NOTAS DA SEMANA – 08.04.2022

Marketing-Digital-na-Making

ENTREVISTA COM ALESSANDRO SOUZA

1 Quem é o Professor Alessandro?

Um curioso por natureza. Essa curiosidade, creio, ajudou e me levar para o mercado (agências, empresas de TI, consultoria), para a academia, para (um pouquinho de) marketing esportivo e outros caminhos nos últimos 25 anos. Também me fez estudar: bacharelado, MBA, mestrado, doutorado. Em perspectiva, creio que deu para conciliar boas vivências (ou ao menos o que eu considero boas vivências). Enfim, entendo que essa curiosidade me formatou um profissional razoavelmente eclético (com as fragilidades e potências inerentes ao ecletismo). Aqui, entra a metáfora da esponja, pois tento absorver o melhor de cada mundo, de cada quintal, de cada jardim que posso circular. Como diria o genial Neil Peart na belíssima The Garden: “In the fullness of time / A garden to nurture and protect /It’s a measure of a life. Nada melhor do que a nossa profissão para nos deixar assim: esponjas. Às vezes, inclusive, Bob(s) Esponja(s).

2 Quem forma ganha?

Ganha muito. Cada conquista, cada passo, cada voo que nossa moçada alça é uma alegria, uma emoção. Nada se compara a acompanhar a trajetória de jovens transformando suas vidas, nossa profissão, fragmentos do nosso mundo. Isso é recompensador demais. A alegria de contribuir com quem os recebe também é mágica: “a indicação foi exatamente o que buscávamos” (alegria dupla, quase dupla de criação). Esse círculo, essa conexão de pessoas, de talentos, de gerações, de auxílio aos nossos players é algo belo, que vale demais na hora de “colocar a cabeça no travesseiro”. É nesse momento que a gente mais sonha – é nesse momento que lá estamos.

3 A comunicação pela comunicação?

É a área/campo do conhecimento mais instigante. Temos que transitar entre humanidades, arte, números, tecnologias… A comunicação é rica demais em sua essência, no seu fazer diário. Somos felizardos por todo esse dinamismo, essas multiplicidades. Recentemente, nosso grande colega Ricardo Silveira sintetizou muito bem a área: “é onde estão as pessoas mais legais, não há lugar como esse”. Essa frase me marcou. O Caco foi sublime. Na comunicação estão pessoas absolutamente ímpares transitando em e com conhecimentos diversos. Se há algo mais atrativo, desconheço!

4 Um recreio?

Em qualquer lugar onde estejam: meus amigxs/minha família, meus alunxs, minha equipe de trabalho (dezenas de colegas brilhantes!), o mercado (inspiradores colegas!), o Internacional, meu time de terças à noite (uma máquina de jogar bola!), meus bons livros ou meus bons discos. Sim, a pergunta era por um recreio, mas tenho vários. Um metaverso de recreios provavelmente signifique um universo de sorte. Só posso agradecer por ter acesso a tanta gente legal que ajudou a forjar esses recreios e esse universo deste profissional: meu reconhecimento e meu muitíssimo obrigado a absolutamente todxs vocês – mercado e academia! 🙂

NOVIDADE

Fique ligado! Em breve o blog da Coluna do Nenê estará de cara nova, mas com a mesma qualidade do conteúdo de sempre. A criação do novo design do site é fruto de uma parceria com a Agência Euro, que ficará responsável por desenvolver uma nova identidade para a marca.

SUMMIT GRAMADO

Não perca o especial dessa coluna com a cobertura do evento de Gramado.

SBT

Katia Baltista que estava há mais de 5 anos no comercial do SBT RS como executiva de contas encerrou de comum acordo seu ciclo. Trata-se de uma ótima profissional a disposição do mercado.

GAV RS (GRUPO DE ATENDIMENTO DE VEICULOS)

Em aclamação e chapa única, Ana Cassia e Daniela Schenatto são as novas presidente e vice para o biênio 2023/2025 do maior grupo de profissionais em atividade no RS. Parabéns para a Ana Paixão pela grande gestão de 2 anos de pandemia e fazendo acontecer!

AUDIÊNCIA

A audiência de TV aberta aumenta no inverno?

GLOBAL

A agência depois de realizar a campanha publicitária do empreendimento Golden Lake da Multiplan foi contemplada pelo seu ótimo trabalho com a conta do BarraShoppingSul.

JANINNE GUIMARÃES

A profissional está iniciando como SMB’s Acquisition Analyst na área de soluções financeiras do Mercado Pago no Mercado Livre na próxima segunda-feira. Saindo do OOH e indo para o comercial do setor financeiro, Janinne afirma “sinto que vai ser um momento importante para minha carreira, estou me consolidando como uma profissional da área comercial fazendo essa mudança”.

ZAFFARI

Depois de 13 anos de um convívio profissional como gerente de marketing do Grupo Zaffari, Denis Alessandro chegou a um acordo e a partir dessa semana  está a disposição para novos desafios. Sua experiência como executivo e professor o credenciam para continuar fazendo aqui no nosso mercado.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), em parceria com StandWithUs Brasil e Federação Israelita do Rio Grande do Sul, promove o seminário “Um estudo sobre Israel: sua história, sociedade e desafios”, no próximo dia 11 de abril de 2022, segunda-feira, às 19h, na modalidade online.

Farão parte dos palestrantes, renomados professores e especialistas na área, como o cientista político e diretor executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst; o integrante do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil e professor, Dr. Gilberto Sarfati e a bacharel em Ciências Sociais e Estudos do Oriente Médio pela Universidade Ben-Gurion, Janine Melo. A transmissão será feita via Canal do Youtube da FMP e terá duração de 2 horas. Para verificar mais informações e realizar a sua inscrição é só acessar: https://fmp.edu.br/um-estudo-sobre-israel-e-tema-de-seminario-na-proxima-segunda-11-04/

Serviço:
O que: seminário “Um estudo sobre Israel: sua história, sociedade e desafios”,
Quando: 11 de abril de 2022, segunda-feira, às 19h
Onde: plataforma online – Youtube FMP
Inscrições: https://fmp.edu.br/um-estudo-sobre-israel-e-tema-de-seminario-na-proxima-segunda-11-04/

LAÇADOR

Com o auditório cheio, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu um Seminário Técnico para fechar o projeto de restauração da Estátua do Laçador. Durante o evento, que aconteceu no início da semana, todos os detalhes técnicos e de logística que fizeram parte da obra foram abordados pelos engenheiros, arquitetos e demais responsáveis pela revitalização. 

O projeto de restauro do Monumento ao Laçador teve início ainda em 2016, quando foram identificadas fissuras e rachaduras na estátua. Desde então, o projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, vinha trabalhando para viabilizar a obra de revitalização da Estátua efetuada pelo escultor Antônio Caringi e tendo como inspiração para a indumentária o folclorista gaúcho Paixão Cortes. Ainda durante o evento do Seminário, foi entregue aos presentes o Caderno de Restauro, um livro abordando todas as etapas do processo de revitalização do Laçador.

O Coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann destacou o anúncio da produção de um filme sobre a história do Laçador, que irá desde a sua criação por Antônio Caringi até a mais recente restauração. “Ainda temos muito caminho pela frente, pois durante o seminário foram anunciados os próximos passos do Laçador. Com o patrocínio da Gerdau, as captações feitas durante todos os 100 dias de restauro pelo cineasta Jaime Lerner vão se transformar em um filme. Ver esse projeto que tanto nos orgulha estar pronto já é muito gratificante, poder entregar ele para a cidade completamente restaurado. Mas ver todo esse processo nas telonas com certeza será algo muito especial também.”, pontua Zalmir Chwartzmann.

O restauro foi viabilizado pelo Sindicato através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Junto do Sinduscon-RS está também a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a prefeitura de Porto Alegre. O projeto tem ainda o patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.

DINAMIZE

A aceleração digital dos últimos anos colocou em evidência a necessidade de contar com ferramentas tecnológicas para impulsionar as empresas. Sem uma plataforma de qualidade para o marketing digital, as empresas enfrentam dificuldades para engajar seu público e, consequentemente, aumentar as vendas.

A Dinamize, plataforma completa de automação de marketing digital, atua justamente para oferecer esse apoio aos clientes. Após registrar um crescimento de 24% no faturamento em 2021, a empresa projeta aumento de 30% em suas receitas para 2022, com expectativa de R$ 30 milhões.

A grande expectativa para o resultado positivo é o lançamento de seu próprio CRM (Customer Relationship Management) no primeiro semestre de 2022. A nova solução vai dar às pequenas e médias empresas a possibilidade de administrarem melhor suas bases de dados e, assim, obter melhor desempenho em suas campanhas.

“Hoje é crucial que todas as empresas trabalhem com CRM para potencializarem o uso de dados na estratégia de marketing. Esse é o futuro da internet, uma vez que todas as companhias passam a manter um banco de dados de seus clientes novos e assíduos”, afirma Livia Menna Barreto, diretora de marketing da Dinamize.

Ao longo de 2021, a empresa se preparou internamente para esse novo momento. Houve uma reestruturação na equipe de tecnologia, com a contratação de diversos profissionais entre desenvolvedores, engenheiros, gerentes e diretores — agora, são mais de 60 colaboradores.

A Dinamize também migrou seus servidores para a plataforma AWS, o que garantiu mais estabilidade e segurança ao grande volume de dados trafegados em suas soluções de e-mail e de automação de marketing. Entre os principais clientes estão Pizza Hut, Unimed, XP, Kroton, Ale Combustíveis, entre outras grandes marcas.

“As demandas digitais nunca estiveram tão em alta quanto agora. Isso faz com que as nossas plataformas se tornem cruciais para a criação de estratégias, tanto de empresas que já estavam no mercado de vendas online, quanto daquelas que entraram nesse meio pela necessidade da pandemia”, explica a diretora de integrações da Dinamize Carolina Branchi.

Dinamize tem motor próprio de envios e investe em conhecimento

Para atender a clientes de diferentes portes e segmentos, a Dinamize aposta no conhecimento. A empresa, por exemplo, possui uma equipe de desenvolvimento própria e criou um motor de envios para potencializar a entrega do e-mail marketing de seus clientes.

Além disso, o processo de implementação conta com uma equipe de customer success para auxiliar as empresas a ter a melhor experiência possível, desde as configurações até o acompanhamento das estratégias. Assim, conta com um atendimento rápido e humanizado e um processo de vendas com um gerente de contas específico.

Por fim, disponibiliza aos usuários de suas ferramentas treinamentos próprios com o Dinamize Academy e oferece conteúdos para auxiliar no planejamento de marketing e automação digital. Entre os materiais estão tutoriais, vídeos, e-books, posts educacionais, entre outros.

Um tópico que a empresa pretende retomar presencialmente em 2022. “É um objetivo nosso para esse ano retomar nossos eventos presenciais, como webinars e treinamentos, para auxiliar ainda mais os nossos clientes em seus segmentos”, explica Jonatas Abbott, sócio e diretor executivo da Dinamize.

Dinamize acompanha evolução digital

Fundada em 2000, a trajetória da Dinamize acompanha a própria evolução do mercado digital. Por cinco anos, oscilou entre projetos e desenvolvimento de software. Mas foi a entrada de Jonatas Abbott e Allan Luz como sócios ao lado de Julio Vicente em 2005 que mudou o rumo da história da empresa.

A partir daí, o foco passou a ser em e-mail marketing, uma mídia que era incipiente e em pleno desenvolvimento no Brasil na época. Em 2008, fez a aquisição da Agência Internet e da Contato Imediato. Em 2012, entrou de vez no mercado de social media com a aquisição do Livebuzz.

Hoje, atende mais de 22 mil marcas de todo o mundo por meio de uma rede de filiais no país (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba) e no exterior (EUA, Canadá e Portugal), além de contar com mais de mil parceiros. No futuro, a meta é internacionalizar ainda mais a empresa.

“Após o período da pandemia, vamos aproveitar o lançamento do CRM e dos eventos presenciais para retomar a internacionalização da empresa nos próximos anos, levando nossas soluções a diferentes mercados”, conclui Jonatas Abbott.

TRAMONTINA

O mercado de brindes e presentes personalizáveis tem um potencial significativo, bastante sólido e conta com oportunidades que se ampliam especialmente em datas comemorativas e em ativações. A Tramontina, atenta a esses movimentos, redesenhou sua divisão de produtos para se adequar ao competitivo segmento. A W3haus, agência do Grupo Stefanini, é a responsável pela estratégia e nova identidade de Tramontina Personaliza, incluindo atualização do naming, logotipo, identidade visual e peças de lançamento para a mudança de marca.

A nova nomenclatura busca agregar credibilidade e ser clara no seu objetivo de negócio, trabalhando com os pilares denominados de ‘Presentes Corporativos’, que oferecem soluções para presentear de forma personalizada colaboradores e parceiros. E a de ‘Brindes Promocionais’, que entregam produtos com custo-benefício que se encaixam no perfil do consumidor final.

Além da atualização do naming e identidade visual, a Tramontina Personaliza está com uma campanha de mídia durante todo o ano nas redes sociais, rede de pesquisa Google, portais de brindes e revistas, mostrando todas as possibilidades de presentes e personalizações para os clientes.

A fabricante oferece uma gama de produtos com a qualidade Tramontina que podem ser personalizados com a marca do cliente e servem como brinde ou como presentes. A empresa buscava uma solução que a tornasse reconhecida no mercado de personalizáveis, com um entendimento claro e alinhado ao seu objetivo de negócio. O serviço B2B disponibiliza mais de 10 mil itens diferentes, que são indicados para conquistar e fidelizar stakeholders por meio da elaboração de formatos, cores, serigrafia e composições exclusivas para cada empresa.

“Tramontina é uma marca brasileira centenária que carrega em seu nome tradição e qualidade. Nossos produtos proporcionam e estimulam experiências na rotina das pessoas, que incorporam esse gosto genuíno de usar nossas peças. Nosso intuito é entregar valor e prazer ao nosso consumidor”, reforça Rosane M. Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina. Com esse reposicionamento, a Tramontina não espera apenas crescimento financeiro, mas quer ampliar o reconhecimento e consideração como uma marca de personalizáveis para diversos públicos e ocasiões.

“Nossa função não era só criar outro nome para o serviço, mas mostrar que a Tramontina também é uma marca de brindes exclusivos e consegue alcançar milhares de produtos que vão desde um saca-rolhas até um produto super premium. É por meio da nova identidade que queremos também contribuir para o negócio da Tramontina, que é cliente da Haus há mais de 20 anos”, completa Clarissa Barreto, diretora de Criação e Conteúdo da W3haus.

BRIVIA

Estabelecido em nove metrópoles de quatro regiões do Brasil e prestes a inaugurar uma unidade em Lisboa, o escritório gaúcho CMT – Carvalho, Machado e Timm Advogados prepara-se para celebrar seus 20 anos com nova identidade visual. O conceito, criado pela Brivia, reflete o que diferenciou o CMT no mercado nacional e no ambiente de negócios nestas duas décadas, ao se tornar um dos escritórios mais admirados do País nos rankings do segmento: a conexão do Direito com negócios, soluções, pessoas e futuro. A palavra “conexão” foi a escolhida por “reforçar a modernidade da marca, aliada ao jeito único de aplicar o Direito, próprio da  equipe do CMT”, resume a agência.

A ideia da campanha é de que o conceito “conexão” ganhe diferentes significados, de acordo com o público com o qual o CMT está se comunicando. “Conectar o Direito aos negócios, ao conversar com as empresas. Já para falar com a sociedade, a conexão é com o futuro. Um movimento modular, que acompanha o ritmo do escritório e valoriza seus diferenciais”, explica o planejamento.

Para engajamento do público, a estratégia de comunicação prevê o reforço da presença da nova identidade visual do CMT em diferentes  canais, como as redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn, entre outros), além de publicações em  revistas e portais segmentados, com foco em geração de credibilidade e reconhecimento junto aos públicos.

“Somos profissionais inovadores, que encontram soluções jurídicas para problemas complexos”.  Essa frase define a identidade com que os advogados do CMT se apresentam no mercado.

OPERAÇÃO

A Brivia anunciou, nesta quinta-feira (7), a aquisição de 100% do capital da Heads, uma das maiores agências de comunicação do Brasil. Com a operação, o grupo deve chegar ao final de 2022 com mais de 450 colaboradores e superar os R$ 200 milhões em receita. O valor da transação não foi informado, mas envolveu tanto ações da companhia como recursos financeiros.

Ambas as empresas possuem capital totalmente nacional — o que reforça a busca pela posição de maior grupo independente do setor na América Latina. A Heads se soma às demais agências do conglomerado, como Brivia, Dez e A2C. Ela seguirá operando com autonomia, a partir de agora recebendo aporte de metodologias e tecnologias para ampliar seu conjunto de competências e sua proposta de valor. O processo foi conduzido pelos escritórios CMT, pelo lado da Brivia, e BMA Advogados, pela Heads.

Além da expansão orgânica, a Brivia vem seguindo uma estratégia agressiva de crescimento inorgânico. É a terceira operação de M&A em quatro anos. Em 2018, ocorreu uma fusão com a Dez Comunicação, uma das agências de comunicação mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Em 2020, foi adquirida a A2C, maior agência full de Santa Catarina e uma das top 10 independentes do Brasil. Mais negócios do tipo estão em análise pelo grupo, segundo o CEO Marcio Coelho. 

Reforço da criatividade

Recentemente, a Brivia se reposicionou como uma creative smartech. O conceito combina três de suas principais características: como as martechs, une soluções de marketing e tecnologia; com o S da palavra smart, expressa a inteligência presente em cada ação desenvolvida; e com o creative, reforça a base de criatividade e inovação que estão a serviço de sua razão de existir.

Segundo Marcio Coelho, a compra da Heads busca fortalecer a capacidade creative. “É um movimento que enaltece o caráter criativo do nosso trabalho — mas que não está limitado a ele, porque se une à tecnologia e às possibilidades da transformação digital.” Para o executivo, uma das principais competências que a Heads traz à Brivia é a operação de grandes volumes de mídia. 

Expertise e cultura de inovação

Com mais de três décadas de atuação, a Heads é um dos principais players de propaganda do país. Atende algumas das maiores marcas do Brasil, como Energisa, Banco Original, Positivo, Óticas Diniz, 51, Unidas e 3M.

Na avaliação do CEO da Heads, Cláudio Loureiro, a empresa compreendeu que o mercado de propaganda mudou — e viu na Brivia um parceiro que traz competências importantes ao negócio. “Nos últimos 15 anos, fomos muito assediados pelos maiores grupos mundiais para negociações semelhantes a essa. Mas o movimento com a Brivia é uma oportunidade de trazer a expertise e a cultura de inovação da Brivia ao ambiente de uma agência tradicional e criativa”, ressalta. Loureiro seguirá CEO da Heads, sendo também acionista do grupo.

TECNOVA ENERGIA

O grupo gaúcho Tecnova Energia foi premiado recentemente no seleto Ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Destaque Energia 2021 – Cadeia de Valor, conquistando o 1º lugar no ranking, entre 50 participantes. A premiação reconhece as melhores empresas que prestam serviços especializados para a Indústria de Energia no país. A empresa desenvolvedora de projetos e soluções para o setor elétrico atua em todo o território nacional, com sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, já havia recebido o prêmio três vezes consecutivas na classificação nacional, GPTW 19/20, 20/21 e 21/22, na classificação setorial conquistou o título pela primeira vez. 

Além de obras em todo Brasil, em Porto Alegre há subestações de energia nos maiores centros hospitalares, educacionais e comerciais com a assinatura da empresa, como no shopping Iguatemi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospitais Conceição e de Clínicas. A empresa também é responsável por energizar estruturas na Região Metropolitana, Vale dos Vinhedos e Taquari.

“Temos o sonho grande de entregar energia de qualidade para que nossos clientes promovam a sua expansão e o desenvolvimento do Brasil. Fazemos negócios sempre pensando na melhoria da organização em sociedade. Por isso, implementamos iniciativas, oportunidades e buscamos a inserção dos mercados locais para amplificar o desenvolvimento da população das regiões em que atuamos”, comenta Nathalia Behrends sócia-diretora da Tecnova Energia.

Conforme acredita Alice Diretora de Operações do grupo, a conquista do certificado de excelência em Gestão de Pessoas vem do plano de ações interno que busca equilibrar o sucesso profissional com o bem-estar, trazendo realização pessoal aos colaboradores. “Aqui na Tecnova pensamos em Pessoas, Processos e Tecnologia, sempre nessa ordem. Somos feitos essencialmente de pessoas, nosso foco é assegurar a plena satisfação da equipe e, como consequência, temos certeza de que teremos entregas de alta qualidade e alcançaremos a satisfação dos clientes. Estamos muito felizes com este reconhecimento, que confirma que estamos no caminho certo”, comentou Alice Thormann,

Na cultura da companhia, a gestão usa como guia o modelo SCARF (Status, Certainty, Autonomy, Relatedness, Fairness), do neurocientista David Rock. A referência usa como base as necessidades que o cérebro possui para a pessoa se sentir feliz e produtiva, como segurança, certeza, autonomia, relacionamento e justiça. “Nossas lideranças trabalham para manter as equipes em um ambiente que fornece esses cinco sentimentos. Também acreditamos em uma Gestão de Pessoas descentralizada, por isso, continuaremos investindo cada vez mais na capacitação de todas as frentes”, enfatizou Alice.

A Tecnova Energia também tem um Setor de Bem-Estar, responsável por ações de saúde aos colaboradores, como ginástica laboral, nutricionista à disposição, sessões de Quick Massage, aulas de yoga. Para as comunidades, realizam sistematicamente ações sociais em conjunto com as equipes, como o projeto Marmitas do Bem, que ocorre mensalmente, Campanhas do Agasalho, Campanhas de Natal e Páscoa. Localmente, nos municípios onde há obras, além da geração de empregos locais, atuam em conjunto com as prefeituras para identificar necessidades e auxiliar em melhorias para a comunidade, como a revitalização de espaços públicos, deixando um legado positivo para a população local.

O grupo Tecnova Energia foi fundado há 38 anos em Porto Alegre e, atualmente, a equipe é composta por mais de 90 pessoas. As empresas do grupo são: Tecnova Engenharia, Tecnova Renováveis, Tecnova Representações, Projetec e Projetec Solar.

LOFT

A Loft, startup que utiliza tecnologia para facilitar a compra e venda de apartamentos, fará sua pré-estreia na capital gaúcha em parceria com a Auxiliadora Predial, na próxima semana. A partir de segunda-feira, 11 de abril, quem acessar o site da Loft passará a encontrar imóveis localizados nos 12 bairros mais procurados de Porto Alegre: Santa Cecília, Petrópolis, Moinhos De Vento, Rio Branco, Bela Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Higienópolis, Boa Vista, Três Figueiras, Chácara Das Pedras e Jardim Europa. Este início de operação é marcado pelo estabelecimento de uma parceria com um dos mais tradicionais nomes do mercado imobiliário porto-alegrense, a Auxiliadora Predial. A imobiliária irá listar seus anúncios de apartamentos no site da Loft. 

A startup vai investir recursos na divulgação, e os interessados nos apartamentos anunciados serão encaminhados de volta para a Auxiliadora, que fará o atendimento. “Esta parceria vai facilitar a experiência dos clientes e usuários por meio da inovação e acessibilidade no meio digital”, afirma o diretor de Vendas e Franquias da Auxiliadora Predial, Matheus Kurtz. “Optamos por dar este salto para que os proprietários tenham ainda mais visibilidade nos seus imóveis à venda, além de oferecer mais um espaço de compras”, completa.

Outra vantagem da parceria é o acesso que a Auxiliadora passará a ter aos produtos e serviços financeiros das empresas do Grupo Loft. A lista inclui a oferta de crédito para os clientes da imobiliária, sob condições especiais, via Credihome, empresa líder no segmento adquirida pela Loft em 2021. O serviço consiste em criar uma ponte – e um atalho, pois torna a operação mais rápida e com menos burocracia – entre o tomador do financiamento e as instituições bancárias. Um dos diferenciais da CrediHome é ser “multibancos”. Ou seja, opera com as principais instituições de crédito. 

Além da CrediHome, a lista de serviços adicionais conta também com aluguel sem fiador, via CredPago; plataforma de gestão imobiliária, por intermédio da Vista, e dados sobre condomínios, via 123i. “Vamos oferecer uma jornada imobiliária em Porto Alegre que reúne a melhor experiência digital do mercado, com o conhecimento local e atendimento humanizado da Auxiliadora”, afirma a Vice-Presidente de Operações da Loft, Maria Oldham. 

Anúncios únicos – Para as pessoas interessadas em comprar e/ou vender um apartamento, o marketplace da Loft tem como principais diferenciais a oferta de uma experiência digital, com informações e preços verificados. O site também é o único que bloqueia anúncios duplicados. Cada apartamento exibido no marketplace da startup possui uma identificação única, uma espécie de número de CPF. Se houver uma tentativa de cadastro de um mesmo imóvel uma segunda vez, o sistema identifica e bloqueia a tentativa de cadastro, o que facilita o processo de busca para os que procuram um novo lar. “Isso melhora demais a experiência do usuário, que não perde tempo considerando apartamentos que ao final se revelam repetidos”, explica Oldham. 

Foxter – A Foxter Cia Imobiliária, empresa adquirida pela Loft em setembro de 2021, também passa a partir de agora a anunciar os apartamentos dos seus clientes no site da Loft. A empresa vai operar exatamente nas mesmas regras de parceria que orientam o modelo chamado pela Loft de Win Together – o mesmo que norteia o acordo com a Auxiliadora. “A nossa experiência com a Foxter até aqui foi muito importante para que pudéssemos conhecer melhor como é o dia-a-dia de uma imobiliária de Porto Alegre e desenhássemos esse modelo de parceria, o Win Together”, diz Oldham. “Assim como a Auxiliadora Predial, que está em contato com a gente há muitos meses, nos ajudou a chegar a este modelo que vai criar o maior e melhor portfólio de apartamentos da cidade”, completa.

MULHERES

O consumo online pelo público feminino cresce anualmente e os principais segmentos que se beneficiam dessa movimentação são os de moda e beleza. E mesmo que a economia tenha sofrido com os últimos dois anos de pandemia, a maior parte das mulheres não deixou de consumir produtos de beleza e moda, principalmente os de estilo confortável para os longos períodos em casa e aqueles que proporcionam o bem estar. Alinhado a isso, houve um crescimento das vendas online e o surgimento do live commerce, modalidade que teve como premissa principal levar a loja física para o digital. De acordo com o Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, 66% do público nas participações das ações de live commerce em 2021 foi feminino. O que também ressalta a grande oportunidade de mercado para as marcas que atendem o público masculino – pois há um novo “ambiente” para se conectar com o consumidor, e que ainda não foi explorado. Afinal, a digitalização ocorreu para todos, independente do gênero.

Esse dado está presente em um levantamento inédito realizado pela consultoria tendo como base informações relevantes da operação 2021 da StreamShop, plataforma pioneira em live commerce no país. “Os resultados da pesquisa indicam uma presença majoritariamente feminina nas ações de live commerce e isso porque a maioria das empresas, que investiram no live commerce, foram de produtos voltados especialmente para esse público, como as do setores de beleza e moda, há um grande espaço a ser ocupado pelo mercado voltado ao público masculino”, comenta Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT. Os números conquistados pela plataforma são frutos de parcerias da StreamShop com grandes players do varejo nacional, como Natura, L’oréal, Vivo, Buscapé, Banco Inter, Riachuelo, ZeeDog, Reserva, Madesa, BASF, entre outros.

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