ENTREVISTA COM FLÁVIO FRANCO
1. Quem é Flávio Franco?
Atuando no mercado há mais de 40 anos, me vejo como publicitário especializado em mídia, mas publicitário acima de tudo, com todos os atributos de um profissional que trabalha no segmento da comunicação. Para mim o tempo e a experiência profissional dizem muito sobre quem você é. O nohall na área de mídia é algo que realmente me identifica. Embora especializado em mídia, conquistei conhecimento e técnicas que me permitem interagir de forma dinâmica em várias áreas da propaganda e isso ajuda muito na construção de estratégias. Trabalho sempre com análise de dados, encaixando investimentos, acompanhando a evolução de cada ação e corrigindo rotas sempre que necessário.
Escala, Matriz, MPM, Nova Forma, Free Mídia e Martins + Andrade, são empresas que contribuíram muito com o meu crescimento profissional. Participei destas empresas de forma relevante, aprendi muito, criei e implantei métodos e ferramentas que contribuíram para o desenvolmento da área de mídia. Hoje, através da Média Planning – Conexões e Comunicação, estou focado no caminho que me impulsionou na propaganda: entregar um serviço premium de planejamento em mídia.
No passado, por volta de 2001 quando lancei a consultoria de mídia, fui considerado um bureau de mídia, concorrente de agências, intrometido, visto pelos players do mercado como um problema. Mas isso já não é mais assim. Surgiram empresas de consultoria no segmento da propaganda, focadas em criação, planejamento estrategico, produção …. o que ajudou muito no entendimento da importância da especialização. O mercado mudou, o espaço para atuação independente se consolidou e virou realidade. Conquistei parceiros, agências de propaganda, veículos de comunicação, clientes e me sinto muito feliz e gratificado por isso.
2. A vida de um mídia ficou muito mais abrangente e complicada neste momento do mercado?
Não diria complicada, mas sempre foi abrangente. Com as novas tendências do mercado isso aumentou. Surgiram perspectivas que eu considero muito positivas e ajudaram ou deveriam ajudar, no crescimento do profissional dos midias. O ressurgimento da mídia off e o amadurecimento das mídias digitais, exigiram um perfil de profissionais multifacetados, mais dinamicos. Não se trata de ser velho ou jovem, on ou off, trata-se da capacidade de cada um em usar todo o seu conhecimento, criatividade, experiência e aprendizado na adoção de estratégias criativas e vencedoras. Aqueles que se atualizam, estudam, se dedicam e interagem, não se complicam. Bem, os outros são os que se complicam.
3. O momento é de menos com mais, ou de muitos estudos e estratégias?
A propaganda cada vez mais necessita atingir objetivos e resultados que façam a diferença para o cliente. Quanto mais criativa melhor, mas o foco deve ser sempre o resultado relevante para o cliente. Isso passa por ferramentas que nos permitam ser mais assertivos na elaboração de estratégias e por isso, estudos, pesquisa de mídia, de comportamento, de opinião e informações que estimulem e abasteçam a mente, são fundamentais. Facilitam a compreensão do problema e ajudam a encontrar a melhor solução de comunicação. Pra mim, informação nunca é demais.
4. Na vida, mais leve e convívio com a família?
O trabalho ainda nos leva uma boa parte do nosso tempo. O que acontece é que com o tempo e a experiência adquirida, aprendemos a ver as situações ainda de maneira racional, mas muito mais emotiva. Isso nos faz dar maior valor ao tempo livre para aproveitar a vida, família e amigos. Quando você muda por dentro, a vida muda por fora.
PARADA OBRIGATÓRIA
A Eletromidia faz o lançamento especial onde, com descontração e clima de festa, comunicará sua entrada oficial no mercado gaúcho. Trata-se da maior empresa de OOH com capital brasileiro. Aguardem.
UM GRANDE…
Sem dúvida nenhuma, pelas suas lutas liderando um grupo para manter o setor de eventos e cultura com dignidade e sobrevivência no período da pandemia, e depois levantando-se como um gigante, Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora, conseguiu movimentar milhares de pessoas e tornou o estado do RS o segundo maior em shows de todos os níveis e segmentos.
Por tudo e mais, e muito mais… Ele deve ser o empresário do ano no prêmio ARP.
Esta nota deve surpreender o competente Rodrigo, mas resolvi colocar por conta e risco, pois ele merece.
UNISINOS
Depois de um período dando consultoria a empresa moveleira de Bento Gonçalves, desde sua saída da Cia Zaffari, Denis Alessandro da Silva, um profissional estudioso e competente, é o novo Diretor de Marketing da Unsinos, onde já atua como professor.
LOJAS LEBES
A rede de varejo Lojas Lebes inicia, neste mês, a venda do carnê do Baú da Felicidade Jequiti em suas mais de 350 filiais. A ação é mais uma movimentação da Lebes para superar todas as expectativas do consumidor no que se refere a produtos e serviços que facilitem o seu dia a dia.
Desta forma, o cliente da Lebes terá acesso facilitado ao Baú da Felicidade que já premiou centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil durante 60 anos de vida e conta com a credibilidade do Grupo Silvio Santos. Basta comprar o carnê do Baú, pagar as mensalidades em dia e fazer o cadastro dos dados para concorrer aos três sorteios diários de até R$12mil, salários, carros, eletrodomésticos e muito mais. Os sorteios acontecem no programa Cupom Premiado do Baú, no SBT, que é veiculado próximo às 19hs no SBT.
CARLOS AUGUSTO GOTINSKI
Carlos Augusto Gostinski, mais conhecido no mercado publicitário como Augustão, acaba de dar mais um passo importante dentro da instituição Ulbra.
Atualmente, com o cargo de Diretor Comercial da ULBRA TV, Augustão integrará o Time da Rádio MIX “rádio da instituição ulbra”.
A partir do dia 01/11/2022, Augustão será o novo contato de Relações Comercial da rádio MIX onde agregará todo seu relacionamento e conhecimento para aproximar ainda mais a equipe comercial da rádio com o mercado publicitário, além de trazer todas as novidades que surgirão da Rádio MIX e seu posicionamento no mercado do RS.
PREFEITURA
A Prefeitura lança, neste sábado, 5, uma campanha para divulgar Porto Alegre como polo cervejeiro. A iniciativa partiu de um pedido do setor cervejeiro da Capital ao vereador Ramiro Rosário (PSDB), que colocou R$ 100 mil no orçamento municipal por meio de uma emenda impositiva. A apresentação da campanha criada pela agência SPR, a pedido do Gabinete de Comunicação Social (GCS), será às 17h, no evento Ceva no Mercado, no DC Shopping, com a presença de 31 cervejarias artesanais. Está confirmada a presença do prefeito Sebastião Melo e de secretários municipais.
Segundo a Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Porto Alegre é o município com maior quantidade de cervejas no país, com 1.581 produtos, o que corresponde a 29,5% de todas as cervejas registradas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre ainda é a segunda cidade brasileira com maior número de cervejarias, com 43 estabelecimentos.
PRIIMO
Dois profissionais de muita experiência e histórico no mercado gaúcho encontraram-se em Lisboa, uniram forças e assim nasceu a Priimo, ideias estratégicas. Alfredo Fedrizzi e Saul Duque, dois ex-comandantes de operações de destaque em Porto Alegre – as agências Escala e Dez – são as cabeças por trás da “usina de ideias” que a Priimo se propõe a ser para resolver problemas e aproveitar oportunidades de marketing e comunicação.
Com base em Portugal, a Priimo não tem fronteiras e também atende no Brasil. “Foi nosso chão profissional por décadas e atendemos clientes de todos os segmentos. É natural continuarmos a atender clientes brasileiros, incluídos os que têm interesses em Portugal”, diz Saul.
A proposta da nova consultoria é oferecer estratégias inovadoras e criativas sob medida para cada cliente. “Usamos nossas habilidades para entender o ponto de vista dos dirigentes e a cultura da empresa. Criamos caminhos junto com os clientes para alcançar os resultados”, comenta Alfredo.
FEEVALE
A professora da Universidade Feevale Carmem Giongo apresenta em Portugal, nesta semana, o resultado de sua pesquisa e um documentário desenvolvidos juntamente com pesquisadores franceses e portugueses. _ Vues et Voix d’Estarreja _, dirigido por Carmem e pela antropóloga Fabienne Wateau, será um dos destaques do _ 10º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja_. O evento acontece na cidade de mesmo nome, nos dias 3 e 4 novembro. Além da apresentação do filme, a pesquisadora brasileira participará de reuniões com o grupo de pesquisa europeu.
Trata-se de um estudo que Carmem Giongo, que é doutora em Psicologia com pós-doutorado em Psicologia Social, desenvolve juntamente com uma equipe de pesquisadores franceses e portugueses desde 2016. “A pesquisa investigou as percepções de risco de agricultores, operários e pescadores que vivem e trabalham no entorno de um dos maiores complexos químicos de Portugal. O território foi poluído pela indústria química desde 1930 e passa por um processo de descontaminação”, explica Carmem. O filme foi produzido em 2019 e terá sua primeira exibição no cinema da cidade de Estarreja no dia 2 de novembro e, após, será apresentado e discutido durante o Colóquio.
O _ 10.º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja _ é promovido pelo Observatório Homem – Meio de Estarreja (OHM), juntamente com o projeto Agorarisk, com apoio da Câmara Municipal de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Portugal. O evento, que conta com a participação de 35 pesquisadores, tem o objetivo de criar uma discussão cruzada entre investigadores e comunidade local, possibilitando uma maior aproximação do trabalho científico com instituições e com os estarrejenses.
CADASTRA
A Cadastra foi selecionada pela primeira vez para o Prêmio Caboré, principal reconhecimento do mercado brasileiro de marketing e comunicação. A indicação foi na categoria Serviços de Marketing, umas das mais abrangentes da premiação, e se deu em um momento de crescimento, novas estratégias e da conquista de outros prêmios importantes.
O Caboré é uma premiação do Meio & Mensagem – M&M, considerado o “Oscar da Propaganda Brasileira”, que desde 1980 consagra os principais profissionais e empresas por sua relevância no desenvolvimento da indústria da comunicação no país. Os editores do M&M selecionam três concorrentes em cada categoria, uma votação dos assinantes da plataforma elege os vencedores, que serão anunciados em 07 de dezembro em evento presencial em São Paulo.
Com um crescimento de 35% na receita de 2019 para 2021, a Cadastra assumiu um novo posicionamento de atuação híbrida e multidisciplinar, lançou novos serviços e investiu na estruturação de áreas internas como marketing, novos negócios e RH. Fortaleceu também sua oferta de consultoria de negócios para apoiar os clientes, tanto B2C como B2B, a navegarem na nova economia. Outra linha de expansão é a internacionalização. A divisão internacional da Cadastra dobrou seu faturamento nos EUA e na Europa em 2021 e prevê um crescimento de mais 30% até 2023.
Com isso, nos últimos doze meses, a Cadastra conquistou projetos em marcas reconhecidas como Reckitt Benckiser, Osklen, Bosch, Moove (Mobi), Ailos e Volkswagen Financial Services.
“Este ano tem sido de muitas conquistas para a Cadastra. A indicação ao Caboré é um enorme reconhecimento do que temos feito há mais de 22 anos. Agradeço a cada pessoa que esteve e está nessa jornada com a gente, trabalhando na Cadastra, como cliente, amigo e parceiro, provando que confiança se constrói e nutre todo dia. Essa indicação é o reflexo da excelência, dedicação, empreendedorismo e coragem de todos vocês”, afirma Thiago Bacchin, CEO e fundador da Cadastra.
Essa abordagem trouxe reconhecimentos importantes. A Cadastra estreou na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022. Promovido pela consultoria global ISG, o relatório faz uma análise independente de provedores de serviços de marketing e tecnologia, combinando pesquisa empírica e dados com estudo de mercado e a experiência, acrescida das observações de consultores. Este estudo enfoca provedores de serviços e tecnologias que apoiem empresas na área de marketing digital, incluindo publicidade digital, serviços estratégicos, análise de dados e conteúdo. A Cadastra se posicionou no Quadrante Líderes nas áreas de Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech. Em outro estudo do ISG anunciado em abril, a área de CRM da Cadastra já havia ingressado no Quadrante Contender do mapa de líderes no segmento de Implementação de Serviços de Marketing em Nuvem do ecossistema de fornecedores Salesforce. Mais recentemente, a própria Salesforce concedeu à Cadastra o Partner Innovation Awards 2022, categoria de consultoria de marketing, sendo a única empresa latino-americana a ser reconhecida.
A equipe da Cadastra também foi premiada. A sócia e diretora de Business & Strategy, Nathália Dalla Corte, recebeu uma menção honrosa na categoria Rising Start do ISG Women in Digital Awards, programa que reconhece o trabalho e conquistas de lideranças femininas no mundo digital, no qual a sócia e VP de Performance & Data Hub na Cadastra, Débora Sabidussi, também foi finalista, as únicas executivas do Brasil nomeadas pela premiação. Já o CEO e fundador da Cadastra Thiago Bacchin ingressou no seleto grupo do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing – Abramark. A iniciativa visa reconhecer empresários e profissionais por sua contribuição para a construção e fortalecimento de um marketing de qualidade no Brasil.
BRIVIA
A Brivia acaba de comunicar ao mercado mais uma contratação de liderança. Ana Laura Gazzo assumirá como head of Client Service da smartech que se firmou como um dos maiores grupos de comunicação do país. A executiva acumula experiência em posições de gestão em marcas como Lojas Renner, Sabemi, V4, AGCO e Plugar.
“Vejo a Brivia como uma empresa de transformação — seja ela digital, em comunicação, dados ou qualquer outra esfera mercadológica. A companhia gera valor desde o primeiro contato com o possível cliente, no desdobramento e na descoberta da real necessidade, provocando o player a entender sua posição no mercado”, avalia a head of Client Service, que elenca os métodos, o sistema operacional, a cultura e a orientação da empresa como diferenciais.
Segundo Ana Laura Gazzo, que irá trabalhar sob a coordenação do key account director Rafael Schuch Barcellos, a Brivia se comporta como um “mecanismo vivo”. “Respiramos o mesmo ar e sentimos as dores e as fortalezas dos nossos clientes. E mais do que isso: estamos sempre prontos para diagnosticar e propor inovações no momento oportuno. Nós entregamos valor ao mercado através da qualidade ímpar e do ecossistema estruturado por método de trabalho”, pontua.
Graduada em Administração de Empresas, Ana Laura possui pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Software com Métodos Ágeis. Cursando MBA em Gestão da Experiência do Consumidor, é especializada em Gestão de Projetos.
Ao longo de sua trajetória, atuou em posições como analista de Inteligência de Mercado, líder em Inteligência Competitiva, product owner, scrum Master, agilista, coordenadora de Inteligência de Negócios e product manager. Ao longo dessas passagens, desenhou soluções e realizou o relacionamento com diversas marcas: TIM Brasil, Samsung, Natura, Coca-Cola, Vivo, AGCO, ArcelorMittal, CNI e Sicredi.
A head of Client Service destaca que seu background em geração de negócios, produtos digitais, inteligência competitiva, desenvolvimento de softwares e metodologia ágil servirão de apoio à consolidação da Brivia como smartech. “Dentro da organização, meu desafio será transformar a operação habitual e funcional em um frame ágil de potencialização de negócios e fortalecimento de relacionamento com nossa carteira de clientes”, destaca.
De acordo com o Chief Strategy Officer (CSO) Roberto Ribas, o background em métodos ágeis e DPO da nova liderança de client service será muito relevante no dia a dia da Brivia. “Dentro da nossa metodologia, os briefings não vêm prontos dos clientes: eles são construídos em um processo conjunto. Então, precisamos de alguém com essa capacidade e experiência em atuação ágil, agregando valor o tempo inteiro”, ressalta.
Ribas defende que, nessa dinâmica, é necessário olhar para a estratégia de marca do cliente como um produto evolutivo. “Precisamos estar preocupados não apenas com o que é importante ou urgente. Mas olhar também para o amanhã e o depois de manhã. Esse papel de product owner é essencial nesse sentido, fazendo um ciclo permanente de discovery e delivery. A complexidade atual do mercado exige uma perspectiva mais ampla, com objetivo de que os negócios superem seus gaps para entregar as melhores experiências aos seus clientes”, explica.
RÁDIO GRENAL
Falar de futebol e provocar muitas risadas. Essa é a missão da equipe escalada para o “Segundo Tempo”, novo programa da Rádio Grenal (95,9 FM).
A nova atração vai ao ar de segunda a sexta, das 13h às 15h, e trata do que está bombando nas redes sociais, mesclando futebol com muito bom humor, piadas e brincadeiras.
O “Segundo Tempo” tem apresentação do jovem, porém experiente comunicador, Kleriton Vargas e conta também com Léo Oliveira, Nícolas Córdova, Lipe Machado, Gui Goulart e T.J. Albrecht.
Para a diretora de conteúdo da Rede Pampa, Marjana Vargas, a novidade complementa a variada grade de programação da Rádio Grenal ao oferecer um produto alinhado com o que há de mais atual na comunicação de entretenimento, com a agilidade necessária para agradar ao público que consome conteúdos das mais diversas plataformas. “E os ouvintes e internautas são provocados a participar ativamente e podem acompanhar ao vivo, pelo Facebook e YouTube, toda a interação promovida pelo elenco e que é um show à parte”, explica a diretora.
Já na onda humorística que marca o programa, o apresentador Kleriton Vargas brinca: “O Segundo Tempo é para o pessoal dar aquela relaxada, com boas gargalhadas, depois do almoço. Pedimos a paciência de todos e convidamos até os não tão chegados ao futebol a participarem conosco, pois o programa está cada dia melhor”, convocou o comunicador.
Com a estreia do Segundo Tempo, o consagrado programa “Dupla em Debate” ganha novo horário, com exibição das 11h às 13h, de segunda a sexta. Já o Contra Ataque inicia às 15h.
ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – traz ao mercado mais uma importante publicação: a “Carta Global DE&I para Mudança”. O guia foi lançado durante o ABA Summit 2022, evento realizado em 27/10, no formato híbrido, que reuniu profissionais experientes e renomados. A proposta do guia é abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), indo além das discussões de gênero e raça e abrindo o leque para condições socioeconômicas, etarismo, regionalismo, PcD, Gênero, LGBTQIA+, dentre outros, bem como ajudar a quebrar estereótipos.
A Carta Global DE&I para Mudança é uma entrega do GT de DE&I — Diversidade, Equidade e Inclusão — e do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, e trata-se de uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela WFA — World Federation of Advertisers, da qual a ABA é filiada e membro de seu Executive Committee. A partir do Censo Global DE&I de 2021 da WFA, que contou com a participação da ABA, foi constatado o quanto ainda é preciso trabalhar para que seja possível estruturar uma indústria de verdadeira inclusão e união entre seus líderes, em todos os níveis das organizações de marketing, e suas agências, sendo este o primeiro passo para a transformação necessária.
Nelcina Tropardi, presidente da ABA, ressalta a defesa de um marketing sustentável, diverso e inclusivo: “Estimulamos que as marcas sejam progressivas e inovadoras e, para isso, a diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte da cultura das organizações, o que refletirá no marketing e nas comunicações externas. Esse é o caminho do futuro e esperamos que nossas iniciativas contribuam para essa evolução do ecossistema publicitário. Ao incluir DE&I em suas comunicações, as marcas aproveitam oportunidades antes perdidas, e a não olharem para a pluralidade de consumidores que temos, abrem caminho para a inovação e, principalmente, ajudam a mitigar importantes questões sociais, que é o que os consumidores esperam das organizações hoje, e que contribui para melhores performance e reputação”.
Logo na introdução da Carta, a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, destaca a necessidade de mudança do modelo publicitário atual, que precisa excluir os seculares abismos sociais que ainda carregam e abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I). “A publicidade, com seu viés influenciador, precisa assumir a responsabilidade de promover a DE&I, indo além das discussões de gênero e raça, e expandindo para condição socioeconômica, etarismo, regionalismo, dentre outros, bem como ajudando a quebrar estereótipos”, ressalta Martinelli.
“É urgente a necessidade de se trabalhar questões de grupos minorizados por nossa sociedade, com o objetivo de sensibilizar, gerar conhecimento e engajar nossos associados e o mercado de anunciantes, em relação à diversidade, equidade e inclusão. Assim como o GT de DE&I, este Guia nasceu com o objetivo de compartilhar boas práticas nas empresas e na publicidade a respeito destes temas tão importantes, visto que não basta apenas aplaudir boas iniciativas, precisamos agir, fazer mais, dar o exemplo, tornar visível o que foi invisibilizado ao longo de muitos anos. Esse é o nosso principal compromisso”, destaca Claudia Neufeld, líder do GT de DE&I, Diretora da ABA e vice-presidente de Marketing na The Walt Disney Company Brasil.
A ABA tem como compromisso ajudar as marcas a liderarem iniciativas de DE&I e a promoverem mudanças positivas, usando o marketing como uma força propulsora. “Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e preconceitos. Para isso acontecer, DE&I deve ser uma estratégia de negócio das companhias. Cabe aos nossos líderes, refletirem a diversidade de nossos consumidores globais e a riqueza de nossas identidades interseccionais na qual os grupos não estão representados”, completa Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA.
“Diversidade e inclusão estão na mira dos anunciantes. A cultura sobre esses temas está motivando as empresas a desenvolverem práticas para não perderem voz e a garantirem adequação diante de um consumidor cada vez mais engajado e exigente em relação a protocolos incompatíveis e excludentes,” finaliza Sandra Martinelli.
Para acessar o conteúdo da Carta Global DE&I para Mudança, acesse o portal ABA
KANTAR “BEYOND AGE”
Em resposta às constantes mudanças culturais e à diversidade de identidades sociais, a divisão de mídia da Kantar conduziu um novo e amplo estudo sobre o comportamento das diferentes gerações brasileiras, compreendendo valores, atitudes e consumo de mídia. A conclusão, publicada no relatório “Beyond Age: Para além da idade”, aponta a necessidade de segmentar campanhas por experiências de vida e comportamento do consumidor, e não apenas por sua idade, a fim de alcançar resultados mais assertivos em campanhas de marketing. Para chegar a esse entendimento, foram utilizados dados do Target Group Index – estudo sindicalizado presente em 45 mercados que entrega aos clientes relatórios sobre assuntos de seu interesse.
“Os profissionais de marketing precisam desafiar algumas suposições ou arriscar perder grandes oportunidades. Alguns rótulos geracionais tornaram-se uma abreviação para segmentar milhões de pessoas, mas isso geralmente leva a análises e conclusões estereotipadas e algumas vezes míopes. Para enxergar o todo e ir além do óbvio, o dado pode ser um grande aliado, mas é preciso ir além de análises demográficas baseadas em idade para desbloquear todo o seu potencial”, afirma Eduardo Alves, Head de Go-To-Market & Field Marketing na Kantar IBOPE Media.
Um dos destaques apontados pelo Beyond Age foi o crescimento expressivo em relação à conexão online de pessoas entre 65 e 75 anos. Agora, o público maduro faz parte do mainstream de consumo e não mais representa uma minoria. De 2015 a 2022, apenas no Instagram, esse grupo de pessoas apresentou alta de 4.937%. As demais gerações tiveram os seguintes resultados: 12 a 19 anos (208%), 20 a 24 anos (224%), 25 a 34 anos (380%), 35 a 44 anos (683%), 45 a 54 anos (1.053%) e 55 a 64 anos (1.698%).
Outra rede social com números expressivos entre os maiores de 65 anos foi o YouTube, que cresceu 886% no período avaliado. As demais faixas etárias também apresentaram alta, embora em menor proporção: 12 a 19 anos (43%), 20 a 24 anos (51%), 25 a 34 anos (79%), 35 a 44 anos (155%), 45 a 54 anos (240%) e 55 a 64 anos (394%). Nesses contextos, dentro do mesmo período, a proporção no Facebook é de para cada usuário adicional de 12 a 19 anos, 7,4 usuários adicionais acima de 65 anos. No WhatsApp, por sua vez, são 8,5 masters para cada jovem. O YouTube apresenta relação de 9,1 para um, enquanto o Instagram tem 21,7 para um.
A análise “Arco da Vida” do Beyond Age tem a proposta de apontar quais eventos vividos em um período de 12 meses são mais prováveis de ocorrer com determinadas gerações. Trocar de trabalho, por exemplo, é mais comum entre as faixas etárias de 20 a 24 anos e de 25 a 34 anos, enquanto comprar um imóvel se mostra mais forte entre os que têm de 35 a 44 anos e de 45 a 54 anos.
A relação com a renda, por sua vez, apresenta resultados similares em todas as faixas etárias. 51% dos brasileiros de 16 a 24 anos concordam com a frase “Como eu gasto meu tempo é mais importante que o dinheiro que ganho”. As porcentagens são as seguintes para os outros grupos: 25 a 34 anos (58%), 35 a 44 anos (58%), 45 a 54 anos (59%) e 55 a 65 anos (55%).
Eles também concordam quando o assunto é aproveitar oportunidades que surgem na vida – 16 a 24 anos (93%), 25 a 34 anos (96%), 35 a 44 anos (96%), 45 a 54 anos (92%) e 55 a 65 anos (93%) –, mas divergem quanto a estarem dispostos a correr riscos – 16 a 24 anos (43%), 25 a 34 anos (54%), 35 a 44 anos (44%), 45 a 54 anos (39%) e 55 a 65 anos (33%).
VAREJO DIGITAL
No varejo, estratégias que envolvam marketing digital são essenciais para atingir públicos maiores e, consequentemente, gerar mais vendas. De acordo com dados da Linx, especialista em tecnologia para o varejo, no primeiro semestre de 2022, mais de 588 milhões de reais foram gerados a partir de interações com anúncios on-line, além de 544 mil conversões realizadas. No último ano, a receita total chegou a 1,4 bilhão de reais, com 1,5 milhões de conversões.
Com o segundo semestre de 2022 chegando aos momentos mais esperados pelos varejistas – Black Friday, Copa e Natal – a empresa prevê que esse número cresça 25%, alcançando 1,8 bilhão de reais de receita. A empresa capturou esses dados a partir da base de 60 mil clientes da solução Linx Ads, plataforma de mídia de performance nativa.
Como forma de impulsionar ainda mais esses números, a Linx está lançando uma funcionalidade dentro da solução Linx Ads. Agora, a ferramenta também oferecerá como opção impulsionar o tráfego para os sites e os marketplaces, futuros e atuais clientes, ampliando, dessa forma, o leque para além da geração de leads no fim da jornada de compra.
“O crescimento do e-commerce nos últimos anos é algo sem precedentes. Por esse mesmo motivo, a competição se tornou ainda mais acirrada, e os métodos de atração precisam ser assertivos para que os resultados sejam favoráveis para o varejo. Nossa solução proporcionará o aumento do tráfego dos nossos clientes, aumentando o awareness do negócio como forma de melhorar reputação e relevância no mercado como um todo”, explica João Werner, diretor de Impulse & Ads na Linx.
O olhar mais estratégico para o marketing digital se justifica a partir do atual cenário. De acordo com a Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2022, o varejo foi o setor que mais dedicou esforços para esse tipo de publicidade, com aproximadamente 750 milhões de reais investidos.