NOTAS DA SEMANA – 07.08.2020

LIVE: MARKETING, E AGORA?

Na segunda-feira (17/08) das 17h às 19h via plataforma online Zoom. Excelentes profissionais de marketing do mercado publicitário aqui do RS estarão reunidos para um bate-papo com mediação de Nenê Zimmermann.

O evento conta com apoio do GAV, Clube de Criação, ARP e Sinapro RS.

Os nomes já estão confirmados, agora é só ficar no aguardo.

Marca na tua agenda, não tem como esquecer!

(Em breve será disponibilizado o link do Zoom)

Andréa Schüür Macagnan – Gerente de Comunicação e Marketing do Complexo Santa Casa

Anna Quadros – Coordenadora do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Dan Berger – Gte Mkt SVB/Pontal Shopping

Diego Daniel Schimidt – Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul/Sudeste

Diocelia Jungbluth – Gerente de Relações do Mercado do Hospital Moinhos de Ventos

Fabiana Londero – Head de Marketing Lojas Lebes

Fernando Pisoni Queiroz – Gerente de Marketing Radio Mix

Gabriel Daudt – Gerente de Marketing Feevale

Gerson Silva – Relações Institucionais da Unimed 

Maria do Carmo Giacobbo- Gerente de Comunicação/Marketing Lojas Colombo

Rafael Zanoni  – Gerente de Marketing Sthill

Rodrigo Machado – Sócio Diretor Opinião Produtora

Saulo Barbosa –  Lider Criativo Agibank

Silvia Raschewsky – Gerente de Marketing Shopping Total

Thiago Ribeiro – Executivo de Desenvolvimento de Negócios 4all.

PODCAST APP BRASIL

Episódio # 18 – A importância do meio rádio como fonte e informação e entretenimento no momento atual. de APP Brasil / Compasso Coolab
https://open.spotify.com/episode/0NhffLoN6TJ8XifOXs3dxG?si=wAxrWBNNSTqovx8mCqybWQ

PERDERAM A NOÇÃO

O plano de comercialização dos relógios de rua está sendo comercializado com preços superiores a MIDIAS de TV’s, com um mapa de inserções com muitos XIS e muito tempo.

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

É com muito orgulho que a Coluna do Nenê anuncia um novo canal para trazer conteúdo sobre o mercado de propaganda aqui do Rio Grande do Sul com entrevistas exclusivas transmitindo toda quarta-feira um novo programa e divulgando os principais temas que serão abordados toda sexta-feira na edição semanal da Coluna do Nenê.

O áudio será disponibilizado em https://colunadonene.com.br/category/podcast/

GOVERNANÇA DO GRUPO RBS

Em reunião com suas principais lideranças e a presença de seus acionistas, o Grupo RBS anunciou, nesta sexta-feira (7), mudanças em sua governança. Durante o encontro, Eduardo Sirtosky Melzer informou que está deixando suas funções executivas no Conselho de Administração para se dedicar de forma exclusiva à sua empresa de investimentos. Com isso, o CEO da companhia, Claudio Toigo Filho, amplia sua atuação, reportando-se diretamente ao Conselho de Acionistas, presidido por Gilberto Meiches, profissional de mercado com grande experiência em governança de empresas familiares profissionalizadas como a RBS.

Essa transição vem sendo planejada e estruturada desde 2016, quando Eduardo deixou o cargo de presidente-executivo para se tornar chairman da RBS e se dedicar à EB Capital. Desde então, o projeto de transformação da RBS vem evoluindo, preparando a empresa para o futuro.

Ao longo de sua trajetória de 63 anos, a RBS sempre adotou as melhores práticas de governança, conjugando a participação da família com a de executivos. E é exatamente com essa combinação que a empresa deseja seguir avançando.

Abaixo, o comunicado enviado por Eduardo aos colaboradores:

Meus caros colegas da RBS,

Escrevo para informar que, a partir deste mês, passo a me dedicar com exclusividade à EB Capital, empresa de investimentos que fundei com meus sócios em 2017. Diante desse contexto, deixo de cumprir com minhas atribuições de Presidente do Conselho de Administração da RBS. Esse é um processo planejado e estruturado, que vem sendo desenhado desde 2016. Na época, comecei a desenvolver um projeto profissional de outra natureza e, por conta disso, me tornei Presidente do Conselho da RBS, passando a responsabilidade da gestão da operação ao Claudio Toigo, nosso CEO.

Felizmente, todas as frentes andaram muito bem: o projeto de transformação que planejamos na RBS vem sendo executado com maestria, preparando a empresa para o futuro. Em paralelo, a EB Capital cresceu bastante, o que exige minha dedicação exclusiva. Com sentimento de dever cumprido, anunciamos mais essa etapa, alinhada com os valores e o propósito da RBS. O Toigo amplia sua atuação e passa a se reportar diretamente ao Conselho de Acionistas, presidido pelo Gilberto Meiches desde 2018. Gilberto já conhece nossa empresa, está muito perto dos nossos acionistas e tem uma ótima relação com o Toigo. Dessa forma, nossos acionistas e familiares, proprietários da RBS, assim como eu, seguiremos próximos e comprometidos com o projeto empresarial, apoiando e incentivando a gestão e a operação via Conselho de Acionistas, dentro das melhores práticas de governança.

Agradeço a todos por essa parceria maravilhosa que firmamos ao longo de tantos anos. Agradeço também aos acionistas, meus familiares, pela confiança. Desejo muita sorte e muito sucesso a cada um de vocês. Manifesto minha absoluta confiança e admiração no trabalho do Gilberto e do Toigo, que, mais do que nunca, está preparado para continuar liderando a empresa, junto com todos vocês e sempre com o apoio e suporte dos acionistas. 

Como membro da nossa família, fundadora e proprietária da RBS, e pelos laços que fiz e fortaleci durante a minha trajetória, estarei sempre perto, acompanhando e apoiando a nossa empresa.  

INNOVATION WEEKEND

Os ingressos para o Festival de Inovação e Negócios Innovation Weekend 2020 começaram a ser vendidos nessa segunda-feira, 03 de agosto, pelo site www.innovationweekend.com.br. O evento, que havia sido adiado devido à pandemia, vai acontecer nos dias 26 e 27 de setembro, com a proposta de ser o primeiro 100% phygital do sul do Brasil. Com curadoria do Innovation Center, a realização é da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), que oferece exclusividade para seus sócios na compra de ingressos. 
O festival contará com seis tipos de interatividades diferentes, que envolvem palestras, workshops, demo days, braindates, shows e labs de inovação, além de estandes virtuais para relacionamento entre os participantes. Todos os conteúdos apresentados são autorais, com a temática "O amanhã é agora - Você impacta o futuro com suas ações de hoje", no âmbito da Tecnologia, do Empreendedorismo, Marketing, Entretenimento e da Inovação. "O tema escolhido para essa edição não poderia ser mais atual e pertinente. Precisamos cada vez mais debater o presente para garantir um futuro melhor. A ARP tem como missão, junto aos seus associados, participar dessa construção promovendo a conexão entre mentes e profissionais brilhantes do mercado", observa a presidente da associação, Liana Bazanela. 
Outra proposta inédita é a de ser o primeiro festival B2B, B2C, C2C e C2B no país, tornando os participantes protagonistas do evento. Para isso, será utilizada uma plataforma desenvolvida especialmente para a ocasião, que proporciona uma imersão virtual e em 3D do público.
E para tornar o festival ainda mais atrativo, a organização reduziu o preço dos ingressos. Agora, eles custam R$ 49 para sócios ARP e R$ 99 para os demais participantes, em primeiro lote. Da receita líquida arrecadada, 1% deve ser doado para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no intuito de investir no combate ao coronavírus. 
"Nossos esforços estão voltados a proporcionar ao público uma experiência diferenciada e que em nada perde para as edições presenciais de eventos desse tipo. Apostamos na inovação para estimular a construção de raciocínio inteligente através de conteúdos profundos", declara Juan Pablo Boeira, head de Inovação do Innovation Center e vice-presidente de Mudança da ARP.
 

AMOR DE PAI

Enquanto a normalidade não é retomada, o Grupo Live Marketing RS reúne os chefs Nelson Ramalho – Mule Bule Gastronomia Empresarial, Jorge Aita – Jorge Aita Gastronomia e Rogério Luce – Basilic Gastronomia para celebrar o Dia dos Pais com um cardápio que dá sabor e alma à reunião familiar.

Além de aproveitar esse momento com receitas especiais, você estará ajudando equipes que atuam no setor do Live Marketing neste momento e enfrentam dificuldades.

Saiba mais e encomende o seu em:

https://bileto.sympla.com.br/event/65980

FEEVALE

FAC Digital RS

A Universidade Feevale publicou nesta sexta-feira, 7, a lista dos proponentes contemplados no Edital FAC Digital RS que possuem alguma inconsistência na documentação. O prazo final para a regularização dos documentos é na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, às 23h59min. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de seu Fundo de Apoio à Cultura (FAC RS).

O Edital FAC Digital, uma realização da Sedac em parceria com a Feevale, por meio do Feevale Techpark, tem como objetivo gerar oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura. Com um total de 3.239 inscritos, foram selecionados 1.940 projetos. O edital completo, bem como todos os prazos de contratação, pode ser acessado nos sites.

Vestibular

O prazo de inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Feevale termina às 22h da próxima segunda-feira, dia 10. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site feevale.br/ingresso

Quem foi aprovado nos últimos três anos pode aproveitar a nota, sem precisar fazer vestibular, desde que haja vaga no curso desejado.

Ao efetuar a inscrição para o processo seletivo, o candidato receberá um link para fazer a prova de redação on-line. Uma vez encaminhada a prova, não há como reiniciar ou retornar a mesma. O candidato que optar por ingressar com aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter realizado prova no período compreendido entre 2016 e 2019.

FORMAS DE SELEÇÃO

– Realização da prova de redação elaborada pela Feevale (on-line)

– Aproveitamento da nota da redação do Enem

– Aproveitamento da nota da redação e da prova objetiva do Enem

– Aproveitamento de vestibular realizado em outro período

GAV RS

O GAV está focado em trazer para o nosso setor mais conhecimento para fortalecer os elos do nosso segmento.

Para isso estamos realizando eventos no formato de Live que tem facilitado a participação de um maior número de pessoas.

Estabelecemos parcerias com Sinapro, CC-RS,  APP e ARP  que abrilhantaram nossas Lives e que estão também focados em gerar conteúdo que faça a diferença.

Eventos já realizados:

– com os maiores Veículos de Comunicação do RS

– com as Agências mais atuantes do mercado

– com Dado Schneider falando sobre a Nova Pirâmide de Necessidades

Próximos eventos programados:

– Marketing e agora? encontro com 15 profissionais de Mkt dos mais diversos segmentos que vão falar sobre o momento atual que estão passando e suas perspectivas

– Pyr Marcondes

–  Marketing e agora II? Nova rodada profissionais de Mkt do segmento prestadores de serviços

Estamos construindo essa agenda com a participação de todos por isso precisamos de vocês mais atuantes. Queremos suas ideias e sua participação!!

Criamos uma condição diferenciada de anuidade de 30% de desconto pra novos sócios para podermos continuar a viabilizar nossa atuação.

*Valor especial de 168,00 que pode ser pago em até 3 parcelas.*

Banco 748 Sicredi

Agência 0116

CC 0065256-3

cnpj 18731230/0001-96

EURO AGÊNCIA

Samir Salimen passa a atuar como Head Business da Agência Euro de Comunicação de Marketing que atua em Porto Alegre e Florianópolis.

CDL POA

CDL POA terá nova agência para campanha de 60 anos.

A Global AD desenvolveu o selo comemorativo que marcará a retomada e a trajetória do setor.

Para desenvolver o conceito e as peças de seus 60 anos, marcado no próximo domingo (9), a CDL POA conta com a parceria da Global AD, agência porto-alegrense de digital performance. Em um momento tão complexo para todo o varejo, a data não será celebrada no modo tradicional. O objetivo da campanha é valorizar e reconhecer os associados, parceiros e pessoas que construíram a entidade ao longo dos anos, bem como projetaram uma visão de futuro, baseada na inovação e no desenvolvimento do setor.

SBT

O SBT tem novas gerências em sua estrutura de negócios. As mudanças fazem parte da reestruturação do departamento Diretoria Comercial, Marketing e Afiliadas, que foi rebatizado. O projeto é liderado por Fred Müllerque segue como diretor da área. Com objetivo de trazer mais agilidade e performance na relação com o mercado publicitário, a área passa a se chamar Diretoria de Negócios e Marketing.

“Cheguei no final do último ano e pude fazer uma profunda imersão na cultura e dos processos da companhia, que sempre admirei. Isso me permitiu repensar o modelo de negócio da área comercial, que passa a ser mais integrada e focada em soluções dentro do novo cenário de mídia”, declara Müller. 

A reestruturação contempla a nova gerência SBT Solutions, liderada pela Head Mayra Hassano, que chega com o desafio de implementar uma atuação mais consultiva e proativa, com uma oferta em pacotes multiplataforma centrados nos KPIs dos clientes. “Mayra é uma profissional com larga experiência, com passagens pela Rede TV, MTV e chega da Fox Sports, com visão 360 para construção de soluções de conteúdo com muita criatividade”, destaca o executivo. 

A área é responsável pelo atendimento, cocriação com parceiros e equipes de produção do SBT, além da execução dos produtos oferecidos ao mercado publicitário nas propriedades da emissora (TV e digital), com entrega final que envolve desde os tradicionais merchandisings e ações de vendas – que também terão um novo olhar – até novos produtos como realities, ficção, documentários, game show, lives, entre outros formatos. 

Também foi lançada a área de Negócios Digitais, comandada pela Head Karin Ribeiro, vinda da Infoglobo. O foco será garantir a venda do inventário de mídia digital do SBT, principalmente programaticamente, implementando a melhor estratégia de monetização e solução criativa.

A área atuará ainda de maneira consultiva, tanto para os times internos, quanto para parceiros, sempre com foco na melhor performance das ações.  “Karin terá um papel importante de estruturar uma nova área, integrar as equipes de vendas e alavancar o resultado do digital, especialmente na mídia programática”, detalha Fred. O executivo explica ainda que com as mudanças o time comercial já está preparado para negociar campanhas programáticas (Preference deal ou Programático garantido) com as agências ou trading desks, com o apoio da equipe de Negócios Digital para operar a SSP da emissora e garantir a qualidade da entrega das campanhas.

Na reestruturação do novo modelo organizacional, a área de vendas ficou concentrada em três gerências para comercialização nacional, com foco em apresentar soluções integradas aos clientes. “A ideia aqui é que o atendimento de key account sempre tenha o apoio das áreas de Solutions, Digital e Regionais, para prepararmos as melhores propostas, considerando todas as nossas plataformas e praças”, detalha Fred. 

Nas gerencias de vendas estão: Giancarlo Paladino, Marcos Kotaite a recém contratada Luciana Valério, que vem do canal Sony e AXN, onde era vice-presidente de Ad Sales. Já Marcia Baeza lidera as vendas para as afiliadas da rede. Ainda na estrutura de Negócios, Priscila Stoliar segue como Head de Marketing, Carolina Scheinberg como gerente de Novos Negócios, e Daniel Abravanel na gerência de Relação com Afiliadas e Rede.

UNIMED

A Unimed Porto Alegre, que conta atualmente com aproximadamente 6,8 mil médicos cooperados, realizou, no último dia 30, a Assembleia Geral Ordinário (AGO) para aprovação de contas do exercício de 2019 e deu início ao processo eleitoral para a escolha dos representantes do Conselho Fiscal da Gestão 2020/2021. As contas do exercício 2019 foram aprovadas pelos cooperados que acompanharam, de forma inédita, a assembleia virtual. A votação para escolher os novos conselheiros fiscais teve início no dia 30 de julho, durante a AGO, e término dia 31, às 20h.

Foram nove candidatos disputando as seis vagas para o Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes), para o período que compreende de agosto de 2020 a março de 2021, reduzido devido à pandemia. Estiveram aptos a votar 6.603 cooperados, que computaram os seus votos a distância, por meio de acesso remoto. Todas as orientações, como documentos necessários e link para acesso, estiveram disponíveis no Cooperado Online, espaço exclusivo dos médicos cooperados.

“A atuação do Conselho Fiscal é essencial para a manutenção da solidez da Unimed Porto Alegre. Seus membros acompanham e fiscalizam, de maneira independente, a execução financeira, orçamentária e os atos de gestão, entre outras atribuições, assegurando a transparência e a ética na condução da cooperativa”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira.

Confira a nova composição do Conselho Fiscal da Unimed Porto Alegre (agosto 2020/março 2021):

Titulares

Ana Maria Simões Ribeiro

Maria de Lourdes Kafrouni

Paulo dos Santos Issi

Suplentes

Maria Lucia da Rocha Oppermann

Marcelo Wainberg Rodrigues

Alexandre Miranda Pagnoncelli

MANIFESTAÇÕES DO MERCADO

Jonatas Abbott

To com vergonha de Porto Alegre. Enquanto os miseráveis se amontoam nas sinaleiras, empresas fecham as portas para sempre, Brasil se aproximando de 100 mil mortos na pandemia a noite jogadores se estapeavam num Grenal melancólico e duvidoso. Mas o pior nem foi isso. Isso talvez dê o tom para um país/estado/cidade mostrar sua falta de moral e ética. Na calada da tarde vereadores aprovavam processo de impeachment do prefeito. A 5 meses da eleição. Por mais que eu possa não gostar dele gosto menos ainda de aproveitadores de ocasião. Que estão com olho em interesses próprios.

Dudu Gerchman

Campanha da Natura repercutindo. A Natura é junto com a Ambev as duas empresas brasileiras que mais seguem seus valores. Elas acreditam nisso. Seguem radicalmente suas crenças. Sob uma ótica de estratégia, seguir valores, sejam eles bons ou ruins (Mafia?) é talvez o maior driver de perpetuidade. Mas ela perde clientes com isso. Tem gente que não gosta. Brasil ainda é um país católico com classe média urbana predominantemente conservadora. Sim. Faz parte. Esse mercado é muito competitivo para pretender servir todos. Tem que ser posicionado em alguns segmentos. Ela abriu mão de clientes com isso? Sem dúvida. É o que chamamos de inteligent loss sales. Abriu mão. Faz parte. E se posicionou. Ela acredita nisso. É crença. Estamos falando de uma empresa que é a maior do Brasil nesse negócio e top 5 mundial. Que comprou nada menos que Avon americana e Body Shop. Não foi erro estratégico. Foi crença.

AMAZON

Gigante do comércio eletrônico mundial, a Amazon terá um centro de distribuição no Rio Grande do Sul. A operação ficará em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. A informação foi confirmada pela coluna, mas o anúncio oficial deve ocorrer somente nos próximos dias ou até semanas. 

Erguida por empresários locais, a estrutura está sendo adaptada por uma construtora de São Paulo e com fornecedores também aqui do Estado. Há uma expectativa de que sejam gerados mil empregos, ou seja, o dobro do que o Mercado Livre pretendia abrir em Gravataí, mas acabou desistindo da operação por divergência com o governo gaúcho e analisa a instalação em Santa Catarina. 

A Amazon tem sede nos Estados Unidos. A empresa divulgou o balanço na semana passada, informando que registrou o maior lucro líquido trimestral de sua história. Foram US$ 5,2 bilhões no segundo trimestre de 2020, o dobro em relação ao mesmo período de 2019. 

AB2L LAW DISRUPTION WEEK

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), parceira do Hub One Porto Alegre da Universidade Feevale e instalada no exoHub LIA, promoverá um evento inédito no segmento jurídico. A AB2L Law Disruption Week, que acontecerá no formato on-line de 24 a 28 de agosto, reunirá, em uma semana, profissionais inovadores do direito e da justiça, como Joshua Walker, cofundador do CodeX  (Stanford Center for Legal Informatics). As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo link https://bityli.com/9PsPW

O evento terá mais de 60 palestrantes, mais de 30 apresentações de pitchs de lawtechs e legaltechs e cases de sucesso, além de salas de mentoria e experimentação, em três grandes temáticas: _ Direito 4.0: o futuro e a disrupção no direito; Gestão e Cultura Jurídica 4.0; e Empreendedorismo e Marketing Jurídico. Os professores da Universidade Feevale Márcia Fernandes, André Rafael Weyermüller e Rafael Minussi participarão do evento em diversas trilhas de conhecimento, que são os desdobramentos dos grandes temas. Confira:

PROFESSORA MÁRCIA FERNANDES

Direito 4.0: o futuro e a disrupção no Direito

Inteligência Artificial: desafios éticos, jurídicos e cases

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): privacidade, proteção de dados pessoais, implementação e sociedade datificada Blockchain e Direito

PROFESSOR ANDRÉ RAFAEL WEYERMÜLLER

Propriedade intelectual

Responsabilidade civil nas redes sociais

PROFESSOR RAFAEL MINUSSI

Legaltechs e Lawtechs – Compliance

Advogado 4.0 – Interdisciplinaridade e Direito. Como implementar no seu escritório

O Futuro da Regulação: Open Banking, o futuro do sistema financeiro e aspectos do open banking face à regulamentação do Banco Central

Sobre a AB2L

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) começou suas atividades em 2017, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação jurídica. Atualmente, conta com mais de 500 associados, entre empresas de tecnologia jurídica, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, prestadores de serviços e advogados autônomos.

A AB2L possui o intuito de conectar o universo jurídico à nova realidade exponencial, com esforços voltados à construção de projetos que atendam a esse propósito, focados nos objetivos de educar o mercado, fomentar e organizar o ecossistema e auxiliar nas questões regulatórias, tendo como base os valores de comunidade, colaboração e conexão.

CAMPANHA PRO BONO

O Movimento NÓS, coalizão criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar a retomada dos negócios do pequeno varejo – assim que liberadas as atividades – lança, através de um filme veiculado nas plataformas digitais, um convite aos consumidores para o movimento.

A campanha é resultado de um trabalho de cocriação de três agências, que estão apoiando o Movimento Nós pro bono e juntas assinam esse trabalho: AlmapBBDO, DPZ&T e WMcCann.  

O NÓS é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo.

Segundo o Movimento, a coalizão está beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente três milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores. As ações tiveram início na segunda quinzena de junho nos locais onde a reabertura dos estabelecimentos foi autorizada. 

A peça publicitária foi filmada seguindo rigorosos protocolos de saúde e contou com o acompanhamento virtual dos executivos de marketing e comunicação das oito empresas participantes do Movimento Nós e dos executivos das três agências criadoras da campanha.   

O Movimento NÓS, lançado em maio deste ano, tem como foco de apoio quatro frentes principais, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno varejo na retomada de suas atividades. Esse trabalho inclui (1) a reabertura segura com foco na saúde, (2) o reabastecimento facilitado do estoque, (3) o fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores, e (4) a divulgação de informações relevantes do mercado.  

CENÁRIO ECONÔMICO

Um relatório elaborado pelo Bradesco traçou um cenário menos catastrófico para a economia brasileira. O banco revisou a estimativa do desempenho do PIB em 2020: a projeção de queda de 5,9% passou a ser de 4,5%. Evidentemente, o número preocupa, mas não custa lembrar que alguns economistas chegaram a dizer no início da pandemia que o tombo seria de pelo menos 10%, ou até mais. Segundo o Bradesco, “a produção industrial e as vendas do varejo têm confirmado o movimento de melhora dos índices de confiança”. Outros fatores positivos são a estabilização da curva de contágio do coronavírus e a diminuição do risco de uma segunda onda. Há sinais de otimismo em diversos setores. De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o Índice de Confiança da Construção avançou em julho – é a terceira alta consecutiva do indicador, impulsionado principalmente pela retomada das obras em diversos estados brasileiros.

Leia o estudo na íntegra pelo Portal Bradesco: https://www.economiaemdia.com.br/SiteEconomiaEmDia/Publicacoes/Cenario-Economico

CINCO MARIAS

Vencedora do “Creathon 2019 – Co-criação e Resíduos”, a startup 5 Marias entrou em operação na última semana de julho em Porto Alegre com o
serviço I-SIS, cujo propósito é fazer a ligação entre o gerador de resíduo da
construção civil, o transportador (tele entulhos) e o receptor correto, minimizando o descarte ilegal e gerando renda. “Nossa ideia de uberização” do serviço de chamada de tele entulho foi a vencedora porque vamos garantir que o descarte será feito nos locais corretos e de acordo com a legislação ambiental vigente. Cada tipo de resíduo deve ir a um determinado local e apenas depois do descarte correto, o gerador recebe o fechamento do
negócio com a emissão final do Manifesto de Transporte de Resíduo da Construção Civil (MTRCC)”, explica Daniely Votto uma das sócias da startup.
A 5 Marias participou do programa Startup Garagem no Tecnopuc e enquanto estão em fase de rodagem de modelo e financiamento para o desenvolvimento do aplicativo, o serviço é oferecido por WhatsApp com valores praticados pelo mercado de tele entulho (caçamba de gesso e madeira R$300,00, caçamba de caliça 250,00 e Caçamba mista 330,00). A startup já tem a parceria de todos os elos da cadeia de descartes de resíduos de obras, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana e visa conquistar mercado junto a construtoras e incorporadoras, indústria e comércio, escritórios de engenharia e arquitetura, empresas de tele entulho, empresas receptoras de resíduos da construção civil e a população direta.
Além de buscar resolver a questão do descarte incorreto de resíduos da construção civil, a 5 Marias também fará com que os receptores, muitos deles também são recicladores, tenham mais materiais para trabalhar e revender. Hoje, empresas de reciclagem desses tipos de materiais de descarte, em Porto Alegre, trabalham apenas com 10% de seu potencial por falta de resíduos destinados corretamente, conforme a natureza do material. De acordo com dados do Executivo Municipal, hoje, na capital, existem 318 focos de resíduos irregulares e o município gasta cerca de R$ 1,8 milhão por mês para limpar os descartes deixados em locais inapropriados. O edital lançado Creathon 2019 pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com Pacto Alegre, Parques Tecnológicos da PUCRS, UFRGS, Unisinos e outras entidades, buscava soluções tecnológicas para amenizar este problema enfrentado pela cidade.
A 5 Marias é formada por cinco mulheres com perfis variados e
complementares e formações em gestão ambiental, engenharia, direito, gestão pública e comunicação e pode ser contratada pelo WhatsApp (51) 998 517154.

NATURA

No dia 19 de julho, a gigante brasileira de cosméticos Natura lançou sua tradicional campanha de Dia dos Pais, a exemplo do que faz todos os anos. Batizada de #MeuPaiPresente, a iniciativa ganhou proporções estratosféricas nas redes sociais graças a um de seus protagonistas: o ator transexual Thammy Miranda.

Os protestos e as convocações de boicote à marca fizeram muita gente apostar numa crise de imagem e, consequentemente, financeira. Não foi o que aconteceu. Desde o dia do lançamento da campanha até hoje (30), as ações da Natura registraram valorização acumulada de 15,5%, passando de R$ 42 em 17 de julho (sexta-feira, antes da veiculação) para R$ 48,58 às 17h02.

Os ganhos registrados pela companhia influenciaram diretamente a fortuna dos fundadores da companhia, Antônio Luiz Seabra e Guilherme Leal. Juntos, os dois bilionários da Forbes viram seus patrimônios aumentarem R$ 1,544 bilhão. Seabra, sozinho, ganhou R$ 1,05 bilhão, enquanto Leal ficou R$ 494 milhões mais rico.

Após o lançamento da campanha, a empresa chegou a registrar duas quedas nas ações por dois dias consecutivos (23 e 24 de julho). Entretanto, o período foi de perdas e quedas generalizadas entre detentores de grandes patrimônios.

Somente hoje, Seabra e Leal atingiram ganhos de R$ 339 milhões e R$ 139 milhões, respectivamente.

WOMEN TO WATCH

Em um período de tantas transformações e imprevisibilidade em relação ao futuro dos hábitos de consumo, de comportamento e da própria estrutura de trabalho, destacar profissionais que vêm puxando a engrenagem da indústria da comunicação por meio de uma atuação inovadora e efetiva torna-se uma missão ainda mais importante. Por isso, os sete nomes que compõem a lista das homenageadas na edição de 2020 do Women to Watch carregam a missão especial de representar uma extensa classe de mulheres que, dia a dia, vêm enfrentando — e superando — obstáculos árduos para construir trajetórias profissionais de sucesso em um mercado cujos desafios são renovados constantemente.

Assim como nas sete edições anteriores, as homenageadas deste ano do Women to Watch foram definidas por uma escolha do conselho editorial do Meio & Mensagem, com base em consultas a profissionais de agências, anunciantes, veículos e outras empresas que compõem a cadeia publicitária. Apesar de atuarem em diferentes setores da economia — startups, finanças, telecomunicações, bens de consumo, influência, consultoria e criatividade — as sete profissionais da lista compartilham a missão de construir estratégias e caminhos em segmentos que estão em constante evolução, ao mesmo tempo em que ajudam a quebrar barreiras que ainda se fazem presentes na jornada das mulheres no mercado de trabalho.

“A nomeação de uma profissional no Women to Watch acaba tendo uma importância dupla. A primeira é diretamente na carreira, ao jogar luz sobre o trabalho que essa profissional faz no mercado, e a segunda diz respeito à responsabilidade que ela passa a ter ao ser vista como uma inspiração para outras mulheres que também vislumbram uma trajetória bem-sucedida”, diz Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo de Meio & Mensagem.

O projeto 2020 do Wowen to Watch, que já havia sido incrementado com a inclusão de conteúdo multiplataforma — como a série de podcasts que debate diferentes aspectos da jornada feminina no mercado de trabalho —, ganha também uma nova roupagem na etapa das homenagens. Neste ano, a celebração das profissionais poderá ser acompanhada ao vivo, pelas plataformas digitais do Women to Watch. As homenageadas receberão as placas que simbolizam o projeto em São Paulo, no dia 15 de setembro, onde também acontecerão debates sobre os avanços e entraves da participação das mulheres na indústria da comunicação.

TELEMARKETING

Popularizado na década de 1980, o telemarketing foi uma forma encontrada pelas empresas para conquistar e manter clientes pelo telefone, canal relativamente novo na casa de muitos brasileiros, principalmente da classe média para baixo. Desde então, o modelo enfrentou críticas por ser considerado inoportuno e intrusivo, e mais recentemente, teve sua função bloqueada pela plataforma Não me Perturbe (que permite que consumidores tirem seus números das listas das marcas). No entanto, o telemarketing e a televenda (modalidade focada na comercialização de produtos ou serviços) ganharam novas perspectivas durante o período de isolamento social.

Marcas como Carrefour, Chilli Beans e Skol anunciaram o uso do telefone como forma de comercializar seus produtos durante o período de isolamento social. A Chilli Beans, que nunca teve um serviço do tipo, criou o Telle Chilli durante a pandemia ao ver o PDV impossibilitado de funcionar e acreditar que os funcionários que poderiam fazer esse novo contato com os consumidores. Dessa forma, a marca de óculos pegou sua base de clientes cadastrados e usou dados para customizar as ofertas para os mesmos. Os colaboradores foram treinados para uma abordagem com storytelling para encantar o consumidor. São 70 contatos diários por dia.

“A Chilli Beans tem como diferencial o lado humano e pessoal no relacionamento em todos os pontos de contato. Por isso, pensamos em pegar essa turma que estava que estava parada em casa e colocá-los para entrar em contato com os nossos clientes e o resultado começou a aparecer muito mais do que imaginávamos”, afirma Caito Maia, CEO da Chilli Beans.

A marca de óculos tem um público-alvo entre 18 a 35 anos, mas o telemarketing se mostrou um canal eficiente especialmente para o público idoso que, por ser grupo de risco, deve evitar contato social e não necessariamente são familiarizados com os canais digitais, como aplicativos de delivery e e-commerce. Foi com o intento de conversar com os mais velhos que o Carrefour reformulou seu serviço de televendas. Inaugurado em 2016, o recurso era um suporte para dúvidas e venda de produtos não-alimentares. Na pandemia, ele assumiu a função de comercializar alimentos e mais voltado ao público 60+.

“O Carrefour sempre buscou oferecer as melhores opções e soluções de atendimento aos seus clientes e, com a chegada da pandemia, esse esforço se intensificou. Estudamos internamente o que poderia ser feito para garantir aos nossos clientes a tranquilidade de que eles poderiam realizar suas compras em segurança e uma das iniciativas que implementamos foi a televenda. Em algumas cidades onde a população idosa é maior, como Santos, a opção de televenda a ajudou muito a realizar suas compras de supermercado”, conta Luiz Souto, diretor de customer service do Carrefour Brasil.

Da mesma forma que o Carrefour, a Ambev usou o serviço “Anota aí” para comercializar produtos da marca Skol para o público não familiarizado com a tecnologia e mais idoso. O canal foi lançado em maio, em parceria com o aplicativo Zé Delivery, mas já teve sua funcionalidade encerrada. Os pedidos feitos pelo telefone eram entregues em até uma hora para São Paulo (capital, interior e litoral), Recife, Belo Horizonte e Curitiba de segunda-feira à sábado.

De acordo com o executivo do Carrefour, a televenda foi uma de diversas soluções que a rede reforçou para atender os consumidores de forma segura durante o período e potencializou a integração de todo seu ecossistema: desde negócios a canais de vendas. A digitalização forçada pela pandemia também possibilitou que a marca estivesse presente em diferentes formatos. “O Carrefour acredita que a fidelização do cliente vai além da busca por preços acessíveis, envolve também a empresa conhecer seu consumidor e seus hábitos de consumo, por isso a importância de oferecer uma experiência única e facilitadora”, diz.

Os insights obtidos durante o atendimento via telefone vão ser levados para outras áreas da Chilli Beans com o objetivo de ganhar novos desdobramentos. Na percepção de Maia, a experiência trouxe aprendizados sobre conhecimento do cliente. Segundo o executivo, o telemarketing precisa ter um objetivo bem traçado para dar certo. “Você tem que ter um motivo para ligar, não pode ser apenas um contato aleatório para oferecer desconto. Os clientes precisam sentir que aquele contato valeu a pena”, coloca. Assim, a Chilli Beans trabalha com o oferecimento de novos modelos semanalmente e nova coleção todo mês.

A marca pretende continuar o projeto do Telle Chilli depois da reabertura total. Maia afirma que os resultados foram tão positivos que, atualmente, a empresa já trabalha com oito unidades operacionais piloto para desdobramentos em toda a rede em breve.

O Carrefour já voltou com a função original do seu serviço de atendimento por telefone em algumas cidades brasileiras em reabertura gradual e cuja demanda pela televenda estava diminuindo. Mas, nos próximos meses, a rede deve reformular o serviço e usá-lo durante a Black Friday para atuar no comércio de produtos alimentares e não-alimentares.

MAGALU

O Magazine Luiza anunciou nesta quinta-feira a conclusão da compra da Hubsales, plataforma por meio da qual fabricantes oferecem seus produtos diretamente aos consumidores.

“O sortimento oferecido pelas indústrias ganha relevância nas plataformas e elas têm a oportunidade de escalar de forma significativa seus negócios por meio do ecommerce”, afirmou o Magazine Luiza, alegando que esse modelo elimina intermediários e eleva a margem da indústria por reduzir custo de distribuição.

A Hubsales é especializada nos setores calçadista e de confecções, com foco na região de Franca (SP), movimentando mais de 100 milhões de reais e mais de 700 mil pedidos anuais. O valor da compra não foi divulgado.

DIA DOS PAIS

O Dia dos Pais, celebrado este ano em 9 de agosto, é uma data para homenagear e agradecer aos pais por tudo o que eles representam. Muitas famílias se reúnem nesse dia para comemorar, porém, existem filhos que estão com seus pais todos os dias e não é somente em casa, mas em ambiente profissional, já que decidiram seguir carreiras semelhantes.

Os advogados Ângela, Daniel e Marcia Glomb lembram que seu pai, José Lúcio Glomb, sempre foi a principal inspiração profissional deles e que o Direito do Trabalho sempre esteve presente, mesmo na infância.

Todos nós somos advogados trabalhistas fortemente influenciados por meu pai. Nos inspiramos nele como profissional e também como pessoa, e hoje trabalhamos todos juntos. Tivemos contato com outras áreas, porque vivíamos no escritório desde pequenos, já que nossa mãe também é uma grande advogada. Engana-se quem pensa que podemos ter mais flexibilidade por conta disso. Pelo contrário, meu pai nos exige tanto quanto exige dos outros colaboradores, ou até mais, e é por este e outros motivos que levamos tão a sério nossa profissão, conta Marcia.

Welinton e Enrico Milani, pai e filho, são sócios e juntos tocam a Vapza, indústria de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor. Enrico conta que a rotina de trabalho dos dois é complementar, pois a parte operacional da indústria, atualmente, faz parte do seu rol de atividades, porém, tudo sempre é analisado cuidadosamente em conjunto. Tivemos fases. No início era mais difícil, mas sempre procuramos resolver tudo da melhor maneira possível, um aprendendo com o outro. Ele, que também é pai, acredita que o maior legado que pode deixar para seus filhos é que eles trabalhem, tenham disciplina, ética e respeitem uns aos outros. O CEO também fala do seu pai com carinho ao dizer que uma das características que mais admira é a bondade: meu pai gosta muito de ajudar as pessoas, amigos, colaboradores e a família. Aprendi muito com ele ao longo desses anos e ainda aprendo. Com certeza este é um dos seus grandes legados, diz Enrico.

Os médicos Dr. Paulo Cesar e Dr. Leonardo Andriguetto compartilham o sobrenome e também a sala de cirurgia. Pai e filho, os dois são cirurgiões gerais do Hospital Santa Cruz e atuam, lado a lado, há mais de 10 anos. “É bom ter alguém mais experiente te orientando, mostrando os detalhes da profissão e da especialidade. Hoje fazemos os mesmos procedimentos e um auxilia o outro. Somos colegas de profissão, conta Dr. Leonardo.

Sergio de Souza Assumpção, atua na área de construção civil há 31 anos e, desde 2016, está na Pride Construtora e Incorporadora como gerente de suprimentos, administração e pesquisa, e qualidade. Seu filho, Guilherme Lipinski Assumpção, iniciou a carreira na empresa em 2018, como estagiário, e hoje é auxiliar de engenharia. Ele relata que trabalhar ao lado do pai resultou em uma melhoria no relacionamento profissional e pessoal. Passamos a conversar mais, a ficarmos ainda mais tempo juntos e respeitar cada um o limite do outro. Com o passar do tempo, ele fez questão de me mostrar que eu havia conseguido o cargo por merecimento e por meu profissionalismo. Sou muito grato ao Sergião por ter me instruído e por ter me conduzido até aqui, comenta Guilherme.

Convivência saudável

A psicóloga da Paraná Clínicas, Ana Paula Zanardi, explica que é importante estabelecer uma rotina de trabalho e funções bem definidas para que tanto os pais, quanto os filhos, possam separar o profissional do pessoal. É muito válido que a rotina entre as funções de casa e as funções laborais não se misturem. Assuntos de trabalho devem ser abordados no ambiente de trabalho e assuntos familiares em casa. Esse fator combinado à comunicação, ao respeito e à privacidade são fundamentais para deixar a convivência mais fácil e assertiva, afirma.

A especialista também dá dicas de como resolver dificuldades respeitando os limites familiares e profissionais. O melhor modo de encontrar uma solução é se comunicar de forma respeitosa e empática, com cada membro envolvido falando sua percepção sobre o caso e seus sentimentos. Se a dificuldade é em casa, o certo é abordar em casa, assim como deve ser com os problemas do trabalho apenas quando ambos estiverem no expediente. As questões a serem resolvidas devem ser tratadas de forma individual e não pública, esclarece Ana Paula. Ela finaliza afirmando que atividades prazerosas em família melhoram a convivência em qualquer âmbito. É importante propor momentos especiais, como refeições, brincadeiras, entretenimento em família.

Isso melhora o relacionamento em casa e pode se entender para o ambiente profissional, conclui a psicóloga.

TURISMO

A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing realizou em julho sua terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no Brasil. Esse levantamento foi realizado por meio de questionários online, entre os dias 16 e 21/07, e obteve 1.090 respostas, de todas as regiões do Brasil. Um dos focos desta terceira onda era abordar o sentimento geral da população em relação ao turismo. Dados de julho da CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontam que o setor já acumulava perdas de R$ 122 bilhões até julho. Mais do que reabrir, porém, é importante saber quando e como fazer isso, de modo que as pessoas tenham confiança para voltar.

Apenas 19% dos entrevistados da pesquisa planejam com alguma convicção uma viagem de lazer ainda este ano. O restante ou ainda não pensa em datas ou só vislumbra essa possibilidade para 2021 – 41% dos entrevistados estão convictos de pegar a estrada ano que vem.

Nesse contexto, e ainda com muitas incertezas pairando sobre a abertura das fronteiras aos brasileiros, o destino mais mencionado é o Nordeste brasileiro, seguido da Europa, possivelmente porque lá a pandemia já arrefeceu em boa parte dos países, destaca Silvo.

Silvio Pires de Paula, presidente e fundador da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing e vice-presidente do CRA-SP.

Ganhar a confiança do turista no pós-pandemia vai exigir muitas adaptações do setor. Cerca de 9 em cada 10 entrevistados elencam como muito importantes para sua decisão de se hospedar em um hotel daqui por diante fatores como: maior higienização dos ambientes, distribuição de álcool em gel ou exigência do uso de máscaras. Até aí tudo bem, são medidas relativamente rápidas e de custo exequível. Mas também é igualmente altíssimo o patamar dos que não vão abrir mão de ambientes com lotação reduzida, ventilação natural ou serviços de restaurante sem exposição dos alimentos, entre muitas outras coisas. Aí já estamos falando de desafios mais grandiosos, que vão exigir um planejamento cuidadoso dos operadores.

Mas, como em tudo na vida, desafio se torna oportunidade para quem trabalha bem e consegue ser criativo, prenuncia Ricardo Lopes, gerente de projetos da Demanda e coordenador do estudo.

Pandemia desanima, mas não impede brasileiro de planejar o futuro o sentimento geral das pessoas com o momento da pandemia é de desânimo.

Cerca de 3 em cada 4 (73%) se diz desanimado atualmente. Ao serem perguntados sobre o que mudou para pior ou para melhor do início da pandemia para cá, metade deles (49%) afirma que a vida mudou para pior no que diz respeito à vivência social e às oportunidades de lazer. Outros 37% sentiram piora no estado psicológico, em seu equilíbrio emocional. Em outro sentido, 41% observaram que melhorou seu engajamento em ações solidárias e 53% estão se relacionando melhor com suas famílias.

Muitos brasileiros fazem planos para quando a pandemia acabar e somam 70% os que pretendem viajar assim que possível. Outros planos muito presentes são rever familiares ou amigos (58% dos entrevistados) e retomar ou iniciar a prática de algum esporte (42%). Enquanto isso tudo não é possível, boa parte deles admite ter incorporado ou intensificado alguns maus hábitos. A ingestão de chocolates ou doces em geral brotou ou cresceu em nada menos do que 38% do público pesquisado. E o hábito de beber álcool agravou-se ou incorporou-se à rotina de 20% dos internautas brasileiros participantes da pesquisa.

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