NOTAS DA SEMANA 06-11-2020

SALÃO ARP 2020

Mais um Salão ARP se aproxima e, como vem fazendo nos últimos anos, novamente a premiação se reinventará para acompanhar as mudanças constantes no mercado da Comunicação e no mundo. Devido ao cenário de pandemia, a iniciativa da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) que reconhece os destaques do ano da indústria criativa do Rio Grande do Sul, será realizada pela primeira vez em versão phygital, no dia 8 de dezembro, a partir das 20h.

Além da adequação no formato da noite de celebração, a própria premiação foi revista. O foco dessa edição é reconhecer a colaboração, a reinvenção e a superação de profissionais e empresas da área. “Nesse ano atípico, entendemos que era preciso agir diferente. Gostaríamos de destacar o trabalho de quem se adaptou ao período de pandemia e mostrar o quanto a comunicação pode fazer diferença. Nesse momento de retorno às atividades, ela é o veículo da estratégia de uma marca”, declara a presidente da ARP, Liana Bazanela.

Nesse ano, os finalistas serão consagrados a partir de duas verticais: ConectARP e ReinventARP. Na primeira, o objetivo é conectar pequenos negócios locais impactados pela pandemia com estudantes, profissionais, grupos e empresas de marketing e comunicação, visando o desenvolvimento de soluções para que a empresa possa se reestabelecer. Os empreendimentos que receberão as contribuições serão selecionados com a curadoria das entidades CDL, Sindilojas e Sebrae-RS, divididas entre Serviços, Varejo e Indústria.

Já no ReinventARP, o foco é reconhecer os principais projetos de reinvenção de negócios – seja no âmbito da comunicação, branding, produtos, serviços, canais de atendimento/vendas – que foram desenvolvidos como reação diante do agravamento da situação econômica durante o ano de 2020. Poderão ser inscritos cases nas categorias Serviços, Ensino, Varejo, Indústria e Comunicação.

O formato de escolha dos vencedores também passou por mudanças. No ConectARP, 15 jurados, representantes de entidades, irão avaliar os trabalhos concorrentes. Após, os nove melhores projetos (os três com maior nota média de cada categoria) seguirão para avaliação dos sócios da ARP, que deverão votar nos seus favoritos. Os associados também definem os vencedores do ReinventARP, após seleção dos trabalhos concorrentes feita por 15 profissionais convidados, a nível nacional.

Como premiação, além da tradicional Estrela da ARP e um certificado, os projetos vencedores do ConectARP receberão R$ 3 mil cada, totalizando R$ 9 mil em prêmios como estímulo aos participantes que dedicaram seu tempo e talento para auxiliar os pequenos e médios empreendedores do Rio Grande do Sul.

O mercado vai ter que interagir e participar dessa iniciativa realmente brilhante

CDL, SEBRAE e SINDILOJAS como entidades tem obrigação de indicar e valorizar o pequeno empresário para terem soluções de comunicação e marketing

08 de dezembro os vencedores

Para conferir todos os detalhes do novo regulamento, acesse o link http://salao.arpnet.com.br/ ou entre em contato com a ARP pelo arp@arpnet.com.br, (51) 9 9872-5567 ou pelas redes sociais.

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

A décima terceira edição já foi ao ar nessa quarta-feira (28) com entrevista exclusiva de Anna Quadros, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Fecomércio, Sesc e Senac.

A próxima edição conta com a participação de Liana Bazanela, Co-Fundadora e CEO da DO IT e atual Presidente da Associação Riograndense de Propaganda.

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ JR

Ouça agora também no Spotify a primeira edição da Coluna do Nenê Junior, projeto dirigido por Guilherme Novello, que contou com os convidados: Leonardo Zanotelli, Gabriel Azambuja, Vitor Lauer e Marcelo Camara.

SBT
A Campanha AACD Teleton 2020 se adequou ao novo normal para seguir os protocolos devido à pandemia da Covid-19. O grande momento da maratona de solidariedade, transmitida diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, terá diversas novidades neste ano, com atrações musicais e participações especiais de artistas e influenciadores. Entre eles: Alcione, Darlisson Dutra, Aline Barros, Márcia Dantas, André Valadão, Luis Ricardo, Chitãozinho & Xororó, Silvinha Abravanel, Daniel, Zé Américo, Dilsinho, Ticiana Villas Boas, Felipe Araujo, Livia Andrade, Gustavo Mioto, Danilo Gentili, Ivete Sangalo, Ratinho, Joelma, Chris Flores, Júlia & Rafaela, Helen Ganzarolli, Léo Chaves, Gabriel Cartolano, Maiara & Maraisa, Nadja Haddad, Maneva, Marlei Cevada, Marilia Mendonça, Maisa, Matogrosso & Mathias, Celso Portiolli, Patati Patatá, Eliana, Paula Fernandes, Daniel, Sorriso Maroto, Tiago Abravanel, Vitor Kley, Patricia Abravanel, 3 Palavrinhas, Rebeca Abravanel, Wanessa Camargo, Jota Quest, entre outros. E ainda, o evento contará com o apoio dos artistas: Marcão do Povo, Liminha, Flor, Ana Paula Renault, Carlos Bertolazzi, Quintal da Cultura, Otávio Mesquita, Tiago Barnabé (Narcisa), Mara Maravilha, Murilo Couto, Milene Pavorô, Christina Rocha, Raul Gil, Teo José, Jackson Foolmann, Carlos Alberto de Nóbrega, César Filho, Rodrigo Faro, Marcos Mion, Sabrina Sato, Olivier Anquier, Beca Milano, Juliana Oliveira, Arlindo Grund, Lilia Cabral, Padre Juarez, Adriane Galisteu, Tirulipa, Carlos Nascimento, Guga Kuerten e Tony Ramos. O Teleton 2020 acontece em 7 de novembro, com flashes a partir das 7h e o evento, ao vivo, das 10h30 às 20h30, com apresentadores que se revezarão no palco do SBT. A música-tema desta edição será Pra Ser Feliz, do cantor Daniel.
Neste ano, pela primeira vez na história, as pessoas podem fazer doações pelo 0500 durante quatro meses. A campanha teve início em setembro e até 31 de dezembro os números estarão disponíveis (informações completas, com todos os canais de doação, abaixo). Além disso, neste ano o digital está tendo um papel fundamental, promovendo diversas ações de engajamento que contribuem para a captação de recursos. Além da live inédita, realizada no início desse mês, na semana que antecede o Teleton na TV haverá uma ação com diversos gamers engajados na causa da pessoa com deficiência.
Para gerar engajamento e audiência de arrecadação para a campanha, o SBT Games vai realizar a maior ação beneficente com gamers já feita no Brasil, serão oito dias de lives com mais de 120 horas de entretenimento digital com a participação de mais de 70 personalidades, como publishers, pro players, streamers, jogadores de futebol, organizações de E-Sports, youtubers, entre outros convidados. No dia que antecede o evento, em 6 de novembro, a partir das 19h será realizada a Liga Teleton, uma noite de jogos virtuais com gamers e influenciadores com algum tipo de deficiência física. No dia 7 de novembro, a partir das 19h, também será apresentada uma live no canal do Youtube do SBT, apresentada por Maisa, Yudi Tamashiro, Priscilla Alcantara, entre outros. O público poderá entrar ao vivo no programa, interagir com os apresentadores e concorrer a prêmios. A transmissão também acontecerá pelo canal 500 da Claro TV.
Outra novidade neste ano é que não haverá meta de captação. A AACD e o SBT optaram por seguir dessa maneira devido à crise econômica proveniente dos impactos da Covid-19. “Diante do cenário que estamos vivendo, essa certamente é uma das campanhas mais importantes de toda a história de 70 anos da AACD. Afinal, a crise nos trouxe um gap financeiro de cerca de R$ 50 milhões, fazendo nossa necessidade de captação saltar de R$ 80 milhões para R$ 130 milhões neste ano. Por isso, contamos muito com a colaboração de todos os que puderem doar e ajudar a não deixar os nossos pacientes sem os tratamentos que tanto precisam”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD
“O compromisso esse ano será muito maior e complexo, é poder realizar o Teleton com a questão do distanciamento, tendo que se adaptar a essa nova realidade e sempre com o compromisso de conseguir ajudar com os recursos necessários para que a AACD mantenha sua atividade. É muito importante que o público continue apoiando esse projeto, ainda que esse ano de uma maneira diferente, mas sempre com a mesma preocupação para que a AACD de fato continue cumprindo com o seu papel”, explica José Roberto Maciel, CEO do SBT. Os parceiros já confirmados até o momento na Campanha AACD Teleton 2020 são Assaí, BB Seguros, Drogasil, Hipercard, Riachuelo e Votorantim.
Família símbolo
É por meio das histórias de vida de pacientes que a AACD consegue mostrar a realidade do amplo trabalho que realiza no Brasil. Para esta campanha, dará destaque à trajetória da Mariana de Oliveira, de 38 anos, e seu filho Dudu, de 9 anos. Com doença de Crohn, Mariana teve uma perfuração intestinal seguida de infecção generalizada que causou necrose. Ao completar um ano da amputação das pernas e mãos, Mariana estava em pé e realizando as tarefas junto a seu filho Dudu. “Meu filho nasceu com mielomeningocele e acompanho desde pequeno sua reabilitação na AACD, vejo o cuidado dos terapeutas. Quando chegou a minha vez de precisar de tratamento, sabia que queria ir para a Instituição, pois eles estão preparados para receber não só quem nasce com deficiência, mas também quem adquire alguma”.

OPINIÃO/ARAÚJO VIANA

Estamos muito felizes em compartilhar com vocês o primeiro show oficial presencial: Nando Reis Voz & Violão, ao vivo no Araújo Vianna, dia 28 de novembro, às 21h.

Em show voz e violão, Nando e seu filho Sebastião Reis reabrem os trabalhos da casa, que receberá 30% da capacidade do seu público, mas com a energia e emoção de casa cheia.

Os ingressos começam a ser vendidos na segunda-feira, dia 09. Em breve mais informações. Importante ressaltar que foi concedido ao Araújo Vianna uma aprovação do CTECOV (Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus), assinada pelo Secretário da Saúde, Secretário do Desenvolvimento Econômico e o Procurador Geral do Município. O Auditório foi reconhecido como equipamento ímpar na retomada cultural da capital em função da sua estrutura: ventilação cruzada, pé direito alto, corredores largos e espaçamento entre cadeiras, além da distribuição de álcool e atenção à circulação de pessoas.


JUNIOR ACHIEVEMENT RS

Após duas temporadas de programas online ao vivo, a ONG educacional Junior

Achievement Rio Grande do Sul está trazendo a jovens de Ensino Médio e Fundamental novas opções de programas de formação empreendedora e preparação ao mercado de trabalho.

O portal JARS Em Casa, que contou com duas temporadas de aulas com mentores, já atingiu mais de 2 mil alunos de 600 instituições de ensino distintas.

Com um total de sete programas gravados, o portal disponibilizará agora três programas autoinstrutivos.

Tais programas trazem ao estudante a possibilidade de aprender de modo mais autônomo e de acordo com seu próprio ritmo. Após a inscrição, ele ganha acesso a uma plataforma exclusiva na qual constam diversos textos e vídeos informativos, atividades e quizzes sobre o conteúdo. Todos eles são online e gratuitos e podem ser acessados pelo endereço do portal online.ajars.org.br.

BRIVIADEZ

Virtualização de showrooms reforça aposta da indústria da moda no digital.

Plataforma inédita da La Moda aprimora experiências sensoriais do formato físico e indica tendência para o futuro.

Mesmo com a retomada gradual das atividades presenciais, muitas das inovações trazidas pela pandemia parecem ter vindo para ficar. No caso da indústria da moda, os tradicionais showrooms — espaço para exibir produtos e indicar as cores, os modelos e os estilos da próxima estação — precisaram ser reinventados. Um dos principais players do setor no país criou, no início do período de distanciamento social, uma plataforma inédita para levar ao digital as experiências sensoriais do formato físico. Deu certo: mais de um terço do faturamento da La Moda no ano veio por ali. E a tendência é de que o online se fortaleça daqui para frente.  

Há alguns dias, a empresa — que detém as marcas Lança Perfume, MYFT e Enna — divulgou sua coleção outono-inverno ao público lojista através de seu showroom virtual. No espaço, o lojista é convidado a uma jornada de interações que reproduz o clima e o conceito da vivência em um espaço físico, com fotos, vídeos e, ao final, a conversão para o e-commerce. “A aceitação do showroom virtual foi espetacular. Com as barreiras digitais derrubadas, as pessoas se abriram para outras formas de se conectar”, destaca o head de Marketing da La Moda, Giovanni Sartori. 

Para a nova coleção, a empresa aprimorou os ambientes, com foco em uma melhor experiência do usuário. A navegação foi aprimorada, e o local passou a contar com carrinhos que usam Inteligência Artificial e cápsulas otimizadas. A plataforma foi desenvolvida pela BriviaDez, uma das mais completas agências de estratégia, experiência e comunicação do país.

“Esse lançamento consagra o sucesso do showroom virtual, que oportuniza ao lojista uma verdadeira imersão nos conceitos da marca, que avança não só nos designs e formas, mas também no modelo de relacionamento com o público B2B”, afirma Claudia Gonçalves, key account director da BriviaDez, que comandou uma equipe de especialistas em user experience, user interface, tecnologia e gestão de projeto. 

Aposta no digital

Com a aposta no digital, a La Moda tornou-se um case nacional, superando as metas previstas com a crise: o resultado operacional deve encerrar o ano com aproximadamente 80% do realizado em 2019. Um grande contraste com o setor de vestuário que, segundo pesquisa da Cielo, teve queda de 55% no faturamento entre janeiro e agosto. 

“O digital consegue causar algo que o presencial não alcança. Desperta o senso de curiosidade e a imaginação em torno daquilo que estamos vendo com movimento. Atingimos níveis sensoriais que não teríamos de outro jeito”, salienta Giovanni Sartori. Para o outono-inverno, a La Moda promoveu ainda um desfile virtual transmitido pelo Instagram da Elle Brasil, uma das mais conceituadas publicações de moda no país. 

La Moda

Com mais de 30 anos, a La Moda é um grupo catarinense, sediado em Criciúma, que atua no mercado fashion brasileiro. Em 2006, nasceu a Lança Perfume. Seu crescimento levou a empresa a atingir novos patamares. Anos depois, é lançada a segunda marca, My Favorite Things. Voltada aos millennials, a MYFT, como carinhosamente é chamada, trouxe o frescor e a irreverência dessa geração. Recentemente, chegou ao mercado a marca mais jovem do grupo. A Enna simboliza mulheres autênticas e naturalmente elegantes, que buscam peças atemporais com design diferenciado. Para gerenciar toda essa estrutura, a La Moda conta com um parque fabril de 15.000 m² e gera 650 empregos diretos e 1.800 indiretos, além de outros milhares na cadeia varejista – que inclui mais de 1.700 multimarcas e 24 lojas próprias.

GERAÇÃO PRATEADA E O VDV

O VDV é o primeiro clube virtual do país para geração prateada (55anos – 77 anos). É uma plataforma digital inovadora que reúne: rede social + revista digital + programação social e esportiva.

O propósito do VDV é colaborar para que as pessoas (geração prateada) tenham mais informação, programação, se sintam mais encorajadas e menos culpadas para aproveitar mais a vida.

Terceiro ato: A evolução da medicina, novos hábitos alimentares, qualidade de vida, enfim a soma de tudo isso aumentou a longevidade. Hoje, as pessoas ganharam um bônus de 20 a 25 anos a mais de vida, a maioria não sabe como aproveitar. O VDV traz alternativas e excelentes soluções para que vivam de verdade.

Quem é essa geração prateada?  Também conhecidos como baby boomers, são na sua maioria pessoas que trabalharam muito para criar filhos, assim como conquistar espaços tanto em nível profissional quanto social. Na adolescência e alguns já na fase adulta conviveram com a ditadura, escutaram os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Elis Regina, Chico Buarque, assistiram peças e espetáculos musicais memoráveis. Agora, ao chegar próximo aos 60 anos se sentem em condições de buscar novos projetos, criar novos amigos e principalmente tem vontade de aproveitar a vida. Os principais interesses estão nos cuidados do corpo, gastronomia, cultura, música, esportes lazer, viagens e principalmente conhecer pessoas que tenham os mesmos interesses.

Potencial de consumo: As pessoas da geração prateada são consumidores 3x 1, porque compram para si, filhos e netos. P Covid fez com que houvesse uma aceleração na adoção das redes sociais, consumo online, e principalmente na busca diária por soluções na internet. Rapidamente se transforam na grande e mais importante fonte de informação da família. Se fosse reunir todos em um só país seria a terceira maior economia do mundo – em 2019 consumiram no mundo U$ 15 trilhões de dólares, e no Brasil R$ 1,8 trilhão e oitocentos bilhões de reais.

VDV e os clubes – Os mais importantes clubes do Estado já aderiram ao VDV: União, Leopoldina Juvenil, Sogipa, Jangadeiros, Country, entre tantos outros.

O VDV será lançado numa live no dia 10 de novembro, as 19h30.

Basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store.

A participação é gratuita.

CHACOALHA

Nessa quarta-feira, 04 de novembro, às 9h, aconteceu mais um “Chacoalha”, programa de debates ao vivo sobre os principais assuntos do meio publicitário, promovido pela Fenapro, com o apoio dos Sinapros, e veiculado no canal da entidade no YouTube.

Com o tema “Gestão orçamentária das agências em tempos imprevisíveis”, a nova edição do programa contou com a participação de Antônio Lino Pinto, consultor e especialista em gestão, que debateu o tema ao lado de Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

O objetivo foi orientar e dar dicas práticas para as agências sobre a formação do orçamento anual para 2021 em meio à crise gerada pela pandemia da COVID-19, onde o ambiente ainda é imprevisível.

Está disponível no YouTube da Fenapro. Inscreva-se: http://bit.ly/Chacoalha

APP CAST

Diversas tendências, prometidas há anos por diferentes consultorias, foram aceleradas por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Novas tecnologias, home office e equipes (mais) ágeis foram algumas “novidades” que vieram junto com a covid-19. E entre as agências de propaganda? Como será o mercado pós-pandemia? Os modelos de negócios serão revisados? Convidados: Marcia Esteves – CEO – Lew’Lara TBWA Marcio Toscani – CEO – Leo Burnett Tailor Made Eduardo Lorenzi – CEO – Publicis Brasil Apresentação: Alexandre Luppi Appcasters: Zé Maurício, Silvio Soledade e Adão Casares Produção, montagem e distribuição: Equipe Compasso Coolab.

BAND E SBT

Na tarde dessa quarta-feira (6/11) um tema que dominou as redes sociais foi as apresentadoras Chris Flores, do SBT e Cátia Fonseca, da Band, estarem vestindo o mesmo look, simultaneamente, em seus respectivos programas. A situação logo foi percebida pelos usuários e inúmeros memes surgiram brincando com a “coincidência”.
Nesta quinta (29/10), as apresentadoras do Triturando e Melhor da Tarde dividiram tela, ao vivo e de forma inédita, para comentarem sobre o que aconteceu no dia anterior e revelarem que o look igual foi uma ação promovida pela Riachuelo, com objetivo de mostrar que a coleção de Verão chegou e que você pode usar do seu jeito, tanto que Cris e Cátia estavam com as mesmas peças, porém com propostas diferentes. “Na Riachuelo temos o lema Viva a Sua Moda, que traduz nosso sentimento na criação dos produtos. Sem determinar padrões, para nós moda é uma ferramenta de autoexpressão e cada um tem que usar da forma que acredita e que se sinta bem”, afirma a Head de Comunicação Corporativa e de Marca da Riachuelo, Marcella Kanner.

A ação segue impactando os clientes da marca, por meio do cupom RIACHUELO que oferece 10% de desconto no feminino. Confira algumas das imagens que dominaram as redes:
http://www.instagram.com/p/CG5a79vh8mF/?igshid=1648ull7tghjz
http://www.instagram.com/p/CG5aib_n3O-/?igshid=h249jh7dx6sh

NEOOH

A Ativa é a nova representante exclusiva da NEOOH no Rio Grande do Sul, maior empresa de mídia em aeroportos do Brasil, sendo a única presente em 5 dos 7 maiores aeroportos do país -Congonhas, Santos Dumont, Brasília, Curitiba e Campinas. Também atua nos  aeroportos de Belo Horizonte, Salvador, Natal ,Goiânia e Aracajú. Além disso, é a maior empresa de mídia OOH em Terminais Rodoviários, com exclusividade na comercialização de mídia nos Terminais de SP (entre eles o Terminal Tietê, o maior da América Latina) além de Terminais Urbanos nas principais capitais do país.

Com mais de 40 anos de experiência em mídia exterior, a Ativa é especialista em mídia out of home no Rio Grande do Sul. A empresa conta com escritórios comerciais em Porto Alegre, Brasília e São Paulo e também parceiros comerciais em todo o território nacional.

AMPRO

Associação de Marketing Promocional lança o Guia Jornada de Contratação de Serviços de Trade Marketing – Práticas e Relações Transparentes. A iniciativa, do Comitê de Trade Marketing da Entidade, tem como finalidade desconstruir padrões antigos e mostrar o valor de Trade Marketing para as empresas. O conteúdo auxilia os contratantes a entenderem as soluções, práticas mais adequadas, éticas e sustentáveis na relação com as agências, bem como a importância deste processo, não só para a indústria e varejo, mas também para os consumidores e todo o ecossistema movimentado na economia. 

“Esse Guia tem como propósito reforçar o papel estratégico do serviço de Trade Marketing nas relações entre marca, varejo e consumidor. Vimos esse protagonismo do Trade Marketing acontecendo ao longo desta pandemia e as agências de Trade se mostraram resilientes, não só para as indústrias e os varejos, mas principalmente para os consumidores e todo o ecossistema de consumo, físico ou digital”, afirma o diretor do Comitê de Trade Marketing da AMPRO, Stenio Souza. 

O conteúdo do Guia é dividido em quatro partes: Fase de Seleção Inicial ou RFI – Request for Information – com informações para apoiar o contratante a avaliar, classificar e nivelar potenciais fornecedores antes da jornada de contratação do serviço de Trade Marketing; Avaliação de Proposta Técnica e Comercial ou RFP – Request for Proposal – a etapa da jornada que acontece a apresentação da proposta das agências; Fase de Negociação – ou Fase Comercial – quando ocorre a apresentação da proposta das agências prestadoras de serviço de Trade; Ecossistema e relações da contratação de agências de trade marketing – com detalhes sobre práticas sustentáveis e transparência na contratação e gestão de pessoas; e Inovação e novas iniciativas em Trade Marketing.  

O novo Guia Jornada de Contratação de Serviços de Trade Marketing já pode ser baixado gratuitamente pelo site da AMPRO ou diretamente pelo link: https://bit.ly/2IWDOXQ 
VINHO

Os vinhos e espumantes brasileiros estão em alta no Brasil e no Exterior. É o que revela estudo da Ideal Consulting ao analisar o período entre janeiro e setembro. O volume comercializado até setembro deste ano foi de 425,6 mil caixas de 9 litros ante 342,4 mil de igual período em 2019 — um incremento de 24,3%. Em receita, o aumento foi de US$ 6 milhões em 2019 para US$ 6,2 milhões até setembro de 2020 — alta de 2,9% no total comercializado.

“Os produtores brasileiros investiram nas exportações nos últimos anos, principalmente em mercados importantes como China e Estados Unidos. Com a desvalorização do real frente ao dólar, nossos vinhos e espumantes ficaram mais competitivos”, explica o CEO da Ideal Consulting Felipe Galtaroça. Além disso, no momento em que houve a retomada dos embarques, entre abril e maio, os negócios encaminhados nos meses anteriores acabaram fechando e contribuíram para o atingimento dos bons números.

Estes números serão analisados na Wine South America Edição Digital, que terá webinars sobre o mercado de vinhos no Brasil e no exterior, reunindo os principais players do país. Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, das 19h às 21h, haverá transmissão através do canal no YouTube winesouthamerica. Entre os temas a serem abordados no Wine Summit estão mercado atual e perspectivas para 2021, as exportações e os terroirs do Brasil. Já estão confirmadas as presenças dos principais produtores, importadores, compradores, supermercadistas e dirigentes de entidades vitivinícolas do Brasil.

O maior crescimento nas exportações de rótulos brasileiros foi registrado nos espumantes, que até setembro deste ano tiveram um incremento 43,8% nos volumes vendidos ao exterior — passando de 37 mil caixas de 9 litros em 2019 para 53,2 mil caixas até setembro de 2020.  Já os vinhos, que representam 87,4% das exportações, tiveram aumento de 23,8%, passando de 300,5 mil caixas de 9 litros para 372,2 mil caixas de 9 litros.  

“O espumante brasileiro tem ganhado notoriedade internacional por sua qualidade, sendo um produto dinâmico e com diferencial para competir no Exterior. O incremento das exportações é um reflexo de um trabalho organizado de promoção do setor e do compromisso das empresas com a qualidade dos produtos para consolidar a imagem do país como um grande player mundial”, afirma o coordenador de Agronegócio na Gerência de Agronegócios da Apex-Brasil, Alberto Bicca. Ele destaca que a Apex-Brasil vem trabalhando desde 2002 na promoção da cadeia da vitivinicultura brasileira, de forma a ajudar as empresas do setor no processo de internacionalização e na busca por oportunidades no exterior.
O Rio Grande do Sul responde por 92,4% das bebidas exportadas e o volume de vendas passou de 311,6 mil caixas de 9 litros em 2019 para 398,1 mil caixas de 9 litros até setembro deste ano, com faturamento de US$ 5,7 milhões ante os US$ 5,5 milhões do período anterior.  Os principais destinos são Estados Unidos — cujo volume de vendas passou de 24,2 mil caixas de 9 litros para 41,3 mil caixas de 9 litros, e as vendas passaram de US$ 608,8 mil para US$ 1 milhão.  Outros destinos são China, Colômbia e Reino Unido.

Aurora amplia mercados e se destaca no suco de uva
Um dos exemplos do bom momento de vendas para o mercado externo é a Vinícola Aurora, que em 2020 registrou um aumento de 87% nas exportações de suco de uva, com o embarque de 495,3 mil garrafas entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Os envios para o penúltimo mês do ano já estão confirmados e no processo de envase. Em valor, o crescimento foi de 62% nas comercializações de suco de uva. 

Contabilizando todos os produtos, o resultado é um incremento de 16% nas vendas, com a comercialização de 880,7 mil garrafas. A Aurora, que é líder no mercado interno nas categorias de suco de uva integral e vinho fino, projeta, ainda, dobrar o volume de embarques das bebidas não alcóolicas para o Exterior no ano que vem.          

“O suco de uva foi o grande destaque de 2020 e acreditamos que isso vai se manter nos próximos anos. No caso da Aurora, a partir do momento em que ampliamos nossa capacidade produtiva, com a unidade do Vale dos Vinhedos, passamos a ser mais proativos nas vendas de suco para o mercado externo e o resultado é esse aumento expressivo, com potencial de crescer ainda mais nos próximos anos”, projeta a gerente de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, Rosana Pasini.                

Além da expansão nas exportações de suco de uva, a Vinícola Aurora também ampliou os mercados para os vinhos e espumantes em 2020, com vendas para países como Reino Unido, China, Rússia, e entrada no continente africano, com os embarques para a Líbia.                    

De acordo com Rosana, o que tem ocorrido no Brasil durante a pandemia da Covid-19, com o aumento de consumo de vinhos em casa e a procura por rótulos diferentes como fatores que ajudaram no incremento nas exportações, também se registrou no Exterior.

ALL IN AT HOME

As participações de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magalu, Daniela Klaiman, futurista especialista em comportamento, e Alexandre Allard, fundador da ConsoData e idealizador da Cidade Matarazzo, encerraram o All Int At Home 2021.

Abordando diversas questões sobre a importância que tem a cultura corporativa para as organizações, Luiza Helena e Daniela Klaiman destacaram o papel da humanização nas empresas e reforçaram a importância de as companhias serem guiadas por propósitos, e não por lucros.

No último painel do evento, Alexandre Allard explicou a relevância da análise dos dados para o sucesso dos negócios, discorreu sobre a mudança no comportamento da sociedade que tende a valorizar mais projetos de revitalização de cidades e causas, como o da Cidade Matarazzo, em São Paulo. Além disso, abordou os processos cotidianos que foram acelerados pela pandemia de COVID-19 no mundo todo, especialmente a transformação digital.

“Fechamos o All In com a sensação de dever cumprido. Durante os dois dias do evento, trouxemos grandes especialistas para conversar sobre temas que estão mudando paradigmas estruturais do mercado. O resultado é extremamente positivo. Certamente, foram gerados diversos insights e conceitos que veremos em projetos ao longo do ano que vem”, comenta Marcio Esher, diretor de operações da Holding Clube.

Para assistir às palestras sobre “Periferia Tech”, “Mercado Gamer”, “Cultura Digital” e “Database Generation 3.0”, acesse canal no Youtube, da Holding Clube.

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Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de Dreyson Queiroz ; Adonis Alonso, jornalista, colunista e coordenador de Conteúdo do Fórum de Marketing Empresarial do LIDE; Leandro Vieira, diretor sênior de Pequenas e Médias Empresas, Oracle do Brasil; Ricardo Monteiro, gestor de marcas (Branding) pela ESPM Sul; Stella Kochen Susskind, Pioneira na América Latina na metodologia de pesquisa mystery shopping e do nosso articulista José Maurício Pires Alves.

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