NOTAS DA SEMANA – 04.08.2023

WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.52.53

ENTREVISTA RODRIGO BUSATO

1. Quem é Rodrigo Busato?

Sou publicitário e empresário, especialista em marketing político, eleitoral e consultor em comunicação estratégica.

2. Quais os desafios da comunicação pública?

Toda administração pública tem os desafios. Claro que carregando o sobrenome, a cobrança em mim era maior e eu estava ciente disso durante os quatro anos. Trabalhei intensamente, com humildade e compromisso, para contribuir com a cidade onde eu moro, fui criado e tenho orgulho de dizer que sou canoense. Conseguimos deixar legados importantes, como projetos criados e capitaneados pela nossa secretaria (Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação) como o “Prefeitura Mais Perto”, que reformava escolas e levava os serviços da Prefeitura para atendimento à população e também o “Saúde Tá na Área”, que saiu em parceria com a Assistência Social e a Saúde, projeto que levava serviços médicos para comunidades mais distantes do centro, que às vezes não tem condições mesmo nem de pegar uma condução até um hospital ou até uma UPA. Então no geral, o que ficou dessa experiência é o compromisso e vontade que sempre tivemos de construir uma Canoas cada vez melhor.

3. Existe esperança na classe política brasileira?

A classe política está muito desacreditada, por tudo que acontece. Mas eu ainda acredito na boa política, até porque conheço bons políticos. Então quando tu pratica a essência do que é a boa política, a arte do bem comum,  vale a pena todo esse esforço. O papel principal da comunicação é levar as ações que muitas vezes impactam diretamente na vida das pessoas, como direitos básicos, serviços e o que está sendo feito para melhorar cada vez mais a vida da população.

4. Rodrigo com a família, amigos e nas horas de lazer?

Sou tranquilo, gosto de curtir os momentos de lazer com a família e amigos, viajar e um apaixonado por música. Fico feliz em estar cercado das pessoas que me fazem bem e dão energia para tocar o dia a dia.

50 ANOS ESCALA

A Agência Escala comemora com orgulho o seu 50º aniversário, marcando cinco décadas de excelência em criatividade e comunicação. Para celebrar esta ocasião especial, a agência lançou em maio deste ano uma campanha temática única e envolvente com o tema que a representa e resume: “Camaleão”.
Ao longo de 50 anos de sucesso no setor de comunicação e publicidade, a Escala evoluiu para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Assim como um camaleão, que possui visão 360º e se adapta a diferentes ambientes e circunstâncias, a Agência Escala tem sido ágil e versátil em suas abordagens, oferecendo soluções inovadoras para as marcas mais renomadas do mercado. A chegada em Brasília há 10 anos (atuando de forma sólida com contas públicas federais junto a diferentes partidos/governantes), a retomada da atuação em São Paulo em dezembro de 2022 e a mudança do escritório de Porto Alegre para uma estrutura moderna, sustentável e global, são também ações que corroboram o quanto a Escala é inquieta e ativa.
A campanha “Camaleão” não só celebra o passado consistente da Escala, mas também destaca a sua capacidade contínua de se reinventar e se adaptar, mantendo-se na vanguarda da indústria de publicidade. Durante os 50 anos de existência, a agência tem se destacado em criar conexões significativas entre marcas e seus públicos, entregando mensagens impactantes e autênticas.
A coCEO da Agência Escala, Renata Schenkel, reforça o compromisso contínuo da empresa com a excelência: “Ao longo desses 50 anos, enfrentamos desafios e celebrações, conquistamos sucessos e aprendemos com nossos erros. Nosso diferencial sempre esteve nas nossas pessoas (isso é central) e nossa fortaleza é a capacidade de nos adaptarmos, assim como um camaleão que muda de cor conforme necessário.”
O coCEO Rodrigo Dipp complementa “A Escala vem se preparando de forma consistente para entregar cada vez mais criatividade e estratégia, tudo isso baseado em dados. Estamos ansiosos pelos próximos 50 anos, para seguir impulsionando nossos clientes atuais e os que estão por vir, ajudando-os a se destacar em um mundo com ciclos cada vez mais curtos e desafiadores.”
A campanha “Camaleão” é sustentada por uma série de iniciativas, como encontros de conteúdo para os clientes abordando a transformação nos negócios, mídia em vídeo, rádio, anúncios de jornal, out of home, e presença muito forte no digital com o TBE (o TBT da história da Escala às quintas-feiras) e depoimentos de nossos clientes e parceiros no Instagram e LinkedIn.
Acompanhe a Agência Escala nas redes sociais e participe desta jornada de celebração dos 50 anos de sucesso, criatividade e parcerias duradouras.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 9 – A Produção Gaúcha na Comunicação

Foi gravado o 9º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo  com o tema “A Produção Gaúcha na Comunicação” e será apresentada na segunda-feira (7) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os participantes: Alexandre Meurer, Sócio da Brava Filmes, Carina Domida, Rádio Ativa Produtora, Nádia Yacoub, Gestora de Projetos e Operações na Zepp Filmes e Rafael Mello, Diretor de Arte e Artista 3D da Caramello Studio.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

MOOVE

A Moove precisa te contar uma novidade muito especial: a sede da agência em Porto Alegre está mudando de endereço:

Até o dia 07/08, a agência está sem número de telefone fixo, mas atende pelo celular (51) 99714-3975.

A partir de 07/08, todas as correspondências deverão ser enviadas para Av. Carlos Gomes, 141/605.

A agência continuará no mesmo prédio, porém em novo conjunto comercial.

Oficialmente, a agência Moove estará atendendo na nova sede a partir do dia 21 de agosto.

ESPM

O curso de Comunicação e Publicidade da ESPM, uma das mais respeitadas escolas de negócios do país, acaba de criar um conselho consultivo (CPCon), formado por dez dos mais admirados executivos do setor de comunicação, profissionais de liderança com experiência no Brasil e no mercado internacional. O conselho – uma iniciativa pioneira no país – é mais uma iniciativa da ESPM que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, a formação acadêmica de seus alunos e o mercado, com troca de experiências, ideias e o debate de tendências. “Nascemos, há mais de 70 anos, de uma demanda do mercado”, diz Dalton Pastore, presidente da ESPM. “Essa ligação estreita, juntamente com a busca pela excelência e pela inovação constante, nos trouxe até aqui e nos levará adiante.”
Com cerimômia de posse em 3 de agosto, em um dos campi da ESPM, em São Paulo, o CPCon é composto por Alexandre Guerrero, head da Eletromidia (Brasil), Caio Amato, CMO Global da Oakley (Milão), Caio Mattoso, creative head da agência de publicidade Wieden & Kennedy (Los Angeles), Camila Costa, CEO Brasil do grupo de publicidade idTBWA (Miami/Brasil), Daniela Dantas, vice-presidente da World Global Style Network – WGSN Brasil (Brasil), Daniela Gebara,Daniela Gebara, diretora de marketing da Media.Monks, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil,Marcelo Salles Gomes, Presidente do Grupo Meio & Mensagem, Melissa Vogel, CEO da empresa de pesquisas Kantar Ibope Mídia e head IAB (Brasil), e Renato Ramos, vice-presidente de estratégia corporativa da aliança global de companhias aéreas Star Alliance (Singapura).
“Além da oportunidade de aproximação com pessoas influentes do mercado de comunicação e publicidade, o conselho permitirá o intercâmbio de perspectivas e necessidades contemporâneas, a fim de contribuir com a equipe acadêmica na ampliação do repertório dos nossos estudantes”, afirma Paulo Cunha, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM.
A adesão dos executivos ao CPCon é de carácter voluntário, com reuniões a cada semestre. “A conexão estreita com profissionais de renome – e que atuam em segmentos e geografias tão diversas – chega para trazer um olhar ainda mais plural ao jeito ESPM de ser, com foco em inovação, conhecimentos transversais e no desenvolvimento de soft skills”, diz Cristiano Amaral, diretor acadêmico de Comunicação e Artes da instituição.
O curso de Comunicação e Publicidade da ESPM é um dos mais renomados do Brasil e, recentemente, também foi reconhecido como um dos melhores do mundo, com o Certificado de Reconhecimento de Experiência do Aluno 2022 Universum, nos quesitos Empregabilidade, Oferta Institucional e Reputação. A Universum é uma instituição que avalia instituições de ensino, empresas e universitários com o objetivo de aproximar o mundo acadêmico do mercado de trabalho.

TRISTEZA

Faleceu nesta quinta-feira um cara de alma e coração muito grande. Jerônimo Jardim trabalhou comigo por muitos anos, foi meu sócio e um amigo de fé e coragem. Fazia tempo que não nos víamos… Jerônimo me indicou para falar sobre ele numa entrevista no Jornal do Comércio onde lembrei de várias passagens criativas dele na propaganda, na música e jogando futebol.
Um precioso, generoso, fiel e talentoso amigo. A saudade será eterna.

BAND

O Melhor da Noite é seu o ponto de encontro nas noites da semana.
Um moderno programa de variedades que une jornalismo, esporte e entretenimento para toda a família, imergindo por todas as regiões do Brasil com dinamismo, descontração, tecnologia e uma interatividade envolvente com a plateia e o público das redes sociais.
Apresentado por Zeca Camargo (MULTIFACETADO e CARISMÁTICO) experiência ao longo de mais de três décadas o consolida como um dos grandes nomes da TV brasileira. Uma referência como apresentador, jornalista e escritor. E Glenda Kozlowski (VERSÁTIL e EXTROVERTIDA) Campeã de bodyboarding, repórter esportiva, apresentadora e empresária. Sua versatilidade na mídia a proporcionou transitar pelos mais variados assuntos ao longo da carreira. Juntos comandarão a atração acompanhados por uma irreverente inteligência artificial que interage com o público e participa ativamente ao lado dos apresentadores.
Previsão de estreia: 21 de agosto. De segunda a sexta, das 20h30 às 22h.

ELETROMIDIA

A Eletromidia, empresa brasileira de mídia out-of-home com quase 65 mil faces digitais e estáticas nas maiores cidades do País, anunciou a chegada de Thiago Barros, novo Diretor de Relações Governamentais da companhia. O executivo chega com o objetivo de fortificar a parceria da companhia com órgãos públicos e prospectar novas concessões, reforçando a marca como referência no mercado de mídia Out Of Home.
Economista pela USP com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Assuntos Públicos pela Sciences Po Paris, Thiago Barros tem larga experiência na articulação entre atores públicos e privados e na gestão de equipes e projetos. O executivo foi coordenador-geral de concessões em rodovias e aeroportos, no Ministério da Infraestrutura, superintendente do cluster de Copacabana, na Autoridade Pública Olímpica, e coordenador-geral do PAC Recursos Hídricos, no Ministério do Planejamento.
“Chego motivado por estar numa empresa do calibre da Eletromidia. Assumi este desafio por acreditar na força do OOH e para fortalecer ainda mais as nossas relações com os órgãos públicos, além de ser responsável por enxergar novas oportunidades. Tenho a certeza de que estamos em uma nova era da comunicação e que vamos potencializar ainda mais os resultados das campanhas publicitárias em todo país”, afirma Thiago.

CONGRESSO DE DIREITO DIGITAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No Congresso de Direito Digital: Inteligência Artifical serão reunidos juristas e advogados para ouvirem os palestrantes presentes, dos quais estão entre eles, Silvio Teitelbaum CEO da FMP, graduado em Administração de Empresas mestre em Administração com ênfase em Organizações pela PPGA/UFRGS. Silvio é um dos que estarão presente do conceituado time de batedores deste importante evento da OAB que acontecerá dia 09/08 às 16h30 no Multiverso do Cais Embarcadeiro.

BOM SENSO ALÉM DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL, PARA O BEM OU PARA O MAL?

A popularização de novas tecnologias traz consigo uma série de implicações éticas, exigindo bom senso e responsabilidade por parte de seus usuários. O assunto, especialmente relevante para a indústria cultural, foi tema de debate promovido pelo Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul e pela Associação Riograndense de Propaganda nesta terça-feira (01), no Instituto Caldeira.
O debate “Bom Senso Além da Inteligência Artificial, para o Bem ou para o Mal?” contou com a presença de grandes nomes da publicidade: o head de atendimento da AlmapBBDO e responsável pela conta Volkswagen do Brasil, Christiano Bock; a partner e head de Design & Digital do Gad, Taise Kodama; e o sócio da empresa desenvolvedora de games e animações Napalmstudio, Thiago Bulhões. Na ocasião, foi abordada a necessidade de incorporar princípios éticos e morais na tomada de decisões realizadas por sistemas de IA, com o objetivo de que ela seja justa, imparcial e socialmente responsável.
A presidente do GAVRS, Ana Cássia Miguel, pontua que “Buscamos trazer pessoas que já estão envolvidas em projetos com o uso de inteligência artificial ou que atuam como professores e, portanto, abordam também esse tema”. De acordo com Christiano Bock – que esteve envolvido no desenvolvimento da recente propaganda institucional que emocionou o país ao mostrar Elis Regina cantando o sucesso “Como Nossos Pais” ao lado de sua filha, Maria Rita –, o assunto exige avaliações cuidadosas. “A tecnologia não deve ser o fim, ela deve ser o meio”, considera o profissional. Para o presidente da ARP, Fernando Silveira, esse foi um momento importante para profissionais da área: “Buscamos sempre proporcionar momentos ricos e de desenvolvimento para o mercado criativo do estado, e nada melhor que um debate para atingirmos esse objetivo.
O tema é super atual e trocar ideias e percepções sobre questões tão relevantes é fundamental”. O evento foi mediado pelo Head do Observatório Caldeira, Jeferson Padilha, e aconteceu com patrocínio da Clear Channel, Grupo RBS, Eletromidia, Midialand e SBT-RS, além de apoio da Band, Curi e Associados, Gorilla’s Play, Grupo Imobi, H. Mídia, Instituto Caldeira e Sinergy.

LOJAS LEBES

O Dia dos Pais vem chegando e é hora de homenagear aqueles que estão sempre por perto, seja na alegria e nos perrengues. E neste mundo cada vez mais digital, momentos como a troca de fraldas, os primeiros passos e os cuidados com os filhos ao longo dos anos são muitas vezes compartilhados no ambiente on-line. No entanto, estas situações são apenas recortes da paternidade que é muito vivida no off-line, longe das câmeras de das curtidas, e que forma as memórias afetivas que ficam guardadas para sempre no coração dos filhos.
Assim, a campanha “Pai no On e no Off” da Lojas Lebes quer mostrar as diferenças entre a vida diária desse paizão no on-line com as fotos bonitas e a relação de pai e filho no off-line, nas suas diferentes realidades. Para isso, a empresa convidou filhos de 10 colaboradores que contaram como seus pais são no mundo on e off. O resultado desta ação #paizaooneoff pode ser visto no vídeo case postado nas redes sociais @lojaslebes.
A campanha de Dia dos Pais da rede de varejo foi criada pelo time de Marketing da Lebes e pode ser vista também na revista, no e-commerce e nas lojas físicas.

LOGAN

O fenômeno da convergência midiática já está presente no cotidiano dos profissionais da propaganda, mas como transformar o mundo da publicidade em um mercado verde, integrado e multitelas da melhor forma possível?

É isso que o CEO da Logan Brasil, Francesco Simeone, buscará responder no evento “A era da metamobilidade sustentável” que acontecerá no dia 08 de agosto, às 18h, no Hotel Swan Generation (Rua 24 de outubro, 1611 – Auxiliadora). Além de saber mais sobre o assunto, você poderá aproveitar um happy hour recheado de networking com os demais convidados.

SPR

Desde que a SPR nasceu, em 1997, as tecnologias sempre estiveram presentes nos processos de trabalho. No início, foram as câmeras digitais, o fax, os primeiros smartphones e uma sequência sem fim de outras inovações. Hoje, são as Inteligências Artificiais (IA) que estão muito evidentes. No entanto, essas ferramentas nunca foram protagonistas e sempre foram vistas e utilizadas apenas como um meio, pois a agência acredita que o bom gosto, a sensibilidade, a coragem e o fazer diferente é que geram os melhores resultados para as marcas. Esse é o mote da campanha que a SPR está lançando para comemorar os seus 26 anos, completados em 1º de agosto.

Com o conceito “26 anos contra o pensamento automatizado”, a campanha de aniversário da agência é um manifesto contra a acomodação e a preguiça mental automatizada, reforçando a ideia e a essência da “descommoditização” que a SPR vem defendendo por anos. A ação publicitária fala sobre a importância das novas tecnologias como ferramentas e coloca em evidência as Inteligências Artificiais que estão hoje por toda a parte, mostrando o quanto elas podem ser úteis no dia a dia, mas sem substituírem o talento e a criatividade humana. Além de ser um convite para “descommoditizar-se”, a campanha reforça a importância de “desautomatizar-se”.

“Ao longo dos nossos 26 anos de trajetória, nunca abrimos mão das novas tecnologias. Estamos sempre acompanhando as mudanças e as inovações tecnológicas. Só que uma coisa está bem clara para nós: é a nossa criatividade e bom gosto que fizeram, e ainda fazem, a nossa história ser realmente especial”, defende o diretor-executivo Juliano Brenner Hennemann. Ele reforça que a SPR vai continuar evoluindo e acompanhando as mudanças sempre, mas o que não irá mudar é a sua busca pela descommoditização de produtos e serviços com o poder da marca.

A campanha está sendo colocada na rua com peças como filme, spot, mídia Out of Home (OOH) e peças digitais.

ABAP

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) anunciou os 10 representantes da entidade para o Conselho de Ética do Conar no biênio 2023/2025. Essa é a primeira ação da nova gestão de Marcia Esteves na presidência da entidade. Ao todo, a Abap tem 32 profissionais indicados, representando a entidade junto ao órgão.
Passam a integrar o conselho no próximo biênio: Álvaro de Carvalho, da Soul Propaganda; Bruno Panico, da Dentsu; Elise Passamani, da Lew’Lara\TBWA; Felipe Silva, da Gana Comunicação; Felipe Simi, da Soko; Fernanda Antonelli, da f+e/Cyranos; Heloísa Goldman, da Leo Burnett; Patrícia Moura, da Gut Agency; Ricardo Amaral Silveira “Chester”, da AlmapBBDO; e Ruy Dantas, do Sin Group.
Continuam representando a ABAP no Conar neste próximo biênio: Adriana Machado, da Tom Comunicação; Armando Strozenberg, Átila Francucci, da Ncc-1701; Augusto Cesar Fortuna; Clóvis Speroni, da Agência3 Comunicação; Eduardo Antônio Rebelo Martins, da Talent Marcel; Eduardo Lorenzi, da Publicis Brasil; Erh Ray, da Betc Havas; José Francisco Eustachio, da Oceanconsults; Juliana Janot Vilhena Nascimento, da FCB Brasil; Laura Esteves, da DM9 ; Luiz Celso De Piratininga Jr., da Adag Comunicação; Marcela Andrade, da Marta Lima Consultoria; Marlene Bregman, da Leo Burnett; Paulo Zoéga, da Zoegas Comunicação; Priscilla Ceruti, da Energy BBDO; Rino Ferrari Filho, da Rino Publicidade; Ruy Lindenberg, da Mar Comunicação; Severino Queiroz Filho, do Grupo Duca; Zander Campos Júnior, da Imagem Única Propaganda.
O Conar é uma entidade que conta com a participação de toda a sociedade civil, são mais de 160, incluindo advogados, psicólogos, jornalistas e outros entes da sociedade. Compete ao Conselho de Ética do Conar apreciar e julgar as infrações, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é responsabilidade dos integrantes recomendar alteração ou suspensão da veiculação da peça publicitária.
A vice-presidente da ABAP Adriana Machado integra o Conar desde junho de 2012 e atualmente ocupa presidência da 1ª Câmara de São Paulo do Conselho de Ética. Segundo ela, os integrantes do Conar formam um grupo notável de pessoas dedicadas, competentes e verdadeiras defensoras da liberdade de expressão comercial. “O Conar é feito por profissionais dos anunciantes, agências, veículos e da sociedade civil que zelam para que a publicidade brasileira não seja enganosa, abusiva ou cause constrangimento ao consumidor ou a empresas”, afirma.
Já Alvaro de Carvalho reforça a força e a importância da publicidade regional que acontece diariamente nos mais de cinco mil municípios do Brasil. “O Conar dá um grande passo rumo à diversidade em seu quadro ao reforçar a inclusão e a representatividade de mais essa visão publicitária, a regional, sem abrir mão da técnica, do Código Brasileiro de Defesa da Autorregulamentação Publicitária e da liberdade de expressão. É grande a responsabilidade e a honra ao assumir uma posição nessa instituição que é referência mundial em autorregulamentação preservando as liberdades individuais e estimulando a famosa criatividade brasileira”.
Elise Passamami destaca que recebeu com entusiasmo a indicação por sempre ter visto o Conar como um importante pilar para toda a sociedade. “Sempre valorizei a atuação do Conar, que desempenha um papel fundamental na atividade publicitária, promovendo a ética, a responsabilidade e a transparência em nossa indústria, respeitando os consumidores e a sociedade como um todo.”
Para Patricia Moura fazer parte do Conar representa uma oportunidade única na sua trajetória. “Estou comprometida em contribuir com os demais conselheiros para que a publicidade brasileira, além de hiper criativa, se mantenha honesta e respeitosa com os direitos dos consumidores”, diz. Já Ruy Dantas considera a indicação uma missão muito especial e relevante para “ajudar a garantir uma propaganda honesta e responsável em um país tão grande e diverso quanto o Brasil”.
“Fazer parte de uma entidade como o CONAR, que regulamenta nossa atividade de forma democrática, é uma honra e, sobretudo uma responsabilidade em tempos de profundas transformações sociais”, ressalta Fernanda Antonelli.
Felipe Silva reforça o papel institucional do Conar para o país. “É um órgão fundamental pra todos nós porque garantir a ética é item de primeira necessidade em toda indústria. É um privilégio poder contar com uma Organização da Sociedade Civil que consegue há tantos anos garantir o melhor para nossa publicidade”.
Já Bruno Panico lembra a importância da atuação do Conar com a chegada de novos elementos no mercado, como a inteligência artificial e a polarização. “A entidade desempenha um papel essencial de assegurar que o mercado publicitário, com seu poder de influência diária e que impacta a vida de todos, opere de maneira ética, responsável e equilibrada.”
A defesa da ética e representatividade é um dos pilares destacados por Felipe Simi. “Recebo a indicação da ABAP com muita honra e ciente da grande responsabilidade de manter a reputação do Conar em fomentar uma indústria mais ética. Espero também poder amplificar no conselho os aprendizados que venho tendo nos últimos anos acerca de toxicidade, representatividade e geração de resíduos na propaganda”, diz.

SORRISOS PREMIADOS

O professor de Odontologia Álvaro Della Bona, da Universidade de Passo Fundo, conquistou um prêmio inédito para a América Latina. Ele foi reconhecido pela Associação Internacional para a Pesquisa Odontológica (International Association for Dental Research), pelos serviços excepcionais prestados na área de materiais dentários.

Há dois anos, o dentista, pesquisador e professor também foi o primeiro profissional brasileiro a receber o Premio Wilmer Souder, para a pesquisa no segmento, que inclui todos os produtos utilizados para a construção, restauração, reparo e manutenção dos tecidos dentários. Della Bona, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF, também é membro do Conselho Editorial do Journal of Dental Research e liderou a atualização do Código de Ética da Associação.

LEILO

A principal agência de leilões do Centro-Oeste tem uma sólida presença nos segmentos empresariais privados e públicos de todo o país. Antes, os leilões ocorriam apenas em Goiânia, hoje;  existem  unidades em quase todo o território nacional; Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Macapá, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, São Carlos, Serra, Curitiba e Porto Alegre.

A Leilo apresenta leilões de carros, lotes, motos, utilitários, veículos pesados, sucatas, equipamentos e imóveis.

Ao longo dos anos, a empresa detectou uma demanda maior de jovens ávidos por novidades e sem burocracia. Com isso, a empresa pôde notar uma importância sugestiva do consumidor por meio desse novo público, dessa forma seus gestores, através das mãos do designer Nilton Fernandes, resolveram repaginar a imagem da marca.

De visual mais moderno, com um site responsivo, numa linguagem fácil, a empresa pretende seduzir esse público mais jovem. A nova identidade visual é arrojada e reflete o espírito inovador. Sempre de olho no futuro, a empresa sugere inovação e transformação ao adicionar cores e design dinâmico na comunicação com o seu consumidor.

A maximização de resultados é o objetivo central, com aprimoramento do serviço. Em um mercado restrito e engessado, a Leilo inova e traz as melhores práticas do mundo digital para o universo dos leilões tradicionais.

Durante a pandemia, a empresa saiu na frente, e estreou um novo modelo de vendas, onde através de lives nas redes sociais, exibia o automóvel para os interessados. De modo fácil e intuitivo o consumidor previamente cadastrado fazia seus lances e comprava seu carro,esse novo modelo de venda fez tanto sucesso que até hoje, pós pandemia, ainda é amplamente utilizado pela empresa. A tecnologia é a aliada, e permite que os clientes participem dos leilões online de forma acessível e com segurança. Além disso, a corporação conta com uma equipe especializada, pronta para auxiliar em todas as etapas do processo.

A empresa possui uma base de 400 mil clientes cadastrados e oferece mais de 2 mil oportunidades por mês, dentro dos segmentos de veículos, caminhões, motos, utilitários, máquinas agrícolas, equipamentos e imóveis. A expectativa deste ano é de que alcance 25 mil vendas.

A Leilo chega para redefinir os padrões, carregando toda a experiência acumulada ao longo de três décadas como uma marca atual e com a missão de proporcionar uma experiência diferenciada, personalizada, satisfatória e memorável.

APOSTAS

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) anunciou nessa quinta-feira, 27, a constituição de um grupo de trabalho que ficará responsável por estabelecer as regras da publicidade e comunicação das casas de apostas esportivas.

Esse anúncio acontece dois dias depois de o Governo Federal ter publicado aMedida Provisória 1182/23, que regulamenta a atuação das empresas desse segmento em território nacional.

Além de estabelecer que as casas de apostas terão de pagar uma taxa sobre o lucro arrecadado, a MP também determina que as empresas terão de seguir diretrizes éticas de comunicação e marketing.

De acordo com a MP, “o Conar poderá estabelecer restrições e diretrizes adicionais à regulamentação do Ministério da Fazenda e expedir recomendações específicas para as ações de comunicação, de publicidade e de marketing da loteria de apostas de quota fixa.”

A primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Conar para definir as diretrizes de publicidade das empresas de apostas esportivas terá sua primeira reunião agendada nos próximos dias.

Como primeira tarefa, os integrantes discutirão o cumprimento de regras de autorregulamentação, que devem reforçar a regulamentação nacional já em vigor.

Esse grupo também poderá sugerir restrições adicionais para garantir a proteção os consumidores, especialmente dos grupos mais vulneráveis.

Nesse contexto, estão previstas a implementação de regras de autorregulamentação por meio de manejo de queixa de consumidores relacionadas à peças publicitárias; programa de monitoramento para acompanhar a implementação das regras; exame das queixas em órgão de solução de disputas, Conselho de Ética do Conar e atendimento às recomendações feitas, e ações de conscientização sobre o teor das regras de publicidade responsável.

Para compor o grupo que terá a função de definir as diretrizes de publicidade, bem como as estratégias de fiscalização do cumprimento, o Conar selecionou membros de diferentes entidades do mercado.

Desse grupo de trabalho, fazem parte integrantes do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), IAB Brasil, Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional dos Jogos e Loterias (ANJL).

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

Pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução são os objetivos da Caravana DUXtec. A segunda edição vai levar o workshop “Construindo negócios de impacto social para Desafios da comunidade Morro da Cruz” aos potenciais empreendedores da região no sábado, 5 de agosto.  Mais informações e inscrições pelo e-mail coordenacao@fundacaogeracoes.org.br 

Por meio de dinâmicas, os participantes irão trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum é ter como ponto de partida um dos 17 ODS definidos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU para 2030

“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais”, explica a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações.

A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec.

Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações.

Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos.

SINDILAT

Atravessando uma de suas maiores crises de rentabilidade, o setor lácteo brasileiro carece mais do que nunca de políticas de crédito específicas. Apesar de ser uma atividade pulverizada, lastreada na agricultura familiar e de lidar com um item básico para a alimentação da população, o leite ainda não dispõe de linhas próprias dentro do Plano Safra nem verbas de investimento que estimulem a modernização no campo e na indústria. A posição vem sendo trabalhada por lideranças no Rio Grande do Sul a fim de sensibilizar os poderes Executivos e Legislativos para que costurem uma solução para a falta de crédito oficial com juros subsidiados. Segundo o diretor tesoureiro do Sindilat, Angelo Sartor, é urgente uma política clara de estímulo ao leite, uma ação que simbolize o interesse do governo em fomentar a atividade e fazer frente às importações crescentes. “Estamos carentes de ações específicas que busquem a retenção do produtor no campo e a operação de tradicionais indústrias de lácteos. Já tivemos ações concretas como o Mais Leite Saudável, mas hoje não dispomos de nada focado nesse segmento”, pontuou.
O pedido ganha eco em outros setores da cadeia da proteína animal. Reunido com integrantes da Casa Civil e secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e Desenvolvimento Rural, Sartor participou de audiência pública coordenada pela Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, com o diretor de operações financeiras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alexandre Abreu, no dia 5 de julho no Rio de Janeiro (RJ). O Sindilat e demais entidades presentes querem a liberação de R$ 2 bilhões em crédito específico ao segmento da proteína. Para isso, no entanto, é preciso a aprovação no Congresso Nacional de legislação que dê ao BNDES autonomia para alocar verbas para socorro aos produtores atingidos pelas estiagens consecutivas e perdas. Só com a aprovação da matéria, BRDE e Badesul poderiam operar como agentes de apoio local.
A principal preocupação, alerta Sartor, é que o aporte via BNDES demoraria um tempo que o setor lácteo não dispõe, uma vez que, além do êxodo de muitos produtores da atividade, algumas indústrias já vêm apresentando alto endividamento. “Algumas operações não estão rentáveis em função de um cenário difícil e do custo da matéria prima e dos insumos que subiram muito acima do viável”. O setor clama por linhas de crédito mais baratas e que o governo, através de instituições como Banrisul, Bandesul e BRDE, refinancie as dívidas dos produtores, das indústrias de laticínios pelo prazo de 13 anos como o Uruguai fez para amenizar a crise do setor. A consequência veio tornando os produtos lácteos daquele país mais competitivos do que os produzidos  no Rio Grande do Sul, principalmente itens como leite em pó, queijo parmesão e soro de leite.
O assunto está no radar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta comandada pelo titular Ernani Polo. “Nós vamos seguir o nosso trabalho, nesse caminho que fizemos junto ao BNDES, com o Congresso Nacional e com os Ministérios da Agricultura e da Fazenda, ficando à disposição para articular junto à bancada federal do Rio Grande do Sul e à Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha para avançar no fortalecimento de uma via sustentável para esses setores”, salientou Polo.

PROJETO PREPARAR

O projeto Preparar renova parceria com a Braskem e pretende dobrar o número de jovens atendidos nas regiões de Triunfo, Nova Santa Rita, Montenegro e Rio Grande. Esta será a segunda vez que jovens dessas localidades participam das capacitações para o desenvolvimento profissional e pessoal, que aprofundam temas como empatia, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia. A expectativa é para chegar a 500 estudantes, o dobro de 2022. A Pipa Ideias, empresa de empreendedorismo social, idealizadora do Preparar, desenvolve iniciativas de impacto social próprias e para apoiar outras empresas e empreendedores a atingirem seus objetivos sociais. No final de 2023, ao fechar quatro anos de existência, o Preparar deverá contabilizar cinco mil jovens beneficiados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.