ENTREVISTA COM PATRÍCIA ANGELETTI
1. Quem é Patricia Angeletti?
Antes de mais nada, um ser humano grato a Deus pelo dom da vida. Filha de pais argentinos, educada de forma rígida, mas com muito amor e forte senso de família. Tenho no meu pai o exemplo de empenho e dedicação no trabalho. Na minha mãe a ternura e o papel de alicerce da família. Mãe da Maria Alice e madrasta do Carlo, acredito que com amor, a educação é mais fácil e mais prazerosa. Olhar a vida pelos olhos deles e re-descobrir os pequenos prazeres da vida tem sido a minha grande realização quando não estou trabalhando. Apaixonada pelo meu trabalho, tenho convicção que escolhi a profissão certa, porque me desafio a ser melhor todos os dias. Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC RS, com especialização em Marketing pela ESPM, além de Gestão Empresarial pela FGV. Ao longo da carreira, tive oportunidade de receber alguns títulos, como Mídia do Ano da Starter, Midia do Ano pelo Grupo de Midia RS, e Midia do ano pela ARP. Participei de algumas entidades como Grupo de Midia do RS, do qual tive a honra de ser presidente, além da ARP, ABRADI e Grupo de Midia de SP. Atuando há mais de 20 anos, iniciei minha trajetória na Accori, passei pela Duplo M, Competence, Escala e PAIM e atualmente atuo como diretora de midia da W3HAUS.
2. És uma referência para o nosso mercado como profissional de mídia, isso te envaidece?
É uma honra e responsabilidade receber este reconhecimento. Entendo que a humildade de aprender sempre e o respeito pelas pessoas que nos cercam é fundamental.
Não se acomodar e ter senso de equipe faz diferença. Nunca busquei ter amigos no trabalho, mas é uma consequência inevitável quando construímos uma relação sólida e saudável com as pessoas que nos cercam. Enalteço sempre o papel do profissional de mídia, que cada vez mais assume um papel estratégico, pela sua característica nexalista, agregado ao conhecimento técnico e criativo.
3. Nas tuas passagens pelas grandes agências do país te acrescentaram mais o que? Ou tem que melhorar muito?
Cada agência tem a sua cultura, seu estilo, suas crenças. Felizmente, tive oportunidade de tirar o melhor de cada uma das minhas passagens e aprendi muito, muito mesmo com as mais diferentes empresas. Mais do que tamanho ou local geográfico, o que realmente acrescenta é a oportunidade de conciliar os objetivos profissionais e pessoais. As empresas que abraçam estas questões e permitem o desenvolvimento pessoal e profissional retêm seus melhores talentos e, consequentemente, tem pessoas mais dispostas a vestir a camiseta, ter senso de dono e lider de equipe.
4. Ser mãe? Grandes ou pequenos centros? Viver?
Ser mãe ( e madrasta) é maravilhoso. É um amor infinito e indescritível. Tive a oportunidade de voltar para um pequeno centro o que me ajuda muito por estar perto do meu marido (que muito amo) e da minha família, sem deixar de atender os grandes centros. É um caminho sem volta (e saudável) do home office. Tenho convicção que após esta experiência de mãe, sou uma profissional ainda mais engajada e comprometida com os resultados dos nossos clientes e da agência. Isso me faz viver plena. Isso me faz viver feliz!
FMP
Termina neste sábado, dia 5/3, o prazo para Transferência e Ingresso de Diplomados na Fundação Escola Superior do Ministério Público. É a oportunidade para quem já estuda Direito e quer se desenvolver na FMP, a melhor faculdade privada do Rio Grande do Sul que mais aprova no Exame da Ordem. Para quem é formado em outra área, basta entregar a documentação e iniciar a segunda graduação. Acesse o site fmp.edu.br.
SBT RS
No próximo dia 5 de março, a repórter Gabriela Lerina passará dez dias pelas cidades de Nova York, Washington e Austin, onde acompanhará a comitiva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite visitará os Estados Unidos em busca de inovação e tecnologia. Entre os destaques, está a passagem pelo estado do Texas, onde irá ocorrer o maior evento de inovação , cinema e música do mundo, o “South by Southwest”. Outra agenda prevista será a embaixada do Brasil na sede do governo do norte-americano.
“Na mala levo um monte de ideias para apresentar essas cidades, a cultura e também o que o Rio Grande do Sul pode ganhar com essa experiência internacional “, afirmou Gabriela.
Os conteúdos e entradas ao vivo poderão ser acompanhadas na tela do SBT RS, a partir das 11h30, no SBT RIO GRANDE e também às 19h20 no segunda edição . A rotina da repórter e outros bastidores ficarão disponíveis também nas redes sociais do SBT RS.
LIQUIDA PORTO ALEGRE
A 25ª edição do Liquida Porto Alegre, encerrada neste sábado (26), é considerada uma das mais importantes dos últimos tempos. Em um momento de retomada da economia, a participação dos lojistas superou a edição de 2019, quando 4,5 mil comerciantes aderiram à Campanha. Após dois anos difíceis para o comércio e o setor de serviços devido às restrições impostas pela pandemia, as vendas superaram patamares pré-pandêmicos e ficaram equiparadas a 2019.
É o que garante Carlos Klein, proprietário da loja de vestuário masculino Via Condotti, que teve um resultado surpreendente durante os dias da promoção. “O Liquida Porto Alegre foi o momento em que mais nos aproximamos do período pré-Covid-19. Seja em número de clientes na loja, faturamento, ticket médio e número de peças por atendimento. Sentimos um consumidor mais seguro e confiante, aproveitando as promoções, inclusive, adicionando nas suas compras itens não procurados inicialmente, mas com preços atrativos. O sentimento é de que a edição deste ano veio para marcar um momento de virada no varejo da cidade. Estávamos precisando muito deste impulso”, declara o lojista.
O proprietário do Hot Pepper Sex Shop, Rodrigo Albuquerque, reforçou a importância do Liquida para as suas vendas de fevereiro, que, neste ano, já superam em 10% o mesmo mês do ano passado. “Levamos muito a sério as promoções nas quais nos engajamos. No Liquida, oferecemos descontos agressivos nos produtos e nas formas de pagamento. O Liquida Porto Alegre é uma boa ferramenta que ajuda o comércio e o varejo a focarem em uma promoção e a manterem o consumidor motivado”, explica Rodrigo.
A presença em 85 bairros da cidade e nos mais diversos segmentos, como gastronomia, serviços, vestuário, farmácias, móveis, beleza, pets, sex shop, chegando até a nichos religiosos, à área de moradias compartilhadas – os colivings – e à venda de espaços físicos de armazenamento – os self storages, ajudaram a garantir a abrangência, a acessibilidade e o sucesso do Liquida Porto Alegre. Desde a loja mais ao Sul da Capital, como a que vende roupas infantis, femininas e masculinas, a Bella Modas, no Lami, até grandes redes de farmácias, o Liquida esteve presente. Uma campanha de mídia consistente e a sensibilidade da imprensa em abrir espaço também deram suporte ao sucesso da promoção.
Para Patrick Rosa, gerente de uma das lojas do Magazine Luiza no Centro Histórico, a repercussão dos veículos de comunicação e os investimentos em mídia foram fundamentais no impulsionamento das vendas. “Com certeza, o Liquida Porto Alegre contribuiu muito para os resultados positivos do período. Percebemos que a comunicação de mídia atraiu mais clientes e colaborou para resultados mais satisfatórios, superiores em relação aos anos anteriores, principalmente, se compararmos ao período de pandemia. O Liquida superou nossas expectativas”, detalhou Patrik.
Na avaliação do presidente da CDL POA, Irio Piva, houve muito engajamento e boas ofertas: “O Liquida Porto Alegre cumpriu seu papel de movimentar o comércio e estimular novos negócios no mês de fevereiro. Os lojistas entenderam a importância da Campanha como uma ferramenta de vendas, e o consumidor percebeu a qualidade das promoções e fez boas compras”, conclui. O vice-presidente da Entidade e coordenador da Campanha, Carlos Frederico Schmaedeck, salienta que as expectativas foram alcançadas: “Temos retorno de centenas de lojistas que fizeram bons negócios e bateram as metas de vendas que previam. De modo geral, os consumidores também fizeram boas compras, porque encontraram uma variedade muito grande de lojas onde podiam aproveitar as ofertas. Estamos muito satisfeitos”, conclui o dirigente.
REDE PAMPA
A Rede Pampa está programando mais uma megacobertura multiplataformas da Expodireto Cotrijal 2022, uma das mais destacadas feiras do agronegócio do mundo, com transmissões especiais de 6 a 11 de março, direto das cidades de Carazinho e Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul.
A cobertura especial inicia neste domingo (06), com a cerimônia de entrega dos prêmios do Troféu Brasil Expodireto, evento promovido pela Rede Pampa e pela Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial – que acontece na cidade de Carazinho e integra o calendário oficial da feira, com objetivo de homenagear as empresas e personalidades que tiveram as atuações mais destacadas em prol do agronegócio, em suas áreas. O aguardado Troféu Brasil Expodireto terá transmissão ao vivo pela Rádio Liberdade e pelo YouTube da TV Pampa, e contará, também, com a transmissão de um programa especial com os melhores momentos do evento na TV Pampa, no dia 12 de março, às 11h30min. O Jornal O Sul e o portal osul.com.br trarão todos os detalhes e os vencedores da premiação, conhecida como o “Oscar do Agronegócio”. Celebrando os grandes nomes do agro, um caderno especial será publicado no Jornal O Sul do dia 10 de março, incluindo todos os detalhes do Troféu Brasil Expodireto.
E durante esta edição da Expodireto Cotrijal, a Rede Pampa estará presente com toda a sua estrutura e redação integrada no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, com um estúdio panorâmico localizado na região central da feira e de onde serão veiculados programas diários de rádio e de TV.
“Será a maior e melhor cobertura da Expodireto, pois os diferenciais já começam com a entrega do Troféu Brasil, onde vamos homenagear aqueles que fazem forte e farto o agronegócio brasileiro. Estamos muito felizes com essa cobertura, que irá traduzir tudo aquilo que ocorre no agro, especialmente as soluções para esse momento de dificuldades que vivemos em função da seca”, afirma o Vice-Presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto.
Já o Presidente da Cotrijal e da Expodireto, Nei César Manica, destaca a importância da cobertura multiplataforma da Rede Pampa, dando acesso a todos sobre esta grande feira: “Parabenizo a Rede Pampa por estar sempre à frente do seu tempo e presente em mais uma edição do nosso evento”, destaca Manica.
GRUPO RBS
O público de Donna, a partir de agora, poderá acompanhar conteúdos de gastronomia, viagem, comportamento e estilo de vida produzidos pela jornalista e comunicadora da rádio 102.3, Sara Bodowsky. O conhecido “Roteiro da Sara” estreia neste fim de semana, na edição dos dias 5 e 6 da revista. Os conteúdos também podem ser acompanhados na 102.3, das 13h às 14h e das 19h às 21h.
– Chego muito feliz à Revista Donna, com o coração cheio de alegria e esperança de trazer a mesma proposta que tenho com o público que me acompanha nas redes sociais: o convite de vem comigo. O “Roteiro da Sara” são as comidinhas, os vinhos, as viagens, mas também os caminhos que a Sara busca para ser mais feliz, longe ou perto. Trago dicas da minha experiência diária e quero sempre lembrar, com muito carinho, que está tudo bem ter dúvidas, buscar ajuda, aceitar nossas vontades e nos presentear com pequenos prazeres. Afinal, não podemos esquecer que a vida segue acontecendo – seja nos momentos grandiosos ou nos mais fugazes. E ela é cada vez mais rápida – destaca Sara Bodowsky.
Formada em Direito e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a comunicadora chegou na rádio Gaúcha em 2002 como estagiária de produção. Após efetivada, intercalou as funções de apresentadora e repórter, participando de grandes e importantes coberturas da emissora. Desde 2017, se dedica ao entretenimento, na rádio 102.3.
JORNAL DO ALMOÇO
O Jornal do Almoço, tradicional telejornal do Grupo RBS, há 50 anos é companhia garantida na casa dos gaúchos durante o horário do almoço. De segunda a sábado, a partir das 11h45, o programa leva notícias do Estado, do país e do mundo para o público. Ao longo dessas cinco décadas, o JA acompanhou coberturas históricas, apresentou personagens importantes e testemunhou fatos marcantes.
Figura já conhecida do público, a jornalista Cristina Ranzolin é a responsável por conduzir o telejornal há 26 anos. No interior do Estado, as regiões Centro-Oeste, Norte e Noroeste, Zona Sul, Vales e Serra dispõem de blocos regionais com os apresentadores direto dos seus estúdios, sob comando, respectivamente, dos jornalistas Vanessa Backes, Mateus Rodighero, Patrícia Porciunculla, Maiara Medina e Shirlei Paravisi.
– A relevância do Jornal do Almoço se fortalece a cada dia com um jornalismo ético e responsável. O telejornal é palco para muitos debates e tem espaço para todas as opiniões, conversando com todos os gaúchos e mantendo uma conversa direta com as suas comunidades. Os 50 anos precisam ser comemorados já com o olho pro futuro, seja na televisão, em outras telas ou até fora delas, no contato direto com o público – destaca Ellen Appel, gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV.
Para comemorar a data, o público poderá relembrar a trajetória do JA com uma programação especial neste sábado (5). O telejornal será ancorado ao vivo às margens do Guaíba, em Porto Alegre. Ao longo da transmissão, a audiência será convidada a voltar no tempo com um documentário que promete recordar personagens, grandes acontecimentos e mostrar os bastidores de quem trabalha por trás das câmeras. O Jornal do Almoço também terá uma transmissão especial no dia dos 250 anos de Porto Alegre.
Além dos programas externos, ao longo do mês de março, a trajetória do JAserá destaque por meio de reportagens especiais. Como parte das festividades, no dia em que a primeira transmissão a cores da TV brasileira completou 50 anos, o programa foi exibido direto dos Pavilhões da Festa da Uva. Desde janeiro, o público que acompanha o JA também pôde perceber na tela da RBS TV o selo comemorativo à data e conhecer 50 praças e parques da capital gaúcha.
Com o posicionamento “Bem Pra Ti”, a RBS TV está sempre conectada com os gaúchos e reafirma a relação de confiança com quem sintoniza na emissora. A cada ano, o Jornal do Almoço busca se renovar e trazer dinamismo, agilidade e flexibilidade para a audiência e uma solução de comunicação de alto impacto para parceiros comerciais. Os conteúdos da data podem ser conferidos no site do G1 RS.
GLOBO
A diretoria comercial da Globo passa a ser liderada por Valéria Soska. A executiva foi contratada pela empresa com a responsabilidade de gerir a estratégia e operação de canais de vendas e relacionamento com anunciantes e agências, além de acompanhar as atividades comerciais das afiliadas da Globo.
Valéria vem da SAP, empresa onde passou os últimos 14 anos e, mais recentemente, ocupava o cargo de head da SAP Concur na América Latina. Com uma carreira estruturada na área de tecnologia, ela também trabalhou na PwC, IBM e Embratel.
Na Globo, Valéria responderá diretamente a Manzar Feres, que desde o ano passado lidera a diretoria de negócios integrados em publicidade da companhia.
ENCONTRO DE MÍDIAS
O Encontro de Mídias, um dos eventos mais tradicionais do mercado, voltado para mídias, veículos de comunicação e anunciantes, retoma as atividades neste 2022, embasado pelo tema principal Next Steps. O encontro será realizado dia 14 de março, no Pullman Caesar Business, Vila Olímpia-SP e, pela primeira vez, também será transmitido online.
A proposta é trazer uma troca rica de informações, reciclagem e interação entre profissionais de mídia das agências, veículos de comunicação e anunciantes. A programação conta com quatro painéis e mais de 10 convidados para debater temas que englobam o futuro da comunicação. Após as apresentações, entra em cena o 9º Prêmio Encontro de Mídias, congratulando os destaques de cada área.
O primeiro painel, programado para 9h30, traz Phellipe Siani e Fernando Nakamura, do programa Soft Business, apresentando o tema que, em seguida, será discutido pelas convidadas Paula Marcilli, VP de Mídia VMLYR, Monica Lopes, Diretora de Marketing Nespresso e Bárbara Toscano, Diretora de Marketing Lenovo.
Em seguida, às 11h20, é a vez de Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope Media, apresentar o tema e chamar Andreia Kalvon, Diretora de Mídia da WMCCANN e Rafael Gomes Gonçalez, Gerente Executivo de Mídia Integrada, CRM e Brand Experience da BRF para debater o assunto.
Após o almoço, às 14h30, Hermann Mahnke, Diretor de Marketing Mercosul, General Motors, abre o 3º painel e convida Glaucia Montanha, Diretora Geral da Digital Business e Performance, Ricardo Monteiro, CEO da Tunad, Rafael Gobbi, Gerente Departamental do Bradesco e Alarico Naves, Diretor Negócios Multiplataforma do Grupo Record.
Encerrando a programação dos painéis, às 15h50, Fábio Freitas, CGO da FCB Brasil inicia o tema e, em seguida, Ivan Rysovas, Growth Media Manager Ecomm & Stores do GPA, Marcelo Pacheco, VP of Sales and Innovations na Warner Media, Rodolpho Aguiar, General Media Director da LVL e Rafael Biselli, Maneger Strategic Planning & M&A da Nestlé, debatem o assunto.
Após um rápido coffee break, às 17h20, Luiz Lara e Regina Augusto, do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), trazem uma apresentação para os profissionais do mercado. Na sequência, antes de iniciar a premiação que encerra o Encontro de Mídias, é a vez do criador do evento, Cláudio Venâncio, subir ao palco para homenagear um grande profissional que contribui ativamente para a indústria da comunicação.
“Retomar as atividades do Encontro de Mídia é um momento de grande felicidade, tivemos que adiar o evento por medidas de segurança para nossos convidados, mas agora conseguimos trazer um formato que atende todas as normas e possibilita também o acesso remoto”, destaca Cláudio Venâncio, criador do evento. “Além de todo conteúdo que programamos para fortalecer ainda mais nossas atividades na comunicação, também teremos as premiações que são fundamentais para valorizar os profissionais que realizam trabalhos e ações relevantes em cada área”.
Uma das grandes novidades do evento neste ano é a possibilidade de acesso online a toda programação. Pela primeira vez, o Encontro de Mídias poderá ser acompanhado de qualquer lugar do mundo, não se limitando apenas aos participantes da cidade de São Paulo. “Estou muito feliz com esse novo modelo que adotamos, é muito bom poder ver o nosso encontro ganhando grandes proporções e ainda mais visibilidade”, destaca Venâncio.
GAMPI
Com a expectativa de novos grandes projetos em 2022 que devem impactar a sua relação com o consumidor, a Termolar passou a integrar o portfólio da Gampi Casa Criativa. A marca mais lembrada pelo Prêmio Top of Mind na categoria garrafa térmica será atendida pela agência de Novo Hamburgo, que ficará responsável pelo planejamento estratégico, criação de campanhas, brand content e performance digital.
A Gampi já tem como desafio o lançamento de uma nova linha de produtos, entre março e abril, que irá expandir o mix de atuação da marca. Por serem produtos presentes no cotidiano das pessoas, o CEO da agência, Maicon Dias, aposta na expertise e proximidade com o cliente para o desenvolvimento do trabalho. “Vemos um potencial enorme para novas ações de comunicação e expansão no relacionamento com os consumidores”, destaca Dias.
Ao reconhecer que a confiança na marca é um fator decisivo na tomada de decisão de compra, o Coordenador de Inovação, Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Termolar, Roberto Wickert, destaca a importância de contar com um fornecedor que consiga comunicar a proposta diante da concorrência. “Escolhemos a Gampi porque reúne as competências e a capacidade de gerar resultados através da execução da nossa estratégia organizacional. Esperamos que esta parceria entre para a história da nossa empresa e que possamos levar nosso propósito de facilitar a vida das pessoas e prolongar os bons momentos, para um público ainda maior!”
A Termolar faz parte das novas contas que a Gampi conquistou neste início de 2022 ao lado da HT Solutions e Atacado taQi. A agência possui ainda em seu portfólio trabalhos para mais de 300 empresas e inúmeros cases de sucesso como SIM Rede de Postos, Dufrio, Fröhlich, Calçados Beira Rio, Bebecê, Kildare, Keds, Doctor Clin, Bettanin, Cervejaria Edelbrau, Di Paolo, Ortopé, Killing, Dü Design, Artecola, Conforto, Fasolo, Festival de Cinema de Gramado, Carburgo, Velopark, entre outros.
MULHERES EMPREENDEDORAS
B2Mamy
Dani Junco é mãe do Lucas, fundadora e CEO da B2Mamy, único hub de inovação focado em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente por meio de educação, pesquisa e comunidade. Desde 2016 apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães, capacitando mais de 50 mil mulheres nos programas de educação e movimentando mais de 16 milhões de reais dentro da rede.
Uffa
Ana Paula Pisaneschi é cofundadora do Uffa, plataforma que proporciona uma experiência positiva a quem precisa resolver um problema financeiro, seja na negociação de uma dívida, solicitação de crédito ou abertura de conta corrente. Conta com incentivos de cashback, meio de cartão de crédito pré-pago e vouchers especiais para desconto. Iniciando sua operação em 2020, a startup já conta com mais de 35 milhões de pessoas e 15 empresas já cadastradas.
Jobecam
Cammila Yochabell é fundadora e CEO da Jobecam, HRTech referência no setor de recrutamento, seleção e D&I, que torna os processos seletivos mais diversos, acessíveis e eficientes por meio da tecnologia de vídeo e entrevistas às cegas. Com esse propósito de ajudar empresas em processos seletivos com políticas afirmativas, só em 2021 a Jobecam alcançou um crescimento de 200% e para 2022 a perspectiva é um aumento de 300%, em comparação com o ano anterior.
Bloom
Roberta Sotomaior é cofundadora e CEO da Bloom Care, maior clínica virtual de saúde feminina e familiar do Brasil. Mestre em Negociação Internacional e Resolução de Conflitos pela Fletcher School, Tufts University, Roberta foi pesquisadora na World Peace Foundation e na Universidade de Harvard. Com experiência na área de resolução de conflitos, aprendeu que a verdadeira prevenção começa com o cuidado da jornada de saúde de mulheres e famílias. Assim, criou uma plataforma de cuidado inteligente que transforma a forma como as empresas cuidam da saúde feminina e familiar de suas pessoas colaboradoras.
Newa
Carine Roos é CEO e fundadora da Newa, uma empresa de impacto social que prepara as organizações para um futuro mais inclusivo por meio de sensibilizações, workshops, treinamentos e consultorias. Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão há 10 anos, Carine já impactou mais de 12 mil pessoas em vivências com mais de três mil horas em salas de aula e mais de duas mil mulheres mentoradas. À frente da Newa, a especialista tem como missão preparar líderes para que a Diversidade e a Inclusão sejam uma realidade imediata nas organizações.
Casai
Maricarmen Salazar é COO e co-fundadora da Casai, uma startup de hospedagem latino-americana lançada em 2019 – ano em que o número de unicórnios liderados por mulheres totalizou 21. Residente na Cidade do México, Maricarmen se formou em administração pela Universidade Iberoamericana e fez pós graduação em finanças pela Universidade Anáhuac México. Com passagens pela afiliada da AT&T México e Grupo Presidente, uma das maiores empresas de turismo do México, a executiva possui amplo conhecimento de liderança no setor financeiro e de hospitalidade. Com sua visão e experiência no setor, fundar a Casai para ela é trazer uma nova realidade para a hospitalidade 4.0, prezando pela qualidade, alto padrão e eficiência no negócio.
Maricarmen nasceu e foi criada na Cidade do México e viveu lá por quase toda a sua vida. O que ela mais ama na sua cidade natal é a natureza eclética do lugar, que inclui restaurantes diversos, museus e uma vida noturna agitada.
Cuponeria
Nara Iachan é fundadora da Cuponeria, a primeira e mais completa plataforma de cupons de descontos do Brasil. Com 10 anos de pioneirismo no nicho e mais de um milhão de cupons emitidos por mês, a plataforma tem ajudado os brasileiros a economizarem todos os dias. Atualmente a Cuponeria conta com mais de 7 milhões de usuários e mil empresas parceiras, entre elas Americanas, Marisa, Amazon, Ifood, Banco Bari e muitas outras. Nara foi Forbes Under 30, é formada em Economia pela UFRJ e possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ. Apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação, Nara valoriza a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas e gerar mudanças no mercado.
Sputnik
Mariana Achutti é fundadora e CEO da Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil. A empreendedora busca gerar mudanças no universo corporativo, utilizando de uma educação criativa e disruptiva para esse fim, tendo atingido empresas como Google, Facebook, Globo, Boticário, Ambev, entre outras. Mariana, atuou durante anos como gestora da Perestroika, escola de atividades criativas, destacada como “uma das nove empresas da nova economia brasileira”, em 2014 intra empreendeu, criando a Sputnik, braço In Company da Perestroika. Mariana tem muito conhecimento a oferecer sobre novas perspectivas e possibilidades educacionais, com grande experiência como empreendedora, sempre construindo o sucesso sem perder de vista seus valores e crenças.
TAQE
Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção virtual, e profissional com mais de 25 anos de experiência na área de RH. Com passagem em empresas como Natura, Citibank e Banco Crefisul, Asnis tem como missão gerar oportunidades para todos – possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.
Bee Touch
Ana Carolina Peuker é psicóloga e CEO da Bee Touch, startup de saúde mental. Criadora da Avax, a primeira plataforma de avaliação psicológica do Brasil. Realizou mestrado, doutorado e Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento. Foi professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Além de Pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (UNISINOS). Atuou como pesquisadora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por mais de dez anos. Integra a Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho de Psicologia do RS. Membro do grupo de trabalho de enfrentamento à COVID-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
Vittude
Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, host e idealizadora do podcast Terapeutizados. Possui formações que contemplam ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho. Empreendedora premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative. É colunista dos portais Money Times, The Shift, Lide Futuro e Mundo RH, além de possuir diversos artigos publicados pelo jornal Estadão.
PinePR
Helena Prado é mãe da Alice, de 5 anos, Chairwoman e sócia fundadora da PinePR, agência de PR especializada no atendimento de scale-ups e empresas de tecnologia e inovação com atuação dentro e fora do Brasil. Com MBA Executivo pela FIA, acumula mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa para empresas internacionais, multinacionais e locais em segmentos como tecnologia, entretenimento, negócios, política e varejo. Atualmente lidera o time de comunicação externa e marca da EY. Em 2018, pela FIA, fez parte do primeiro time brasileiro a conquistar o terceiro lugar na maior competição de Business Cases do mundo, no Canadá.
Além de representar o empreendedorismo feminino no mercado, Helena também apoia a iniciativa dentro da empresa, com um time majoritariamente feminino e 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, e fora, por meio do apoio ao ecossistema do empreendedorismo feminino através de parcerias de longa data com clientes como B2Mammy e Vittude
FEEDZ
Rafaela Cechinel é CSO e sócia na Feedz, empreendedora e mãe com mais de 12 anos de experiência em vendas. Construiu a máquina de vendas e estratégia de go to market da Feedz, contribuindo para que a empresa crescesse de 2 mil para 60 mil usuários em dois anos. Sales engineer certificada pela Google, com ampla experiência em vendas complexas B2B.
Nubimetrics
Juliana Vital, mulher, LGBT+, conquistou o posto de Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, empresa argentina de sales intelligence que empodera sellers em marketplaces com dados de IA em busca de ajudá-los a melhorar seus resultados.
Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, atua na área de tecnologia desde o início da carreira, que tem mais de 17 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência. Antes de entrar para a equipe da Nubimetrics, Juliana também seguiu carreira executiva na Sprinklr/Scup, Voopter e Cortex.
Atualmente, a empresa conta com 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.
Semente Negócios
Alline Goulart, Diretora de Operações e sócia da Semente Negócios, a profissional apoia a organização no desenho e estruturação da estratégia de crescimento, auxilia as verticais em projetos de inovação social e pode contar sobre os desafios empreendedores para essa minoria.
Em 2022, o foco da startup é nos projetos de diversidade. Entre os programas estão o Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, Mulheres do Nosso Bairro e Cidade por Elas, os três são idealizados pelo Sebrae Santa Catarina e têm execução metodológica e gestão da Semente. Os programas tem objetivo de apoiar e aumentar a capacidade de sucesso de negócios liderados por mulheres, principalmente na superação dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, por meio de uma educação empreendedora.
NÃO É MI-MI-MI
Nesta segunda, 7/3, Gabriel Besnos, Sócio-Diretor da Agência Bistrô recebe Liliane Rocha, colunista da Vogue e Época Negócios, CEO da Gestão Kairós, para um bate papo sobre diversidade nas organizações e na publicidade no instagram @agencia_bistro, a partir das 11h. A live vai abordar um olhar inclusivo nos negócios para gerar resultados e uma cultura organizacional mais rica para as marcas. Participe dessa conversa!
ESTABILIDADE EMOCIONAL
Ter uma estabilidade emocional no trabalho é essencial para obter uma carreira promissora e ser feliz no dia a dia. Nos últimos dois anos, a pandemia nos fez adaptar nossas rotinas e fez as empresas implantarem novos formatos de trabalho (como o sistema híbrido ou 100% home office). Todo este cenário impactou na vida das pessoas de todo o mundo principalmente na saúde mental. 53% dos brasileiros declararam que o bem-estar emocional piorou um pouco ou muito no último ano, conforme pesquisa do instituto Ipsos (empresa de pesquisa e de inteligência de mercado), encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil.
Uma saúde mental equilibrada influencia no ritmo de trabalho, produtividade, e no melhor convívio com os colegas e gestores. Por isso, muitos gestores estão em busca de criar um clima organizacional mais saudável e estão dando a devida atenção às questões emocionais do time. Segundo a pesquisa do HUBRH+ABPRH (Associação Brasileira de Profissionais de RH) feita através de uma entrevista com profissionais de recursos humanos (mais de 500 funcionários), 66,3% das empresas estão preocupadas com a saúde mental dos colaboradores, sendo um dos principais desafios das empresas no momento pós-pandemia.
A eficiência de um profissional pode ser alcançada com a união de um acompanhamento médico (clínica psicológica) e por ações de Marketing de Incentivo. Afinal, quando os colaboradores são reconhecidos pelas suas performances isso impacta diretamente no bem estar mental. Trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação aos outros, de acordo com um estudo, de 2019, da Universidade da Califórnia.
Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, ressalta que com uma boa saúde mental, um colaborador se sente mais motivado em realizar o seu trabalho e influencia positivamente, o ambiente organizacional e as pessoas ao seu lado. “Empresas que priorizam entender o psíquico do seu time e buscam reconhecer o desempenho da equipe com base em um software de incentivo, em que o favoritismo não existe, e que a meritocracia é praticada, só tem a crescer em 2022″, evidencia Carvalho que tem experiência de mais de 10 anos em Marketing.
Um time com boa saúde mental terá uma alta performance para impulsionar os negócios, e tem a tendência de desenvolver características como competência, expertise e comprometimento nas suas tarefas.
Muitas empresas estão reconhecendo a importância de manter a estabilidade emocional no ambiente interno de trabalho. Pesquisa da consultoria WTW (Willis Towers Watson) apontou que, de 2015 para 2021, houve um aumento de 33% no interesse das empresas em implantar ações de saúde e bem-estar na rotina de seus colaboradores.
O especialista Rodolfo Carvalho, da Incentivar, cita 5 motivos para a sua empresa implantar a Estabilidade Emocional em 2022:
1- O trabalho em equipe melhora, logo o clima organizacional também;
2- Aumenta a sinergia entre colaboradores e gestão no foco do crescimento da empresa;
3- Diminui o turnover;
4- Os colaboradores terão mais acesso a estabilidade emocional fora da empresa (A empresa pode fazer parcerias com clínicas de psicanálise para tornar os preços mais justos) e o estado emocional do time ser refletido no convívio empresarial;
5- Aumenta o sentimento de pertencimento pela empresa.