NOTAS DA SEMANA – 08.07.2022

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ENTREVISTA COM GIOVANA ALCÂNTARA

1. Quem é Giovana Alcântara?

Mulher, mãe do Felipe, mineira, executiva, profissional com sólidos conhecimentos em pesquisa de mídia, marketing e apaixonada por pessoas.

Comecei a minha carreira em agência de propaganda, tive a oportunidade de trabalhar também em grupos de comunicação e lecionar em universidades. A minha conexão com dados levou o desenvolvimento da minha carreira em Mídia e Marketing.

Me encanta transformar dados em insights, construir análises com o time, estruturar equipes com perfis complementares e desenvolvernovos projetos.

2. Pesquisa, produto, marketing, consumo são fundamentais ou desempenham funções específicas?

São fundamentais e cada um deles desempenha funções importantes na jornada do consumidor.

O mercado é cada vez mais dinâmico, a atenção das pessoas está cada vez mais dispersa, pois elas estão consumindo mais meios de forma simultânea, dividindo a sua atenção a todo o momento. Mas existe algo que não mudou, entender o comportamento das pessoas, os seus sentimentos e necessidades, e a partir disso, desenvolver produtos e ações de comunicação e marketing que façam a conexão com este possível consumidor.

3. Os dados são um jogo ou uma referência obrigatória?

Uma referência obrigatória e fazem parte do jogo!

Para realizar campanhas de sucesso, criar conteúdo que gere conversa, enfim, para transmitir as mensagens, é preciso ter em mãos informações consistentes e qualificadas.

Em um mercado tão competitivo como o nosso, a inteligência de mídia, como chamamos na Kantar IBOPE Media, pode ser considerada o combustível do planejamento estratégico e da criação de planos de mídia eficazes. É ter como ponto de partida não só as informações de quem é o público-alvo, onde está e o que quer, mas também como ele interage com o conteúdo, como enxerga a concorrência, que oportunidades existem, entre outros insights. O Brasil é um país de dimensões continentais, entender as características de cada região e adequar a comunicação também é fundamental.

4. A Giovana sem métricas vive a vida em todos os sentidos?

Tenho um perfil assertivo, métricas e KPIs são importantes para mim em todos os sentidos. Penso que foi exatamente este foco que me trouxe até aqui, evoluiu na minha carreira traçando metas e alcançando objetivos. Tive a sorte de encontrar pessoas incríveis no meu caminho, que me fizeram refletir e aprender com elas. Além disso, tenho afelicidade de trabalhar com um time diverso, espalhado por todas as regiões do Brasil e trocar experiência com diferentes perfis de executivos dos clientes do país.

GAV RS

O futuro está em construção, mas boa parte dele já está aqui e foi construído ao longo das últimas décadas. É com base nesse conceito que a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Grupo de Atendimento a Veículos do Rio Grande do Sul (GAVRS) se unem à Kantar IBOPE Media para promover o evento “As fundações do novo. Tendências decodificadas para um futuro em construção”.

A diretora de desenvolvimento de negócios regionais da Kantar IBOPE Media Giovana Alcântara, é quem conduzirá o encontro marcado para 12 de julho, às 19h, no auditório ARP (Edifício The Place – Rua Tobias da Silva, 120), exclusivo e gratuito para sócios da ARP e do GAV. A executiva da Kantar, que tem mais de duas décadas de experiência no mercado publicitário, abordará o tema sob a perspectiva da provocação: diante de transformações aceleradas e da imprevisibilidade do amanhã, como podemos usar os dados a nosso favor?

Após a explanação dela, serão chamados quatro convidados para debater o assunto. Augusto Rocha, vice-presidente da PMWeb; Denise Marusiak, Diretora de Mídia na HOC; Fabiana Londero, Presidente do Grupo de Marketing ARP; e Patrícia Angeletti, Head de Mídia na W3, trarão insights sobre o setor.

SERVIÇO:

O QUE: ARP e GAV-RS apresentam Palestra Kantar IBOPE – “As fundações do novo. Tendências decodificadas para um futuro em construção”

QUANDO: 12/07 as 19h

ONDE: Rua Tobias da Silva, 120 – Auditório ARP – Ed. The Place (Sede ARP) – Moinhos de Vento – POA/RS

INSCRIÇÕES: Evento exclusivo e gratuito para Sócios ARP + GAVRS – arp@arpnet.com.br e whatsARP (51) 99872-5567.

LUCIANA KOLBE

A querida e profunda conhecedora do agro é a mais recente executiva do Grupo RBS.

BRIVIA

A Brivia estará inaugurando o novo escritório no Instituto Caldeira na próxima quinta-feira (14/07) às 18 horas com um coquetel para os convidados.

Com origem gaúcha, essa empresa — que é parceira da Critério — se tornou um dos maiores players de transformação digital do país. Atende marcas como Banco do Brasil, Petrobras e Vivo.

UNISUPER

UniSuper expande rede em Porto Alegre e consolida presença no 4º Distrito
Instalada em um prédio histórico da Avenida Brasil, operação gerou 60 empregos diretos
A Rede UniSuper abriu ao público a sua nona loja em Porto Alegre nesta quinta-feira, 07/07. Com investimento de R$ 6,8 milhões, a unidade localizada na Avenida Brasil, 1183, consolida a presença da marca na região do 4º Distrito, que já conta com outras três lojas da Rede (na Avenida São Pedro, 1163; na Avenida A. J. Renner, 1243; e na Rua Bonifácio Nunez, 138). Na operação instalada em um prédio histórico de 1.750 m2, que já abrigou a fábrica da Alumínios Royal, trabalham 60 pessoas em postos diretos, mas a expectativa é de que, para cada nova oportunidade, outras quatro se agreguem à cadeia, como entregadores, fornecedores e prestadores de serviços.

FEEVALE

Até o dia 15 de julho, interessados podem responder o questionário que faz parte da etapa de mapeamento do Relatório de Tendências Comportamentais 2023 (Prevers). A pesquisa é realizada pela Universidade Feevale e pelo programa RS Criativo, iniciativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, e será disponibilizada a partir do segundo semestre deste ano. Realizado pelo Centro de Design e pelo Laboratório de Criatividade da Instituição, por meio do trabalho de professores, estagiários, bolsistas e voluntários, o estudo tem como objetivo mapear as práticas e os hábitos do comportamento dos consumidores gaúchos, a fim de indicar caminhos criativos em cenários mercadológicos.
De acordo com a coordenadora do estudo e professora do curso de Moda da Feevale, Renata Fratton Noronha, a investigação atual está centralizada em um cenário pós-pandemia. “O afrouxamento das medidas sanitárias, em função da vacinação, fez com que experienciássemos nosso cotidiano de outra forma. Muitos hábitos adquiridos durante a pandemia foram incorporados e outros foram esquecidos por completo. O que ainda fará sentido quando pensarmos no desenvolvimento de negócios e produtos?”, questiona.
O coordenador do mestrado em Indústria Criativa e do Laboratório de Criatividade da Instituição, Cristiano Max Pereira Pinheiro, afirma que, por ser uma pesquisa local, o Prevers torna-se uma ferramenta importante que une olhares de segmentos acadêmicos ligados à indústria criativa, profissionais e iniciativas governamentais. Para participar, basta preencher o formulário no site https://feev.as/43c0eb1.

IGUATEMI POA

O Shopping Iguatemi Porto Alegre  foi premiado com o troféu bronze no Prêmio Abrasce 2022 com o case “Natal do Bem Iguatemi”, na categoria “Eventos e promoções de Natal”. Nesta campanha, a principal data do varejo foi o ponto de partida para a criação de uma plataforma de solidariedade, reforçando a importância do pilar social e da capacidade de ações de marketing serem desenvolvidas com foco no impacto positivo para a sociedade.

Foram selecionadas 11 instituições que apoiam diferentes causas e a decoração do empreendimento foi composta por cenas natalinas que representavam cada uma delas. Desta forma, nas visitas ao shopping, os clientes tiveram a oportunidade de conhecê-las melhor e apoiá-las por meio de doações voluntárias diretas, por Pix via QR Code.

O Prêmio Abrasce, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers, é um momento importante de avaliação de mercado com o objetivo de conhecer com mais profundidade os projetos dos principais empreendimentos do setor de shoppings. Neste ano, foram mais de 280 inscritos em oito categorias: Campanhas Institucionais, Eventos e Promoções, Eventos e Promoções de Natal, Expansão e Revitalização, Gestão de Pessoas, Newton Rique de Sustentabilidade, Projetos Visuais e Tecnologia e Inovação.

HELLOO
A helloo, empresa de mídia OOH da brMalls, anuncia a contratação de Heitor Pontes como novo CSO (Chief Sales Officer) da marca. O executivo será responsável pela integração comercial entre os portfólios de mídia para shoppings e condomínios residenciais aumentando a sinergia das marcas do ambiente de origem e destino — casa e shopping.

É uma honra integrar a equipe da helloo nessa nova fase da empresa. Além da fusão entre as marcas que agora dão protagonismo para duas verticais dentro do business de mídia, temos muita oportunidade de expandir o olhar dos anunciantes para esse novo meio dentro do OOH que é shopping, além de fortalecer ainda mais o veículo de edifícios residenciais como parte integrante de um dos principais momentos do consumidor. Essa dinâmica do impacto das marcas na origem e no destino de seus clientes faz o desafio ser ainda maior. ”, afirma Pontes.

O executivo já atuou nas áreas comerciais de grandes veículos de comunicação como MTV, Valor Econômico, InfoGlobo, Rolling Stone, IstoÉ e Revista Trip. Nos últimos anos atuou a frente da área comercial da JCDecaux e liderou equipes responsáveis por desenvolvimento de produto, marketing publicitário, Business Inteligence e marketing institucional.

A contratação ocorre um mês após a fusão das marcas helloo e mídiaMALLS. Agora integrando mais de setenta shoppings em todo o país, a novidade aumenta a relevância da helloo no mercado publicitário. Além dos shoppings, a helloo está presente em mais de três mil edifícios residenciais, em vinte cidades do Brasil. Ambas as verticais compõem uma audiência diária de mais de 5 milhões de pessoas.

“Estamos felizes com a oportunidade de ter o Heitor no time. Um profissional com anos de networking no mercado anunciante e muita experiência em gestão comercial, atributos importantes para o momento de expansão da helloo como empresa e como marca dentro do cenário OOH.” afirma Felipe Forjaz, CEO da helloo e atual presidente da ABOOH.

COMUNIDADE LGBT+

A Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em medição de audiência, dados e análises, apresenta neste mês dados inéditos da pesquisa “Comunidade LGBT+: o que está em foco?”. Em sua segunda edição, o estudo – apresentado em webinar no Mês do Orgulho, tem como objetivo estimular a diversidade, apontando a situação atual e próximos passos rumo à inclusão, além de revelar hábitos de consumo de mídia da comunidade e da população em geral. Por meio de insights exclusivos, retrata as tendências deste grupo em diversas frentes, o que permite orientar as estratégias de mercado das empresas e influenciadores no sentido de fomentar uma sociedade mais inclusiva e representativa.

“O nível de confiança no futuro da comunidade não ser alto é emblemático. Precisamos fugir de campanhas pontuais, pois a inclusão acontecerá de verdade quando as empresas distribuírem este tema em todos os dias do ano e em todas as áreas, não apenas na parte criativa de como uma marca se comunica com a audiência”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Realizado entre os dias 3 de fevereiro e 10 de abril deste ano, com uso de questionário online para 602 pessoas de todo o país, sendo 50% dos entrevistados membros da comunidade LGBT+, o levantamento analisou influenciadores, serviços de streaming, redes sociais, mídia, entre outros segmentos. Além disso, a pesquisa divulgou os comportamentos de consumo, presença no ambiente online e opinião sobre representatividade em propagandas, fazendo um comparativo entre a comunidade e a população em geral.

Para Nate Cavalcanti, editor de Diversidade, Equidade e Inclusão e líder do grupo de Pride da Nielsen Brasil, a comunidade LGBT+ deve ser lembrada e respeitada ao longo de todo o ano. “Para nos sentirmos representados, é necessário mais do que uma propaganda no mês de junho. Precisamos de ação estrutural e representatividade que realmente tenha um impacto social positivo para as pessoas da comunidade. Queremos ter empregos, oportunidades e que nossas identidades sejam respeitadas no local de trabalho.”

Confira abaixo os destaques da nova leva de dados inéditos da pesquisa:

O fenômeno do mercado de influência, que cada vez ganha mais força, é ainda mais presente na comunidade LGBT+. Seus membros passam em média 3 horas por semana acompanhando influenciadores e 82% consideram que a opinião deles gera impacto para marcas e produtos. A atuação dos influencers também foi mencionada como o tipo de publicidade mais inclusiva, com 33% da preferência. Segundo o levantamento, o diferencial dos influenciadores é o compromisso social e a plataforma para começar a conexão com eles é o Instagram.

Os serviços de streaming são considerados o tipo de mídia mais inclusivo e diverso, com um recente aumento no número de conteúdos direcionados para comunidade LGBT+. Filmes assistidos em streaming foram apontados como muito inclusivos para 40%, enquanto 14% pensam o contrário. Este grupo consome, em média, 10 horas por semana destes conteúdos, revelando o alto consumo da comunidade por estes serviços. Apesar dos avanços na inclusão, a base de dados da Nielsen mostra que apenas mil entre 817 mil títulos possuem temas relacionados à comunidade.

Pessoas transgênero e não-binárias são as identidades que a comunidade acredita que são as menos incluídas em publicidade e conteúdo veiculado em diferentes mídias (TV, plataforma de streaming, rádio), sendo que 50% avalia a publicidade como nada inclusiva para as pessoas transgênero e 52% para não-binários. Em contraste, apenas 15% da comunidade pensa o oposto. Além disso, 53% da população em geral não se comove com a forma com que o público LGBT+ é abordado nos anúncios.

A falta de inclusão em publicidade de marcas leva a comunidade a se apegar menos ao produto e mais à mensagem. De acordo com o levantamento, os consumidores acreditam três vezes mais que a população em geral nesta premissa (22% contra 7%). Enquanto 64% da população em geral acha que o produto e a mensagem foram relevantes, apenas 49% do público LGBT+ pensa da mesma forma. Os dados expõem também que 50% dos entrevistados da comunidade estão incertos sobre serem inseridos no futuro em propagandas e conteúdos de marca, apesar de 61% terem respondido que se sentem um pouco mais incluídos.

Acesse a pesquisa na íntegra para conferir estes e outros dados.

ARRAIAL ATMOSFERA LEGANO

Festa Junina, eita coisa boa! Prepare-se, porqueno domingo, 10 de julho, o “Arraial Atmosfera Legano”, aberto ao público, espera por você e sua turma, no Legano Bairro Cidade, em Nova Santa Rita, a apenas 20 Km de Porto Alegre e 15 Km da Região Metropolitana.  Das 11h às 18h diversas atrações e guloseimas prá lá de deliciosas farão parte do espaço ao ar livre Passeio Legano, logo na entrada do Bairro, no entorno da Legano House.

Repetindo o sucesso de eventos anteriores, o local estará todinho reservado para a festa. Foodtrucks estarão servindo pipoca, quentão, amendoim, churros, chocolate quente, docinhos, além de bebidas diversas, produtos naturais e outras iguarias. E como todo Arraial que se preze, as brincadeiras típicas não podem faltar: argolas, pescaria, acerte o alvo e make para as crianças vão estar o dia todo à mercê dos participantes. As baladas serão por conta do Trio de Forró Moreno Moraes, das 14h às 16h, e do DJ Nego Minas, das 16h às 18h. A ocasião ainda contará com estandes de produtos de beleza, acessórios femininos, moda, brechó, artesanato, pet shop, floricultura, projetos de energia solar fotovoltaica e muito mais. Em resumo, um domingo para curtir em família e amigos, relaxar e se divertir à beça. Em caso de chuva, o evento será transferido.

O Legano Bairro Cidade levará mais de seis mil moradores para Nova Santa Rita, sendo um refúgio à agitação da capital gaúcha, a poucos quilômetros dela. Com a fase três do empreendimento próxima de seu lançamento, o Bairro tem previsão de entrega do Legano Reserva, o primeiro condomínio a iniciar suas obras no local, no final de 2023. Oferecer moradia, lazer permanente e convivência entre as pessoas ao redor de casa são alguns dos propósitos desta acolhedora obra, que trará desenvolvimento ordenado e mais emprego ao município e região.

AGRONEGÓCIO

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social, o agronegócio gaúcho exportou US$ 967,68 milhões em maio, representando 6,4% das vendas externas brasileiras de produtos agropecuários.

O Rio Grande do Sul é um dos principais exportadores de fumo, trigo e carne de frango. Juntos, no acumulado de janeiro a maio de 2022, esses produtos somaram US$ 2,03 bilhões, o que representa 36,4% das exportações do estado, que alcançou a somatória de US$ 5,58 bilhões.

O complexo soja também é um dos principais setores que exportam no Rio Grande do Sul, sendo responsável por 24,7% das exportações no acumulado de janeiro a maio de 2022, somando US$ 1,38 bilhão, incluindo farelo, óleo e soja em grãos.

Em maio, as exportações do agronegócio brasileiro apresentaram alta de 14,2% em relação ao mesmo período de 2021, chegando ao valor de US$ 15,11 bilhões. No mesmo mês, o Rio Grande do Sul registrou exportações agropecuárias de US$ 967,68 milhões, respondendo por 6,4% das vendas externas totais do país.

A maioria das Unidades da Federação apresentou variação positiva nos valores exportados, muito influenciados pelos preços médios de exportação dos produtos do agronegócio. O levantamento foi realizado com base nas informações do sistema Agrostat, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O volume de produtos do agronegócio exportados pelo Brasil teve uma queda de 13,4% em maio, na comparação com o mesmo período de 2021. O crescimento do valor exportado pelo Brasil em 2022 ocorreu devido à alta do índice de preços das commodities, que foi de 27,5%.

As exportações do agronegócio brasileiro somaram, de janeiro a maio de 2022, US$ 63,62 bilhões, com uma alta de 29,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor é recorde para o período, ultrapassando a melhor marca anterior, registrada entre janeiro e maio de 2021, com US$ 49,33 bilhões.

O Rio Grande do Sul, nos primeiros cinco meses do ano, foi responsável por 8,8% das exportações do país, alcançando a somatória de US$ 5,58 bilhões. Os estados que mais exportaram foram Mato Grosso, com a cifra de US$ 13,94 bilhões, representando 21,9%, e o estado de São Paulo, com participação de 14,7% e montante de US$ 9,34 bilhões.

Os cinco maiores setores exportadores do agronegócio entre janeiro e maio de 2022 foram: complexo soja (46,7% de participação); carnes (15,5% de participação); produtos florestais (10,7% de participação); café (6,1% de participação); e complexo sucroalcooleiro (5,1% de participação).

INDÚSTRIA CRIATIVA

A pandemia afetou a indústria criativa no Brasil e esse impacto pode, agora, ser visualizado na nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa. Elaborado pela Firjan, o estudo analisa o setor entre 2017 e 2020 e mostra que o número de profissionais criativos, apesar da crise, cresceu 11,7% em relação à última edição, lançada em 2019. Hoje o Brasil conta com 935 mil profissionais criativos formalmente empregados, o que equivale a 70% de toda a mão de obra que atua na indústria metal mecânica brasileira.

O levantamento reflete as transformações da nova economia, caracterizada por novos modelos de negócio, hábitos de consumo e relações e tem como fonte principal o Ministério do Trabalho e Previdência. O estudo completo será lançado na próxima terça-feira, 05 de julho, junto com o novo Centro de Referência Audiovisual, a Firjan SENAI SESI Laranjeiras.

A Firjan divide o Mapeamento em quatro áreas criativas – Tecnologia, Consumo, Mídia e Cultura* -, e considera os dados do mercado de trabalho formal. Conforme o estudo, Consumo e Tecnologia representam mais de 85% dos vínculos empregatícios. O crescimento foi robusto, com taxas de expansão de 20,0% 12,8%, respectivamente, um reflexo direto da expansão da tecnologia na pandemia e da necessidade da transformação digital de empresas de todos os segmentos para aumento de eficiência.

Já Cultura e Mídia, os 15% restantes, registraram uma queda considerável de -7,2% e -10,7%. Conforme o vice-presidente da Firjan, Leonardo Edde, a contração das vagas no setor de Mídia é de caráter estrutural, consequente de inovações tecnológicas que alteraram a forma como os agentes produzem, disseminam e consomem o conteúdo. Também colaboram para este cenário, as alterações nas relações de trabalho, que não ocorrem mais em formato de contratações generalizadas e foram impactadas pelas mudanças físicas geradas pela pandemia.

Em relação à Cultura, Edde que também é presidente do Conselho de Indústria Criativa da federação, pontua que o setor já vinha enfrentando dificuldades em razão de desafios institucionais ligados a novas legislações, como a alteração na Lei Rounaet, que estabeleceu a redução de 50% no limite para captação de recursos e a diminuição de cachês. Mas não só isso.

“As produções criativas nos ajudaram a encarar os dias difíceis de pandemia e a manter a saúde mental no isolamento. O problema é que nós apenas consumimos, mas não geramos mais dessa riqueza em razão do isolamento e de outras barreiras físicas geradas pela pandemia. Ou seja: aumentou o consumo e caiu a produção cultural”, analisa Edde.

Puxado pelas áreas de Tecnologia e Consumo, o PIB criativo entre 2017 e 2020 cresceu e passou de 2,61% para 2,91%, totalizando R$ 217,4 bilhões. O valor, conforme o estudo, é comparável à produção total do setor de construção civil e superior à produção total do setor de extrativo mineral.

“Este estudo serve para conhecermos mais o setor da Indústria Criativa, estimular políticas públicas específicas e orientadas para cada setor, além de ajudar a definir estratégias de negócio para as áreas”, explica o vice-presidente da Firjan.

Nesta edição, o Mapeamento da Indústria Criativa ainda traz uma novidade. São as quatro análises especiais temáticas ​Soft Power e desenvolvimento com base na cultura e identidade dos territórios; Desafios à valoração de intangível nas Indústrias Criativas; Aspectos da Proteção à Propriedade Intelectual e Problematizando a definição de Economia Criativa, ou seja, um aprofundamento conceitual sobre os temas para entender a Indústria Criativa no Brasil e entender seus impactos sobre cidades e estados.

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