NOTAS DA SEMANA – 08.03.2024

Carol Torma_credito_Raul Krebs (1)

ENTREVISTA COM CAROL TORMA

1. Quem é Caroline Torma?

Sou a Carol Torma.

Mãe da Marina, mulher do Roger, jornalista, Diretora de Marketing do Grupo RBS e head do maior festival de música do sul do país, o Planeta Atlântida.

Intensa e apaixonada. Acredito que não existem obstáculos que não possam ser superados com trabalho duro, aprendizado constante e alianças. Gosto de trabalhar em equipe, fazendo meu time crescer em conjunto. Me realizo solucionando problemas, sou obsessiva pela excelência e não desisto jamais.

Amo aprender, gosto de gente e sou movida por novos desafios.

2. Uma jornalista que passou por todas as experiências de redação e sempre com louvor que hoje faz MBA em Gestão Empresarial, acaba mudando tudo?

Sempre amei ler e escrever e desde muito cedo fui uma consumidora ávida de livros e jornais. O que me levou ao jornalismo inicialmente.

Nasci em Rio Grande e foi lá que comecei a minha carreira, como jornalista, na Redação do saudoso Jornal Agora e, depois, correspondente da Zero Hora, onde atuei na Redação por 12 anos, em 2006 me transferindo para Porto Alegre. Fui repórter, chefe de reportagem, editora de Interior, da Agência de Notícias RBS e do Caderno Dinheiro, de Economia.

Dessa época maravilhosa, trago muitas lembranças especiais e, talvez, o meu maior valor profissional: à disposição para fazer perguntas.

Em 2014 fiz uma transição de carreira, primeiro para a Comunicação e, depois, Marketing. Comecei como assessora de imprensa da Presidência e hoje sou Diretora de Marketing, integrante do board da empresa e líder de uma equipe de mais de cem pessoas.

3. Ser diretora de marketing do maior grupo de comunicação do sul do país e ser head do gigantesco Planeta Atlântida é um reconhecimento na tua carreira como executiva?

Com certeza!

Minha carreira tem sido de aprendizado constante.

Redação de jornal, assessoria, Endomarketing, Gestão da Mudança, Gestão de Crise, Relacionamento Institucional, Marcas, Gestão de Portfólio. Se não bastasse, em 2020, em plena pandemia, recebi o desafio de liderar o Planeta Atlântida. E tem sido incrível. Um festival de 28 anos com espírito jovem, que se renova junto com seu público a cada ano. Nas últimas duas edições, batemos recordes de receita, número de marcas e público.

Tanto a liderança da RBS quanto nossos sócios no Planeta, da DCSet, estão sempre abertos às ideias que trazemos de inovação para o festival, o que torna a missão ainda mais estimulante. Além disso, o Planeta conta com um time muito apaixonado, o que faz toda a diferença.

Tenho orgulho da minha trajetória e de ter abraçado os desafios recorrentes que a RBS sempre me ofereceu. Guardo muita gratidão por essa empresa, minha segunda casa.

4. Como é a Carol em família, com os amigos e no lazer?

Meu lazer é treinar (faço musculação, boxe, corro, caminho, o que rolar. Amo e enxergo como tratamento de saúde e, especialmente, terapia), viajar com minha família e curtir com os amigos.

Sou solar: adoro praia, verão, piscina e tudo que vem junto com o calor.
Amo ler, assistir séries (especialmente as que compartilho com a Marina!), reunir os amigos em casa para degustar um bom vinho ou conhecer um novo lugar e experimentar novos sabores.

Valorizo muito a família, Natal em família, laços familiares. Valores. Essa conexão é essencial.

Às vezes sou chata, gosto de dormir cedo e não curto muito programas noturnos durante a semana, porque tenho sono!!! (sinais da idade). Trabalho bastante porque sou realmente apaixonada pelo que faço, mas tenho buscado cada vez mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Acredito em perseguir constantemente a felicidade. Se realizar no que faz, construir relações de afeto, enfrentar os problemas com bom humor, focar na solução, rir das desgraças, se permitir chorar quando tiver vontade, falar alto, dar opinião, ter coragem, ser resiliente e seguir sempre em frente.

Nada como um dia de sol depois de uma noite de tempestade.

DIA DA MULHER

No mês das mulheres essa coluna estará entrevistando grandes e decisivas mulheres que atuam no nosso mercado.

Não percam essas leituras e conheçam quem sabe fazer.

ALÉM DE TUDO!

Além de ser beneficiado pela lei de incentivo à cultura com milhões o engraçadinho também é pago pelos terroristas para divulgar seus crimes hediondos… Enquanto isso, as noites são regadas de whiskey, orgias sexuais e os shows continuam.

LIANA BAZANELLA

Liana Bazanella encerra o seu ciclo na Coordenação do Departamento de Marketing do Internacional onde desenvolveu um belo trabalho.

GAV RS

No dia 04 de março, foi apresentada a nova Diretoria do GAV – Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul para o biênio 2024/2026.

Os executivos da nova diretoria foram apresentamos no auditório da Sede da ARP – Associação Riograndense de Propaganda com muito entusiasmo e agradecidos em fazer parte do grupo agora comandado pelo querido Nenê Zimermmann.

Ana Cássia Miguel, passou o bastão para a nova gestão dar continuidade aos propósitos de uma entidade que vem crescendo a cada ano, qualificando, atualizando e capacitando o profissional de Atendimento de Veículos de Comunicação. O GAV é hoje, uma referência de entidade no mercado da comunicação do Rio Grande do Sul.

Nova diretoria:

Presidente: Nene Zimermmann (Armazém da Midia)

Vice: Vera Bavaresco (H. Mídia)

Secretária : Mara Bussolin (SBT RS)

Diretoria Financeira : Ana Paixão (Antena 1)

Diretoria de Imprensa: Lucas Pontes (JC Comunicações/JC Digital)

Diretoria de Eventos: Vanina Monteiro (Exibe Midia)

Diretoria Técnica: Claudia Praetzel (Grupo RBS)

Diretoria de Comunicação: Guilherme Valim (Eletromidia)

Diretoria Digital: Fabio Pinheiro (Clear Channel)

Conselho:

– Ana Cássia Miguel (Exibe Mídia)

– Andrea Correa (Grupo RBS)

– Daniela Schenato (Sinergy)

– Eduardo Rigon (Grupo RBS)

– Ricardo Silveira (Imobi)

GRAMADO SUMMIT

Conferência de inovação e tecnologia, a Gramado Summit acaba de divulgar a programação de palestras de seus primeiros palcos para a edição de 2024. O evento está agendado para acontecer entre os dias 10 e 12 de abril, em Gramado/RS. Ao todo, serão mais de 400 palestrantes divididos em dez trilhas de conteúdo.

Entre os palestrantes confirmados estão Mari Maria (influenciadora), Thelma Assis (ex-BBB), Marcos Piangers (Papai é Pop), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Fayda Belo (consultora jurídica), Otaviano Costa (apresentador), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Monique Evelle (Inventivos), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Rafael Cortez (comediante), Leandro Ladeira (Venda Todo Santo Dia), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok).

Os palcos confirmados para o evento são divididos por diferentes temáticas. São eles a plenária principal, o palco startups, o palco hygia saúde, o palco share (de marketing e comunicação), o palco geek, o palco PUSH (de carreira e empreendedorismo feminino) e o palco negócios conscientes, além de outras trilhas de conteúdos que acontecem em estandes interativos.

A programação de três palcos (plenária principal, palco share e palco geek) já pode ser conferida neste link. Os demais palcos terão suas grades divulgadas nos próximos dias.

E21

Em quais plataformas digitais (Facebook, Instagram, etc.) as empresas brasileiras estão mais presentes? Em quais plataformas os brasileiros estão mais atentos na hora de pesquisar a compra de produtos? Quando se pensa em sucesso nas mídias sociais, quais os principais indicadores considerados pela maioria das empresas?

Essas perguntas – e suas devidas respostas – estão no Relatório de Business-Intelligence com muitos dados e a avaliação de tendências no ambiente digital em 2024, recentemente lançado e disponibilizado livremente pela e21.

“Num mundo de volatilidade e incertezas absolutas, ter uma fotografia retirada de tempos em tempos sobre o ambiente digital, complexo, rápido e caótico, pode indicar caminhos com alguma segurança para as empresas e para as marcas. Esse trabalho é fruto de pesquisa em diversas fontes atualizadas e permite uma boa reflexão sobre o momento que estamos vivendo, sobretudo no marketing digital.” – Afirma Luciano Vignoli – Diretor-Presidente e de Planejamento da e21.

O relatório conta com uma série de infográficos e dados disponibilizados num leiaute de fácil compreensão e grande objetividade.

Como já citado, estão no Relatório e21 de Business-Intelligence – Dados e a avaliação de tendências no ambiente digital em 2024 – é de ampla e gratuita distribuição e está acessível em www.e21.com.br

BRAVA FILMES

Gustavo Brandau chega na Brava Filmes para compor o time de diretores parceiros da produtora. Brandau é um profissional com mais de uma década de experiência no mercado publicitário. Sua direção autêntica e completa é focada em entreter e vender. Com um currículo de prêmios em publicidade e cinema, Brandau se destaca especialmente no humor, que é sua especialidade. Ele acumula comerciais, curtas e clipes que conquistaram tanto o público quanto a crítica.

Na Brava, Brandau contribuirá com sua expertise para criar conteúdo de qualidade e impacto. A produtora, que vai além da tradicional produção de vídeo, busca soluções inteligentes e gerencia projetos de forma inovadora. Com uma visão ampla e criativa, Brandau agora é parte da equipe que transforma ideias em realidade nas telas.

FEEVALE

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina, será o palestrante principal do Fórum de Inteligência Artificial, que acontecerá no dia 25 de março, às 20h, no Teatro Feevale. No evento, que é gratuito, ele abordará o tema Inteligência artificial e o cérebro humano. Os ingressos já estão disponíveis em feev.as/ia2024. É solicitada a entrega, no dia da palestra, de 2kg de alimentos não perecíveis.

O Fórum contará, ainda, com dois painéis, que serão realizados antes da palestra de Nicolelis, também no Teatro Feevale. Confira:

– 16h: Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro – Voltado para professores, contará com a participação de Anatália Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Ricardo Cappra, pesquisador e cientista de dados

– 17h: Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios – Tendo como público-alvo empresários e empreendedores, terá as presenças de Robinson Klein, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e Pedro Bocchese, head de Inovação e Tecnologia na Processor

O reitor Cleber Prodanov ressalta que a intenção da Feevale em realizar o Fórum de Inteligência Artificial é fazer com que esse tema entre na pauta de discussões da Universidade, das empresas e da sociedade. “Esse é um tema novo, que temos que, necessariamente, ter coragem de enfrentar. Ele impacta a vida das pessoas, no nosso cotidiano, e tem que ser discutido para que possamos entender, principalmente, essa relação entre o homem, o seu cérebro e a inteligência artificial”, afirma.

WT.AG

Lucas Feltes, CEO da WT.AG, agência com 20 anos de experiência no mercado publicitário brasileiro, está participando do Dubai Lynx, um dos maiores festivais de publicidade e comunicação do mundo. Ele é um dos 62 jurados de 33 países que avaliam trabalhos de agências da região do Oriente Médio e Norte da África (MENA). A cerimônia de premiação ocorre nesta quarta-feira, dia 6 de março, mas Feltes já traz alguns insights de sua experiência no evento.

O júri da categoria Digital and Social & Influencer, que conta com Lucas Feltes e outros seis profissionais, ocorreu no domingo. Foram avaliados 84 trabalhos de Digital e 88 de Social & Influencers. “Vimos muitos cases relacionados ao User Generated Content (UGC), que é o conteúdo gerado pelo usuário. Além do TikTok aparecer como principal rede social nas ações”, destaca Lucas, que está em Dubai acompanhado do diretor criativo da WT.AG, Dudu Rodrigues.

Eles estão participando de seminários e workshops que têm apontado para a importância cada vez maior da criatividade. “O que mais está se falando é sobre a cultura da criatividade. Vimos pouca coisa de Inteligência Artificial até agora. Os debates estão mais focados nessa questão de desenvolver uma cultura de criatividade, além de uma relação de construção e sinergia entre cliente e agência. Está muito claro que a criatividade é o centro do nosso negócio”, aponta Lucas Feltes.

O Dubai Lynx é organizado pela mesma empresa que realiza o famoso Cannes Lions. Na abertura do festival, Simon Cook, CEO do Cannes Lions, ressaltou que o objetivo do festival é impulsionar ainda mais o mercado publicitário da região. “A publicidade está em franca expansão no Oriente Médio, com grandes redes de comunicação e espaço para uma evolução rápida em um mercado consumidor muito maduro”, avalia Feltes.

Além de Lucas Feltes, o júri da categoria Digital and Social & Influencer é formado pela sueca Anna Qvennerstedt, diretora de criação global da Forsman & Bodenfors; pelo neozelandês Haydn Kerr, diretor criativo executivo da Track + Tribal; pela sul-africana Phindile Phiri, diretora sênior da Coca-Cola; pela holandesa Sophie van der Schaft, fundadora da &Mediagroup; pelo brasileiro Thiago Cruz, diretor criativo chefe da Grey; e pelo tailandês Titipun Tubthong, head de criação da Brilliant & Million.

A WT.AG é uma agência de publicidade que atende clientes como Unilever, Arezzo&CO, Assist Card, Golden Lake Multiplan, Unicred do Brasil,  BarraShoppingSul, Carrano, Herval, Nomad Global, NürnbergMesse Brasil, Rissul, Tudo Pra Cabelo, Abicalçados, Via Marte e Vicenza.

LOJAS LEBES

A rede de varejo Lojas Lebes, uma das maiores varejistas do sul do país, resolveu comemorar o Dia Internacional da Mulher de uma forma especial e muito significativa: ampliando a voz de suas colaboradoras através do podcast “Mulheres de Valor”.

Para a gravação do programa, que teve a participação do presidente da empresa, Otelmo Drebes, foram convidadas algumas colaboradoras que representam bem a cultura e os valores do Grupo Lebes: Gostar de Gente, Inovação, Fazer Acontecer, Foco em Resultado e Visão do Cliente.

“Tivemos um bate-papo descontraído e muito interessante sobre os desafios e os diversos papéis que essas mulheres guerreiras desempenham dentro e fora da empresa. Foi realmente uma forma especial de valorizar ainda mais a nossa força feminina que representa dois terços dos colaboradores e da liderança do nosso Grupo”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

O podcast foi idealizado pela equipe de Gente & Gestão como forma de homenagear as mulheres e reforçar o papel de destaque que elas têm dentro da empresa.

“Foi uma experiência gratificante. Poucas são as empresas que se preocupam de verdade com os colaboradores. Nosso presidente nos empoderou com esse podcast”, comenta Ana Selma, gerente da filial Lebes em Triunfo/RS.

O programa “Mulheres de Valor” já está disponível no spotify e no youtube da Lebes.

CDL

O CDL já tem gerente de marketing que será apresentado no almoço do dia 14/03 que apresentará a diretoria e o lançamento da (FAGV) Federação das Associações Gaúchas de Varejo.

ABA

Em comemoração aos seus 65 anos de trajetória, inspirando pessoas e transformando marcas por meio do protagonismo colaborativo, sendo ambiente de conexão e de disseminação das melhores práticas globais do marketing e da comunicação, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, traz ao mercado o livro “Marketing & Comunicação para inspirar e transformar”. O lançamento acontecerá em 16 de abril, dentro do evento “ABA 65 anos”, a partir das 18h00, na Pernod Ricard, Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1909 – Torre Norte – 16° andar.

A obra “Marketing & Comunicação para inspirar e transformar traz 31 artigos de líderes de importantes anunciantes associados à ABA, que abordam tendências, desafios e melhores práticas, que estão pautando o marketing e a comunicação e ressignificando o caminho das marcas, com propósito, ética e responsabilidade.

“Agradeço a cada liderança que dedicou seu tempo para compartilhar um pouco do seu conhecimento e sua visão nesta obra, que corrobora a vocação da ABA pelo protagonismo colaborativo e marca as celebrações dos 65 anos da entidade. Convido a todos a embarcarem nessa jornada inspiradora”, destaca Sandra Martinelli, CEO da entidade.

FUNDACRED

A Fundacred, fundação sem fins lucrativos gaúcha, pioneira e líder em menor custo privado no setor de crédito educacional no Brasil, lançou a websérie “História de Transformação”. Produzida pela própria fundação e veiculada nos canais de comunicação da instituição, traz depoimentos de colaboradores da Fundacred, que contam suas experiências e percepções sobre a importância da educação nas suas vidas e para o sucesso profissional.

“O projeto surgiu de um momento de troca de experiências, que motivou a equipe a buscar maneiras de levar essas histórias às pessoas visando inspirá-las a acreditarem no poder da educação como promotora de inclusão produtiva, mobilidade social e transformação”, conta Nivio Delgado, Presidente da Fundacred. “Queremos expandir a ação, impactando não apenas os beneficiários atuais, mas também pessoas que tiveram ou podem ter suas vidas transformadas pela educação.. A equipe está comprometida em disseminar a mensagem de que a educação é uma ferramenta poderosa para construir uma sociedade mais justa e igualitária, potencializando a força que já existe nas pessoas.”, afirma.

São histórias como a de Daiana Ferro, 38 anos, Supervisora de Restituição de Crédito. Em seu vídeo, ela afirma que os estudos a fizeram ser quem é hoje. “Tenho muito orgulho de todas as minhas conquistas, mas sigo sempre aprendendo”, declara. Técnica em Contabilidade, Tecnóloga em Gestão de RH e pós-graduada em Gestão de Projetos, ela diz que se vê no futuro “se desafiando e tendo novas conquistas”.

Outra entrevista é a do publicitário Maurício Sodré, 28, Analista de Comunicação Interna. Ele relata que, quando jovem, a educação foi algo transformador não apenas para ele, mas para sua família. “Percebi que não era necessário ‘ser rico’ para cursar o que desejava, pois bastava a minha vontade.” Sodré conta que sua mãe, na época com 53 anos, entrou na universidade junto com ele, pois passou a acreditar que nunca é tarde para buscar seus sonhos, tendo se formado em Estética.

A Fundacred tem como objetivo expandir o projeto trazendo novos vídeos com outros colaboradores. Suelen Ferreira, Social Media da Fundacred, considera que os resultados iniciais são um sucesso, e afirma que o intuito é compartilhar histórias de como a educação transforma a vida das pessoas na prática. “Por meio de depoimentos, buscamos nos conectar com quem está trilhando o caminho do aprendizado”, completa.

Para assistir à série “História de Transformação”, basta acessar o perfil do Instagram da Fundacred: instagram.com/fundacred

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.