NOTAS DA SEMANA – 03.11.2023

simone simone

ENTREVISTA COM SIMONE ROSA

1. Quem é Simone Rosa?

Sou uma pessoa que ama a vida com tudo o que ela pode oferecer, momentos maravilhosos, adversidades, desafios, enfim, sou uma pessoa que veio para mergulhar na liberdade de ser, pensar e fazer. Sou sincera, até demais, porque não dou opinião ou recomendo projetos que eu não acredito na sua assertividade, isso é uma relação ética comigo mesma.

Sobre a minha vida, esta foi bastante diversa, nasci em Nova Prata,  me mudei com a família para Vacaria, Pelotas e depois para Porto Alegre. Estas mudanças sempre foram marcantes na minha vida, porque precisava começar do zero com as amizades, uma nova casa , um novo colégio, enfim, o positivo destas mudanças é que me tornei uma pessoa de fácil adaptação com novos ambientes e novos desafios. A curiosidade e a vontade de aprender sempre coisas novas foram legados dos meus pais, meu pai era técnico mecânico, mas conseguia resolver qualquer coisa dentro de casa; tinha muitas caixas de ferramentas o que me faz, até hoje, adorar entrar em uma ferragem. Rsrsrs… E, minha mãe era uma artista e professora de artes, que testava todas as técnicas possíveis com muito sucesso, desde serigrafia, pintura à óleo, escultura…

Sobre minha trajetória profissional, minha primeira experiência foi a Standard Ogilvy & Mather, que me iniciou na área de planejamento de comunicação; depois na Cristais Hering onde debutei na área de marketing,  na Escala onde agreguei a área de planejamento promocional , na Expressão, na área de planejamento e depois na Promo, Ogilvy & Mather que me deu base para empreender e abrir a minha empresa, a MarketingmaisBusiness a qual fiquei à frente por 18 anos realizando projetos para clientes fantásticos. Em paralelo iniciei minha carreira acadêmica na Universidade Feevale que estou há 22 anos (que loucura, como o tempo passa! Rsrsrs…).

Atualmente abri uma MEI voltada a projetos proprietários e desenvolvimento de conteúdos, além de ser produtora cultural, e estar fazendo Doutorado em Processos e Manifestações Culturais na Feevale.
Enfim, o mundo me levou a descobrir novas formas de criar e interagir com a vida, sempre permeada pelo conhecimento e pelas manifestações artísticas, o que para mim é sempre um desafio maravilhoso!

2. Como representante de grandes entidades e mentorias, acha que mudamos para melhor ou não na comunicação?

O resultado de premiações, de ter feito parte de entidades e mentorias para mim se resume em algo muito valioso, porque é um reconhecimento do mercado, seja quando estive na Diretoria da ARP, ou quando fundei o Capítulo RS da AMPRO. Sobre minha percepção sobre a comunicação, considero que atualmente a comunicação está mais alinhada ao business, o que é fundamental.

Mas, ao mesmo tempo, considero que tudo está muito “igual” na forma de abordagens, hoje todos os segmentos estão adotando um discurso de inovação, empreendedorismo, economia criativa… Nunca vi tantos eventos utilizando a expressão “summit”,  parece tudo muito igual, com mesmas temáticas, mesmos discursos. Na minha opinião, tudo está muito “pastiche”, que chega a causar um certo tédio. Portanto, posso dizer que considero que houve uma melhora sobre o entendimento da comunicação como uma forte impulsionadora para os negócios, mas considero que deva se buscar um melhor posicionamento desse mercado, para que a sua essência não se dilua nesse cenário.

3. No teu longo período como professora você se orgulha dos jovens líderes e empreendedores que formou?

Eu diria que a minha experiência é uma base interessante para eu poder construir uma relação de mão dupla com os alunos, mas confesso que aprendo mais com eles do que se possa imaginar. São experiência ímpares, seja em uma sala de aula onde se percebe o interesse, o cansaço, enfim, cada aluno é uma pessoa especial que está ali dividindo o seu tempo com o que estou compartilhando.

Lembro de uma ocasião, que fui paraninfa, estava lendo meu discurso e resolvi olhar para os alunos e me emocionei demais e tive que, após alguns soluços, tentar enxergar entre as lágrimas os últimos parágrafos. O que eu percebi naquele momento é que existe uma sinergia entre professor alunos a qual visa funciona como uma plataforma para permitirem a eles o impulso para  mergulharem em um novo momento com muitas perspectivas. É uma relação de muita empatia, onde vejo alunos que sei que serão “mega” profissionais.

No meu Linkedin vejo alunos que ainda me agradecem e que continuam me chamando de professora e que hoje são profissionais criativos, empreendedores, gestores, executivos, mães… Oriento muitos alunos (TCC) e compartilho com eles os momentos de ansiedade e do “desespero” com a entrega, assim como a felicidade ao final das bancas.
O que eu posso dizer? Talvez os tenha ajudado em algum momento em sua trajetória, mas com certeza o resultado foi fruto de suas capacidades e me sinto honrada em ter participado de alguns fatos importantes de suas vidas!

4. Conta pra gente como é a Simone cozinheira e orgulhosa de seus filhos?

Pois é, sou o que antigamente se chamava de mãe coruja, mas também não me importo como me chamem, porque o nascimento do Pedro fez com que a minha percepção do que era importante na minha vida mudou radicalmente.

Sempre fui workaholic sem limites de horários para reuniões, trabalhando full time. E quando ele nasceu, me dei conta que a vida tem muito mais para oferecer do que somente trabalhar. Com ele pude estabelecer limites, porque minha prioridade era poder estar presente em todos os momentos e fases do crescimento dele. Foi maravilhoso, fazia brinquedos de papelão, de filtro, assistíamos peças teatrais e tudo o que culturalmente fazia bem para a alma de uma mãe e de um filho.

O Pedro sempre foi meu companheiro e sua primeira viagem foi aos seis meses (claro com a babá junto) em um treinamento que eu ia dar em Florianópolis para a Diadora. E, a partir daí, ele me acompanhou em todos os projetos viajando por “n” cidades do país para atender clientes como a Sony do Brasil, Diadora, Fasolo, Kildare, entre outros.

Acho que é por isso que hoje ele é compositor, estuda música em Fortaleza e tem um currículo maravilhoso para um jovem de 20 anos, o que só me faz admirá-lo mais. Além disso, é uma pessoa muito centrada e madura e com um senso crítico. O que me orgulha, porque ele sabe o seu propósito de vida e isso é algo que não se ensina e que é raro nesta geração.

E sobre as bolachinhas de nata, confesso que para mim,  são sinônimo de “aconchego”, cheiro de “lar” e de afeto. A nata é muito sutil no seu sabor o que nos remete a memórias afetivas, portanto fazê-las é um ritual que pode ser resumido para mim como uma meditação, no qual cada bolachinha que coloco na forma é uma forma de carinho. Por isso faço as bolachinhas de nata com maior prazer, é claro, quando estou a fim, para meus amigos e para a minha família. É uma forma de demonstrar e compartilhar felicidade! É isso.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 18 – Jovens do Mercado

Foi gravado o 18º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Jovens do Mercado” e será apresentada na segunda-feira (6) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os jovens estudantes: Diego Zimmermann, Fundador da Armazém de Mídia, Leonardo Menegon, Business Intelligence na Sunopaim, Yasmin Zanutto, Sound Design na KF Studios e Lucas Dalenogare, Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Porto Alegre.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

LICITAÇÕES

Duas licitações importantes estão em andamento.

As contas do Sistema Fecomércio e SENAR estão movimentando as agências do Rio Grane do Sul.

ROADSHOW GLOBO

O Roadshow da Globo aconteceu na terça-feira e apresentou as novidades da programação da TV Globo ao mercado publicitário gaúcho.

Os convidados também conheceram os novos formatos digitais e estudos sobre a audiência.

Foi realmente incrível estar presente neste evento tão importante e ver o que é feito por trás das câmeras.

SALÃO ARP

O Salão ARP 2023, maior prêmio de publicidade e propaganda do Rio Grande do Sul, está chegando. Inovando mais uma vez, a Associação Riograndense de Propaganda, realizadora do evento, ampliou o número de jurados que avaliarão os cases inscritos. Dessa maneira, os trabalhos serão analisados detalhadamente, ampliando a qualidade do concurso.

Como de costume, os jurados são profissionais de fora do Rio Grande do Sul,  . Muitos deles, aliás, possuem renome nacional no mercado da publicidade e da propaganda. Conheça os primeiros nomes divulgados:

Alice Oliveira, diretora senior global de social media da Dell;

Berg Carvalho, VP de criação da Base Gaming e Base Para Tudo;

Carol Penido, diretora de criação da Filadélfia Comunicação;

Celinha Camargos, diretora de marketing da Redhook Brasil;

Cláudia Campos, presidente da Associação Brasileira de Marketing de Dados;

Cláudia Schneider, operation director e brand and business director na FCB Brasil;

Danilo Blume, diretor executivo de criação na Agência Phocus;

Eulália Xavier Pinheiro, CEO da VR Assessoria em Comunicação;

Gustavo Gripe, CEO do Landscape;

Ítalo Medeiros, head of art da Agência UM;

Malu Galvão, head de negócios e parcerias na Nex Inovação e Negócios;

Saul Duque, diretor de criação na Mosca;

Sílvio Soledade, presidente da Associação de Profissionais de Propaganda.

As inscrições para o Salão ARP podem ser realizadas até o dia 03 de novembro pelo site salão arp.com.br.

(Fonte: FARO COMUNICAÇÃO)

GAV RS

Dando sequência as ações do Grupo de Atendimento de Veículos para o ano de 2023, com foco em conteúdos relevantes, o GAV está trazendo mais um curso muito bacana, com o Rafael Jakubowski em parceria com o Share. A ideia é olhar as estratégias e ferramentas de vendas nesse “novo normal” e como podemos potencializar nossos discursos via as plataformas mais rotineiras, como o ZAP, por exemplo.

Rafael Jakubowski: é master em marketing e gestão comercial pela Business School São Paulo e empresário com know-how de quase 20 anos com tecnologia e marketing estratégico para vendas online. Desde 2010 atua junto a empresas e pessoas com mentoria, palestras, treinamentos e cursos sobre vendas pela internet. Fundou uma das agências de marketing digital mais tradicionais do Brasil, a Sanders Digital, foi executivo de grandes empresas na área de Marketing & Vendas e, atualmente, presta consultoria como “CMO as a Service” e realiza treinamentos para equipes de vendas conquistarem alta performance em suas vendas.

Objetivo do Curso:

– Trazer estratégias, ferramentas testadas e com resultados comprovados usando Whatsapp, Copy e IA.

Principais temas:

– Como impulsionar as vendas pelo WhatsApp utilizando estratégias testadas

– Erros comuns que devem ser evitados e dicas práticas que podem ser implementadas

– O conceito de Concierge Commerce na prática

– Como a IA, Copy e vendas no WhatsApp estão relacionadas

– Porque suas vendas não devem ser escaláveis para toda a base

O que: Curso: O Novo Comercial – Métodos e Ferramentas

Quando: 07 e 08 de novembro

Horário: 19h às 21h30

Onde: Share – Av. Independência 925 (mesmo Prédio da Competence)

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para o vestibular 2024/1 até o próximo dia 6 de novembro de 2023, segunda-feira, ao meio-dia, por meio do site da instituição. A prova online acontecerá no dia 7 de novembro de 2023, terça-feira, das 19 às 22h, na plataforma virtual da FMP. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 8 de novembro, quarta-feira, até às 18h no site www.fmp.edu.br.

ELETROMIDIA

A Eletromidia (B3: ELMD3) – empresa líder no mercado de OOH (out of home) brasileiro e primeira oferta pública de uma empresa Adtech no país, divulgou seus resultados consolidados do 3º trimestre de 2023 (3T23), encerrado em 30 de setembro de 2023.

O OOH cresce como um grande aliado nas campanhas publicitárias, agregando inovação, assertividade e benefícios à população. Esse movimento pode ser observado nos resultados da Eletromidia que apresentou uma receita bruta de R$ 259 milhões, representando um crescimento de 8,9% versus 2022, 22% acima do trimestre anterior. No acumulado do ano, o valor registrado é de R$667 milhões, aumento de 15% comparado ao mesmo período no ano passado.

“No terceiro trimestre, a Eletromidia atingiu marcos significativos que refletem nosso compromisso contínuo com a evolução do carro mercado de mídia e tecnologia. Esta fase foi caracterizada não apenas por sólidos resultados financeiros, mas também por nossa consolidação no mercado publicitário brasileiro. Através de investimento persistente em inovação e tecnologia, estamos moldando o futuro do segmento de mídia Out-Of-Home no país, evidenciando nosso papel transformador nas cidades e nossa abordagem orientada à digitalização e à vanguarda tecnológica”, afirma o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.

O EBITDA totalizou R$79,5 milhões no 3º trimestre de 2023, um crescimento de 32% sob o mesmo período do ano passado em bases comparáveis (proforma), com margem de 35% e R$ 180 milhões no acumulado do ano, com crescimento de 41% em relação a 2022. O lucro líquido ajustado, por sua vez, atingiu R$66 milhões nos nove meses de 2023, um crescimento de 108% contra o mesmo período do ano anterior, e a margem líquida ajustada foi de 10,9%. Outro destaque foi o crescimento de 42% na vertical de ruas, totalizando R$122,5 mi no trimestre.

O terceiro trimestre começou com o lançamento oficial do “Abrigo Amigo”, projeto que vem transformando cerca de 100 pontos de ônibus distribuídos entre São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ) em uma integração público-privada pioneira para trazer a sensação de segurança para mulheres desacompanhadas enquanto aguardam o transporte público. Com as parcerias firmadas, as instalações já começaram e neste período foram atendidas mais de 1.200 vídeo chamadas solicitando companhia e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas nestas cidades.

Em setembro de 2023, a Eletromidia sagrou-se vencedora de concessão da Infraero para a instalação e manutenção de equipamentos de publicidade nos terminais de passageiros do Aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro, reforçando a presença na vertical de Aeroportos em uma praça estratégica do mercado publicitário. A concessão abrange o saguão e a sala de embarque e desembarque, com um contrato de 60 meses. O Aeroporto Santos Dumont tem um grande fluxo de mais de 10 milhões de passageiros anualmente, classificando-se como o quinto maior aeroporto do Brasil em termos de movimento.

Para 2024, a empresa consolidou parcerias estratégicas com renomados eventos de Entretenimento & Mídia, tais como o Lollapalooza, a parada LGBTQIA+, Rock in Rio e Fórmula 1. Além disso, a empresa está embarcando em projetos inovadores que integram a tecnologia de realidade aumentada.

“Estamos entusiasmados com as perspectivas do futuro e reafirmamos nosso compromisso contínuo de inovação na indústria de mídia, visando a geração constante de valor”, conclui Guerrero.

EFFIE COLLEGE

Criado pela Effie Worldwide e presente em mais de 55 países, o Effie Awards completa 54 anos em 2023.

O Effie é a única premiação internacional que consagra as grandes ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação que alcançam resultados reais e tangíveis, premiando tanto as agências como também seus clientes.

A partir disso, foi criado o Effie College, a versão universitária da premiação que oportuniza aos estudantes a criarem e executarem planos de marketing reais apresentados por empresas no mercado. Nesta edição, os briefings partiram das marcas Club Social, Itaú e Nescafé.

O grupo vencedor do desafio de Nescafé, que teve coordenação da professora Paola Zanchi e apoio acadêmico da ESPM RS, é composto por Luiza Perufo e 3 profissionais da e21: Dimmy Medeiros, Leonardo Rocha e Lucas Paes. E para receber a distinção, vão participar da cerimônia de premiação em São Paulo no dia 7 de novembro.

Segundo Luiza, “foi uma experiência perfeita de trabalho em equipe, um grupo que já foi formado pela prof. Paola Zanchi pensando em uma divisão otimizada do trabalho. Acho que o fator-chave de sucesso foi entender o que cada um poderia agregar de melhor e organizar em cima disso. Eu realizei a parte de design visual e mesmo não conhecendo anteriormente os outros colegas do grupo, a comunicação foi 100%. Vale ressaltar que não nos encontramos presencialmente nenhuma vez, logo, as possibilidades do trabalho remoto não nos limitaram criativamente – um case do futuro.”

Leonardo complementa – “Com certeza, um fator-chave pro sucesso do nosso trabalho foi o entrosamento que já temos por conta do nosso dia a dia, na e21. Então, acompanhados da Luiza, que é uma baita designer, fechamos o grupo ideal — e ano que vem, tem de novo.”

O contexto geral do desafio partiu de que estamos vivendo uma realidade em que a Nescafé está perdendo força com o público mais jovem, de menos de 35 anos. Uma realidade em que os seus maiores concorrentes estão ganhando mercado a partir de uma atuação multissegmento. Uma realidade em que uma marca que se reinventou durante os últimos 70 anos no Brasil, precisava se reinventar de novo.

A proposta da equipe foi baseada no dado de que consumidores de jogos engajam assiduamente com marcas que fazem parte de seu universo. A partir daí, criaram uma estratégia criativa que apoia e impulsiona essa comunidade, mostrando que, com Nescafé, você está sempre pronto pro jogo.

A partir de uma campanha 360, foi proposto um filme institucional na TV, OOH interativo e multissensorial e uma presença digital nunca antes vista. Ações com influenciadores do universo gamer, parceria com a Twitch e um jogo mobile para estar no top 1 da App Store e da Play Store em 2024.

“Através de uma estratégia ousada para o perfil de uma marca tão tradicional, inserimos a Nescafé no universo gamer! A ideia do reposicionamento foi ir na contramão do que normalmente é feito. Como o público gamer no Brasil é gigante, pensamos que a Nescafé precisava dar “play” nesse mercado.” disse Paola Zanchi, professora orientadora do projeto.

A ideia criativa, o planejamento estratégico e toda a execução da campanha foi justamente com o objetivo de envolver o universo gamer brasileiro de uma forma inédita no segmento. E deixar claro: com a Nescafé, você está sempre pronto para o jogo.

Após a vitória, Lucas Paes fala da sua vivência: “A experiência de poder ter participado do Effie e ter saído vencedor foi incrível. Essa parceria de sucesso se da pela montagem do grupo, temos dois bons redatores, com experiência em grandes campanhas, uma designer qualificada e eu com experiência em atender grandes clientes na e21, começando como trainee e hoje como executivo de negócios. Outro fator muito importante que nos trouxe o resultado positivo foi que além de sermos grandes colegas de aula e trabalho, somos grandes amigos, contribuindo pra sintonia de ideias. Copamos!”

Dimmy finaliza – “Ano passado fui finalista do Effie junto com o Leo. Então chegar na final novamente, por si só, já foi um reconhecimento e tanto. Mas trazer o prêmio para a ESPM RS, que sempre nos apoia e nos incentiva, é muito significante. Falo isso pessoal e profissionalmente: ganhar o Effie é o início de uma trajetória que não vai acabar tão cedo.”

NOVO MURO DA MAUÁ

A cidade retratada em várias obras do escritor gaúcho Erico Verissimo (1905 – 1975), em diferentes épocas, estão em destaque, por meio de imagens e textos, na atual e nova fase cultural do Novo Muro da Mauá.

O tema deste momento é “A Porto Alegre de Erico”. A nova estrutura, no paradão de 750 metros, foi instalada no final de outubro e fica no local por quatro meses. O Rio Guaíba, as ruas da Cidade Baixa, a Igreja Nossa Senhora das Dores, o Centro da cidade e o bairro Petrópolis são alguns exemplos descritos em seus livros com riqueza de detalhes. Os lugares parecem ser personagens de suas histórias, tamanha a importância na narrativa.

“Agora, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos nos mostra a Porto Alegre que ele enxergava e colocava em suas obras”, ressalta Rafaella Ferreira, diretora do núcleo cultural, explicando que “A Porto Alegre de Erico” integra a quinta fase do Muro, que já exibiu outras esferas culturais bastante diversificadas.

O projeto de revitalização da estrutura de contenção de enchentes envolveu a história da fundação de Porto Alegre; a releitura da cidade por fotógrafos e artistas gráficos conhecidos; as boas-vindas para a Bienal do Mercosul; e, mais recentemente, os porto-alegrenses que são a cara da cidade tal como os empresários que fazem a capital dos gaúchos se movimentar.

E o lançamento da fase ocorre justamente durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que iniciou no último dia 27 de outubro e segue até 15 de novembro. A Porto Alegre de Erico conta com fotos de Leonid Streliaev, que era amigo e fotógrafo de Erico Verissimo. Por mais de uma década, registrou o escritor em diferentes momentos. Cada um dos oitos painéis contam com uma ou mais fotos com um trecho de um livro de Erico Veríssimo que faz referência à imagem. Tudo com design de Rafael Braga.

“Erico foi um escritor que falou muito sobre Porto Alegre na sua obra. Uma vez, eu e o Josué Guimarães (in memoriam) fizemos uma pesquisa sobre citações da cidade nos diversos livros do autor. Esse trabalho resultou no livro “A Porto Alegre de Erico”. Ele foi um autor de cenários reais e de personagens imaginários”, destaca Streliaev, que estará na Feira do Livro no próximo dia 8, às 18 horas, no Estande da Prefeitura de Porto Alegre para falar sobre “A Porto Alegre de Erico”. O Novo Muro da Mauá é composto por um consórcio das empresas de OOH* Sinergy e HMídia em parceria com a Prefeitura e cuja meta é valorizar a história da cidade por meio do Muro da Mauá.

PROTARGET

Em 2023, os sócios Ricardo Müller e Annie Müller têm bons motivos para celebrar os 41 anos da Protarget, agência de comunicação consolidada no mercado gaúcho.

Conhecida pela construção de grandes marcas, como: Ortopé, Via Marte, Pegada e Mississipi, a Protarget atinge seus 41 anos com um crescimento de 15% no faturamento, a conquista de novos clientes e o desenvolvimento de trabalhos estratégicos no setor do Agronegócio e Calçadista.

Para marcar o aniversário, a empresa lançou em setembro uma campanha com o conceito “40+1 anos de trabalhos brilhantes”, valorizando os avanços da agência em 2022/2023. No setor Calçadista, a Protarget se destaca na renovação do posicionamento de marca da Calçados Bottero ao criar seu novo conceito: Love. Fashion. Shoes.

Para a calçados Pegada, na frente digital, a Protarget triplicou o faturamento do e-mail marketing da loja virtual para Calçados Pegada e na criação da estratégia de comunicação das lojas próprias da marca em grandes shoppings brasileiros, reforçando que está em seu DNA ir além das suas entregas criativas e construir um relacionamento próximo e estratégico com seus clientes.

No setor Público, a agência reconquista a licitação pública da cidade de Gramado, prologando um relacionamento iniciado em 2015 com a principal cidade turística do Estado. Além de expandir sua presença na serra gaúcha ao ganhar a licitação de Caxias do Sul, o segundo maior município do Rio Grande do Sul em número de habitantes e em importância econômica, e desenvolver diversas campanhas estratégicas para a atual administração.

Em 2022, a Protarget renovou também seu posicionamento no mercado ao afirmar ser uma agência de “Brand Makers”, no português: Construtora de Marcas. Isso é chancelado também pela sua ampliação no segmento do Agronegócio, ao desenvolver a criação do posicionamento de marca e da identidade visual para duas marcas da holding Flamarpar Group: FSW Carnes e Innergy, além dos sites destas marcas e projetos em andamento.

HEADS

A Heads, agência de comunicação focada em criatividade e tecnologia, criou uma campanha para as redes sociais para mostrar, de forma descontraída, os principais desafios dos Chief Marketing Officers (CMOs). Aproveitando o clima de Halloween, as artes se apropriaram da linguagem dos pôsteres de filmes de terror para apresentar os dilemas recentes que esses profissionais têm encarado e, claro, apontar soluções.

A iniciativa está conectada ao posicionamento da Heads, buscando compreender a fundo as necessidades das marcas e oferecer soluções para atendê-las. “Sabemos quais são os problemas que tiram o sono do cliente. Então, como a gente endereça, em uma única ação, toda nossa oferta de serviço, que responde às principais dores dos gestores de marketing, comunicação e tecnologia? Isso gerou um output criativo, aproveitando uma data que está cada vez mais incorporada no calendário corporativo”, conta Rafa Carmineti, managing director da Heads, que faz parte do Brivia Group.

As dez dores dos CMOs foram resultado de um estudo que o Brivia Group conduziu por meio de entrevistas com clientes e análise de estudos públicos de grandes consultorias. O material robusto reúne os principais desafios que os CMOs estão enfrentando em 2023 e seguirão se deparando em 2024. “Como os medos dos CMOs têm origens variadas, como a operação com uma quantidade cada vez maior de dados, a escolhas dos KPIs e a centralidade no cliente, optamos por também trazer artes de diferentes estilos, que vão do terror clássico aos pôsteres de filmes B”, detalha Rafael Merel, Head de Criação da Heads.

O resultado da ação pode ser visto nas redes sociais da Heads a partir desta segunda-feira (30), no Instagram e no LinkedIn, onde os interessados podem encontrar o estudo completo dos desafios dos CMOs para download.

INSTITUTO ASCENDENDO MENTES

No sábado 30/10, dia em que se comemorou os três anos de atuação em prol dos adolescentes em situação de vulnerabilidade do Morro da Polícia, em Porto Alegre, o Instituto Ascendendo Mentes (IAM) promoveu um café da manhã na Casa Vetro, para brindar as conquistas alcançadas pela ONG esse ano e fazer o pré-lançamento do jantar beneficente a ser realizado no dia 23 de maio de 2024, na Casa NTX. A instituição tem capacidade para atender 200 adolescentes e trabalha com educação, cidadania, reintegração, ingresso no mercado de trabalho, entre outras frentes de desenvolvimento humano e social.

O jantar solidário realizado em maio deste ano na NTX teve a presença de 600 pessoas e arrecadou R$ 148 mil. Conforme destacou a presidente do Instituto Nina Cardoso, com o valor proveniente da ação solidária de dezenas de pessoas e empresas, o IAM pode complementar o orçamento do ano, contratar consultoria para elaboração de projetos incentivados pelas Lei Rouanet e do Esporte e contratar profissionais para o quadro permanente de colaboradores para atendimento aos jovens. “Nosso trabalho iniciou como um sonho em 2019 e, a partir de 2020, passamos a ter uma sede e atender de forma oficial. Buscamos preparar os jovens — e quando falo preparar os jovens, falo em desenvolver pessoas”, sintetiza.

No café da manhã, três adolescentes de 16 anos que viraram jovens aprendizes em empresas, a partir do trabalho do IAM, Eduarda Guedes, Wesley Felipe e Theylor Farias dos Santos, deram seus depoimentos sobre as oportunidades proporcionadas às suas vidas. Eles ressaltaram a importância das capacitações socioemocionais, a bolsa auxílio mensal — no valor de R$ 100,00 —, os programas profissionalizantes, entre outros. “Como a gente ouve no IAM: não importa de onde a gente vem, mas para onde a gente pode ir”, ressaltou Theylor dos Santos, que a partir do IAM, venceu uma batalha de startups e hoje, é jovem aprendiz na Ventiur Aceleradora.

O IAM está integrado à rede de ONGs Gerando Falcões e, embora ainda tenha pouco tempo de fundação institucionalizada, avançou em sua profissionalização e conquistas aos jovens atendidos. O Instituto se move com profissionalismo e solidariedade, contando com um grupo de conselheiros, apoiadores e patrocinadores. Entre os apoiadores estão Instituto Helda Gerdau Johannpeter, Severo Buffet Vetro, Casa NTX, Blue Mint, Romero Seguradora, Dixon Comunicação, Pestana Leilões, Allgayer Engenharia, entre outras empresas.

ABA

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em colaboração com a World Federation of Advertisers (WFA), apresentou a Carta Global de Mídia 2023 durante o ABA Summit, evento que reuniu os principais líderes do setor de publicidade e marketing em São Paulo. O documento foi idealizado através de esforços conjuntos de entidades globais de marketing e publicidade com o objetivo de impulsionar a transformação positiva da indústria publicitária.

A Carta Global de Mídia 2023 surge como uma evolução da Carta Global de Mídia publicada em 2018, pela ABA, uma tradução livre da versão original pela WFA, adaptada para abordar as demandas atuais e as preocupações cruciais da sociedade. A primeira versão, que chamava a atenção para a importância das boas práticas para garantir a segurança reputacional das marcas, mais transparência e melhores padrões no tratamento de dados, abriu o caminho para a nova edição do documento, que aprofunda reflexões focadas em cinco áreas-chave: Competição e Pluralidade, Medição e Responsabilidade, Responsabilidade e Sociedade, Sustentabilidade e Planeta e Pessoas e Parceiros.

Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, ressalta a conexão entre os temas abordados na carta: “Uma competição saudável incentiva a elevação constante do padrão criativo, promovendo a inovação e proporcionando maior valor aos consumidores. Assim como discutir competitividade, falar de pluralidade é essencial para que tenhamos refletida nas campanhas dos anunciantes a diversidade de nossa sociedade, garantindo que todos se vejam representados e respeitados em nossas mensagens”.

Primeiro, a Carta destaca a importância da competição saudável e da representação diversificada nas campanhas publicitárias para impulsionar a inovação e inclusão. Segundo, enfatiza a necessidade de medição precisa e responsabilidade na avaliação do impacto das campanhas, garantindo o uso eficaz dos recursos. Terceiro, coloca a responsabilidade ética como uma prioridade na indústria, promovendo a transparência e combatendo a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio. Quarto, reconhece a urgência da sustentabilidade e a necessidade de práticas mais eco conscientes na indústria da mídia. Por fim, promove a igualdade, diversidade, inclusão e representatividade na publicidade, refletindo os valores em evolução da sociedade.

Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação e ESG da ABA e Head of Communication da Diageo, enfatiza a importância de a publicidade refletir a sociedade e o progresso sociocultural: “É crucial que as mudanças sociais sejam refletidas na publicidade, pois esta desempenha um papel significativo na formação de opiniões e valores. A diversidade, inclusão e representatividade precisam ser prioridades. Ao abraçar essas mudanças, a publicidade pode ser uma força positiva na promoção da igualdade e no combate a estereótipos prejudiciais. A adaptação às transformações sociais também fortalece a conexão entre as marcas e os consumidores”.

Para Paula Marsilli, Diretora de Mídia e Audiências da Natura & Co Latam, Vice-Presidente da ABA e Presidente do Comitê de Midia da entidade, a crise climática emerge como uma questão urgente no cenário de debates sociais e, consequentemente, se torna relevante para os anunciantes. “A indústria da mídia precisa não apenas reverberar o assunto como forma de disseminar a cultura do ecologicamente correto, mas repensar, por exemplo, nas próprias ações de forma que reduzam os impactos ambientais e se aproximem do status de carbono zero”, comenta.

A carta traz não só uma demanda por ações conscientes por parte de empresas, agências e anunciantes, mas também apresenta propostas e iniciativas concretas para construir um cenário de mídia mais seguro e inclusivo para consumidores e marcas. A ABA, em parceria com a WFA e todos os signatários, encara com seriedade seu papel de orientar os anunciantes sobre como se destacar de maneira competitiva enquanto atendem aos principais anseios sociais e ambientais globais.

Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA, destaca “O lançamento da Carta Global de Mídia 2023 é apenas o primeiro passo de muitos em direção a um mercado e uma sociedade mais justos, inclusivos, sustentáveis e inovadores. A ABA e a WFA estão comprometidas em liderar essa transformação, incentivando a indústria de publicidade a abraçar esses princípios e promover mudanças positivas.”

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