NOTAS DA SEMANA – 05.08.2022

guto

1. Quem é Augusto Rocha?

Augusto Rocha, é um apaixonado que adora conversar e trocar ideias. Acumulador de relacionamentos e com sede para ir colecionando vinhos e negócios, atualmente além de estar a frente das áreas de Vendas e Marketing da Pmweb, é co-fundador do Oto CRM, conselheiro com foco nas cadeiras de digital, marketing e vendas e investidor de startups.

2. A Pmweb teve um crescimento vertiginoso nacional e internacional, gerando dai a OTOCRM, foi o lado humano que te estimulou?

A melhor parte de atuar com CRM, é ter sempre em mente que o relacionamento prescinde no mínimo duas pessoas. Ao ver o digital tomar a maior parte dos investimentos, deixamos a oportunidade de fazer mais do que para todos, mas fazer para cada um. E por isso ficamos muito orgulhosos de saber que a Pmweb hoje tem 500 talentos, divididos em três negócios, o Letsbook, nosso negócio de e-commerce e CRM para hotéis e resorts, a Pmweb que é líder em serviços de CRM no Brasil, atendendo marcas líderes, como Nike, Lebes, Tramontina, Panvel, Shell, Renner, Azul e outras dezenas, e o Oto CRM, que é nosso bebê, mas que com 18 meses já está em mais de 80 redes diferentes de varejo no país. E isso é resultado de um contínuo trabalho de crença nas relações, onde a tecnologia não é usada para substituir, mas para impulsionar. E ao ver a oportunidade que existia no varejo físico, somada ao vácuo que foi deixado por muitos que esqueceram de incluir os vendedores de loja, na transformação digital, assumimos essa responsabilidade, e investimos milhões, para construir um ecossistema de tecnologia que permitisse que todo vendedor de loja seja o protagonista da transformação digital. E os resultados mostram que nada substitui o talento e o contato humano, pois as taxas de conversão, as vendas, os feedbacks, nos mostram que ao escolher o caminho mais difícil, o trajeto é recompensador para todos, os clientes, os vendedores, as marcas e nós, que vemos um time crescer, gerando resultados para todos.

3. As lojas físicas renascem com a humanização de seus vendedores?

As lojas físicas reabrem, porque elas não precisam renascer, elas sempre estiveram vivas, mesmo nos momentos mais difíceis, mas elas tornam-se muito mais desejáveis e verdadeiramente amigáveis, quando elas não esperam mais uma visita, mas tomam a responsabilidade de fazer o convite. Usando o contexto, baseado em dados e estratégia, para que os clientes sintam de verdade que são especiais, reconhecidos e lembrados. E para fazer isso, é o anfitrião que precisa ser estimulado, e com o Oto cada vendedor passa a ter a capacidade de processamento que toda a tecnologia disponível permite, e não perde seu tempo e moral, lutando na guerra de canais. Segundo a consultoria Forrester, que contratamos para fazer um estudo de impacto econômico da utilização do Oto, o primeiro estudo do tipo feito na América do Sul, além do ROI de 304%, e do retorno do investimento em menos de seis meses, dois dados são maravilhosos de destacar sobre a humanização, o aumento da produtividade de 10% dos mesmos vendedores, e o um que não é medido em números, mas é um dos preferidos pelos ingleses que conduziram o estudo, o impacto gigantesco na moral dos vendedores, ao sentirem-se vistos, lembrados e empoderados pelas marcas. Pessoas compram produtos de outras pessoas, e quando pessoas que vendem são tratadas e estimuladas com a mesma relevância que as pessoas que compram são, o resultado é exponencial.

4. O Gramado Summit é o lado bom da Serra, ou o vinho e os amigos complementam?

Depois de investir no Clube Share, na Zletric e na Gabriel, tive a oportunidade de investir na Gramado Summit, e estar próximo ao Marcus Rossi e o time fantástico da Summit é um aprendizado incrível. Usar as qualidades singulares da Serra Gaúcha, de bem receber, com a gastronomia, o vinho e o entretenimento, e criar esse encontro de mentes brilhantes, fazendo o maior brainstorm do Brasil, é um presente que me orgulha. Muitas cidades no mundo inteiro estão brigando pra abrigar empresas e para isso fazem eventos, mas o Gramado Summit não quer disputar espaço com ninguém, ele é em si o momento de ouvir, refletir e conectar, talentos, negócios e capital. A última edição foi um sucesso, e a próxima será fenomenal, aproveito para lembrar os amigos que ainda existem alguns espaços disponíveis e ingressos, a edição de 2023 será em Abril, e a expectativa é de mais de 10 mil pessoas pensando, trocando ideias e refletindo durante os três dias, muito bem servidas por tudo que a Serra tem de melhor.

GERDAU

Durante toda a vida quer esteve no RS, crescendo ,ganhando muitos incentivos, sendo uma marca importante a Gerdau, além do Best Jump que era uma atração de domínio familiar e performado por ela, jamais incentivou ou dignificou o esporte ou atividade esportiva .Bastou ir para Minas Gerais que sua marca está estampada do vôlei ,no futebol e bancando as grandes forças daquele Estado. Estranho  isso !por que? Negando suas origens?

EXPOINTER

Está chegando a maior feira de agronegócio do Brasil, que movimenta a economia do Brasil e que sustenta os grandes negócios do RS. A Expointer é uma marca que tem que ser comunicada, pois passamos praticamente 2 anos sem a sua força. Tenho certeza que a nova gestão da SECOM RS fará de tudo para superar a lei eleitoral que não pode interferir naquilo que alavanca a economia gaúcha e muito nos orgulha.

REALIDADE DIMINUTA

Grupo de Varejo demitindo violentamente e se preparando para fechar lojas.

Grupo de Varejo querendo ser vendido.

Grupo de Varejo escancarando o crédito e os boletos.

Grupo de Varejo criando cartão com financeira para emprestar a 30% ao mês.

CRITÉRIO

Tive oportunidade de conhecer o novo local de trabalho que abriga os consagrados profissionais da Critério, empresa que orgulha em muito a todos nós pelo seu conhecimento e resolução dos casos por ela diagnosticados.

Trata-se de uma sede ampla e com um visual encantador da nossa orla e da cidade em 360.

Fiquei encantado e desejo a todos grandes e queridos amigos mais e mais sucessos.

RBS

A partir da próxima segunda-feira (8), o Sala de Redação passa a jogar junto com os ouvintes em um formato repaginado. Companhia diária dos gaúchos desde 1971 e um dos mais prestigiados programas de esporte do país, a atração ganhará mais 30 minutos, no ar das 13h às 15h. Apostando na conversa com os ouvintes, os apresentadores terão mais tempo para os debates intensos, que são a marca do programa.

Sala também contará com reforços no time: diariamente, dois repórteres irão trazer informações sobre a dupla Gre-Nal, além de atualizar os ouvintes sobre o placar das partidas, os jogos do dia e a classificação dos times brasileiros nas competições. Além dessas novidades, a live do programa, transmitida no YouTube de GZH, ganha mais interatividade e design reformulado.

Com média de 82,8 mil ouvintes por minuto na Grande Porto Alegre, o Sala de Redação é o maior espaço de debate esportivo do rádio gaúcho e sempre em evolução. Em alguns dias da semana, a audiência ultrapassa 90 mil pessoas por minuto. O sucesso da atração é reflexo das vozes que comandam o programa, passando pela apresentação de Pedro Ernesto Dernardin, e um time formado por Adroaldo Guerra Filho, Maurício Saraiva, Diogo Olivier, Leonardo Oliveira, Luciano Potter e Alex Bagé.

— O Sala terá mais debate, mais informação, mais contexto e mais atrações. Com a mudança, atendemos a uma demanda da nossa audiência, que acompanha o Sala em diferentes plataformas, e dos nossos parceiros comerciais — diz Carlos Etchichury, gerente-executivo de Esporte da Gaúcha, Zero Hora, GZH e Diário Gaúcho.

Para acompanhar o Sala de Redação, os ouvintes podem sintonizar no FM 93.7 (Porto Alegre), 105.7 (Santa Maria), 102.1 (sul do Estado) e 102.7 (Serra), de segunda a sexta. Também é possível ouvir por meio do site ou app de GZH, disponível para os sistemas IOS e Android.

SALÃO ARP 2023

Tradicional evento da comunicação gaúcha, o Salão ARP promete estar de cara nova em 2022. Embora já tenham sido introduzidas novidades na última edição – como a categoria ‘Projeto do Ano’ -, uma reformulação mais aprofundada está sendo conduzida pelo Comitê de Transformação do Salão. E, para entender melhor o que vem pela frente, conversamos com a liderança desse grupo, Renata Schenkel.

Ao portal, a profissional e ex-vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) destacou que as mudanças têm por objetivo adequar o Salão ARP à realidade atual do universo da Comunicação e, desse modo, fortalecer a credibilidade e o prestígio da condecoração. Para tanto, a reformulação será feita por partes: “O primeiro ponto a ser explorado serão as categorias, que passarão por inclusões e ajustes necessários”. Com isso, espera-se contemplar da melhor forma todos os profissionais e empresas do mercado.

Na sequência, relatou Renata, será o momento de repensar as etapas de indicação e escolha dos vencedores dos troféus. Atualmente, os finalistas são selecionados por meio de campanhas de pedido e troca de votos, em um formato inspirado no Prêmio Caboré, de São Paulo. “Um dos caminhos que avaliamos, e que tem grandes chances de prosperar, diz respeito a eleger alguns profissionais do ano a partir de trabalhos executados no período”, contou. Dessa forma, será possível enaltecer o viés técnico do concurso.

A profissional ainda fez questão de garantir que, “de forma alguma, estamos colocando em xeque os premiados até então”. Segundo Renata, trata-se de um entendimento de que o novo modelo poderá ser mais atraente e amplo para o mercado. Como resultado das movimentações planejadas, ela afirmou acreditar que será criado um contexto em que “todos sentem que podem ganhar”, o que trará novos nomes ao Salão ARP.

SBT

O SBT teve uma grata e boa surpresa com os números de audiência e patrocinadores da Copa América Feminina de Futebol.
Tudo foi acima do esperado e deu credibilidade maior ao esporte na emissora.

SINAPRO RS

A partir desta segunda-feira (01/08), os associados do Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS) passarão a contar com um novo benefício: divulgação de informações sobre os editais abertos. O serviço será fornecido gratuitamente a todos os associados pela Central de Licitações do Sistema Sinapro/Fenapro, que emitirá um alerta diário, de segunda a sexta-feira, por meio do Whatsapp.

No comunicado serão divulgados editais de licitação de publicidade de todo o país, para que as agências gaúchas interessadas possam concorrer em outros estados além do Rio Grande do Sul. O Sinapro RS acredita que a iniciativa potencializará o ambiente de negócios das agências gaúchas, que é um dos objetivos da atuação da entidade e um dos principais focos de trabalho da Gestão 2022/2024.

Ricardo Jaques, líder do Comitê de Editais, destaca que esse é o primeiro movimento visível aos associados na área de licitações da atual gestão. “O Sinapro RS está trabalhando em outras iniciativas focadas na desmitificação das licitações, na qualificação dos editais e dos processos licitatórios e na ampliação desse mercado, que resultarão em benefícios para toda a indústria da comunicação do nosso Estado”, afirma.

PROTARGET

Com campanhas históricas no currículo que marcaram a publicidade nacional, como o jingle “, Ortopé, Tão Bonitinho” e a trilha ” As Garotas do Brasil”, que virou tema de novela da Globo em meados dos anos 2000, a agência com sede no Rio Grande do Sul, Protarget, fundada por Maria Helena e Osvaldo Muller, celebra o aniversário com perspectivas de crescimento para os próximos anos. “somos em um time com mais de 40 colaboradores diretos e indiretos, hoje atendemos em torno de 15 contas, sendo: Calçados Pegada (líder no calçado masculino da América Latina), da Doctor Clin (operadora de saúde regional que mais cresce no RS), da Mississipi (marca líder em número de pares do Grupo Dakota), da Nat(do grupo Vibra, terceiro player privado na avicultura nacional), da Rosa Tatuada, da Prefeitura de Gramado e de Caxias do Sul”, reforça a fundadora.
A agência já se prepara para a sucessão dos filhos Ricardo e Annie Muller, atuais diretores e já sinalizam o crescimento da agência: “Queremos seguir relevantes, com foco em estratégia de comunicação, e investindo cada vez mais na presença digital que produz resultado em valor e crescimento para as marcas. Nosso desafio é combinar nossas expertises de forma 360, continuando com forte atuação na publicidade e estamos seguros de projetar 30% de crescimento no próximo ano, pois atravessamos tantas transformações nas últimas décadas e conseguimos sempre nos remodelar ano após ano”. comenta Annie Muller, diretora de relacionamento.
Em recente comemoração na sede no Rio Grande do Sul, Ricardo Muller diretor de criação e estratégia na agência, respondeu ao questionamento, nos dias de hoje ser empreendedor como ter um agência celebrando 40 anos, sendo 2 de pandemia: ” Não tem fórmula mágica, nem sucesso garantido, tem é muito trabalho, feeling, senso de equipe e acabamos nos tornando uma dupla do cliente pensando junto, unindo conteúdo com publicidade, fazendo uma entrega 360 de tudo que envolve comunicação”, reforça.

O aniversário de 40 anos foi celebrado na última semana num evento para 130 convidados na sede da agência, que atualmente trabalha no modelo híbrido, e está aberto para profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo. Os atuais diretores, Annie e Ricardo Muller, aproveitaram o marco para apresentar o novo posicionamento da agência, sob o conceito BRAND MAKERS, que reforça o core business da empresa, o desenvolvimento de marcas. O encontro intitulado PRO SUMMIT contou com três talks de conteúdos relevantes sobre comunicação e recebeu clientes, parceiros e veículos de mídia. Receberam o consultor Aureo Villagra da Goldtratt de São Paulo e a digital influencer Yasmin Castilho como palestrantes. Ricardo e Annie apresentaram a palestra ” Do fotolito ao Tik Tok: construindo e impulsionando marcas” e dividiram a metodologia de fazer marcas trazida pela Protarget ao longo dos anos. “Desde sempre fazemos comunicação pensando no produto, o cliente. Brand Makers não poderia ser mais assertivo para resumir quem somos”, contra o Ricardo sobre o propósito e posicionamento da agência.

REDE BOURBON SHOPPING

Os shoppings da rede Bourbon e o Moinhos Shopping, administrados pela AIRAZ, gestora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari, estão com campanhas para o Dia dos Pais acontecendo de 2 a 16 de agosto.

Na rede Bourbon Shopping, os clientes poderão trocar R$ 400,00 em notas fiscais por um número da sorte para concorrer a 15 vales-compras de R$ 10 mil cada. Participam da promoção “Meu pai, meu presente” os shoppings Bourbon Wallig, Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil, Bourbon Ipiranga, Bourbon Teresópolis, em Porto Alegre; Bourbon Canoas, Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, e Bourbon San Pellegrino, em Caxias do Sul. Para receber o número da sorte, os clientes devem baixar o app do Bourbon Shopping, disponível nas plataformas Android e iOS e fazer o cadastro das notas fiscais. O regulamento completo da ação está disponível no site: www.bourbonshopping.com.br 

Já o Moinhos Shopping buscou a inspiração para a data na tradição do café, e irá sortear cinco cafeteiras Espresso Barista com moedor grãos integrado, que virão acompanhadas de um kit com xícara e café moído do Press Café. Para concorrer, os clientes devem trocar R$ 600,00 em notas fiscais por um número da sorte, que também presenteará o cliente com um cafezinho expresso e um docinho do tipo carolina no Press Café (1 troca por CPF), localizado no terceiro andar do shopping, agora em novo espaço e remodelado. O espaço promocional para a retirada dos brindes funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 20h, no segundo andar do empreendimento. Mais detalhes sobre a promoção “Dia dos Pais com sabor inesquecível” podem ser acessados no regulamento, pelo site www.moinhosshopping.com.br .

MIDIALAND

Depois de mais de 7 anos à frente da área comercial da JC Decaux, Jefferson Bucker, encara novos desafios com a Midialand.

Jefferson chega para alçar novos voos e assumir a gerência comercial regional de Porto Alegre.

FEEVALE

Acadêmicos de Jornalismo e estagiários do Núcleo de Mídias Sonoras da Universidade Feevale, Julia Klein e Vinicius Rodriguez Soares, coordenam o Podcast ON. A produção realiza discussões de pautas, abordando diversos temas com a participação de especialistas de diversas áreas. O podcast está disponível no Spotify e é gravado, também, com imagens, podendo ser assistido pelo YouTube (https://bit.ly/3vD3Jcn). A produção conta, ainda, com a participação do acadêmico do curso de Produção Audiovisual Gabriel Guedes, que desenvolve peças gráficas para o Instagram do programa (https://bit.ly/3bpp8PF).
Os estudantes realizam a produção, a gravação e a pós-gravação, etapa em que editam o material e adicionam os efeitos sonoros. São postados dois podcasts semanais. “É muito bom ter essa experiência de produzir um programa, para sabermos na prática como funciona o mercado. Além de fazermos contato com pessoas de diversas áreas, conseguimos ter a experiência por completo e, assim, ficaremos mais preparados para o mercado de trabalho”, ressalta Júlia.
O acadêmico Soares destaca que o podcast aceita voluntários. “Fazer parte da equipe do Podcast ON é uma ótima experiência, pois nos aproxima da rotina de produzir e gravar um programa e fazer entrevistas com pessoas do Brasil inteiro, sobre diversos assuntos. E o melhor é que os alunos de todos os semestres do Jornalismo podem participar da nossa rotina como voluntários”, explica.
O coordenador do curso de Jornalismo da Feevale, Marcos Santuario, explica que a prática tem muita importância para os acadêmicos. “É fundamental, para a sua formação, a existência de espaços de práticas, com acompanhamento pedagógico e técnico, para que possam testar as teorias apreendidas e debatidas em aulas. O Núcleo de Mídias Sonoras, com o Podcast ON, dá mostras dessa importância, com produções realizadas pelos acadêmicos, encontrando imediatamente uma audiência em diferentes plataformas. Tudo em sintonia com as possiblidades, necessidades e exigências da comunicação contemporânea e do jornalismo atual”, afirma.
As gravações acontecem no Laboratório de Rádio, localizado no prédio Amarelo, no Câmpus II da Feevale. Quem estiver interessado em participar pode entrar em contato pelo e-mail santuario@feevale.br.

BTN

A BTN – Brazilian Traffic Network – multinacional líder em notícias e informações sobre trânsito, com operação consolidada na Austrália, Canadá, Reino Unido e Brasil desde 2011, completando 5 anos em Porto Alegre, faz um up na sua equipe comercial já formada pela Gerente Comercial Luciana Arnhold e o executivo Júlio Lopes, contratando Mario Luis Birnfeld (Mariozinho) que deixa o Grupo LZ depois de quase 25 anos. Desejamos todo o sucesso e que os novos ares sejam de brigadeiro para todos.

SPR

Um filme que carrega a emoção da marca ao mesmo tempo que reforça o seu espírito inovador e de liderança, não apenas em vendas, mas também tecnológica. Essa foi a aposta da SPR ao idealizar o filme-conceito e a campanha de lançamento da Linha New R, que renova o posicionamento da Randon Implementos (maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo) perante o mercado. O conceito direciona a companhia no desenvolvimento de uma série de tecnologias e de soluções que atendam aos pilares de modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada, tendo como resultados ampliação de segurança para a operação nas estradas, rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente.

Ao receber o desafio de criar a estratégia de comunicação para o lançamento da nova linha de implementos da Randon, a agência partiu em busca de um conceito que mostrasse o movimento gerado pela inovação da marca no dia a dia do frotista e do caminhoneiro. Assim nasceu o conceito “A Randon à frente. Outra vez.”, que assina toda a campanha, evidenciando que a Randon não para para que seus clientes possam estar sempre em movimento.

“O desafio da SPR foi criar uma comunicação que evidenciasse a grandeza deste novo momento da empresa, além de mostrar o comportamento de líder da Randon, não só em negócios, mas também em inovação”, destaca Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação da agência.

O filme-conceito estabelece um paralelo com o momento atual da Randon Implementos, mostrando uma marca que tem como postura se comprometer com a liderança e com a inovação. É um filme sobre a jornada de um profissional da estrada e uma marca que está sempre à frente. A história narra o dia a dia de um caminhoneiro, que começa com o nascer do sol e se estende durante uma longa viagem. As cenas na estrada são pontuadas pela evolução da marca, através da tecnologia, do design e da inovação presentes nos implementos Randon, e de motoristas reais que imprimem emoção ao enredo. O fechamento é com uma cena cheia de simbolismos protagonizada pelo pai que chega em casa e substitui o caminhãozinho Randon do filho por um Randon novo. Esse é o momento de inovação, de troca, de atualização liderado pela marca.

Conheça o filme de lançamento da linha New R em https://www.youtube.com/watch?v=UB2iL_T76M0.

FICHA TÉCNICA

Campanha: New R

Peças: Redes sociais, filme, mídia programática, spot de rádio, OOH, App TruckHelp

Cliente: Randon Implementos

Agência: SPR

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz

Diretor de Planejamento: Guilherme Bueno

Planejamento: Matheus Sesterhenn

Executiva de Contas: Barbara Vellwock

Atendimento: Ritiele Medeiros

Assistente de Atendimento: Isadora Vogel Moraes

Direção de Criação: Fábio Henckel

Direção de Arte: Cléber dos Anjos

Redação: Aroldo Anderson e Vitor Simon

Arte-finalização: Joel Nunes

Revisão: Bruna Vilagran

Social Media: Nathalia Quadrado e Thaise Veiga

Mídia: Mariana Espíndola e Clarissa Dornelles

Produção Gráfica: Guilherme Loureiro e Luana Ramos

Fornecedor: Tazum

Aprovação do Cliente: Samuel Zulianelo

ABA

A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes realizou na quinta-feira, 28 de julho, o “ABA Cannes Insights 2022, by GoAd: Criatividade, escala e efetividade” em formato virtual pela plataforma Zoom. O evento refletiu sobre os cases inspiradores que participaram da edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, com destaque para dois pontos principais: criatividade e diversidade.
Durante o encontro, foram ministrados palestras e painéis de debate. Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, iniciou as atividades dando as boas-vindas aos participantes e agradecendo a colaboração de todos os envolvidos e patrocinadores.
Na sequência, a presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+, Nelcina Tropardi, fez a abertura oficial do evento, através de um vídeo, ressaltando que o Cannes Lions mantém sua relevância em comunicação e, embora que de forma lenta, vem se adaptando e se tornando em um fórum mais diverso. “Como um grande fórum, responsável por celebrar a criatividade mundial, Cannes precisa e deve se tornar o retrato da sociedade plural”, declara.
O cocurador do evento José Saad Neto, head de Insights da GoAd Media, ministrou o painel introdutório do evento – “Cannes Insights 2022: por dentro das tendências e dos principais cases do festival” -, mencionando vinte e duas macrotendências que foram analisadas em Cannes. Ele afirma que uma delas é a escala. “Essa palavra foi amplamente dita pelos jurados no festival. É essencial que o produto ou serviço possa ser utilizado em escala global mesmo que tenha sido criado regionalmente”, reflete Saad.
Saad exibiu ao público vídeos de diversos cases que refletiam os pontos ressaltados por ele, como o uso da influenciadores digitais associados a marcas, como o case brasileiro da Lu da MagaLu, que foi premiado pelo uso mais criativo das mídias sociais e, neste caso, ainda mais inovador por ser uma persona digital que já participou até do clipe da Anitta, ao vivo.
Na prática criativa, Saad mencionou a importância da descentralização do poder, o impulsionamento de novos nichos da economia criativa, a exemplo do case da Pinatex, da L&C de Nova York para Dole Sunshine Company e Ananas Anam, que utilizou a coroa do abacaxi, que era descartada, para criar uma espécie de couro vegano. Ressaltou também a tecnologia humanizada com o uso da inteligência artificial, com o case “Speaking in Color”, da Wunderman Thompson, dos Estados Unidos, para a Sherwin Williams, que trata de um sistema de customização de cores baseado em AI e ativado por voz.
Na sequência, foi realizado o primeiro debate do evento, “Diversidade e cocriação: a potência da colaboração entre empresas, pessoas e times multidisciplinares e diversos”, com mediação de Lena Castellón, jornalista especializada na indústria de Comunicação e Marketing.
O painel abordou principalmente a urgência da diversidade na indústria. A painelista Dilma Souza Campos, jurada em Brand Experience & Activation Lions e CEO da Outra Praia, mencionou o questionando referente à falta de pessoas negras no time de jurados brasileiros em Cannes, que tinha somente uma pessoa negra compondo a mesa de jurados do festival em um contexto em que mais de 56% das pessoas se definem pretas no Brasil.
“A primeira resposta do evento a esse apontamento foi: ‘ok, vamos olhar para próximo ano’. Depois deste posicionamento, o movimento puxado pelo coletivo Papel & Caneta endereçou uma carta a Simon Cook, CEO do Cannes Lions e, a partir dela, surgiu uma conversa entre as partes, o que resultou que, entre as 8 pessoas do júri, 6 fossem pretas”, conta Dilma. Heloisa Santana, jurada em Mobile Lions e Presidente da Ampro, complementa que ela espera que, “ao longo do tempo, esse passe a ser um movimento natural na lista de convidados, sem a necessidade de uma curadoria”.
Felipe Simi, CEO da Soko e Leão de Ouro em Entertainment Lions for Sport, abordou a importância da diversidade nas agências para o processo criativo, além da despadronização da limitação de cada cargo em prol de contribuições mais integradas. “Sinto que hoje existe uma expectativa de que esse processo seja mais integrado. Na Soko fazemos um briefing denominado três coisas, onde cada área compartilha três ideias sobre o tema em pauta e, desta forma, rapidamente conseguimos uma solução criativa devido aos pontos de vista diversos”.
Gabriela Soares, head de Estratégia da Talent Marcel, foi jurada do Festival e mostrou seu ponto de vista em relação as mudanças na diversidade: “A indústria parou um pouco de falar sobre representatividade e está falando mais sobre a potência, o valor e a efetividade que a diversidade traz para dentro do negócio, gerando assim um poder transformador”.
A jornalista Lena Castellón finalizou o painel com um chamado para a mudança: “Vamos mudar, vamos mudar o mundo!”. Ela agradeceu a participação dos convidados, de poder mediar o painel, e a todo conhecimento adquirido no evento.
O tema do segundo debate foi “Criatividade e efetividade: como a consistência criativa impulsiona resultados de negócios para as marcas”, mediado por Renato Pezzotti, jornalista de Mídia & Marketing do UOL, que apresentou dois convidados de duas companhias brasileiras que foram as mais premiadas do festival deste ano. Um deles foi Paula Guz, head de Operações da Draftline, in house da Ambev, que falou da importância da disciplina para a criatividade. “A gente acredita muito nesta tríade da arte, ciência e disciplina. Existem muitos processos por traz da criatividade e nós, da Draftline, suportamos toda essa parte de disciplina da criatividade. Na cultura da Ambev, a gente tem isso de ter o sentimento de dona e de dono, e as agências que trabalham com a gente têm esse mesmo pensamento, e esse trabalho em conjunto faz muita diferença no resultado final”.
Sergio Gordilho, copresidente e CCO da África, complementa que a “criatividade é baseada em relações. Foram criadas tradições pela publicidade que tinham uma visão mais vertical do processo e hoje não é mais assim. Se uma tradição foi criada pela gente, também podemos modificá-la”.
No último painel – “Cannes Lions Takeaways: o que levar da edição 2022 do festival” -, José Saad Neto ressaltou “a prática da repercepção, da capacidade das empesas de enxergarem novas soluções e de encontrar novos caminhos em um contexto e cenários já existentes”. A exemplo do case ‘The Killer Pack’, Maxx Flash Mosquito Repellent Coil, da VMLY&R, Mumbai, o repelente com embalagem 100% biodegradável criado na Índia, que ressignificou a jornada de uso do produto, que mesmo ao ser descartado, passa a cumprir um novo papel.
Saad Neto e Sandra Martinelli agradeceram a presença de todos e convidaram os presentes para o próximo encontro, em 09/08, no “Branding@ABA & CNN Brasil”, que será realizado das 9 às 10h30, ao vivo, pelo Youtube, com o tema “Do brand equity ao AD equity: Amplificando o retorno sobre o investimento em comunicação”.

GRUPO LZ

Com a saída do Mariozinho, Rogério Rabin Canterji assume a Gerencia Comercial do Grupo LZ e traz a sua dupla de RBS e Ativa, o Paulo Trindade que vai atuar como executivo de negócios para venda de mídia e comunicação visual. Continua na equipe comercial a competente Executiva e Analista comercial, Fabiana Hoerlle.

Nova Formação do Departamento Comercial da LZ:

Gerente Comercial – Rogério Rabin Canterji

Executivo de Negócios – Paulo Trindade

Executiva de negócios e analista comercial – Fabiana Hoerlle

PRÊMIO COLUNISTAS SUL

Com a votação online de 48 profissionais, começou esta semana o julgamento do Prêmio Colunistas Sul 2021/22, que reúne trabalhos de empresas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Este julgamento marca o retorno da premiação regional, que foi suspensa em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Estão concorrendo 157trabalhos, com criação de 38 diferentes agências.

As peças podem ser vistas no site do Colunistas, em https://colunistas.com.br/anos/pc2022/sl

Para o júri, foram convidados profissionais de agências, produtoras e veículos daqueles três estados, além de representantes dos Clubes de Criação do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Segundo a organização do Prêmio Colunistas Sul, ainda no mês de agosto será realizado o julgamento final, com a divulgação das medalhas.

BALONÊ

No mês de comemoração dos aniversários das duas maiores lendas da música mundial, a festa Balonê realiza uma edição mais que especial, celebrando junto com a rainha e o rei do pop Madonna e Michael Jackson, que serão os grandes homenageados da noite do próximo sábado, dia 6 de agosto a partir das 22 horas no Ocidente.
Comandando as pick-ups os DJs da festa Balonê  Tais Scherer, Roger Lerina, Adriana Banana, JZK e Feijão prometem uma noite animada com os clássicos das décadas de oitenta e noventa, e muitos hits da dupla aniversariante.  A ideia é dançar de mãos pra cima e olhinhos fechados, cantando todos os hits na festa  mais divertida  da cidade.
Fotos dos DJs : https://bit.ly/3zY2wix  
Serviço
BALONÊ Kings of POP – Madonna e Michael Jackson
Sábado – 06 de Agosto – 22hs
Bar OCIDENTE – João Telles esquina Osvaldo Aranha
*Ingressos Antecipados pelo SYMPLA*:
2 º  Lote R$ 50,00
3 º  Lote R$ 60,00
Ingressos na hora valores sujeitos a alteração. 
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