NOTAS DA SEMANA – 05.04.2024

Farias 4

ENTREVISTA COM IRAGUASSU FARIAS

1. Quem é Iraguassu Farias?

De nome estranho, filho mais velho do radialista Paraguassu Farias (agora entendem a origem do nome?), fui criado dentro de estúdios de rádio, sendo natural pois o apreço pela área. Cheguei em Porto Alegre aos 10 anos e, quando foi preciso optar por carreira, me afastei do segmento e fui pra pra área econômico-financeira. De carreira bem sucedida em banco, ao final acabei na área de Marketing Financeiro. Irrequieto, transitei por muitas áreas e, em 2004, acabei na área de comunicação visual.

Usando a franqueza como marca, tornei-me vendedor nato, convicto, Muitas amizades sólidas, mas também muitas tretas ao longo da vida e da carreira por causa da tal “personalidade forte”. Bobagem: amadurecemos e moldamos o caráter, tolerando mais e mais os diferentes. Do garoto prodígio a um senhor mais maleável foi uma trajetória boa, eu acho. Casado com a psicóloga Rosangela, feliz nos 42 anos juntos, colorado, com mais passado que futuro. Penso que o negócio é seguir nesta batida de menos correria, mais pensar e menos desafetos (risos).

2. Tuas grandes experiências como executivo de marketing e comercial em vários segmentos importantes e de grandes empresas te deixaram histórias inesquecíveis?

Puxa, se deixaram! O trânsito por diversas áreas vão te dando um escopo muito interessante de experiências. Contador, administrador e quase advogado, minha realização profissional reside exatamente nesta vastidão de experiências.

Já fechei negócio no antigo e extinto Maksoud Plaza com um belga, dirigente de um curtume mexicano, sem falar inglês. O pouco conhecimento do espanhol à época me salvou. Já participei de seminário de química, em Petrolina, sem saber direito a fórmula do cloreto de amônia, porque precisava vender uma máquina. Já fiquei preso no aeroporto em Miami por não ter visto de entrada, com um policial colado em mim, até ser despachado com passaporte devolvido em outro voo. Mas também comprei densitômetro para hospital-dia, já discuti plano de mídia no 3º andar do Palácio do Planalto com porta-voz da República, já defendi reforma de estatuto diante de uma plateia contrária de 200 pessoas (ali, alguém foi ao microfone e disse que há duas lendas: saci-pererê e gaúcho macho). Não dei bola e fui adiante. Foi parcial, mas minha tese venceu.

Também cheguei num cliente às 10h, de terno e gravata, e fui mandado embora. Logo, descobri que, naquele ramo, eu deveria chegar às 7h, tomar um chimarrão, ouvir ele falar da empresa até as 8h, e, se estivesse vestindo calça jeans desbotada e um sapato bem usado, teria alguma chance de evoluir. Tive a sorte de trabalhar diretamente com algumas cabeças privilegiadas, como Claudio Strassurger, Luiz Octavio Vieira, Carlos Arizi… Enfim, gente com que valia a pena aprender. Quando vejo esta pergunta, sou obrigado a revisitar a memória e, ao final, concluir que haveria tanto mais a falar. Mas seria muito chato (ou mais chato).

3. A Coletiva.net sob o teu comando na área comercial virou uma multiplataforma muito acessada e com vasta audiência, vem mais coisas boas pela frente?

Não sou jornalista, deixando bem claro. Tenho de fazer um trabalho que em momento algum afaste-se dos ditames desta carreira. E ela é cheia de manias. Pra piorar, sucedemos pessoas que são os grandes responsáveis por criarem o maior ativo do portal: a credibilidade, a isenção. Seguir isto torna a tarefa mais simples, porque estes atributos são muito mais fáceis de serem vendidos, especialmente quando reconhecido pelo mercado.

Jornalista não gosta e tem vergonha de vender. O que eu acho que possa ter faltado ao Coletiva antes da nossa chegada era exatamente isto: um vendedor pitbull, um mascate, um insistente que não desiste nunca. E, neste momento, consolidamos um processo que vinha sendo tramado há algum tempo: reconhecer que, mesmo sendo uma referência na área, nem todos podem estar 100% do seu tempo em frente a uma tela. Daí a opção pra atingirmos mais gente também através de áudio e vídeo, com a Coletiva.rádio e o Coletiva.tv. E mais recentemente a digitalização da revista Tendências. Agora, somos, sim, multiplataformas, e com negócios totalmente on-line.

Não é fácil como parece. Vamos completar 25 anos em mais alguns dias, e nosso público tem idade média de 40 anos, ou seja, nasceram no outro século e analógicos. Esta transição não é fácil. Muitos ainda querem sentir o cheiro do papel de uma revista, ou ouvirem um emissora no dial. Mas, para os negócios, a matriz de custo neste ambiente é muito mais favorável.

Sim, virão coisas boas ainda e tu, Nenê, como és bem informado, sabe de muitas antes dos demais. Por enquanto, é muito bom saber que ninguém tem feito tanto pela Comunicação no RS como o Coletiva.

4. Farias com o neto, em família e nos tempos discricionários?

A chegada de netos muda a vida de qualquer um. Passam a ocupar grande parte dos teus pensamentos, do teu coração e das tua preocupações. Cecilia, Vicente e Pedro vieram preencher um espaço que não estava vazio. Apenas empurram pra um canto menor no nosso coração antigos afetos. Tenho claro que a frase “tudo o que fazemos é pelos nossos filhos” muda quando esta gente miúda chega. Especialmente porque eles não dependem de nós para estudo, educação, bens, ou outras coisas. Mas queremos – e muito – que eles tenham, sim, a melhor lembrança de nós, tipo “avós perfeitos”.

Cecilia, a mais velha, diz na escola que o vô dela é rico, porque compra tudo o que ela quer no supermercado. Pedro e Vicente, que tem mesma idade, esperam o findi pra ir comprar “guloseimas”. Não preciso dizer muito mais.

Como muitos, também, trabalhar com os filhos é uma beleza. São os melhores sócios. Desde que você saiba seu lugar, seus limites, e admita que você vai aprender com eles, sim. Nestes casos, há que deixar de ser pai. Muitos nem sabem que sou pai da Márcia Christofoli e do Marcelo Farias (sim, a Márcia renegou meu sobrenome. E talvez esta seja uma das causas do sucesso do Coletiva….hehehehe)

Sou caseiro em média. Mas gosto muito, como muitos, de churrasco e cerveja. Pronto: definido.

Quanto aos tempos discricionários, há certa complexidade aí. Sou filho de gente sofrida, mas criada no meio jornalístico , por isso, crítica, rebelde e que acha que suas ideias ainda formam a tal Utopia. Dificil a laranja cair longe do pé. Então, tenho, sim, visão de mundo bem à esquerda. Mas me orgulho de estar num portal que é plural, isento, comprometido com a verdade e o bom jornalismo. Ouvimos todas as tendências, respeitamos o diferente. Não exigimos carteirinha de filiação partidária dos colaboradores, nem perguntamos que cor tem o dinheiro do nosso anunciante. Mas sou vigiado, sim. A patrulha é grande e muitas vezes é difícil separarem PJ e PF. Mas faz parte. Isto é a democracia.

Assista o 33º episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “Happy House mais que uma agência “. Nesse episódio contamos com as presenças das publicitárias Andressa Brum (CEO da agência Happy House), Cristiane Mallmann (Diretora de atendimento da agência Happy House) e o publicitário Felipe Altenhofen (Diretor de criação da agência Happy House).

Nesse episódio, nossos convidados falam sobre as suas trajetórias, a empresa, como é ser uma agência focada na comunicação interna das empresas, como as agências do mercado externo enxergam a Happy House, como é linkar o cliente e o trabalho dos dois formatos de agências, as outras agências, uma com cultura interna de um cliente e a outra com o trabalho externo de comunicação e como isso se complementam, mercado publicitário, a visão e muito mais.

A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma coprodução com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, SBT, GRUPO RBS , CLEAR CHANNEL e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
@colunadonenepodcast @gorillasplay

GRAMADO SUMMIT

A conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país – Gramado Summit – inicia em uma semana. O evento está marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de abril, e pretende reunir mais de 500 empresas na feira de negócios, mais de 400 palestrantes nos palcos de conteúdo e mais de 15 mil visitantes.

O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park e divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de empreendedorismo.

“Em mais um ano estamos apresentando novidades nas áreas de conteúdo, abraçando temas que entendemos ser importantes para o futuro. Para isso, trazemos curadores com propriedade para debater sobre cada um desses assuntos e montar grades de palestras incríveis”, explica o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.

Ao todo, serão dez trilhas de conteúdo e sete palcos. Estão confirmadas as seguintes plenárias: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes.

“Ao mesmo tempo em que apostamos em tendências e novidades, nos mantemos fiéis a entregar aquilo que sabemos que funciona e que é fundamental para a nossa essência, tanto na parte da feira e geração de negócios quanto em conteúdos”, completa Marcus Rossi.

ARP

Futebol é paixão nacional dentro e fora de campo. Na comunicação, não poderia ser diferente. Nessa quarta-feira (3),  a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) recebeu o executivo de marketing do Grêmio, Henrique Gutterres, e a ex-diretora executiva de marketing do Internacional, Liana Bazanela, para debater sobre as oportunidades no mercado de esportes e o futebol como plataforma de mídia, conteúdo e entretenimento.

O painel, foi mediado pelo gerente executivo sênior do esporte do Grupo RBS, Tiago Cirqueira,  com o apoio do Grupo RBS e da Eletromídia.

Colocando que as marcas da dupla gaúcha Grêmio e Internacional lideram o ranking de preferência e paixão a grande insatisfação e manifestação dos dois grandes palestrantes. Nada mais é do que a a grenalização do mercado, que impede que os dois grandes clubes tenham mais resultados com o apoio do mercado. A fidelização que implica em benefícios aos sócios e cria uma afinidade maior com as marcas ainda não é suficiente para o convencimento.

O que impressionou em muito para os que assistiram é a seriedade e as metodologias que ambos os clubes utilizam com dados que poucas e grandes empresas possuem

Temos um longo caminho  a percorrer, mas com esse dinamismo e profissionalismo a dupla busca atingir seus objetivos.

RBS TV

Os telespectadores da RBS TV terão uma novidade de entretenimento no fim de semana: o Baita Sábado. As comunicadoras Cris Silva e Giulia Perachi serão responsáveis por apresentar o programa ao vivo, com estreia marcada para o próximo dia 13, às 14h40, logo após a novela Cheias de Charme. Com plateia no estúdio, a atração irá entreter e informar a partir de personagens inspiradores em assuntos como cultura, bem-estar, lazer, música, viagem, gastronomia e sustentabilidade.

De uma forma leve e divertida, a cada semana, um convidado especial irá compartilhar conhecimentos e experiências, sempre com muita interatividade. Cris comandará o programa do estúdio a partir de dinâmicas e brincadeiras com a plateia, enquanto Giulia estará nas ruas da capital gaúcha e de diferentes cidades do Estado em trocas com o público. O Baita Sábado ainda vai trazer quadros sobre turismo, cultura, sustentabilidade, mundo dos famosos e gastronomia, ancorados pelos comunicadores Sara Bodowsky, Carol Sanches, Marck B, Amanda Souza, Diogo Carvalho e Lela Zaniol, respectivamente.

O lançamento reforça o investimento da RBS TV em conteúdo regional e entretenimento. A emissora realizou mudanças estruturais em um dos seus estúdios, modernizando o espaço, criando um ambiente especial para receber a plateia e aprimorando tecnologias para entregar uma experiência de qualidade à audiência.

As apresentadoras:

À frente do Conecte 1ª Edição, da 92, e da coluna sobre empreendedorismo feminino no Diário Gaúcho, Cris é comunicadora do Grupo RBS há 18 anos. Com passagens pelos telejornais e programas da RBS TV, como o Posso Entrar?, ela comemora o novo desafio no entretenimento.

– Confesso que, em todos esses anos de carreira, eu sempre tive um desejo secreto de apresentar um programa como o Baita Sábado: com plateia, tratando assuntos com profundidade, recebendo convidados, e tudo isso ao vivo. Me sinto muito honrada. Estamos sempre evoluindo, mas a “maior idade” profissional me deixou mais confortável e segura pra desempenhar esse projeto. Estou feliz e confiante que eu, a Giulia, e toda equipe vamos trabalhar muito para entregar algo especial para o nosso público – conta Cris.

Até então conhecida no jornalismo da RBS TV, onde atuou desde 2010 logo após se formar na PUCRS, Giulia fez uma transição de carreira para o entretenimento. Desde fevereiro, ela se prepara para este projeto, que será o seu primeiro programa atuando neste pilar.

– Estou muito feliz com esse meu novo momento de carreira. Trabalhar em algo novo e com tantas inovações motiva muito. O Baita Sábado é um projeto com o tipo de conteúdo com que me identifico muito: leve, divertido e informativo. Tenho certeza de que as pessoas vão levar algo de bom para suas vidas a cada programa – destaca Giulia.

ELETROMIDIA

A Eletromidia (B3: ELMD3) – empresa líder no mercado de OOH (out of home) brasileiro e primeira oferta pública de uma empresa Adtech no país, divulgou seus resultados no quarto trimestre (4T23) e o consolidado do ano de 2023, encerrado em 31 de dezembro.

O OOH cresce como um grande aliado nas campanhas publicitárias, agregando inovação, assertividade e benefícios à população. Esse movimento pode ser observado nos resultados da Eletromidia, que em 2023 apresentou uma receita bruta de R$ 1,048 bilhão, representando um crescimento de 19,8% versus 2022. A evolução de mais de R$ 173,4 milhões é reflexo do aumento das vendas nas diversas verticais de atuação.

O EBITDA ajustado totalizou R$346 milhões no ano de 2023, um crescimento de 37,4% sob o mesmo período do ano passado, com margem ajustada de 37% (+5 p.p.). O lucro líquido ajustado, por sua vez, atingiu R$159 milhões, um crescimento de 51% contra o ano anterior, e a margem líquida ajustada foi de 17%. Além disso, a empresa obteve uma geração de Caixa Operacional excluindo juros pagos de R$317 milhões, um aumento de 26,7% em comparação ao ano passado.

O ano de 2023 foi marcado por uma série de avanços para a Eletromidia, com a consolidação da nossa posição como um dos principais players do mercado publicitário brasileiro, ultrapassando a barreira do bilhão em Receita, um crescimento de 19,8% em relação a 2022. Desde o início do ano, a empresa concentrou seus esforços na execução de projetos estratégicos e na busca por soluções inovadoras para seus clientes. A retomada dos grandes eventos no país proporcionou uma oportunidade única para a empresa destacar sua presença, com projetos criativos e imersivos. Além disso, a digitalização emergiu como uma força transformadora no mercado, e a Eletromidia saiu na frente”, afirma o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.

Ao longo do ano, a empresa continuou a expandir sua presença, estabelecendo parcerias em novas praças e consolidando sua posição em todas as verticais, principalmente com o início da instalação de ativos em Recife e Salvador, ampliação das operações em Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, além da entrada no Aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro.

Desde o início do ano, a companhia concentrou seus esforços na execução de projetos estratégicos e na busca por soluções inovadoras para seus clientes. A Companhia lançou no The Town em São Paulo a primeira prova de conceito com projetos de AR (Realidade Aumentada) e XR (Realidade Estendida), construindo uma camada de tecnologia para quem frequentou o evento, e levando a experiência da jornada para uma relação muito mais sofisticada e tecnológica.

As iniciativas tecnológicas não pararam, com a ferramenta de planejamento de compra OOH com base em dados e métricas Eletromidia Ads oferecendo versões sempre atualizadas e com ainda mais facilidades na usabilidade dos usuários. Em dezembro de 2023 a Companhia lançou a nova plataforma de SMB de experiência self-service digital para anúncios OOH, permitindo que pequenos e médios empreendedores criem e comprem anúncios de forma autônoma. Também ampliou a oferta de mídia programática com a integração em novas plataformas.

O Ano de 2023 foi marcado pela criação do projeto Abrigo Amigo. Além de ter conquistado todos os principais prêmios globais e nacionais, a Companhia viabilizou a implementação das primeiras 100 unidades, nos mercados de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Até o momento foram mais de 5.200 chamados de atendimento durante o período de funcionamento. Esses esforços refletem o compromisso da Companhia em criar um impacto positivo no meio onde estão inseridos.

“Em resumo, o ano de 2023 foi marcado por uma série de feitos para a Eletromidia. Esse trabalho foi amplamente reconhecido nos mais importantes prêmios do setor. A Eletromidia venceu como Empresa de OOH do ano pela Propmark, o Salão ARP de veículo do ano, o Effie Awards na categoria de Inovação em Mídia. Com uma abordagem centrada na inovação, responsabilidade social, excelência operacional e crescimento sustentável, a companhia está posicionada para continuar liderando o mercado publicitário brasileiro e transformando as cidades onde atua”, conclui Guerrero.

SINAPRO RS

O Ecossistema Sinapro/Fenapro, em mais uma iniciativa para desenvolver a Indústria da publicidade, lança a plataforma ConectaPro, que vai disponibilizar informações e ferramentas exclusivas para apoiar a gestão e o desenvolvimento dos negócios das agências que atuam no mercado nacional, e assim potencializar o seu crescimento. A nova plataforma será lançada em live nas redes sociais (Instagram e YouTube) da Fenapro no próximo dia 10 de abril.

“Vamos subsidiar as agências com informações inéditas sobre estudos, pesquisas e licitações, entre outros temas relevantes, a fim de levar conhecimento para que possam gerir melhor o seu negócio e impulsionar o seu crescimento”, conta Ana Celina, diretora da Fenapro, responsável pelo desenvolvimento da plataforma. “Queremos levar o Ecossistema Sinapro/Fenapro e os nossos serviços para o maior número possível de agências em todo o Brasil, sejam elas filiadas ou não, ao nosso ecossistema”, destaca.

A ConectaPro é uma plataforma de assinatura de conteúdos que oferece insights valiosos, pesquisas sobre o setor de publicidade e propaganda. Ela será um hub de materiais e informações desenvolvidas especialmente para que as agências que atuam no mercado nacional possam consultar, avaliar e, principalmente, travar conhecimento com as novidades, inovações e oportunidades do mercado.

O conteúdo contempla temas desenvolvidos pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro, como o paper Transforma e a pesquisa VanPro, estudos e indicativos de mercado, papers jurídicos, além de informações privilegiadas de mercado, como a relação das licitações públicas abertas para agências de propaganda em todo o Brasil. “O formato é de uma grande biblioteca virtual, com temas atualizados semanalmente”, explica Ana Celina.

Os assinantes da plataforma terão acesso a webinares, vídeos e e-books exclusivos, a exemplo do primeiro do projeto: “Como aplicar um modelo de gestão transformador em sua agência”, que, ao longo de 20 páginas, traz dicas preciosas sobre como desenvolver um modelo de gestão que crie maior engajamento e motivação com o trabalho. O projeto engloba ainda o envio semanal de duas newsletters: uma com atualização das licitações abertas nos últimos dias e outra com as principais novidades da semana.

“Sabemos que, muitas vezes, pesquisar individualmente essas informações pode ser um desafio, e estamos aqui para tornar a vida do gestor mais fácil e ajudá-lo a ter informações importantes para o negócio”, observa Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao destacar que a publicidade vive em revolução, e o ecossistema Sinapro/Fenapro quer apoiar as agências de publicidade a terem o máximo de conhecimento e ferramentas que ajudem a alavancar seu potencial interno para acompanhar essas mudanças.

O lançamento da plataforma ConectaPro será no próximo dia 10 de abril, às 11h, no Instagram da Fenapro @fenaprooficial e no YouTube da Fenapro @FenaproContent. As inscrições podem ser feitas pelo link (bit܂ly/ebook-conecta) e todos os inscritos receberão gratuitamente o e-book “Como aplicar um modelo de gestão transformador em sua agência”, que mostra uma prévia do conteúdo da ConectaPro.

SBT RS

O jornalismo com humor retorna ao RS com um dos quadros mais marcantes da TV local: “Chutando o Balde”. O povo terá a oportunidade de interagir, falando de anseios e reclamações ao chutar o balde com Antonio Sacomory. O quadro semanal estreia no SBT Rio Grande (11h30) nesta quinta-feira, 4 de abril.

“Tudo é muito legal, mas o que eu gosto de fazer é humor e estar perto do povão no ar! A TV aberta esqueceu da interatividade e se queixa da audiência. As pessoas querem falar, ter onde reclamar, gritar e, principalmente, se ver na TV. Obrigado Luís Cruz, Israel Fritsch e Leonardo Bonesso por apostarem no meu trabalho”, explica o comunicador.

A produção do quadro é responsabilidade da produtora Iniciativa, com direção e motion graphics de Raquel Rosa. O ator, roteirista, diretor de filmes, Sacomory começou na Rádio Real de Canoas e se consagrou como repórter irreverente na TV Record.

“O quadro, que se tornou um clássico da televisão gaúcha, irá somar ao que o SBT Rio Grande tem feito nos últimos anos, que é dar voz à população, mas com o diferencial do humor”, diz o editor-chefe do telejornal, Leonardo Bonesso.

FEEVALE

A relação entre inteligência artificial e a educação, os negócios e o cérebro humano foram temas abordados nesta segunda-feira, 25, no Fórum de Inteligência Artificial, que aconteceu no Teatro Feevale. O evento teve como palestrante principal o médico e neurocientista Miguel Nicolelis, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina. Antes disso, ocorreram dois painéis, um voltado a professores e outro, a empreendedores.

O primeiro painel, intitulado Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro, foi ministrado por Ricardo Cappra, pesquisador e cientista de dados, e Anatália Ramos, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A mediação ficou sob responsabilidade do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que destacou que a Instituição busca protagonismo em novas metodologias e maneiras de se conectar com as empresas e com o mundo. “Inteligência artificial é um assunto urgente que gera muita discussão, por isso pensamos em promover o Fórum de Inteligência Artificial. É muito relevante que o primeiro painel seja voltado para a educação, que é o nosso propósito. Estamos preocupados em descobrir qual é o nosso papel enquanto educadores no século 21”, afirmou.

Segundo Cappra, é importante que seja feito o mapeamento das tendências que surgem em torno da inteligência artificial. “O meu papel, enquanto cientista de dados, é transformar esse conteúdo em algo mais amigável e simples de ser consumido. O que estamos aprendendo é que a inteligência artificial é o desdobramento de tudo que vem acontecendo desde o início da internet”, explicou. De acordo com Anatália, a inteligência artificial se expande em ambientes acadêmicos. “A IA está dentro do nosso núcleo de aprendizado, nas salas de aulas e nas nossas experiências docentes. Devemos pensar em como fazer essa incorporação e definir de que maneira estamos engajando os nossos alunos nessa realidade de interatividade”, ressaltou.

O segundo painel foi ministrado por Robinson Klein, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e Pedro Bocchese, head de inovação e tecnologia na Processor. A atividade abordou o tema Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios. Klein apontou os desafios de falar sobre inteligência artificial, já que a temática envolve a previsão do que está por vir. “É importante fazermos um aprendizado em conjunto sobre esse tema. Temos que aprender quais são as próximas etapas e aonde devemos chegar”, salientou. Já Bocchese indicou pontos que são aplicados na inteligência artificial em relação aos negócios. “É muito importante empoderar pessoas e organizações para que possamos fazer mais, com menos. Precisamos pensar nas tecnologias, ferramentas, plataformas e conceitos como uma extensão do ser humano”, disse.

Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA), Nicolelis lidera pesquisas que desenvolvem tecnologias voltadas à interação cérebro-máquina e sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. O neurocientista fundou e dirige o projeto Andar de Novo e é membro da academia de ciências do Brasil e da França. Ele já foi apontado pela revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade e eleito um dos 100 pensadores de maior influência no mundo pela revista Foreign Policy.

Na palestra, que teve como temática Inteligência artificial e o cérebro humano, ele falou sobre os mitos que envolvem a inteligência artificial e sobre a era do “vírus informacional”, explicou por que acredita que o cérebro humano não será replicado e contou sobre os experimentos que originaram a interface cérebro-máquina – que, de acordo com o cientista, significa ligar cérebros a máquinas para observar e admirar a verdadeira inteligência em funcionamento, e não para transformar cérebros em máquinas. “Eu digo, há quase 30 anos, que a inteligência artificial não é inteligente e nem artificial. Ela não é inteligente porque inteligência é uma propriedade da matéria orgânica – ela emerge, no processo de seleção natural, quando organismos interagem com o que os cerca e com outros organismos na tentativa de otimizar e maximizar suas chances de sobrevivência. E ela não é artificial porque é feita por nós, depende de seres humanos para ser programada, para se fazer curadoria e para uma série de funções que não são automatizáveis”, declarou.

O cientista indicou, ainda, que o cérebro humano nunca será simulado ou superado por algum sistema digital. “O cérebro não vive de computações digitais, ele é um computador orgânico. Ele computa com a sua matéria, a sua estrutura. O cérebro de cada um de nós jamais será igual ao próximo, porque é um livro irreproduzível. A nossa história depende de uma sequência quase infinita de eventos aleatórios que jamais vão se repetir na história do universo”, salientou.

Além de professor e pesquisador, Nicolelis é autor dos livros Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas; Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias; O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma Máquina de Turing; e O verdadeiro criador de tudo – como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos.

O acesso ao Fórum de Inteligência Artificial foi gratuito, mediante entrega de alimentos não perecíveis ao Banco de Alimentos de Novo Hamburgo. Foram arrecadados, ao final do evento, mais de 2,5 toneladas de doações.

MOOVE

A Moove lançou, no início de março, a nova campanha institucional do Banrisul. Inspirada na visão estratégica da instituição para os próximos anos, a campanha apresenta o conceito “O Banrisul é um banco único. Porque te entende”. O objetivo é comunicar à população gaúcha os três pilares fundamentais de sua gestão: um banco de capital aberto, inteligente e que, perto do seu centenário, já se prepara para os próximos 100 anos.

A ação valoriza a singularidade do Banrisul como um banco que compreende as necessidades e aspirações de seus clientes. Através da proximidade, do atendimento qualificado e do compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o Banrisul se destaca como uma instituição financeira única.

“O Banrisul quer transmitir que é um banco único que compreende o cliente, reconhecendo que, apesar das mudanças no cenário global, muitos valores e necessidades permanecem imutáveis”, explicou o head de criação da Moove, Eugenio Lumertz.

A campanha foi ao ar durante o mês de março, com veiculação em diversos meios de comunicação, incluindo TV aberta, rádio, mídias digitais e mídia externa, entre os quais se destaca um painel 3D no Shopping Pontal. Assista ao filme.

Inspirada pelo sucesso de sua recente campanha “Soluções Vero”, criada para a rede de pagamentos do Banrisul, a Moove e a equipe de marketing da Vero decidiram dar vida própria à fantasia de unicórnio utilizada pela embaixadora da marca, Cris Silva, em uma de suas abordagens criativas junto aos empreendedores.
Com uma tecnologia inovadora e personalizada, a agência criou uma peça para gerar um grande impacto visual em

Porto Alegre: o painel 3D, instalado no Pontal Shopping. No anúncio, o unicórnio apresenta a maquininha da Vero de uma forma divertida para motoristas e pedestres que transitam no local.

A iniciativa explora o encantamento que a tecnologia de produção em 3D oferece. Além de reforçar a presença da marca, o recurso criativo também cria uma conexão emocional com o público, tornando a experiência mais memorável.

Confira o Painel 3D.

IMOBITARGET

Sobre o Consórcio Mobiliário Caxias, a Imobi Target, uma das duas candidatas na concorrência pela concessão das placas de identificação de ruas em Caxias do Sul, ofereceu R$ 1.311.676,19 pelo direito de explorar o serviço na cidade. O valor é cerca de sete vezes maior que o mínimo exigido para a chamada outorga, que estava estipulado em R$ 184.483,29. A abertura das propostas ocorreu na manhã desta quinta-feira (4) e o critério de seleção da empresa ou consórcio vencedor é justamente a oferta do valor mais alto.

ZEPP FILMES

Já está veiculando o filme da campanha outono/inverno 2024 das Lojas Renner. A criação é da agência Paim Comunicação e produção da Zepp Filmes com direção da dupla Players2: Pati Monegatto e Will Martins.

O conteúdo foi produzido e filmado pelas ruas de São Paulo, resultando em um filme vibrante com belos looks da nova coleção outono/inverno 2024. A campanha é estrelada por um elenco com muito charme, beleza e atitude.

Link Vimeo:  https://vimeo.com/928168348

STARTUP ACADEMY

Com a proposta de uma formação empreendedora em dois anos, a Startup Academy lança o primeiro curso superior certificado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir de uma metodologia orientada à criação de startups. É o Startup Business: Gestão de Negócios Inovadores. As aulas iniciam em maio de 2024 e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.startup academy.digital.

A edtech – investida pela Atitus Educação – tem como cofundadores líderes com mais de 20 anos de experiência na área educacional, de empreendedorismo e de inovação, como Susana Kakuta, Juliana Suzin e Alsones Balestrin, e já conta com importantes aliados. São parceiros locais, nacionais e até internacionais, como Coursera, Instituto Caldeira, Base27, Ventiur, Escola JP e Colégio Liberato.

“Acreditamos que a educação deve ser tão ágil, inovadora e adaptável quanto as startups que mudam nossa vida cotidiana. Por isso, combinamos nesta formação a robustez acadêmica com experiência prática ativa para que, ao final do curso, os nossos alunos não apenas tenham um diploma de ensino superior, mas uma startup certificada e pronta para decolar no mercado”, explica a CEO e co-fundadora da Startup Academy, Juliana Suzin.

E esse posicionamento fez com que a edtech buscasse parcerias no Brasil e mundo afora. Como é o caso do Base 27, sediada em Vitória (ES), que iniciou com foco na engenharia e construção e hoje conta com uma comunidade aberta que conecta aproximadamente 150 negócios.

Para Michele Janovik, CEO do hub, a aproximação contribui para que o Base 27 atinja um dos seus objetivos estratégicos, que é ser o principal agente catalisador da inovação no Espírito Santo. “Queremos diversificar a matriz econômica do estado e, para isso, precisamos que os empreendedores tenham apoio na jornada de criação de uma startup e um saber mais profundo sobre inovação e empreendedorismo”, comenta.

Outra cartada estratégica da Academy é a parceria com a Ventuir Aceleradora. Nascida em 2013 e com atuação nacional, a Ventiur já avaliou mais de 3 mil startups em todos os Estados brasileiros e investiu em mais de 70 negócios inovadores, avaliados em cerca de R$300 milhões. Para Sandro Cortezia, CEO da aceleradora, “a iniciativa vai ser de grande sucesso no mercado, pois é um programa de qualidade, com base acadêmica forte e uma conexão enorme com o mercado”.

Certa de que o modelo de educação atual exige aprendizagem contínua, a Startup Academy conta ainda com a parceria da plataforma global Coursera, que permitirá que os alunos acessem uma mixagem de conteúdos extracurriculares, previamente indicados pela Academy, para complementar seus estudos. Lembrando que os conteúdos disponíveis pela Coursera são ofertados por renomadas instituições de ensino superior ao redor do mundo.

Os alunos podem ingressar na graduação por meio da sua nota no Enem ou de uma redação em que relata seu objetivo com a formação. Quem desejar ingressar por transferência ou segunda graduação também poderão acessar o curso por meio da redação. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.startup academy.digital.

As aulas, que se iniciam em maio, são realizadas de forma virtual, mas os estudantes podem acessar os polos da Startup Academy distribuídos em diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.

ABAP

A Abap anuncia que está pronta para virar a chave. Com nova missão, proposta, lema, identidade visual, além de diretoria e conselho mais diversos, a entidade quer assumir o compromisso de se tornar um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. O objetivo é agregar todas as categorias de empresas e entidades que fazem a conexão entre os anunciantes e os publicadores, além de construir o futuro das empresas que constituem o ecossistema publicitário de forma mais conectada e estratégica.

A nova Abap foi apresentada pela presidente Marcia Esteves, durante evento realizado hoje, 21 de março, no rooftop do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, destinado a associados, associações, parceiros estratégicos, diretoria, conselho, regionais e imprensa. “Como diz a nova mensagem, seremos um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Nosso objetivo é trabalharmos juntos e fazermos parcerias. Escolhemos este mote porque abarcaremos, por exemplo, aquelas agências que não possuem associações e que estão neste mix do universo do ecossistema da publicidade que é tão vasto como as agências de influências e e-commerce”, explica a executiva.

Além disso, Marcia terá como desafio expandir esta mensagem da virada de chave para todo o território nacional, já que a Abap contará com lideranças e representações em todas as regiões do país, reconhecendo e acolhendo a riqueza e a diversidade das marcas e agências regionais. “Tem muitas empresas e profissionais de vários estados que estão brilhando com suas campanhas e ideias e queremos proporcionar um benchmarking por todo o Brasil para que executivos de diferentes culturas e regiões consigam trocar conhecimento, práticas, experiências e muito mais. O eixo SP-RJ sempre será estratégico, mas o Brasil é infinitamente maior, com outras realidades e olhares igualmente importantes para a publicidade. Este é um ideal que eu sempre quis trazer para o nosso mundo da publicidade e terei o desafio de implementar”, ressalta Marcia. Para que isto ocorra, a presidente junto com seus diretores pretendem promover discussões de tendências, melhores práticas com comitês, fóruns e grupos de trabalho.

Desta forma, a Abap promoverá a criatividade e formação de talentos e irá propor formatos de qualificação, como a criação de cursos de formação profissional e de criatividade com produção de conteúdos e eventos, uma das formas de garantir a sustentabilidade do ecossistema. Dentro dessa nova proposta, a entidade pretende ainda reconhecer e premiar as melhores empresas, profissionais. “Com nossos cursos queremos atualizar aquele profissional que já está no mercado e para aqueles que estão recém-formados, a iniciativa agregará no currículo. Queremos fomentar a criatividade na combinação do humano com a tecnologia”.

Tradicional balizador do mercado, a entidade permanecerá com a publicação mensal de indicadores e valores. “Continuaremos com nossas pesquisas com dados que alimentam o mercado. Estou muito empolgada para esta gestão neste biênio. Neste ano, a Abap fará 75 anos e estamos com muitas expectativas positivas para a entidade e para o setor”, finaliza Marcia.

SHOPPING TOTAL

Acontece neste sábado, 6 de abril, a 1° Edição do Moto Custom TOTAL, uma exposição de motos em parceria com o T.N.T. Moto Clube de Porto Alegre. O evento, que começa às 16h no Largo Cultural, vai reunir os amantes das duas rodas e do mundo custom.

Unindo o público através do espírito motociclista, nesta edição, além de muitas motos, há atrações musicais com rock and roll, chopp artesanal, food trucks, expositores e tattoos.

A primeira edição do Moto Custom Total tem a presença da Cervejaria Abadessa e Johnny Burgers. Conta com a exposição da IESA Harley Davidson, MCA Alforges, Montanha Engraves, e tatuagem com Don Carlitos Tattoo.

O som fica por conta das bandas Classic Rider’s, Rotten Garden e Cris Colt.

KANTAR INSIGHTS

Em 2023, houve um aumento notável no uso de Inteligência Artificial Generativa (GenAI). Segundo pesquisa da Kantar, empresa global de pesquisas, dados e insights, 67% dos profissionais de marketing enxergam a IA de forma positiva. Ainda assim, 19% mantêm um posicionamento neutro em relação a ela e 5% nunca ouviram falar da tecnologia.

O fato é que muitas empresas já utilizam a Inteligência Artificial para apoiar iniciativas de inovação, mas poucas conseguem perceber um resultado concreto. Segundo dados do Boston Consulting Group (BCG), 45% dos executivos relataram usar IA para identificar temas, domínios, adjacências e tecnologias de inovação, mas apenas 13% afirmaram ter percebido o impacto dessa implementação.

Em seu novo relatório Connected Innovation, a Kantar aborda como a inovação, se trabalhada de forma correta, pode agregar valor a uma marca. “À medida que os profissionais de marketing têm atitudes mais positivas em relação à IA e estão ansiosos para fornecer produtos e serviços melhores e mais personalizados, veremos muitos experimentando seus benefícios”, afirma Juliana Honda, líder de CX da Kantar.

Um estudo piloto da Kantar mostra que conceitos criativos e campanhas gerados por IA podem ter respostas ruins quando testados, simplesmente porque a tecnologia pode não ter o entendimento em torno de uma visão crucial do consumidor, uma visão humana e com nuances.

Muitas vezes, essas campanhas criadas por IA costumam recorrer a uma estratégia de acrescentar mais benefícios, porque acreditam que esse é o melhor caminho para um criativo de sucesso. É por isso que, embora a inteligência artificial seja uma ferramenta importante para profissionais que trabalham com inovação, algumas das suas aplicações não podem substituir a visão do consumidor.

A IA também pode ser aplicada na outra ponta, na hora de testar conceitos, oferecendo feedback valioso e de alto nível gerado por essa tecnologia para ajudar as marcas a ter impressões iniciais sobre os possíveis resultados das suas campanhas. Mas, outra vez, isso não exclui a necessidade de uma investigação exploratória aprofundada ou de uma avaliação baseada no consumidor.

Em resumo, o desafio está em equilibrar os insights das máquinas com a interpretação humana, para garantir que os novos conceitos sejam apropriados para a marca por meio de ajustes feitos por especialistas.

“Só porque você pode criar algo novo usando IA não significa que deva. Marcas vistas como inovadoras o fazem com objetivos claros e com intenção de longo prazo, não apenas para aumentar as vendas no curto prazo”, diz Juliana. “Para imitar o sucesso dessas marcas inovadoras, independentemente da criação, você deve se manter fiel às qualidades essenciais da sua marca.”

No estudo, a Kantar também reuniu três dicas importantes para melhorar o processo de inovação de uma marca por meio de IA:

1. Abrace a IA como parte de um processo de inovação híbrida

A experiência humana aumentada pela tecnologia trará os melhores resultados. É preciso pensar em IA como um assistente inteligente, disposto e estimulante. A partir disso, as empresas podem encorajar seus times de criatividade a combinar criatividade humana com o melhor da GenAI para a criação de ideias realmente relevantes.

2. Lembre-se da experiência humana

Apesar de ser capaz de prever o que pode ser significativo para o público, a tecnologia nem sempre consegue compreender a complexidade de contextos e emoções. Por isso, as empresas devem utilizar uma variedade de técnicas de pesquisa para entender, de fato, o que as pessoas valorizam e como elas provavelmente responderão às inovações da marca. O objetivo é identificar o que pode ajudar a acelerar a adoção da inovação e quais serão as principais barreiras.

3. Não perca de vista a diferença significativa

Por fim, a Kantar reforça a necessidade de não cair na mesmice e a importância de destacar-se. Um dos grandes desafios na hora de inovar é oferecer diferenciais significativos aos consumidores. É essencial garantir que ideias geradas a partir de GenAI tragam algo novo, relevante e diferente. Isso vale para etapas como criação de designs, desenvolvimento de protótipos e testes com o público-alvo.

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