NOTAS DA SEMANA – 06.09.2023

RSRSRS

ENTREVISTA COM DOMÍCIO TORRES

1. Quem é Domício Torres ?

Um homem comum, prestes a completar 73 anos.

Tranquilo, mas irrequieto, sempre com a mente em ebulição, pronto para criar produtos que incluam pesquisas, paixão profissional desde 1973.

Com muito orgulho minha carteira profissional registra o cargo de “Entrevistador” contratado pelo GERM/GEIPOT – METROPLAN, de setembro de 1973 até setembro de 1976.

Ou seja, indo oficialmente para 50 anos envolvido em pesquisas, agora em 2023.

Um verdadeiro dinossauro nesse campo.

À época, trabalhávamos com pesquisa junto aos estudantes inscritos no Projeto Rondon, estudando os deslocamentos com origem e destino da população da Grande Porto Alegre num projeto que originou a instalação dos corredores de ônibus na Capital.

Foi amor à primeira vista, que perdurará enquanto eu viver.

Antes disso trabalhei por quase quatro anos na saudosa Casa Masson, um ambiente excepcional, de altíssima qualidade.

Participei inclusive da mudança para o prédio singular, da esquina da Rua dos Andradas com a Marechal Floriano.

Nasci em Salto Veloso, um pequeno município de Santa Catarina, ao lado de Videira, onde vivi por uns três meses pois meu pai era um verdadeiro nômade, circulando por SC, PR e RS.
Desde 1969 vivo em Porto Alegre, onde com muito orgulho recebi o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, em 1992, honraria que foi concedida por indicação do vereador Luiz Brás, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O título foi decorrente da Instituição Pesquisa: À época as pesquisas eleitorais eram pouco conhecidas, novidade, mesmo, e, mercê de sua eficiência, com extremas precisões, eu aparecia nos Meios de comunicação – Rádio, TV e Jornais, muito mais que os candidatos, para explicar como esses prognósticos conseguiam antecipar o resultado de eleições e eu constantemente realizava palestras a respeito, difundindo as pesquisas.

2. Fazem 40 anos que a pesquisa faz parte da tua vida, sendo 36 destes, a testa do Ibope RS, sendo assim o que é Alcance e Audiência pra ti?

O IBOPE entrou em minha vida em 1977 e só saiu em 2013, ou seja, foram 36 anos de uma experiência magnífica. A família Montenegro, dona do IBOPE à época, era exemplar em todos os sentidos e proporcionava um ambiente estimulante, o que motivou essa verdadeira vida que tive, na mesma instituição.

Participei da fase amadora do IBOPE: tabulações manuais, percentuais obtidos em calculadoras e resultados datilografados para serem entregues aos Clientes.

O IBOPE, sigla pomposa de Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística,  foi o primeiro instituto de pesquisas do Brasil. Começou fazendo pesquisa de audiência de Rádio, depois passou a realizar todo tipo de pesquisa.

De 1942 até 1982, durante 40 anos, a metodologia para o Rádio era o “Flagrante Domiciliar” onde, os pesquisadores batiam de porta em porta, procurando saber se estavam ouvindo Rádio – caso sim, que Emissora, quantas pessoas, o sexo, a idade e grau de instrução de cada um. Das 07h00 às 19h00. Impraticável, hoje.

De 1983 até hoje, coincidentemente completando 40 anos, a metodologia é a “Recall”, onde cada entrevistado revela o que ouviu ontem e anteontem, além do que ouve de vez em quando.

É uma história extensa, bonita, com muitos episódios.

O “IRP”,  meu instituto, através da pesquisa “AudiRádio”, passou a utilizar uma metodologia diferente do “recall”, que busca saber o hábito da população, que consideramos uma informação mais durável, haja vista que para mudarmos nossos hábitos, só diante de fatos relevantes.

O “AudiRádio” contém todas as informações das pesquisas “recall”, com acréscimo de outro índice, que é informar quantas pessoas ouvem determinadas Emissoras de vez em quando.

É interessante a pergunta que fazes: O que é “Audiência” e “Alcance”, dois índices muito utilizados tanto nas Emissoras quanto no Meio publicitário.

Quando se fala em “Audiência”, o que deve vir à mente é “Tempo”.

Quando um entrevistado revela costuma ouvir determinada Emissora, Rádio ou TV, a pergunta imediata é saber a que horas e minutos começam ouvir/assistir e isso vai até quando.

A soma desses minutos revelados, gera a “Audiência”.

Então, numa amostra de 400 entrevistados, por exemplo, soma-se os tempos dedicados para cada Emissora e o ranking se forma exatamente por isso: Quem tem mais minutos dedicados, será o líder e assim sucessivamente.

O “Alcance”, porém, não leva em consideração o tempo e sim, o número diferente de pessoas que costumam ouvir e/ou assistir determinada Emissora por pelo menos um minuto.

No mesmo exemplo das 400 pessoas entrevistadas, conta-se apenas quantas citaram determinada Emissora, independentemente do tempo.

No “Alcance”, se uma pessoa ouviu cinco minutos, tem o mesmo valor que uma pessoa que ouviu quatro horas. O tempo não conta.

Normalmente uma Emissora que tem programação jornalística e esportiva, tem grande “Alcance” pois, na hora dos noticiários concentram sua audiência, e uma Emissora religiosa tem pequeno “Alcance”, mas boa “Audiência”: São poucos ouvintes mas eles ficam muito tempo ouvindo.

É normal, porém, que uma Emissora tenha “Audiência” e “Alcance” nas mesmas proporções.

3. Em 2017 criastes o Instituto Reality de Pesquisas, filiado à ABEP, credenciado pelo Cenp e que criou uma metodologia mais apurada, saindo do recall durante 24h, explica melhor?

– Eu trabalhei por seis anos já aposentado, no IBOPE. Quando meu ciclo ali encerrou-se, eu pensei em descansar, de fato.

Mas, estimulado por Clientes que eu atendi nas quase quatro décadas, criei o “IRP” (Ierrepê), focado em criar uma nova metodologia, que atendesse o Meio Rádio.
Resolvi encarar o desafio – uma metodologia diferente, a um custo menor, suportável pelas Emissoras e Meio Publicitário – mas o pressuposto básico era ter uma configuração legal completa, o que conseguimos: O “IRP” – sigla de Instituto Reality de Pesquisas (só fazemos pesquisas para quem quer conhecer a realidade, sem massagens no ego), é filiado à ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, é inscrito no CONRE4 – Conselho Regional de Estatística da Quarta Região, e nosso produto “AudiRádio” é credenciado pelo CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão, órgão que zela pelo Meio Publicitário.

A plataforma / software que disponibilizamos para nosso Clientes analisarem as pesquisas, chama-se “RádioReport”, exclusiva do “IRP”, onde via Web, através de um link, login e senha, os dados podem ser acessados no computador, notebook, tablet ou smartphone onde o usuário estiver.

Nossa metodologia entrevista as pessoas unicamente nas residências, não entrevistamos por telefone, e-mail ou pontos de fluxo, explora amplamente o hábito dos entrevistados de segunda a sexta-feira englobados, sábado e domingo isolados, perguntando de hora em hora, nas 24 horas do dia. Como o contato é cem por cento nas residências, o entrevistado responde com tranquilidade cada pergunta, com consciência plena.

Além das Emissoras que o entrevistado costuma ouvir, ainda buscamos saber que outras Emissoras ele não costuma ouvir, mas ouve de vez em quando, completando o potencial pleno do Meio Rádio.

Uma vez levado a bom termo a criação desse produto, para o Rádio, hoje o “IRP”
realiza todos os tipos de pesquisas quantitativas: Mídia, Mercado, Opinião, Eleitorais e Clima/Satisfação.

4 Domício com a família, com o colorado e no lazer?

Sou casado há 49 anos (bodas de ouro em 2024 !) com Ivanete, natural de São Lourenço do Sul, fotógrafa, apaixonada por fotografia, gremista, mãe exemplar dos dois filhos que temos: Elenise, 42 anos, técnica de enfermagem, colorada e mãe do Theo, 12 anos, e Rafael, 37 anos, área de marketing e publicidade, colorado, pai de Alan, 4 anos e Laís, 2 anos.

Sou colorado desde os meus 9 anos quando morava em Vacaria e li na manchete, pelo que lembro “Correio do Povo”, “Domício e Frazão chegam para o Inter”. Pelo que sei, era um zagueiro e não sei se jogava bem.

Eu nunca tinha ouvido ou lido que havia outro “Domício”, nome extremamente singular e, obviamente, me apaixonei pelo colorado. Meu segundo time é o Botafogo, onde, bem mais tarde, fiquei sabendo que o Domício que jogou no Inter, veio do Botafogo…

Gosto muito de futebol, corri atrás da bola por muitos anos, apesar de me considerar um medíocre nesse esporte. Mas era um marcador implacável…

Na alimentação, sou ovo-lacto-vegetariano há 47 anos. Adoro animais.

Antes disso, eu era carnívoro ao extremo. Uma matéria do nosso “Jornal do Comércio”, cujo título era “Os Malefícios da Carne”, foi o start para minha mudança.
Certamente era uma matéria “tapa-furo” pois não estava dentro do escopo do “JC”.
Lembro que, num almoço no “JC”, onde eu apresentava os resultados de uma pesquisa que fizemos para o Jornal, o saudoso Delmar Jarros, ao ver que eu não comia carne, perguntou o porquê e eu citei que fui estimulado a isso pelo seu Jornal. A reação dele foi hilária: “Vou demitir quem inseriu essa matéria, pois sou pecuarista”.

Gosto muito de música, tenho na minha sala de relax todas as mídias: alguns discos 78 rotações, muitos vinis, CD´s, fitas cassete e DVD´s.

Sou eclético, ouço todos os estilos, incluindo “gospel”, seleciono bem, mas minha preferência é “blues”. Não curto rap e funk.

Sou beatlemaníaco, tenho muitos DVD´s deles, além de ser fã também do CCR – o famoso Creedence e Manhattan Transfer, que considero a perfeição dos grupos vocais.

Durante décadas cantei em quartetos masculinos e depois em grupo vocal misto, sempre com repertório “gospel”.

Comecei como segundo tenor, passando pelo barítono e chegando ao baixo, nada profundo, claro…

Gosto muito de filmes, preferência por dramas intimistas e suspense, mas não curto terror.
Tenho na minha sala uma boa videoteca, também.

Paro por aqui, pois a descrição já está exagerada!

Muito obrigado!

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 13 – 20 anos da WT.AG

Assista o 13º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “20 anos da WT.AG” que foi apresentado na segunda-feira (4) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os participantes: Faberson Chequi, Diretor de Estratégia da WT.AG, Lucas Feltes, CEO da WT.AG e Sarah Feltes, Diretora de Conteúdo da WT.AG.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

AGÊNCIA CENTRO

A agência Centro anunciou a contratação de Eduardo Ferreira, ex-mídia da Bistrô que passa a integrar como novo executivo de mídia da equipe comandada pela Head de Mídia, Luciana Tosi.

Edu possui experiência de 5 anos na área administrativa / produção, onde era responsável pela organização da produção; comunicação com o cliente para o envio e entrada de materiais, apresentação e criação de estratégias para efetivação do pedido.

Conta, também, com 2 anos de experiência na área de mídia, exercendo o contato com cliente e com veículos de comunicação, auxiliando na criação de estratégias, dando suporte na parte operacional como aprovações de mídias e auxiliando na criação de relatórios de desempenho das campanhas, além de suporte no faturamento das mídias contratadas.

CLEAR CHANNEL

A criatividade é fundamental para se destacar em meio a grande quantidade de informações na qual somos impactados diariamente. Desde peças minimalistas e impactantes até anúncios criativos e imersivos, a criação publicitária para o out of home oferece infinitas possibilidades para cativar o público. Diante desse desafio, a Clear Channel desenvolveu o Preview, uma ferramenta virtual para testar a visibilidade das peças, e um guia prático com diversas dicas de criação para a mídia exterior.

Por meio de um hotsite, o usuário cadastrado pode testar como cada campanha será visualizada pelas pessoas que circulam pelas ruas. Bastante intuitivo, no Preview, basta fazer o upload do criativo, escolher o formato de interesse: (relógio digital ou estático, MUB, totem, abrigo, banca de jornal, painel ou outdoor) e na cidade onde a campanha será veiculada. Feito isso, automaticamente, a campanha pode ser verificada no formato e local escolhidos, com opções de luminosidade para o dia e a noite e, captadas com a qualidade de 20m e 30m de distância.

De acordo com Juliana Marques, gerente de Marketing e Inovação da Clear Channel, as campanhas para o OOH têm um desafio criativo, que é o de capturar a atenção das pessoas em movimento, em meio a uma paisagem urbana com outras distrações. “Cada peça publicitária precisa ser projetada para impactar instantaneamente, transmitindo mensagens claras e memoráveis em poucos segundos. Buscamos oferecer esse suporte às agências e aos anunciantes para que as campanhas sejam cada vez mais assertivas e surpreendam o público com palavras e imagens de impacto”, explica Juliana.

O Preview também conta um guia prático em que são fornecidas técnicas que garantem legibilidade e leitura para as criações. Entre as dicas estão os cuidados na hora de escolher o tipo e tamanho de fonte, espaço entre as linhas para garantir uma boa visibilidade, ou seja, conforto visual. Simplicidade e precisão das frases e cores de contraste são pontos orientados pela Clear Channel na ferramenta.

“Para que as campanhas ganhem destaque no OOH, é essencial considerar a localização, o público-alvo e o contexto em que elas serão exibidas. Antigamente, era muito comum usar uma mesma peça para diferentes mídias. Para se destacar entre os demais, é importante compreender que o meio possui características diversas, como sua dimensão física, iluminação, movimento e interação com o ambiente ao redor, que devem ser exploradas para gerar curiosidade e despertar a atenção das pessoas”, finaliza a gerente de Marketing e Inovação.

O Preview e o guia prático estão disponíveis e podem acessados no hotsite: https://clearchannel.com.br/preview/

FEEVALE SUMMIT

Durante o Feevale Summit, evento que tem o propósito de impulsionar a carreira e os negócios e que acontece dias 14 e 15 de setembro, em Novo Hamburgo, startups do Rio Grande do Sul participarão de um desafio para conectá-las ao mercado. É o Sebrae Like a Boss, programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que promove uma competição integrada entre startups, qualificando-as para eventos nacionais e internacionais e gerando visibilidade aos seus projetos. As atividades acontecerão no Espaço Arena, no prédio Vermelho, localizado no Câmpus II da Universidade Feevale, e as inscrições já estão abertas para as startups em www.feevale.br/summit.
Na competição, as startups – 16 no máximo – participam de batalhas entre si, nas quais podem mostrar seus projetos a uma banca de jurados composta por investidores e por atores estratégicos do ecossistema de inovação. O evento proporciona, ainda, oportunidades de networking, abrindo portas para futuras parcerias. Os três primeiros colocados do desafio se classificam para a final estadual do Sebrae Like a Boss, que ocorrerá no Gramado Summit 2024. Já a equipe ganhadora terá a oportunidade de apresentar o seu projeto na competição estadual do Sebrae Like a Boss e ainda é contemplada com um passaporte para o evento.
Confira a programação:
Dia 14 de setembro
– das 15h às 17h: Batalhas de Startups
– das 19h às 20h: Batalhas de Startups
Dia 15 de setembro
– das 10h às 12h: Semifinal
– das 14h às 18h: Final / Premiação

VANPRO

As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 354 agências de 20 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos em julho de 2023, apresentam a avaliação do primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.

“A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências tanto em relação à receita quanto à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. Além disso, também mostra a penetração das ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho diário das agências, que, em sua maioria, já estão se adaptando para atuar com tecnologia de ponta e como a sua adoção deve impactar positivamente no crescimento das agências”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).

Na sondagem atual, a pesquisa VanPro – considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das agências – mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor recebido pelas agências, excluídos os investimentos dos anunciantes), sendo que 27,5% cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.

As agências que ampliaram sua receita no 1º semestre de 2023 foram 45% das entrevistadas, e, entre estas, a maior parte, ou seja, 60% (o equivalente a 27,5% do total das entrevistadas), tiveram um aumento da receita entre 10% e 30%, enquanto 23% (ou 10,3% do total) cresceram mais de 30%, e 16%, menos de 10%.

A pesquisa mostra ainda que 35% das empresas apontaram estabilidade do faturamento, e 20% tiveram perda na comparação com o primeiro semestre de 2022. Entre as que tiveram queda, em 33% delas (ou 6,6% do total), as perdas foram superiores a 30% do faturamento.

A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi próxima ao identificado na pesquisa realizada em março de 2023 e relativa ao desempenho do ano de 2022. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas para o futuro de sua empresa como boas ou muito boas ficou em 66% (em comparação com 65% na última sondagem). Os que apontam como ruim, muito ruim ou possibilidade de interromper as atividades diminuíram de 7% para 5%, e os que não conseguem prever, diminuíram de 3% para 2%. Os que apontaram previsão estável subiram de 25% para 27%.

Sobre as perspectivas, 93% apontam neutralidade ou boas perspectivas, sendo que 66% veem um bom cenário para o próximo ano. Esses números estão levemente melhores do que os da sondagem anterior (90% e 65%, respectivamente). Isso mostra que o crescimento empresarial e do setor talvez passe mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas.

A pesquisa VanPro também detectou que o uso de ferramentas de automação e Inteligência Artificial no trabalho criativo apresenta excelentes avanços, com quase 2/3 das agências já utilizando este tipo de tecnologia para apoiar as entregas criativas.

“Esse número dobrou em relação às respostas da sondagem feita há apenas seis meses, em que 31% já tinham implantado e outros 33% pretendiam implantar. Entretanto, agora há outros 17% adicionais que pretendem implantar essas tecnologias ainda em 2023, podendo elevar esse número para 80% das agências ao final do ano”, conta Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro.

Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 63% das agências ouvidas já adotaram tais recursos, mais do que o dobro da pesquisa anterior (31%), e 17% pretendem implantá-los ao longo de 2023. Por outro lado, 11% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo (1/3 da proporção apontada na pesquisa anterior) e 9% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2024.

O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (95%), com equipe de até 20 pessoas (56%), que têm mais de 20 anos de existência (41%) ou entre 11 e 20 anos (36%). E 90% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 72% ao CENP.

Sobre o perfil de receita anual das empresas entrevistadas, a maior frequência é de agências de até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 34% das entrevistadas. Aproximadamente 29% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 13%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram 12% dos respondentes.

SBT RS

O “Masbah!” deste sábado (02) convida os telespectadores a ativar o “fofurômetro” e dar um passeio pela Expointer, em Esteio. O programa visita o pavilhão dos pequenos animais e mostra as estrelas que atraem os olhares dos visitantes nessa 46ª edição da feira.

Você sabia que a culinária do Japão vai muito além do peixe cru? A apresentadora Brunna Colossi conhece o primeiro restaurante japonês de Porto Alegre e bate um papo com a responsável por dar o pontapé à gastronomia oriental na capital. Personalidades como Renato Portaluppi, Xuxa e Luís Fernando Veríssimo estão na lista de clientes do restaurante.

E setembro chegou, mês das tradições gaúchas. O “Masbah!” mostra que até as bonecas entraram na moda farroupilha e conhece uma costureira que faz vestidos de prenda para as Barbies.

E logo após, é hora de entrar na cozinha do “Anonymus Gourmet”. A receita deste sábado é perfeita para quem gosta de um pãozinho saboroso: a “fofura de milho”.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir de 12h30, no SBT RS.

EXPOFAVELA

Agência Compromisso, de Porto Alegre, é uma das 10 inciativas finalistas da Expofavela RS. O negócio de impacto que atua com comunicação de base comunitária no Bairro Bom Jesus, localizado na Zona Leste da Capital, conquistou a banca avaliadora e segue para a etapa nacional do evento, em dezembro.
À frente da agência fundada em 2019 está a jovem Marina Schmitt, 26 anos, neta da líder comunitária, já falecida, Marli Medeiros – reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho com cooperativa de reciclagem no Centro de Educação Ambiental Vila Pinto.
“Representar o empreendedorismo social da Bom Jesus e do Rio Grande do Sul é combustível para continuarmos lutando e defendendo uma comunicação responsável, que utiliza suas ferramentas para fortalecer as reais e valiosas narrativas humanas e profissionais das periferias”, explica Marina, formada como Técnica em Publicidade pela Escola Irmão Pedro.
Com a Agência Compromisso, Marina e outros jovens ativistas comunitários da região buscam construir relações e espaços colaborativos e corresponsáveis pelo desenvolvimento social e econômico da população mais vulnerável da comunidade onde cresceram e vivem.
Atualmente, a agência disponibiliza a produção de conteúdo para campanhas de marketing , serviços de videomaker, fotografia, casting com moradores(as) para marcas de moda e curadoria para construção de projetos de impacto social.
“Estar nos top 10 da Expofavela do Rio Grande do Sul é a certeza de que a caminhada até aqui valeu a pena, sobretudo pelos que vieram antes de nós e nos geraram consciência social para transformar a realidade da nossa amada comunidade Bom Jesus, nossa Bonja”, destaca Marina.

BCONNECTED 2023

A NBA (National Basketball Association), principal liga de basquete profissional do mundo, tem investido muito no varejo físico no país ao longo dos anos. O crescimento da liga trouxe a reboque a expansão da NBA Store, rede internacional de lojas da liga, oferecendo hoje ao mercado mais de 3.500 itens e produtos licenciados / oficiais ao mercado nacional. Para falar sobre a estratégia da marca, Sergio Perrella Filho, Vice-Presidente de Global Merchandising da NBA para a América Latina, participa da 13ª edição do BConnected, evento que vai reunir grandes nomes do mercado para compartilhar cases práticos e inéditos. O executivo vai revelar o segredo de como ir além das quadras e engajar consumidores estabelecendo conversas significativas e comunidades apaixonadas.

Também já estão confirmados para a edição de 2023 Alexandre Birman, CEO da Arezzo&CO, Rodrigo Maingué, Business Director da Nestlé Professional, Carla Assumpção, Diretora Geral da Swarovski, Rafael Marconi, Diretor Executivo do Grupo Boticário, Maria Flavia Ciampi, Senior DTC Manager da Levi’s Brasil e Sandra Hara Chayo, Sócia e Diretora do Grupo HOPE. O BConnected vai acontecer nos dias 03 e 04 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. O BConnected, maior evento de gestão de negócios em rede e franquias da América Latina, tem como propósito atrair as melhores mentes do mercado e as marcas ícones em seus segmentos, entregando na prática a execução das estratégias das empresas que mais têm se destacado no cenário nacional e internacional.

Com o tema “Um mundo nada óbvio”, o evento vai abordar a disrupção nos modelos de negócios, canais, formatos e expectativas dos consumidores, e como se adaptar a esse mundo nada óbvio em que estamos vivendo, identificando oportunidades e enfrentando desafios. Nele, serão discutidos temas, como inovação, tecnologia, experiência do cliente, novos modelos de negócios e estratégias de crescimento. O evento é uma realização do Grupo Bittencourt, consultoria brasileira com atuação internacional, com mais de três décadas de mercado, com foco em desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios, e com correalização da Startse, plataforma de conhecimento.

Para Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, o BConnected mantém, há 13 anos, a tradição de ser o evento de negócios que proporciona ao público geração de novas ideias e oportunidades de negócios, inspiração para direcionar estratégias de marca, além de relacionamento com grandes nomes do mercado. “Todos os anos nos desafiamos a sermos maiores e melhores e superarmos as expectativas dos participantes entregando cada vez mais valor em nosso evento. Esse ano decidimos mostrar o que as empresas têm feito na prática para gerar mais resultados, ganhar eficiência e inovar em modelos de negócios, formatos e canais de vendas”, explicou.

Para Caroline Bittencourt, Sócia-Diretora do Grupo Bittencourt, além de conteúdo relevante, o público também usufrui de momentos de descontração e descompressão oferecidos pelos parceiros e patrocinadores do evento, em experiências artísticas e ativações de diversas marcas. “O BConnected se diferencia dos eventos tradicionais do mercado por trazer além de um conteúdo excepcional, também muito entretenimento. Cada interação com o participante desde a sua chegada até o final do dia é recheada de encantamento,  performances e surpresas que deixam memórias significativas em que participa”, comentou.

Só em 2022, a conferência reuniu mais de 1.300 líderes de mercado presencialmente, mais de 1.000 em live streaming e 40 palestrantes em 16 horas de conteúdo. Entre eles, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Magalu e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Rodolfo Chung, CEO da Ambev; Dorival Oliveira, vice-presidente do Mc Donald’s; Marissa Voguel, CEO do Ibope; Tayna Leite, Gerente de Direitos Humanos da ONU. Nos anos anteriores, também recebeu Rony Meisler, CEO da Reserva; Iuri Miranda, CEO do Burguer King; Romeo Bonadio, CEO da Hugo Boss; Cristina Arcangeli, empresária e CEO da Beauty’in; Ana Paula Padrão, jornalista e empresária.

O público pode acompanhar o BConnecetd de forma virtual ou presencial. Para ambos os casos, os ingressos estão à venda no site https://www.bconnected.com.br/.

O evento também disponibiliza vagas afirmativas para pessoas negras, trans, indígenas e com deficiência. Os interessados devem se credenciar no site https://www.bconnected.com.br/bc23-acao-afirmativa .

CMT ADVOGADOS

Depois de em duas décadas de atuação se consolidar como um dos escritórios mais admirados do país, os profissionais do CMT Advogados darão um passo para compartilhar a sua expertise com a sociedade civil, especialmente conectando-se com aqueles formandos e formandas e jovens profissionais que tiveram menos oportunidades em sua trajetória, mas que buscam atuar na área empresarial e que desejam ajudar empreendedores em comunidades carentes ou mesmo atuar para grandes empresas. Esse avanço chega com o CMT Conecta, instituto a ser lançado na manhã de 13 de setembro, em Porto Alegre (RS), onde nasceu o escritório, hoje estabelecido em nove metrópoles de quatro regiões do Brasil e em Lisboa (Portugal).

Por meio de cursos, assessoria, mentorias, palestras e parcerias, o CMT Conecta vai implantar o Programa de Formação da Advocacia Empresarial, destinado a capacitar advogados em primeiro ano de atuação e estudantes universitários prestes a entrar no mercado jurídico, que ingressaram no ensino superior por meio de cotas, bolsas ou programas governamentais. A iniciativa parte da constatação de que em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e transformado por tecnologias disruptivas, aprendizado e conhecimento são essenciais, sobretudo para aqueles com menos oportunidades. O objetivo é conectar conhecimento e potencial humano.

“O CMT Conecta é uma forma de aproximarmos as pessoas que precisam e que querem adquirir o conhecimento que nós já conseguimos construir e ajudá-las a que cheguem mais rapidamente aonde chegamos”, observa Martha Macedo Sittoni, sócia do escritório e presidente do instituto, que irá apresentar o Programa de Formação para Advocacia Empresarial no evento do dia 13, às 9h.

Às 10h30min, para debater “O impacto Social do Setor Privado”, a mesa reúne Claudia Onzi Ide (Assessora de Governança na Randoncorp e ex-conselheira do Instituto Elisabetha Randon), Paula Bichuete (Diretoria Jurídica da Valeo, conselheira da Child Fund Brasil e presidente da SBSomm), Cristiano Carvalho e Rafael Bicca Machado (dois dos três sócios-fundadores do CMT Advogados, ao lado de Luciano Benetti Timm).

A crença por trás do CMT Conecta é a de que ambientes institucionais prósperos impactam positivamente o futuro da coletividade. Estudo, habilidade e eficiência capacitam profissionais à competição do mercado, e determinam o sucesso de qualquer pessoa e organização. Na apresentação do CMT Conecta, os sócios destacam que “o domínio de um campo de atuação é resultado de anos de empenho. É preciso percebê-lo integralmente, compreender cada qualidade e cada fraqueza. E só então, conseguimos criar oportunidades. Por isso, é tão importante compartilhar as lições aprendidas”.

Na prática, por meio do CMT Conecta, os profissionais do CMT Advogados vão investir tempo, conhecimento e expertise para articular redes e criar processos inteligentes, com o propósito de fomentar competidores hábeis e, assim, impactar positivamente a economia, a política e o futuro.

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