ENTREVISTA COM IVAN NOVELLO
1. Quem é Ivan Novello?
Sou um cara simples, de fácil convivência e que preza muito por relacionamentos de confiança. Nascido em Rodeio Bonito, uma pequena cidade ao norte do RS, marido da Deize, pai do Guilherme e tutor da Layla (uma shihtzu) e do Ica (um gato). Aos 02 meses de idade perdi meu pai e a responsabilidade de criar os 04 filhos recaiu sobre a minha saudosa mãe. Aos 15 anos já trabalhava num mercado na cidade e sempre tive uma relação muito próxima com os clientes. Trabalhei em outros segmentos e iniciei minha carreira no Sicredi. Em 2000, fui convidado para atuar na Central do Sicredi em Porto Alegre. Cidade nova, um pouco maior que Rodeio rsrsr…, vários desafios. Entre eles, ficar longe da família e entender a dinâmica na nova cidade. Mas também muitas oportunidades e aprendizados e a criação de uma relação de confiança com colegas, veículos de comunicação, fornecedores…Permaneci no Sicredi até 2018 e em 2019 ingressei no Banrisul, onde tive a oportunidade de conduzir o processo de rebranding do banco junto à Diretoria e o time de mkt do Banri.
Atualmente estou em “carreira solo”. Um dos projetos que deverá nascer em breve será a realização de uma pesquisa com o público 60+ no litoral a fim de entender os hábitos de consumo desse público e a sua relação com as marcas locais.
Sou um cara caseiro que curte uma cozinha por puro prazer e um bom vinho.
2. A principal preocupação do marketing é a preservação da marca do cliente com todos os seus públicos?
Eu penso que é uma delas, afinal uma marca relevante atrai e mantém clientes e funcionários. O comportamento do consumidor muda constantemente e as marcas têm que estar atentas para continuar entregando valor aos seus públicos. Aliás, o cliente passou a ser gerador de conteúdo e as marcas precisam estar alinhadas com valores, significado e relevância. Mas a atuação do marketing é muito mais ampla. É uma área muito estratégica para auxiliar no crescimento das empresas.
Na minha visão é compreender o mercado, criar relacionamentos, conquistar e manter clientes, suprir as demais áreas da empresa com estudos, pesquisas de mercado, por exemplo. E entender se o que a marca está prometendo, realmente está sendo entregue nos seus mais diversos canais de relacionamento com seus públicos. Gosto de uma citação do Dener Lippert em seu livro Cientista do Marketing Digital: “Marketing, é antes de tudo, venda. Se ela não existir, o marketing falhou”.
3. A importância e a valorização do marketing são reconhecidas pelas empresas gaúchas?
Acredito que sim. As marcas gaúchas se desenvolveram muito nesse sentido nos últimos anos. Passaram a entender a importância da área de marketing nas organizações e a conexão com as demais áreas da empresa. Sempre tem oportunidades de evolução, mas no geral eu percebo que se quebrou aquele estigma de que marketing era a área que fazia a propaganda.
4. Ivan em família, com amigos e na gastronomia?
Sou bem família, pai coruja. Gosto de fazer novas receitas para a família e amigos, mas não me apressem heheh. Curto cada momento na culinária e vou bem com calma.
Projeto social auxilia empreendimentos da região afetados pela enchente Atendimentos são gratuitos e podem ser solicitados nas áreas de gestão financeira, plano de negócios e retomada de produção O projeto social Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local, desenvolvido pela Universidade Feevale, promove atendimentos gratuitos direcionados a empreendimentos da região que foram afetados pela enchente. O objetivo do serviço é auxiliar na reconstrução dos negócios da região. Os serviços prestados incluem assistência em gestão financeira, plano de negócios e retomada da produção.
Os atendimentos podem ser prestados de forma online ou presencial, no Câmpus II da Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Interessados devem preencher o formulário disponível em https://feelink.feevale.br/cl/PR6mQ/YI/1fad/LfGs07cDvPA/BPSo/K9VSgQ6af53/1/
OPINIÃO
Os sócios da OPINIÃO PRODUTORA, não esmorecem e não param com as adversidades. Basta ver e participar da programação do Auditório Araújo Vianna para julho e agosto.
PANVEL
Reconhecida como a farmácia mais digital do Brasil, a Panvel volta a inovar como a primeira rede do varejo farma e contar com inteligência artificial voltada para a orientação farmacêutica. Essa inovação se torna realidade por meio do robô batizado de Sofia (Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial).
Trata-se de uma ferramenta que usa Inteligência Artificial Generativa e é capaz de orientar os colaboradores da rede sobre diversos assuntos do dia a dia do atendimento nas farmácias. Ela presta desde informações sobre interação medicamentosa até orientações normativas da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), aumentando a eficiência e a qualidade do atendimento em loja. A segurança dos dados é garantida pela origem da captação das informações, que é feita a partir de conteúdos como as bulas de medicamentos e as normas da Anvisa.
O projeto piloto começou em abril, em cinco farmácias da rede, em Porto Alegre. Em pouquíssimo tempo, esse número aumentou para 150 e atualmente 400 lojas já contam com a ferramenta. A expectativa é de que até o fim deste mês 100% das unidades da Panvel Farmácias estejam utilizando a Sofia para orientação farmacêutica.
A iniciativa deu tão certo que o volume de mensagens trocadas com a inteligência artificial também aumenta a cada dia, demonstrando a boa receptividade dos atendentes à ideia e a utilidade da ferramenta nas atividades diárias. Num recorte de dois dias do mês de junho, por exemplo, a Sofia recebeu 1800 mensagens. Sendo 800 num dia e 1000, no seguinte.
Projeto inédito no mercado farma brasileiro, Sofia é baseada em uma abordagem multimodelos (integra GPT e Claude), que permite utilização de diferentes Inteligências Artificiais, que se comunicam entre si. Essa capacidade de combinação de tecnologias garante atualização e aprimoramento permanentes, além de maximizar a eficiência e a adaptabilidade às necessidades específicas do setor farmacêutico, a partir das novas capacidades e informações que passarão a ser disponibilizadas ao longo do tempo. Isso se dará a partir do próprio uso da ferramenta pelos atendentes. Desta forma, a Sofia terá, com o tempo, capacidade de ser atualizada de acordo com a demanda que vier das lojas.
Equipes das áreas de Inteligência Artificial (IA) e de Ciências de Dados da Panvel desenvolveram a adaptação da IA generativa para a construção da Sofia, num processo detalhado de customização dos modelos de linguagem. Tudo focado na busca pelo fornecimento de informações precisas e confiáveis, tanto sobre medicamentos quanto sobre procedimentos da Panvel.
“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, Diretor de Tecnologia e Inovação da companhia. Além disso, o desenvolvimento da plataforma permite futuras integrações entre Sofia e os demais sistemas da Empresa, que vão facilitar a realização de diversas tarefas e melhorar cada vez mais a eficiência operacional. A customização da tecnologia vai aproveitar todas as informações que a Panvel já consegue armazenar e fará um cruzamento de dados.
A inovação é um dos pilares do desenvolvimento consistente e contínuo da Panvel, que trabalha também em outros projetos, que vão permitir o cruzamento de diversas informações de interfaces, em benefício das pessoas e dos negócios. Entre esses novos produtos de inovação, estão mecanismos de avaliação de tipo de público por loja, elasticidade de preço e vitrine de recomendação de produtos por cliente. “Estamos utilizando recursos de inteligência artificial para garantir um estoque adequado e melhor atender nossos clientes. Com base em dados gerados por eventos do sistema nos pontos de venda, a IA identifica falhas de estoque e detecta a demanda por produtos que não estão no mix da loja, sugerindo essas ações para o time de gestão de estoque. Isso resulta em um atendimento ao cliente mais eficiente e satisfatório.”, comenta Raphael Monteiro, Gerente de Arquitetura, Dados e IA.
Ao cruzar os dados mais relevantes sobre vendas de mercado, Market Share e comportamento de consumo regional, a IA poderá prever os produtos com alta demanda e sugerir, por exemplo, ajustes no mix de uma loja ou região. O resultado, conforme Monteiro, vai permitir uma resposta ainda mais ágil às preferências dos consumidores e às tendências do mercado, maximizando as oportunidades de venda e minimizando as perdas de receita por falta de produtos.
GOVTECH LAB
Novo Hamburgo prepara-se para receber o Conexão GovTech: evento inédito para profissionais do setor público com objetivo de promover o debate de soluções para as instituições públicas, utilizando ferramentas de inovação e tecnologia como aliadas à gestão governamental.
A agenda itinerante foi adiada devido às recentes enchentes que atingiram os municípios gaúchos. A retomada dos eventos incluirá em sua programação outras cidades, as quais serão divulgadas nos próximos dias pela organização do Conexão GovTech.
Todos interessados em transformação digital no setor público podem participar desta oportunidade de conectar-se com especialistas, compartilhar conhecimentos e explorar como a inovação pode tornar a gestão pública mais eficaz, transparente e direcionada para atender as necessidades do cidadão.
A fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que o Conexão GovTech em Novo Hamburgo busca a transformação digital promovendo debates construtivos sobre soluções tecnológicas eficientes para a administração pública. “Retomamos os eventos neste momento de recuperação do nosso estado para discutir e apresentar práticas que demonstrem como a inovação pode melhorar a eficácia dos serviços públicos, adotando medidas preventivas para a melhoria da infraestrutura dos municípios gaúchos diante de novas ocorrências de desastres climáticos”, salientou a CEO.
RECONSTRUÇÃO RS
No dia 11 de julho, às 19h30, será realizada a palestra “O Papel das Marcas na Reconstrução do RS”, na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609 – Floresta), em Porto Alegre.
Os fundadores da Hopeful, Abner de Freitas, e da DZ Estúdio, Zé Pedro Paz, irão abordar a perspectiva da comunicação em momentos como o da tragédia climática sem precedentes vivenciada pelos gaúchos.
A atividade tem apoio do Grupo RBS e da Eletromidia e é aberta para sócios da ARP e convidados.
SBT
No ano em que comemora o seu 43º aniversário, o SBT escolheu 43 influenciadores digitais para serem embaixadores da marca e apoiarem a emissora na divulgação de campanhas, programas e eventos. O anúncio dos influenciadores aconteceu neste domingo, no “Influencer Day”, evento de boas-vindas organizado na sede do SBT, o Centro de Televisão da Anhanguera, em Osasco (SP). Uma parte dos convidados conversou também, ao vivo, com o apresentador Celso Portiolli durante o programa “Domingo Legal”.
Segundo Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, os embaixadores chegam para agregar ao time da casa. “Esses 43 talentos têm uma boa mistura de cultura e gênero e atingem toda a família, especialmente, uma parcela do público que queremos ampliar – mais jovem e que consome o conteúdo de TV de uma maneira diferente do tradicional. Os novos embaixadores são uma maneira de integrarmos os conteúdos e sermos um só SBT”, explica.
De acordo com Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT, foram escolhidos influenciadores considerados nativos digitais capazes de representar a marca com leveza e criatividade. “Esperamos que o público os enxerguem como uma extensão da TV, das nossas iniciativas multiplataformas e que possam produzir conteúdos relacionados ao SBT de forma leve e descontraída”, detalha.
Além de reforçarem os pilares do SBT – família, diversão e informação – os embaixadores também foram escolhidos por partilharem de características e valores semelhantes aos da emissora, dentre os quais a alegria, o acolhimento, a diversão, a espontaneidade, a empatia, a verdade, a seriedade com leveza e a brasilidade, que se traduz na soma de tudo isso e representa o que o SBT tem de mais positivo.
LETICIA TODESCHINI
A Profissional de destaque no meio rádio não está mais no Grupo Bandeirantes. Já está no que gosta.
WT.AG
Lucas Feltes, CEO da WT.AG, participou pela segunda vez do Cannes Lions. A mais importante premiação da publicidade mundial é realizada anualmente na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. A edição 2024 ocorreu de 17 a 21 de junho.
“Acompanhar o que os maiores anunciantes do mundo estão produzindo para marcas renomadas e observar tendências que podem ser aplicadas para nossos clientes é muito importante”, ressalta Lucas. “Além disso, estar no Cannes Lions nos possibilita fazer conexões e buscar novas parcerias.”
Já Dudu Rodrigues, sócio e diretor criativo da WT.AG, realizou a direção criativa do Photocall, em Bogotá, na Colômbia. Esta foi a primeira campanha dirigida pela agência fora do Brasil. A ação de moda e relacionamento com a imprensa colombiana integrou a programação do Showroom do Brazilian Footwear, de 25 a 27 de junho.
As fotos, produzidas com uma equipe colombiana de modelos e fotógrafos, são divulgadas para a imprensa como forma de promover os calçados brasileiros. O evento foi realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e recebeu ainda um matchmaking de negócios.
“Estamos dando um passo à frente em relação ao que já vinha sendo feito no Photocall, que é um projeto maduro. Nos unimos para criar novas estratégias de conteúdo e para proporcionar ainda mais relevância a essa conexão entre os sapatos brasileiros e a moda colombiana”, aponta Dudu. “O objetivo é trazer ainda mais resultados para as marcas de calçados brasileiros que são apresentadas para os lojistas na Colômbia.”
A WT.AG é uma agência de publicidade que atende clientes como Unilever, Arezzo&CO, Assist Card, Lello Condomínios, Golden Lake, Pampili, Carrano, Grupo Herval, Nomad Global, NürnbergMesse Brasil, Rissul, Tudo Pra Cabelo, Abicalçados, Liz Lingerie, Via Marte e Vicenza.
ESPM
Philip Kotler, uma das principais referências do marketing, lança seu novo livro ‘Marketing H2H – A Jornada do Marketing Human to Human” durante evento híbrido e gratuito na ESPM-SP, em 3 de julho. A obra aborda o conceito da nova relação das empresas com os consumidores, que tornaram-se humanizadas.
O Marketing H2H é um novo imperativo para os negócios e se torna cada vez mais necessário para as empresas que querem se manter atuais e relevantes no mercado. Marcos Bedendo, professor de branding da ESPM e co-autor do livro junto de Philip Kotler, lista 4 ensinamentos e benefícios que o Marketing H2H traz para as empresas. Confira:
1- Fortalece a confiança dos consumidores: Empresas que adotam uma abordagem verdadeiramente humana, destacam-se ao criar conexões emocionais profundas, algo crucial em um mundo onde a confiança nas corporações está abalada;
2- Promove inovação significativa: Ao entender as necessidades dos clientes, as empresas podem desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às necessidades do cliente;
3- Aumenta a colaboração interna: Empresas que tratam seus funcionários com respeito e consideração, cultivam um ambiente de trabalho positivo e engajado, aumentando a satisfação e a retenção de talentos;
4- Transparência nas operações: Em um mundo onde a informação é abundante e o escrutínio público é intenso, as empresas devem ser abertas sobre suas práticas e políticas, comunicando não apenas sucesso, mas, também, desafios e falhas.
Philip Kotler, Marcos Bedendo e Waldemar Pfoertsch, co-autores do livro, estarão presentes no evento de lançamento que acontece na ESPM São Paulo, em 3 de julho, em palestra, seguida de debate sobre a perspectiva humanizada de boas práticas de marketing. Confira a programação completa:
ANTENA 1
A Antena 1 tem o prazer de comunicar ao mercado a sua nova formação comercial.
Acreditamos que toda mudança traz consigo grandes oportunidades e, com entusiasmo anunciamos que, a partir de agora, na Antena 1 de Porto Alegre, Rosemary Cabral (Rose) assume a gestão, liderando as novas executivas Leticia Todeschini e Gabriela Teixeira. O trio traz consigo a paixão pelo rádio e longa trajetória de sucesso no mercado publicitário Une-se a equipe, Nycolas da Costa, no comando OPEC.
O time está alinhado com a Direção Comercial de Rede, liderada por Marco Formenton.
ST. TROIS
Um encontro para encher os olhos, esquentar o coração e ajudar as vítimas das enchentes que abalaram o RS. É com este espírito de esperança que a diretora-criativa da St. Trois, Gabriela Trois, receberá clientes, convidadas e imprensa em sua Maison, na Rua Cel. Bordini, 1111, no Bairro Moinhos de Vento, em 09 de julho, das 17h às 21h.
Será um fim de tarde e início de noite de confraternização e solidariedade para conferir o alto-inverno estiloso e elegante da marca e brindar a trajetória de sucesso de 35 anos da família Trois na moda em couro. Um percentual de 10% do valor das vendas realizadas no evento será destinado ao Elo Virtuoso – iniciativa de cinco amigas gaúchas que se uniram ao Instituto Jardim Europa para auxiliar os atingidos pela tragédia climática ocorrida em maio no estado.
SINDILAT RS
Com o fim do período de inscrições, o 3º Prêmio Referência Leiteira consolidou 72 inscrições. Na disputa de Propriedade Referência em Produção de Leite, foram 50 iniciativas inscritas. Já na categoria Cases de Sucesso, são 22 propriedades em seis categorias: Inovação (2), Sustentabilidade Ambiental (4), Bem-estar Animal (2), Protagonismo Feminino (5) , Sucessão Familiar (5) e Gestão da Atividade Leiteira (4).
Conforme o coordenador do Prêmio Referência Leiteira, Jaime Eduardo Ries, da Emater/RS, o próximo passo será a reunião que vai definir a Comissão Julgadora da etapa de Cases. “Entre os critérios que serão analisados, estão a abrangência e relevância da ação, o grau de consolidação da experiência e a replicabilidade, e a possibilidade de a solução ser adotada por outras propriedades”, indica. Já em Propriedade Referência em Produção de Leite (sistemas à base de pasto, semiconfinamento ou confinamento) foram avaliados ao longo do ano itens como: produtividade por hectare (litros/hectare/ano); produtividade por pessoa (litros/pessoa/ano); qualidade do leite, com bonificação para propriedades certificadas livres de tuberculose e brucelose.
Apesar da tragédia climática e suas consequências no campo, a premiação foi mantida visando fortalecer a produção leiteira gaúcha. “O processo de recuperação do Rio Grande do Sul inclui a propagação de iniciativas que façam a diferença na produção, e esta é a missão do Referência Leiteira”, aponta o vice-coordenador da premiação, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS.
O resultado dos vencedores será divulgado durante a Expointer 2024. A premiação é realizada pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), juntamente com a Emater/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
O Teatro Unisinos, em Porto Alegre, recebe na próxima terça-feira, 9 de julho, um evento que une entidades de Direito e Economia e atrai representantes de diversos segmentos. Todos unidos por uma causa, que dá nome ao evento: Reconstrução do Rio Grande do Sul. O seminário, organizado pelo Instituto CMT Conecta, em conjunto com o Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (Iders) e com a Associação Brasileira de Liberdade Econômica (ABLE), está com inscrições abertas.
É um dos primeiros eventos em grande escala que unem os setores público, privado e a academia em busca de acelerar a reconstrução do Rio Grande do Sul.O eixo é fazer um balanço do que já foi feito e do que ainda precisa se fazer. Dentro da programação do seminário, o Iders vai explicar as ações judiciais que já moveu e quem será beneficiado por elas em caso de sucesso. Em outro momento, o Banrisul deverá fazer um balanço das medidas de auxílio.
Também serão ouvidos integrantes do governo do Estado e da prefeitura, para fazerem balanço dos prejuízos, de medidas tomadas, quem são os beneficiários e os caminhos para retomada do Estado a partir de recursos públicos e privados. Uma das presenças esperadas é a do secretário de Recuperação do Estado,Pedro Capeluppi.
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever gratuitamente, pelo link bit.ly/reconrs.
Serviço
O quê: Reconstrução do Rio Grande do Sul – Contribuições do Direito e da Economia
Onde: Teatro Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista, Porto Alegre – RS)
Quando: 9 de julho, das 9h às 19h
Como: inscrições em bit.ly/reconrs
BENICE TO PEOPLE
Ninguém abre um negócio para repetir um modelo que já existe. Deve ter um jeito diferente de se trabalhar, pensar e de entregar valor para as marcas. Foi com essa premissa que os sócios Fernando Garros, Fernanda Kubiack e agora Ubiratan Fontoura formaram a Be Nice To People. Com foco em branding e storytelling, a agência já abre com projetos para grandes marcas como Husqvarna, Stara, Baldo, Yara, HELM, HERC, Bioleve e Agrofel. Depois de terem passado por experiências juntos em agências, os sócios da Be Nice to People perceberam que suas ideias e visões sobre os novos movimentos do marketing eram muito convergentes e que isso poderia se tornar em algo concreto, maior e com grande poder de atração junto aos clientes.
“ As marcas precisam cada vez mais de estratégias, não necessariamente de propaganda. Por isso, montamos algo que oferece mais perguntas do que respostas. Porque respostas, a gente descobre junto.” afirma Fernando Garros, sócio-fundador e CEO da Be Nice To People, profissional de criação com mais de 30 anos de mercado e responsável pelo planejamento estratégico e criativo.
Por outro lado, os clientes das empresas precisam de relacionamentos confiáveis, presentes e que agreguem nas entregas. “ Nós estamos quase que no dia a dia do cliente. Sabemos o que está acontecendo, o tempo todo. Daí podemos ter a agilidade necessária e o senso de prioridade nas entregas. E só quem está perto, pode estar forte. Pode contribuir com ideias para o negócio, efetivamente. Se você não é estratégico para o cliente, você é dispensável na conversa “, completa Fernanda Kubiack , sócia-fundadora e COO da Be Nice To People, que também possui mais 25 anos de experiência no atendimento e na operação de grandes anunciantes.
PÁPRIKA
Localizada em ponto estratégico da cidade, na Rua Barão de Santo Ângelo, 166, no Bairro Moinhos de Vento, a loja tem inauguração oficial marcada para 11 de julho, das 16h às 20h30min, em um encontro que promete reunir diversão, bate-papo e muitos looks diferenciados e elegantes para todas as estações o ano inteiro.
O sócio André Mendes, juntamente com sua equipe, receberá clientes, convidadas e imprensa para o evento de apresentação da Páprika, bem como para um preview das peças de primavera/verão 24/25. Seguindo o conceito de moda confortável, prática e sofisticada ao mesmo tempo, a grife desenvolve peças estilosas e versáteis, tanto para o dia a dia como para situações especiais. Prima ainda por modelos clássicos e atemporais que vestem diferentes gerações. Anualmente, são desenvolvidas grandes coleções sazonais (outono/inverno e primavera/verão), com o diferencial de serem divididas em drops menores, proporcionando novidades semanalmente às clientes.