otimismo o futuro, mas estamos sempre atentos às mudanças de mercado, não deixamos as redes sociais de lado e também teremos edições digitais cada vez melhores nos próximos anos.
Existe lugar para tudo, desde que bem feito!
3. Como empreendedor, a Expansão é uma realização vitoriosa e que já atingiu seu melhor, ou queres mais?
Sempre quero mais. Quem fica parado acaba preso no tempo. Claro que tudo é uma soma de fatores, por conta do mercado e da economia, mas temos planos ambiciosos para os próximos anos.
4. Como é o Sérgio em família, com os amigos e em casa?
É um cara que não abre mão de um bom churrasco com a casa cheia no domingo, acompanhado de um cervejinha gelada ou de um vinho nos dias mais frios. Gosta de viajar e de conhece lugares novos.
SIMERS
Angélica Sperinde da Silva Miranda está se despedindo do cargo que ocupava no SIMERS como responsável pelo departamento de marketing e comunicação.
Sem dúvidas, uma profissional de muita qualidade e que logo estará desenvolvendo seu conhecimento!
SBT RS
Depois de 2 anos como gestor do SBT RS, o executivo Gabriel Casara vai se dedicar àquilo que mais gosta e tem vocação que é o segmento de tecnologia.
A Coluna do Nenê deseja todo o sucesso na nova jornada para esse profissional.
LOJAS LEBES
Entrando no clima de carnaval, a Lojas Lebes preparou uma promoção especial para deixar os clientes e foliões mais animados em fevereiro. Além de descontos de até 70% em toda a loja, este mês a rede ainda vai sortear uma cervejeira Consul por semana.
E é muito fácil participar. A cada 200,00 em compras, o cliente concorre automaticamente aos sorteios que ocorrem todas às quartas-feiras. O Carnaval Lebes acontece de 1° a 28 de fevereiro.
CHUVA DE PRESENTES LEBES
A Lojas Lebes, uma das maiores redes de varejo do sul do Brasil, está movimentando a areia das praias gaúchas com uma ação de verão muito especial. Um avião tem cruzado o céu do litoral norte largando pequenos paraquedas com vale-presentes que deverão ser retirados, pelos veranistas, nas lojas da região litorânea.
A chuva de presentes já aconteceu no sábado, dia 28/01, e vai se repetir no dia 04/02, no fim de semana do Planeta Atlântida, e também no sábado dia 18/02, durante o Carnaval.
Confira abaixo a programação da ação de verão Lebes:
Dia 04/02- De Tramandaí até Capão da Canoa, começando a distribuição de brindes às 10 horas da manhã em Tramandaí.
Dia 18/02- Do Balneário Pinhal até Imbé, começando a distribuição de brindes ao meio-dia em Balneário Pinhal.
MOOVE
Na última segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2023, aconteceu o evento de entrega do Relatório de Gestão, elaborado pela Moove, que apresentou os números da campanha contra a Fome, também realizada pela Agência Moove, além de outros resultados da gestão.
Foi um momento de celebração e despedida da Gestão 2022. Durante o evento, a Moove compartilhou com o Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Dep. Valdeci Oliveira – PT, o Superintendente de Comunicação e Cultura, Tiago Machado e equipe, o Certificado do Salão ARP 2022, no qual o case da campanha Confirme a Democracia, foi premiada. Aproveitamos a oportunidade para presentear o cliente com brindes e lembranças, para marcar a parceria no período.
No evento Salão ARP 2022, a Moove ganhou duas medalhas de prata, uma delas para a categoria Projeto ESG e a outra em parceria com a ALRS, na campanha Confirme a Democracia.
O evento de entrega do Relatório de Gestão da ALRS foi realizado no Salão Júlio de Castilhos e contou com a presença do Diretor de Jornalismo, Gustavo Machado; da Diretora de Publicidade, Mari Martinez; do Superintendente-Geral de 2022, Tiago Senandes Silva Machado; e do Presidente da ALRS em 2022, Valdeci Oliveira.
SINAPRO RS
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul – Sinapro-RS reuniu a diretoria da Gestão 2022/2023 para o primeiro encontro do ano, nesta quinta-feira (26), no The Place, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Na pauta, as ações e diretrizes para este que é um ano marcante na história do Sinapro-RS, quando a entidade completa 45 anos. O encontro teve início e encerramento pautados na importância da consistência, traduzida na dedicação diária aos pequenos desafios para colher os resultados planejados.
Após uma breve revisão do ano anterior, com repasse dos trabalhos realizados e agradecimento aos diretores pela dedicação voluntária e engajamento às demandas do Sinapro-RS, foram discutidas formas novas e mais aprofundadas de buscar soluções para pontos sensíveis comuns aos associados, contando com a expertise dos diretores. Olhando para 2023, foram validados eventos e projetos para reforçar a presença do Sinapro-RS e fomentar a troca de experiências entre as agências, além de trazer olhares apurados de convidados que têm muito a contribuir com a indústria criativa. O objetivo é fazer de 2023 um ano especial e marcante para a entidade e seus associados.
O presidente Juliano Brenner Hennemann reforçou que no ano em que o Sinapro-RS completa 45 anos de trajetória, o objetivo é atuar cada vez mais como Sistema para os associados, entendendo suas dores e buscando novas formas de fortalecer o mercado criativo. “Para isso, continuaremos estreitando a proximidade com a Fenapro com o objetivo de transformar essa sinergia em resultados práticos que beneficiem todo o nosso setor”, complementou o presidente.
O encontro da diretoria foi finalizado reforçando que a consistência leva aos melhores resultados e que toda a equipe do Sinapro-RS está engajada e pronta para fazer de 2023 um ano espetacular.
GRUPO PANVEL
De olho na ampliação dos canais de venda, o Grupo Panvel, que atua no segmento de farmácias, prevê a chegada de pelo menos 50 sellers para seu marketplace até o final de 2023. Com foco no pilar de saúde e bem-estar, a Panvel Infinita, como é chamada a plataforma, conta com 5 mil novos produtos nas prateleiras online.
“Oferecemos aos nossos clientes uma experiência omnichannel. Os produtos da Panvel Infinita são encontrados no site e no app (a tag indica a venda exclusiva online). Nas lojas físicas, os clientes contam com a ajuda dos atendentes, se desejarem, para concluir a compra por esses canais”, explica Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
Ao longo de 2022, foram selecionados dez novos sellers para as categorias de saúde bem-estar, infantil, dermocosméticos e skincare (cuidados para pele). Além destes setores, os segmentos de cabelo, nutrição e alimentação, e maquiagem também ganharam reforço.
Entre os destaques do ano passado, também estiveram perfumaria de luxo com fragrância de grandes marcas, linhas capilares profissionais e suplementação que incluem linhas veganas.
Segundo nota, ao longo desta primeira fase o objetivo do Grupo Panvel é oferecer maior variedade de produtos dentro das categorias já existentes. Somada a isso, está a meta de ampliar a linha de perfumaria, produtos eletrônicos na área de beleza, produtos ortopédicos e mais setores. Para o primeiro trimestre de 2023 a meta é triplicar o número de sellers.
“Num segundo momento, ampliaremos a nossa oferta com novas categorias no segmento de bem-estar, beleza e conveniência para a família, como equipamentos médicos e hospitalares, equipamentos fitness e vestuário esportivo”, comentou o CEO do Grupo Panvel.
Com o marketplace, a rede de farmácias chega a marca de 100 mil SKUs. Atualmente, são 20 mil.
W3HAUS
Ter acesso fácil, descomplicado e com um conteúdo objetivo e transparente é tudo o que o consumidor busca nos tempos atuais. É o que oferece o Open Insurance (OPIN), novo ecossistema de compartilhamento de dados que reúne os principais players do mercado em um único ambiente de sistema de seguros, incentivando a utilização desses serviços relacionados, além de promover inovação e competitividade. E, agora, a W3haus passa a ser a agência responsável pelo atendimento da conta do Open Insurance do Brasil.
Após concorrer com outras quatro empresas, em um processo que durou mais de dois meses, a agência do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini foi a escolhida para atuar na comunicação digital a partir da criação de conteúdos para o portal desta nova e revolucionária forma de contratar seguros no Brasil. A W3haus saiu na frente ao apresentar logo na etapa inicial um direcional criativo de plano estratégico de comunicação, que foi além do que o produto oferece, com análise por categorias atuantes e insights mais genuínos.
“Foi um processo bastante disputado em que pesou como diferencial de entrega o mergulho que nossa equipe fez para entender a complexidade desse universo tão singular e que reflete diretamente nos resultados dos negócios”, afirma Enéias Brum, diretor de Planejamento da W3haus. “Isso foi determinante para conquistarmos esse novo cliente”, reforça Enéias.
Para o consumidor, assim como o Open Banking, O Open Insurance chega para revolucionar o mercado, além de ampliar e simplificar as relações com bancos. É um serviço onde o usuário assume o controle de suas escolhas (que contemplam, por exemplo, ofertas de seguros de carro, de vida, de viagens, de acordo com o perfil contratado) por meio de um sistema inovador na operacionalização e centralização de dados com total segurança e privacidade. O compartilhamento de dados é
gratuito e digital, e acontece somente com a autorização exclusivamente nos canais oficiais das sociedades participantes. Trata-se de um modelo transparente, ágil, com várias opções para as necessidades do consumidor.
Para o mercado segurador participante, é uma forma moderna e sólida de oferecer seguros por meio de uma iniciativa da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que operacionaliza e padroniza e compartilhamento de dados e serviços, via abertura e integração de serviços. Com isso, o Open Insurance promove a livre concorrência com uma ampla gama de melhores ofertas e serviços de produtos para o usuário final.
QUASE SEM PAUTA
A nova temporada do podcast Quase Sem Pauta, das jornalistas Lúcia Mattos e Lucia Porto, entrou no ar na última sexta-feira (27).
A ideia da dupla é valorizar os profissionais que “trabalham pra nos ajudar a curtir mais as férias”, para isto escolheram pessoas que tem como profissão atividades que são, de certa maneira, invejadas por muitos.
Confira a lista de entrevistados e as datas de publicação dos programas – no youtube e nos principais tocadores de podcasts:
Cláudia Laitano, jornalista, leitora profissional (10/02)
Newton Nogueira, instrutor de paraquedismo (24/02)
Lê Araújo, DJ (10/03)
Marcelo Gonçalves, chef de cozinha (24/03)
O Quase Sem Pauta é uma realização das jornalistas Lúcia Mattos e Lucia Porto, um bate papo entre amigas que se conhecem desde que entraram na faculdade de jornalismo, e com isso criaram uma amizade de muitos anos. O Quase Sem Pauta entrou no ar em abril de 2021 e segue divertindo seu público a cada 15 dias.
Onde encontrar o Quase Sem Pauta
https://youtube.com/quasesempauta
https://www.instagram.com/quasesempauta/
https://open.spotify.com/show/4tqpiCzyL7dyLICqrRDP16?si=c730390aedfb4ac0
Contato para pautas e parcerias comerciais
quasesempauta@gmail.com
MARKETING DE INCENTIVO
Atualmente, o cenário corporativo tem percebido que uma das formas mais eficientes de aumentar o engajamento dos colaboradores é o marketing de incentivo. Isso acontece porque essas campanhas valorizam os membros do time por meio de reconhecimento e premiações, que, segundo uma pesquisa do IMA (Incentive Marketing Association ou, em português, “Associação de Marketing de Incentivo”), maior entidade do setor do mundo, é o principal fator que leva os funcionários a participarem das ações.
De acordo com Maurício Fernandes, Diretor de Operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no território nacional, quando os integrantes da equipe se sentem reconhecidos, cria-se um vínculo emocional com a empresa. “Essa conexão dissemina uma imagem positiva da companhia tanto internamente, como para o mercado”, afirma. “Em paralelo, é um meio para deixar claro quais são as metas da organização e os seus próximos passos”, completa.
A partir do sentimento de pertencimento e da transparência, essa categoria de marketing garante uma maior autoconfiança e satisfação dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. “A produtividade cresce organicamente, o que, por sua vez, se reflete em diversos outros benefícios, como a diminuição da taxa de turnover, redução de custos operacionais e padrões de excelência mais elevados”, explica o executivo.
Esse efeito é observado, principalmente, nas viagens de incentivo, que são as mais desejadas pelos colaboradores. Nelas, os funcionários são premiados com experiências completas e marcantes por meio de metas alcançadas ou por bom desempenho. Dessa forma, a pessoa associa um capítulo único da sua vida à marca, estreitando ainda mais os seus laços com a mesma.
Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil, esse tipo de reconhecimento se tornou um dos mais almejados das companhias após a pandemia. “As pessoas sentiram falta de viverem momentos especiais e inesquecíveis, por isso entregas personalizadas como uma viagem redobram o encantamento e proporcionam um vínculo maior e mais intenso do colaborador com a organização, diz. “Por meio de pesquisas internas sabemos que essa é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. Tanto experiências curtas e intensas quanto as longas e tranquilas vencedoras”, complementa.
Alguns atributos fundamentais para campanhas de incentivo eficazes são a clareza dos seus objetivos, conhecimento profundo do time e assertividade nas mensagens principais. Para que as ações possuam todas essas características, é imprescindível que a marca faça uma gestão de dados, a fim de compreender melhor os gostos dos colaboradores e transformar essas informações em ideias inovadoras.
“Com tecnologias data driven, temos a possibilidade de elaborar um perfil completo para cada colaborador de uma forma rápida e precisa, sem falar na conexão criada com eles por meio de canais de comunicação assertivos e segmentados”, ressalta Torres. “É claro que estamos falando de uma quantidade gigantesca de conteúdos, mas, felizmente, hoje temos ferramentas para organizá-los e interpretá-los, extraindo todos os aspectos relevantes para aprimorar estratégias que incentivem os participantes das campanhas”, finaliza.
PARQUE DAS ORQUÍDEAS
Um parque “suspenso”. É como está sendo referido o Parque das Orquídeas, em Gramado, que ficará cerca de 60 metros acima da Borges de Medeiros, a principal Avenida da cidade, localizada no Centro. Com área de 37 hectares, o local tem a expectativa de estar entre os maiores parques de acessibilidade do Brasil.
Desenvolvido pelo Instituto E, fundado por Oskar Metsavaht, que além de criador e diretor de estilo da Osklen, é embaixador de Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade, o espaço permitirá acesso de qualidade a surdos, mudos, cegos e cadeirantes.
Conforme destaca o ambientalista e gestor de projetos da entidade, Duda Tedesco, não se tem conhecimento que exista um parque no Brasil que seja interessante também para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. “O acesso aos cadeirantes, por exemplo, deverá iniciar na Rua Coberta de Gramado e seguirá até o local”, explica. Atrações inéditas também estão sendo previstas para o entretenimento dos visitantes.
O Parque das Orquídeas será um local contemplativo em que todos poderão desfrutar das suas belezas naturais de maneiras diferentes, mas sem deixar de aproveitar cada detalhe que a área oferece.
Ainda está em estudo a possibilidade de ter um teleférico, que fará ligação com o Parque dos Pinheiros, já existente em Gramado, e que deverá embelezar ainda mais a paisagem do local. “Estamos estudando algumas ações que tornarão este passeio acessível a todos”, ressalta Tedesco, responsável pelo Plano de Manejo.
Ele adianta ainda que serão plantadas diversas espécies nativas e parte do mobiliário será do próprio parque, além de outras ideias, que ainda não podem ser reveladas.
Assim que forem finalizados todos os registros, o que deve ocorrer em breve, terá início a execução do Plano de Manejo. Com duração de cerca de um ano, nada impede (conforme o andamento dos estudos e as conversas com a comunidade local, que deverá participar da análise do projeto) que parte do trabalho in loco de elaboração do Plano de Manejo inicie durante o processo.
HMÍDIA
A empresa de mídia exterior, H Mídia, lançou neste mês a campanha “Viva Porto Alegre”, projeto que tem por viés enaltecer a cidade, seus locais históricos e turísticos, objetivando aguçar o sentimento dos porto-alegrenses para que “amem”, “cuidem”, “vivam”, “sejam”, “curtam” e “sintam” a cidade.
“A campanha foi pensada para valorizar a história e os locais da cidade que sedia nossa empresa, mostrando o cuidado que temos com ela. É um abraço para Porto Alegre” – pontuou João Pedro Nunes da Silveira, presidente da H Mídia.
O projeto está disponibilizado na rede de frontlights da empresa espalhados por diferentes bairros da capital, vinhetas nos próprios painéis digitais e também nas redes sociais, reproduzindo as palavras junto das fotos dos locais escolhidos: Usina do Gasômetro, Monumento ao Expedicionário, Prefeitura Municipal, Basílica Nossa Senhora das Dores, Monumento ao Laçador e Centro Administrativo Fernando Ferrari.
AVIVA URBANISMO
O Aura Legano, que será lançado dia 07 de Fevereiro, é o terceiro condomínio que faz parte do Legano Bairro Cidade, localizado no KM 435 da BR 386, em Nova Santa Rita/RS. Os dois lançamentos anteriores, o Reserva Legano e o Legano Multy, foram sucesso absoluto de vendas. O novo empreendimento deverá ser entregue em 36 meses, tem VGV estimado em R$ 108 milhões e deve gerar 450 empregos durante as obras. Segundo Pedro Tolotti, sócio e diretor comercial da Aviva Urbanismo, “com a alta procura de um produto premium dentro do bairro e baseados em pesquisas mercadológicas, desenvolvemos um condomínio que tem como objetivo ser algo exclusivo e único na região metropolitana”.
A busca por mais qualidade de vida, porém sem se afastar dos grandes centros têm sido uma tendência cada vez maior das famílias e isso reflete na nova realidade do planejamento urbano. Atualmente, incorporadoras em todo País têm procurado áreas mais afastadas das metrópoles e próximas à natureza para erguer seus empreendimentos. A Aviva Urbanismo é um exemplo disso. O Aura Legano é um condomínio capaz de proporcionar todas estas sensações e muito mais. É o que podemos chamar de harmonia entre homem e natureza. O empreendimento conta com 263 terrenos e áreas de infraestrutura e lazer num projeto arquitetônico e paisagístico diferenciado.
O empresário Pedro Tolotti destaca que “todo o projeto foi concebido por escritórios de arquitetura e paisagismo conhecidos nacionalmente e internacionalmente e foi, literalmente, inserido na natureza com o objetivo de se integrar ao verde e fazermos das edificações e de toda natureza uma única coisa”. Referência em integrar projetos contemporâneos a áreas verdes existentes nos terrenos, o escritório de arquitetura MAPA projetou edificações de baixo impacto para que a tipologia original e as paisagens sejam as protagonistas do empreendimento. A empresa possui extenso portfólio com diversos trabalhos internacionais em New York, Punta del Este, Buenos Aires e Cidade do México.
Um dos vários diferenciais arquitetônicos é o prédio no qual serão construídas as áreas social e esportiva. A edificação única terá, na parte superior (cobertura), várias quadras poliesportivas e no térreo será o espaço de convivência. Conforme Lucas Marques, da MAPA – Arquitetos, “reduzimos a metade do espaço que estas mesmas edificações teriam sobre o terreno. Desta forma, conseguimos preservar muito mais da mata. Significa o mínimo impacto no ambiente, pois a paisagem é o protagonista de toda a experiência”. Com mais de 30 mil m² de áreas verdes e um central park com área de preservação de mais de 5mil m², o local é um convite àqueles que buscam aliar qualidade de vida e praticidade.
Os projetos arquitetônico e paisagístico contam com política de baixo impacto ao meio ambiente e inclusão. Haverá acessibilidade a todas as áreas comuns, arborização e trilhas ecológicas com árvores centenárias, iluminação viária com led, entre outros atributos. Os terrenos têm metragem média de 420m² e o valor a partir de R$ 360 mil. Até o momento já foram lançados mais de 60 hectares, de um total de 160 que abrangerá todo o complexo do Legano Bairro Cidade, cujo masterplan da urbanização é assinado pelo escritório AreaUrbanismo, de São Paulo.