ENTREVISTA COM BETO CARVALHO
1. Quem é Beto Carvalho?
Nasci Carlos Alberto Carvalho Filho, uma honra muito grande receber o nome do meu pai, um homem invulgar, como pessoa e profissional. Pai de família exemplar, jornalista notável e uma referência no contexto acadêmico da comunicação social gaúcha e brasileira. Mas desde cedo fui apelidado de Beto que, ano após ano, passou a ser meu nome afetivo e efetivo.
Muito jovem, acometido de uma gagueira bem saliente decorrente, provavelmente, do trauma de um sequestro relâmpago aos 5 anos de idade, tive uma infância marcada por forte retração expositiva, convívio com o bullying e irresignação ao que a vida me aprontara. Tal situação pessoal, já na fase final da adolescência, fez-me optar pela faculdade de engenharia civil, onde meu imaginário mostrava que não precisaria utilizar a fala como elemento fundamental ao exercício da profissão.
Graduei-me engenheiro com 22 anos de idade. Marco importante, pois a partir desse momento, decidi enfrentar o problema e ser feliz. Menos de quatro meses após formado, abandonei a condição de engenheiro e resolvi fazer o que realmente a vocação implorava à minha voz interior.
Convicto de que não havia nascido para viver na singularidade dos números e, sim, na pluralidade das pessoas, troquei a engenharia pela profissão de vendedor. E , então, uma nova vida desabrochou, feliz por fazer o que gostava, orgulhoso por perceber o quanto me superava. Ancorado em valores familiares de ética, autenticidade e respeito a todos, adicionei ao contexto a minha força interior, a vontade compulsiva de superação, e fui trilhando minha carreira de executivo em empresas nacionais e internacionais e produtor de conteúdo sobre marketing, vendas e desenvolvimento pessoal. Nesse contexto, escrevi três livros sobre os temas referidos – Azeitona da Empada (2007), a Cereja do Bolo (2009) e Você é o Cara (2011). Desde 2005 atuo também como palestrante, incluindo nesse universo a atividade docente. Por fim, registro também a minha passagem por dez anos como Executivo de Marketing do Grêmio, onde por três vezes tive a satisfação de ser escolhido o principal executivo de marketing de clubes no futebol brasileiro. Hoje, já desde o início do ano, resolvi iniciar um novo ciclo que há algum tempo planejava, atuando como conselheiro e consultor empresarial, mentor profissional e gerador de conteúdo digital para lifelong learning com cursos – que chamo os de mentoring class – e palestras presenciais nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento profissional.
2. O quanto fostes influenciado pelo teu pai, grande mestre em
jornalismo, Carlos Alberto Carvalho?
Pessoalmente, muito. Meu pai, sem exagero, é e sempre será uma referência para mim e vários alunos por ele formados. Um craque na comunicação. Dele, peguei o gosto pela oratória que, em muito, serviu-me de subsídio técnico à minha forma atual de comunicar.
3. A paixão e a razão são dois comportamentos antagônicos no marketing ou andam juntos?
Juntas, cada vez mais juntas. Um dos elementos fundamentais nas atividades mercadológicas é a Persuasão. No meu livro A Cereja do Bolo, abordo este tema. A Comunicação Persuasiva – um dos lastros estruturais em negociações, sejam comerciais ou não – dá-se pela harmonia relacional entre o Convencimento e o Envolvimento. E nesse universo, o Convencimento é decorrente da apresentação de fatos e dados, ou seja, o lado racional da negociação; já o envolvimento é fruto da construção emocional da negociação, onde a confiança e a aderência relacional entre as partes são vetores consequenciais para um SIM pleno e verdadeiro. Ou seja, razão e paixão sempre andam juntas. Afinal, ninguém é todo emoção. Ninguém tudo é razão. Somos um tudo de todo, somos um todo de tudo.
4. Beto, entre amigos, com a família e com o tempo discricionário?
Sou muito família. Adoro esta convivência e toda a beleza e energia relacional que ela nos proporciona. Cultivar família é fomentar eternamente o amor. Adoro os amigos, irmãos de alma que a vida generosamente nos presenteia para sempre. Afinal, viver é amar, e a amizade é o amor que nunca morre.
ZANZAR MÍDIA
O investimento e a forma de realizar propagandas e anúncios evolui de maneira acelerada, e uma das justificativas é a quantidade de dinheiro que esse mercado movimenta. Segundo levantamento realizado pela Statista, em 2022, o investimento em DOOH (Digital Out of Home, em tradução livre “fora de casa”), ou seja, propagandas digitais “externas”, deve atingir na Europa este ano cerca de US$ 3,09 bilhões, enquanto nos Estados Unidos, a projeção é de US$ 3,62 bilhões.
Mesmo que ainda seja difícil ter uma projeção para o Brasil, a verdade é que esse aquecimento é mundial, com cada vez mais empresas buscam maneiras inteligentes e eficazes de oferecer seus produtos e ganhar mais clientes. Para entender essa evolução, é preciso conhecer o conceito de OOH e o seu crescimento nos últimos anos. A sigla significa “Fora de Casa” (Out of Home) e se refere a todo tipo de mídia externa veiculada em ambiente urbano, como outdoors, paines digitais, LEDs, empenas, monitores e totens. No Brasil a mídia OOH está entre os que mais cresceram junto com a internet. A segunda, que no ano passado faturou R$ 3,6 bilhões, passou para R$ 4,4 bilhões no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhões, segundo dados do Cenp-Meios.
Com o DOOH, esse tipo de anúncio acrescentou o fator “Digital”, ou seja, a ideia é gerar mais dinâmica entre o anúncio e o potencial cliente. “Antigamente, víamos grandes outdoors espalhados e aquilo chamava nossa atenção. Mas o mundo evoluiu e hoje focamos muito mais no digital, com as empresas investindo rios de dinheiro para encontrarem a melhor maneira de captar seus clientes”, explica Herbert Viana, CEO e cofundador da Adtech Zanzar, startup que explora o mercado de DOOH e tem acompanhado de perto essa evolução.
Na verdade, a Zanzar surgiu para trazer mais uma “letra” para essa sigla: o “i” traz em seu conceito a ideia de “interatividade”, formando o iDOOH. Explica Viana que, depois de passar vários anos como executivo de uma grande empresa do setor de mobilidade, resolveu apostar em uma nova forma de unir anúncios com interatividade fundando a Adtech.
Aproveitando outro boom, o dos carros por aplicativo, a Zanzar traz telas interativas com conteúdo de qualidade segmentado pelos canais Serviços, Entretenimento, Aventura, Gastronomia e Infantil. Com maior tempo de exposição das DOOH, o impacto é muito maior e há baixa dispersão.
Para os anunciantes, existem várias possibilidades através dos formatos Vídeo, iBanner, Banner, e Branded Content. Isso tudo através de uma mídia digital de alta qualidade com possibilidade de interatividade (código promocional, QR Code, HTML customizado), geolocalização e programação por dia e horário e conteúdo em alta resolução (HD), com áudio e possibilidade de alteração on-line em tempo real.
“O passageiro entra no carro e, normalmente, já acessa o celular. Ao ver uma tela interativa, a chance dele querer interagir é muito grande, pois o nosso conteúdo é desenvolvido para atrair essa atenção e levá-lo a reparar no nosso anunciante”, explica o CEO da Zanzar. Isso acontece por gamificação, por vídeos virais ou mesmo informações importantes. Por exemplo, se a pessoa está perto de um aeroporto, é possível acessar o canal de serviços na opção voos, conectado on-line com o sistema da Infraero e ver o status de partidas e chegadas daquele aeroporto”.
Iniciando sua trajetória em 2018, na cidade de Belo Horizonte/MG, a startup saiu de 50 carros com as telas para mais de 6 mil telas em 2022, tendo São Paulo como grande vitrine e mercado.
Para se ter ideia, são mais de 5.500 carros na capital paulista, que geram mais de 2.700.000 corridas ao mês, atingindo diretamente cerca de 6 milhões de audiência, impactando mais de 70 milhões de pessoas ao ano. Em Belo Horizonte, são cerca de 600 carros, 300 mil corridas, e 5 milhões de pessoas impactadas.
A empresa tem uma série de cases com clientes grandes que veem essa oportunidade de ouro em anunciar os seus negócios. “A forma como esse mercado pode ser escalado é gigantesca, e nós, da Zanzar, estamos sempre buscando posições estratégicas para ser uma das líderes desse ramo”, celebra Herbert Viana.
Saiba mais em: https://zanzar.com.br/
MOOVE
Já está no ar a campanha promocional criada pela Moove para aumentar a base de clientes jovens universitários do Banrisul. A estratégia de comunicação desenvolvida para o produto Conta Universitária aproveita o período de retorno às aulas para divulgar a promoção cashback e incentivar a abertura de Contas Universitárias.
A ação ressalta vários benefícios do produto, como a praticidade do processo de abertura da Conta Universitária, que pode ser feito por meio do aplicativo Banrisul, de forma totalmente digital. O novo correntista ainda tem custo zero na tarifa mensal, cartão virtual para uso imediato, desconto de 50% no ingresso do GNC Cinemas e cashback de até R$ 60,00 na conta.
Para adequar a linguagem ao público universitário, a campanha foi criada com tom gamer, utilizando animação e personagens únicos (veja aqui https://www.instagram.com/p/CpK0_mvt4bO/). A estratégia tem foco no Rio Grande do Sul e abrange mídias on-line e off-line, como rádio e filme de 30”, que será veiculado no GNC Cinemas, em Porto Alegre.
Além do filme, a campanha conta com landing page, na qual o universitário pode saber ainda mais sobre a Conta Universitária Banrisul, no endereço banrisul.com.br/contauniversitaria.
Ficha técnica:
Campanha: Conta Universitária Banrisul
COO: Luana Rodrigues
Gerente de Operações: Karina Hermes
Diretora de Núcleo: Rosângela Lopes
Relacionamento e Negócios: Fernanda Pertile
Head de Criação: Eugênio Lumertz
Inteligência Criativa: Cláudia Mainardi, Mariana Gonzalez, Francine Massoco, Fábio Medvedovsky e Sílvia Ferreira
Motion Design: Valéria Dalla Corte
Arte-Finalista: Christian Vieira
Produção: Robson Albuquerque, Adriane Ávila e Carla Bildhauer
Mídia: Paula dos Santos, Jhenefer Reis e Bruna Coutinho
Cliente: Banrisul S.A.
Aprovação Cliente: Nathália Saldanha, Cristina Martini e Vannice Ramos
Produtora de Áudio: Batuque Música
Produtora de Filme: Dr.Smith Estúdio de Animação
PANVEL
Para estar cada vez mais próxima das pessoas, reforçando a importância dos cuidados com a saúde, a beleza e o bem-estar, a Panvel Farmácias junta-se à La Roche Posay em uma iniciativa exclusiva aos consumidores gaúchos. Nesta quarta-feira (8/3), a parceria apresenta em primeira mão no RS os dois novos protetores solares da tradicional marca de dermocosméticos: o Anthelios Ultra Cover e o Anthelios Airlicium+ Fluido. As novidades chegam para entregar muitos benefícios e proteção para a pele.
Aberto ao público, o evento ocorrerá em frente à loja Panvel do Shopping Iguatemi entre 10h e 22h. Será possível conferir muita informação sobre a novidade, experimentação de produtos, distribuição de amostras e sessões de make com profissionais da Escola Madre de maquiagem.
O Anthelios Ultra Cover FPS 60 é o primeiro protetor solar com performance de maquiagem que oferece muita proteção e 12 horas de cobertura de base. Sua fórmula foi desenvolvida no Brasil e conta com uma tecnologia revolucionária de pigmentos que mimetizam o reflexo de luz natural. A tecnologia inovadora por trás dos pigmentos faz com que a cobertura tenha maior durabilidade e um sensorial super agradável. E tem mais: os ativos ácido hialurônico, niacinamida e LHA atuam em conjunto para um potente efeito anti-idade, reduzindo rugas e linhas finas, aumentando a firmeza da pele e ajudando na renovação celular, entre outros benefícios.
Já o Anthelios Airlicium+ Fluido FPS 50 tem efeito antioleosidade e protege dos raios solares enquanto cuida da pele. Indicado também para quem sofre com a acne, possui textura fluida ultraleve com ativos dermatológicos e tecnologia inovadora clinicamente comprovada. Sua tecnologia Airlicium possui micropartículas matificantes que controlam a oleosidade e a umidade que surgem ao longo do dia e para além do controle, reduz 39% a oleosidade em uma semana.
SIMERS
Os cases de Marketing e Comunicação do maior sindicato médico da América Latina estão sendo apresentados no II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira, que acontece de 9 a 11 de março, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza (CE). Quem representa o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) é o diretor-geral, Fernando Uberti, e o responsável pela área de Marketing e Comunicação, Leandro Melo. Nesta segunda edição do evento, o foco será a troca de experiências da área com as entidades representativas da categoria de todo o Brasil.
Também serão escolhidos os delegados e definidas as pautas que serão debatidas durante o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem 2023), marcado para o final de junho, em Brasília.
GRUPO RBS
Uma plataforma de curadoria da gastronomia para todo o Estado, com novos lugares, temperos e sabores: este é o mote do Destemperados, que encanta o público com dicas de restaurantes e pratos que dão água na boca. Prova disso é a repercussão de um vídeo sobre a experiência do Restaurante Rocks, em Porto Alegre, que totalizou mais de 1 milhão de visualizações. Presente em GZH e Zero Hora, na 102, em temporadas na RBS TV, e nas redes sociais, a marca leva o nome dos parceiros para milhões de pessoas por meio de conteúdos multimídia. Com foco no digital, em 2022, a marca publicou 135 experiências gastronômicas em GZH. No Instagram, o @destemperados ganhou 32 mil novos seguidores, alcançando mais de 2,5 milhões de usuários na conta.
– Do início de 2022 para cá direcionamos o foco do digital no Instagram, pois passamos a ver a rede como uma porta de entrada para ampliar nosso alcance e ir além do Rio Grande do Sul. Passamos a criar vídeos de experiências gastronômicas por meio de uma curadoria impecável e completa. Nosso objetivo é alcançarmos cada vez mais pessoas e atingir resultados ainda mais positivos – conta Anahis Vargas, coordenadora de conteúdo da marca. A nova aposta de conteúdo digital previsto para maio é o Gigantes da Chapa. A iniciativa será uma homenagem às lancherias e aos xis clássicos da capital gaúcha, assim como aos chapistas, aos empreendedores e todos aqueles que adoram comer este tradicional lanche. A proposta da marca também está concretizada com o Studio Destemperados. Localizado no Baixo Barra, no BarraShoppingSul, o espaço promove experiências aos apaixonados por gastronomia unindo interação com o público à produção de conteúdo. Gerando produtos, conteúdos, experiências e conversas sobre gastronomia, apostando no localismo, a plataforma ainda é um espaço para marcas parceiras, sendo uma impulsionadora de negócios com uma visão 360 graus. Os interessados em conhecer mais sobre a plataforma, podem acessar https://www.gruporbs.com.br/negocios.
CLEAR CHANNEL
Focada em expandir sua atuação no Brasil e auxiliar no crescimento de novos negócios na América Latina, a Clear Channel anuncia movimentações nas áreas Comercial e Marketing. Wlamir Lino, diretor Comercial Nacional e Marketing, agrega novas responsabilidades ao assumir a gestão da área de Vendas Internacionais, com a missão de centralizar e padronizar as negociações comerciais entre todas as unidades Clear Channel na América Latina, incluindo Brasil, Chile, Peru e México. Além disso, o executivo também atuará na linha de frente com as demais unidades do grupo na Ásia, Europa e América do Norte.
Para lhe dar suporte nesse processo, a gerente Comercial Brasília Marcella Faezy foi promovida e assume também a área de Vendas Internacionais, centralizando todas as atividades comerciais entre o Brasil e as demais operações pelo mundo. Outra movimentação no time envolve o até então gerente de Comercial São Paulo William Freitas, que assume como gerente Comercial Brasil, responsável pelas unidades de negócios da Clear Channel nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Campinas.
No Marketing, a gerente Juliana Marques responderá também pela vertical de Inovação da companhia. A área, agora denominada “Marketing e Inovação”, que já atuava com projetos especiais, dados e insights, pesquisas e ferramentas de audiências para o mercado publicitário, agora também tem o desafio de desenvolver novas estratégias para a condução de iniciativas da empresa no mercado nacional, incluindo na pauta da companhia questões de ESG.
Para Lino, uma das missões da Clear Channel Brasil para o ano é atuar de forma mais integrada com a rede global para oferecer cada vez mais soluções completas e baseadas em dados ao mercado. “Esse intercâmbio com as demais unidades pelo mundo tem nos permitido experienciar novos conhecimentos e oferecer às agências e anunciantes tecnologias e ferramentas inovadoras que incluem o uso de dados, mídia programática, geolocalização, entre muitas outras. Desta forma, estamos sempre antecipando os movimentos e as tendências do setor, definindo os caminhos para melhorar o relacionamento com nossos clientes e atender seus desafios”, enfatiza o executivo.
JOVEM PAN
Inaugurou no último dia 24 de fevereiro, mais uma afiliada da Jovem Pan no Rio Grande do Sul, a Jovem Pan Missões. Com sede em Santo Augusto, o novo veículo de comunicação é transmitido pelo dial 95,1 FM e em breve alcançará todo o Noroeste Gaúcho, mais de 80 municípios.
A empresa integra o Grupo Celeiro de Comunicação, que há mais de 50 anos leva informação com credibilidade para centenas de municípios gaúchos, qualidade esta que também será emitida através dos microfones da Jovem Pan Missões.
Inicialmente, a programação é totalmente em rede com a Jovem Pan. Porém, a partir de maio, passará a apresentar jornalismo local, transmitido diretamente dos estúdios de Santo Augusto.
Informação, música, entretenimento, uma programação completa disponível pelo canal 95,1, na Jovem Pan Missões.
FEEVALE+
Com foco no uso de novas tecnologias para o ensino, a Universidade Feevale fechou parceria com a +A Educação, empresa que oferece soluções tecnológicas e de conteúdo. O acordo anunciado nesta quarta-feira, na Capital, garante acesso a um portfólio que inclui ambiente de aprendizagem, conteúdo didático baseado em metodologias ativas, laboratórios virtuais e ferramentas de realidade virtual e aumentada, além de interface com foco na experiência do aluno.
Além de permitir nova experiência para estudantes e professores, a plataforma Feevale + oferece novas soluções de aprendizagem a partir de uma plataforma centrada na experiência dos usuários. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, avalia que a pandemia acelerou as mudanças na educação. “Era necessário fazer mudanças significativas na maneira como a gente encara a educação. A educação tem que ser observada como uma transformção global, brutal, e que possa integrar e agregar as pessoas”, destaca.
Na avaliação de Prodanov, poucas universidades contam com uma plataforma semelhante. “A gente precisa ir além e obter ferramentas para que o nosso professor desenvolvesse um trabalho mais condizente com o século 21, que nossos alunos tivessem capacidade de ter acesso remoto ou presencial a novas tecnologias do século 21”, afirma. A plataforma Feevale+ apresenta módulos inovadores, como os simuladores de realidade virtual que serão utilizados pelos estudantes das áreas de Engenharia e Saúde.
Além disso, laboratórios virtuais simularão práticas antes de os estudantes realizá-las de maneira física, proporcionando uma experiência gamificada para o processo de ensino-aprendizagem. Um conjunto de objetos 3D em realidade aumentada também será utilizado e a plataforma LXP unificará todos os itens de conteúdo, proporcionando uma dinâmica diferenciada para as trilhas de aprendizagem elaboradas pelos professores.
O diretor executivo da +A Educação, Celso Kiperman, destaca a importância da parceria com a Feevale e a vocação do Rio Grande do Sul em inovação. “Isso mostra a junção da academia com as empresas e com o mercado de trabalho”, avalia.
SPR
A SPR assina, pela 15ª vez, a campanha e toda a identidade visual da Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, realizada de 7 a 9 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
Para a 46ª edição da feira, única no Brasil e no mundo a reunir toda a operação da cadeia produtiva coureiro-calçadista em um mesmo local (da produção à logística: couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para todo o segmento), a SPR criou uma comunicação com ênfase na onda positiva que o setor coureiro-calçadista está surfando, refletindo-se na Fimec 2023, que carrega a missão de preparar o mercado para surfar essa onda. Além disso, a feira tem o compromisso de trazer novas tecnologias e processos inovadores para garantir mais lucratividade, sendo uma excelente oportunidade para ficar frente a frente e trocar experiências com quem realmente entende do negócio. Com esse propósito, a campanha do evento ganhou o conceito “Novo Momento. Novos Negócios”, evidenciando uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável e atenta ao comportamento do mercado.
“O insight que tivemos para a campanha da Fimec foi valorizar a importância da utilização de novas tecnologias e dos processos inovadores para garantir mais lucratividade ao mercado calçadista. Para isso, utilizamos um recurso de robótica, revisitando um clichê conhecido de todos (o aperto de mãos) a fim de mostrar o ‘negócio fechado’. Essa comunicação enaltece a tecnologia e a inovação, só que evidencia a conexão verdadeira – que é o encontro presencial – e a garantia de grandes oportunidades na Fimec para potencializar o setor”, comenta Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.
A campanha é composta por anúncios, cartaz, spot para rádio, VT, folder, convite, mídia externa (OOH), mmkt e materiais digitais.
Ficha técnica:
Campanha: Fimec 23
Cliente: Fenac
Agência: SPR
Peças: Anúncios, cartaz, spot para rádio, VT, folder, convite, mídia externa (OOH), mmkt e materiais digitais
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Atendimento: Patrícia Santejano
Assistente de Atendimento: Mariana Farias
Gerente de Planejamento: Guilherme Bueno
Planejamento: Matheus Sesterhenn
Direção de Arte: Gabriel Sotelo
Redação: Rafael Zolin
Arte-Finalização: Joel Nunes
Revisão: Bruna Vilagran
Mídia: Mariana Espindola
RTVC: Luana Ramos
Produção Gráfica: Luana Ramos
Aprovação do Cliente: Kitty Schmitt e Marcio Jung
SHOPPING TOTAL
O Loucura TOTAL está de volta no Shopping TOTAL nos dias, 9, 10, 11 e 12 de março. Entre os itens que farão parte deste “Loucura” estão produtos para o público feminino, masculino e infantil. A seleção de peças promete atrair todos os gostos, de baús de colchões a mesas de centro. São, por exemplo, roupas femininas, óculos, lentes com armações com mais de 70% de desconto, eletrônicos com 26% de desconto, trajes completos masculinos com 67% de desconto, meias e até peças para Semana Farroupilha. Na Praça de Alimentação, dará para matar a fome por menos também, com sobremesa tamanho “g” por R$ 17,00.
“Os pilares estratégicos do Shopping são a diversidade de opções em compras, eventos e especialmente as promoções. Realizamos promoções reais, que fazem diferença no bolso do consumidor e no caixa do lojista. Em se falando de Loucura TOTAL, é importante que o cliente saiba que não é ‘rapa’, uma simples liquidação. O lojista se prepara, encomenda peças específicas com seus fornecedores”, explica Silvia Rachewsky, gerente Comercial e de Marketing, lembrando quem 2023 o TOTAL completa 20 anos.
O gancho da campanha publicitária é o circo, conforme explica o coordenador de Marketing do TOTAL, Hermes Machado. “Aproveitamos o lúdico, o mágico, a veia promocional e o Loucura tem muito disso, para fazer uma campanha colorida, com direito a apresentador, contorcionista, e mágico. E não é só isso, até maio teremos um parque de diversões no estacionamento, em frente à entrada principal, para encantar ainda mais os clientes que passarem pelo shopping”.
Hermes reforça que um dos pontos mais interessantes do Loucura é o quanto as pessoas esperam pela promoção. “Os clientes mandam e-mail, escrevem nas redes sociais, telefonam. Querem saber. Há uma relação do shopping com a comunidade e expectativa dos consumidores de que vem algo legal por aí”.
Horários:
Vale lembrar que na quinta-feira (9), sexta-feira (10) e (sábado), as lojas abrem às 10h.
No domingo (12), último dia da campanha, o horário obrigatório é das 12h às 20h e opcional das 10h às 22h.
A Praça de Alimentação, cafeterias e similares seguem sem alteração de horários, com funcionamento diário, das 10h às 22h.
FENAPRO E SECOM
Lideranças da FENAPRO — Federação Nacional das Agências de Propaganda reuniram-se no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta terça-feira (07/03), com o Ministro-Chefe da SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Paulo Pimenta, a fim de promover uma aproximação entre as duas partes e colocar a entidade à disposição do órgão para tratar de temas relacionados à indústria da comunicação. Participaram do encontro, Daniel Queiroz e Dudu Godoy, respectivamente presidente e VP da Fenapro, Ricardo Menezes, diretor de relações governamentais e Marcelo Ribeiro, executivo da entidade.
“O encontro foi uma excelente oportunidade para ampliar o fluxo de comunicação entre o Sistema SINAPRO/FENAPRO e a SECOM, e falar sobre pontos importantes do complexo ambiente da comunicação”, destaca Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Os representantes da entidade apresentaram à SECOM um panorama da indústria da comunicação no País, e destacaram sua contribuição para a geração de empregos e renda. Também foi debatida a importância da autorregulamentação como a melhor forma de se criar um ambiente concorrencial saudável, e foram destacadas as diretrizes do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) como a referência mais adequada para pautar a estrutura dos editais das licitações na área da publicidade.
A Fenapro ofereceu à SECOM o seu apoio para tratar dos temas técnicos, da área legal e operacional da comunicação, a fim de auxiliar o governo e suas equipes em definições relativas ao setor, e se disponibilizou para contribuir com a nova rodada de estruturação e publicação dos editais para contratação dos serviços de publicidade.
“Os editais da SECOM e das empresas públicas federais pautam todo o setor público nacional, estadual e municipal, e por esse motivo são extremamente importantes não só para o negócio das agências, mas para todos os processos de contratação de serviços na área pública”, ressalta o presidente da Fenapro. “Daí a importância de se ter editais tecnicamente corretos, embasados nas melhores práticas, inclusive na execução dos contratos, que preservem o ambiente de negócios e a segurança jurídica para todos os interessados”, acrescenta Queiroz, ao observar que este é um tema de interesse principalmente do poder público e dos representantes legais responsáveis pela contratação dessas despesas.
Outro ponto de destaque do encontro foi o combate às fakenews e a falta de transparência na forma como as comunicações no ambiente digital acontecem. “A falta de uma regulação clara, válida como regra do jogo para todos, gera uma força desproporcional em favor de quem detém o poder econômico”, destaca o presidente da Fenapro. “Esta é uma pauta muito importante para o nosso setor, e é fundamental que se avance em direção à definição e ao estabelecimento de normas que regulamentem essa questão”, afirma.
Outro tema da pauta de reunião foi a regionalização da comunicação federal, que poderá ser potencializada pelas agências do Sistema SINAPRO/FENAPRO distribuídas por todo território nacional, e que certamente poderão contribuir neste desafio.
SICREDI
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todo o país, anuncia a criação de duas novas diretorias executivas no seu Centro Administrativo, em Porto Alegre, para fortalecer a jornada de evolução digital e de experiência da marca com associados em diferentes canais. Para liderar essas frentes e atuar de forma integrada com as centrais e cooperativas que compõem o Sicredi, Felipe Feldens assume a posição de diretor executivo de Transformação Digital, e Cris Duclos, como diretora executiva de Marketing e Experiência.
Com mais de 20 anos de atuação, Feldens será responsável por olhar diretamente a gestão de portfólio, dados, inovação e os capítulos de agilidade, gestão de produto e gestão de mudança. “Estou entusiasmado com o desafio que tenho pela frente em apoiar o Sicredi no uso da tecnologia como alavanca para levar o cooperativismo e proposta de valor para um número muito maior de pessoas. Acredito que, mais do que ferramentas e métodos, a transformação necessária para ter sucesso, em um mundo de rápida evolução tecnológica, está nas pessoas, no clima, na cultura e no trabalho em parceria em uma única direção, com coragem, transparência na comunicação e conexão entre as diferentes áreas” contextualiza.
O executivo tem ampla experiência em projetos estratégicos de transformação em mercados diversos, incluindo Varejo, Startups, Telecom e Serviços Financeiros. É graduado em Engenharia Mecatrônica (PUCRS), possui Mestrado em Administração de Empresas (UFRGS) e está se especializando em Psicologia Positiva na PUCRS.
À frente de assuntos relacionados a Marketing, CRM, Relacionamento, Canais, Ouvidoria e Open Finance estará Cris Duclos, liderando as iniciativas com foco na experiência dos associados e na evolução da marca. “Estou muito orgulhosa de integrar o time do Sicredi. Venho com a missão de potencializar o crescimento, fortalecer a marca e fomentar a centralidade no associado, alinhada ao propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera”, comenta a executiva.
Cris Duclos tem mais de 20 anos de experiência como líder em transformação e expansão de negócios, construção de marcas, desenvolvimento de profissionais e estruturação de áreas, com foco na geração de valor para o cliente. Ao longo de sua carreira, passou por diferentes mercados como Telecom, Bens de Consumo e Serviços de Saúde, em empresas multinacionais com atuação em toda a América Latina. É graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela ESPM, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e especialização pela Kellog School of Management.
O Sicredi vem obtendo um crescimento constante ao longo dos anos e evoluindo na sua jornada digital. Além do atendimento presencial realizado nas mais de 2,4 mil agências, a instituição também proporciona conveniência por meio de canais digitais, WhatsApp, aplicativo e assistentes virtuais. Recentemente, lançou o Shopping, um marketplace com a oferta de produtos e serviços não financeiros. Outra novidade derivada do processo foi o lançamento do Home Broker Sicredi, que proporciona aos associados acesso direto ao mercado de capitais.
CENPHUB
A primeira de uma série de iniciativas que celebram o 25º aniversário do Cenp, o Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, acontece no dia 30 de março, no teatro B32 em São Paulo. O CenpHub coloca em debate as profundas transformações da indústria publicitária em um dia de programação completa, com conteúdo, palestras e networking para lideranças e profissionais da área.
Em um dia de debate aberto e plural, com lideranças e convidados especiais do mercado, o CenpHub vai trazer à tona painéis que irão abordar importantes temas da nossa indústria, cujo tema central é “Impacto e Valor da Publicidade”.
Além de iniciar as celebrações dos 25 anos do Cenp, o CenpHub coroa o momento atual da entidade, que ao longo de 2022, colocou em prática uma nova governança e reconstruiu pontes com todos os agentes do mercado. Os apoiadores são Globo, Grupo Record, Samsung Ads, SBT, Eletromidia e UOL.
Alguns temas que serão abordados: A força da autorregulação, o novo pacto de valor: a agenda da transformação, a gestão do marketing em tempos de incerteza, a publicidade como motor da economia criativa, novas dinâmicas de criação e consumo de mídia, fake news, brand safety e transparência, e mais.
FOCKER FESTIVAL
Com o aquecimento do mercado náutico brasileiro, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, será palco para mais uma edição do Focker Festival. O evento organizado pela Fibrafort, maior fabricante de barcos da América do Sul, ocorre de 10 e 11 de março no Cais Embarcadeiro e será aberto ao público. No local, o estaleiro apresentará quatro embarcações entre 18 a 36 pés, com valores que partem de R$174.900,00 até cerca de R$ 1,2 milhões, indicadas tanto para navegação em rios, lagos, represas ou mares.
Entre as opções estará a Focker 366 GTS, modelo recém lançado pela marca que chama atenção pela versatilidade de espaços para instalação de acessórios gourmet, além da alta tecnologia por meio dos itens multimídia espalhados por todo o barco, luzes de LED e central de comando inovadora.
“Estamos animados para a realização de mais uma edição do Focker Festival. Escolhemos Porto Alegre, pois o Rio Grande do Sul é o segundo maior estado com áreas navegáveis abrigadas, com rotas conhecidas por quem aprecia a navegação como em Ronda Alta, Passo Fundo e, claro, o Rio Guaíba, e sabemos o quanto os gaúchos apreciam a Focker. Por isso, temos certeza que o evento será uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no mercado náutico ou trocar de embarcação”, comenta a gerente comercial e marketing Barbara Martendal Yamamoto.
Além da Focker 366 GTS, outros modelos confirmados no festival são: Focker 188 Joy, Focker 212 e a Focker 242 GTO.
“Temos certeza que o Focker Festival em Porto Alegre será um sucesso. O Cais Embarcadeiro é um ambiente que une esse lifestyle náutico com lazer e boa gastronomia além deproporcionar uma vista incrível para o Rio Guaíba. O público que passar pelo local poderá conferir de perto diversos modelos que estarão expostos na água, realizar testes e também curtir algumas atrações musicais. Esperamos reunir cerca de 100 embarcações no local”, destaca Patrick Sbruzzi, diretor da Marr Sul.
SERVIÇO:
O quê? “Focker Festival”
Quando? De 10 e 11 de março das 11h às 20h
Onde? Cais Embarcadeiro – Av. Mauá, 1050 – Armazém A7 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Quanto? Gratuito
UPF
Uma das mais tradicionais instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul possui um novo gerente de Marketing e Comunicação. Com ampla experiência no setor, Giancarlo Bottega assumiu o cargo na Universidade de Passo Fundo (UPF) — que completará 55 anos de história em 2023 e formou, ao longo desse período, quase 90 mil pessoas. O profissional já atuou na liderança de Marketing de outras marcas do segmento, como a Universidade Regional do Noroeste de Estado do RS (Unijuí).
O executivo conta que aceitou a missão por enxergar o desafio que os modelos educacionais têm proporcionado aos gestores em relação à inovação, competitividade e capacidade de gerar novos negócios. “E, principalmente, pelo que representa a UPF para a comunidade local e regional e por seu compromisso em transformar a sociedade pela educação”, afirma.
Segundo Giancarlo Bottega, sua chegada tem o objetivo de promover ações que permitam a prática de uma comunicação integrada e alinhada aos propósitos institucionais. “Vamos construir estratégias que promovam a sustentabilidade da universidade a partir da captação e retenção de estudantes. E, também, trabalhar a reputação da marca, fortalecendo seu reconhecimento e sua presença nos diferentes espaços em que atua”, pontua. E complementa: “O marketing e a comunicação precisam desenvolver iniciativas que permitamà comunidade viver a universidade integralmente a partir das iniciativas do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”.
Graduado em Administração e em Direito, o executivo tem mestrado em Desenvolvimento Regional, com linha de pesquisa em Governança Corporativa e Responsabilidade Social. É especialista em Administração Estratégica, Marketing de Relacionamento e Gestão de Ensino Superior. Sua formação acadêmica possui referência na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Unijuí e Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Em sua trajetória profissional, desenvolveu ações voltadas à implementação de modelos de governança, estratégias e planos de ação nas áreas de mercado e comunicação. Atuou em empresas de médio e grande porte nos ramos de varejo e serviços. Nas instituições de Ensino Superior, teve passagens pelo Senac/RS, Sebrae/RS, Unijuí — onde trabalhou 17 anos e desempenhou a função de gerente da Coordenadoria de Marketing.
Para a reitora Bernadete Maria Dalmolin, a contratação de Giancarlo Bottega representa um passo decisivo na jornada de transformação que a UPF vem trilhando. “Não só a nossa universidade, mas todas as comunitárias estão vivendo um momento desafiador. É um novo cenário, o que exige um compromisso permanente com a reinvenção.” E conclui: “Somos uma universidade com tradição, mas muita abertura à inovação. Cientes da nossa missão, estamos, a cada dia, construindo uma instituição mais moderna, integrada e conectada”.
GAMPI
A Gampi Casa Criativa criou, recentemente, um novo pilar estratégico com o objetivo de fortalecer as comunidades de marca, criando maior conexão e legitimidade, se aproximando dos consumidores e influenciadores com ações de relacionamento. O Núcleo de Comunidade de Marca da agência estreou com ações, ainda no início deste ano, como a FestFoward para a Rainha.
Com foco na música e o compromisso de curtir os festivais mais importantes no primeiro trimestre de 2023, a agência realizou, em janeiro e fevereiro, iniciativas que ocorreram no Festival de Verão de Salvador e no Planeta Atlântida (SC e RS), respectivamente. A próxima será em março, no Lollapalooza. A ideia das ações foi levar um time de influenciadores para curtir os eventos e conectar a marca com o público. Outra ação que se destaca é a “Carnavalizar Rainha”, que se conectou com diversas influenciadoras pelo Brasil durante o Carnaval.
O Núcleo de Comunidade foi criado com o objetivo de fortalecer as comunidades de marca. A agência já trabalhava criando ações com influenciadores, mas percebeu a importância de criar um núcleo exclusivo que trouxesse uma visão mais ampla, criando uma conexão mais próxima e autêntica com os consumidores e influenciadores por meio de ações de relacionamento.
Segundo o CEO da empresa, Maicon Dias, o objetivo é potencializar a relação entre marca e consumidor de forma cada vez mais orgânica, criando um valor imensurável.
“Esse núcleo nasceu a partir do entendimento de que o mercado da comunicação vem mudando muito nos últimos tempos. Percebemos que cada vez mais o público realizará compras endossado por pessoas que ele confia e admira, podendo ser amigos pessoais, familiares, brand lovers até influenciadores e criadores de conteúdo. Existem muitas pessoas que são apaixonadas por algumas marcas, mas que não percebem essa reciprocidade no relacionamento com elas. Queremos aproximá-las e potencializar essa relação, criando uma verdadeira comunidade ao redor da marca de forma autêntica, cada vez mais orgânica e com um valor imensurável. É o antigo ‘boca a boca’, com uma nova proporção”, explica Maicon Dias.Outro movimento percebido pela agência é o crescimento dos genuinfluencers – derivado de genuíno e influenciadores, que atraem seguidores por criarem conteúdos nichados, de forma muito especialista e autêntica. A estratégia com comunidades buscará legitimidade para criar essas conexões, onde serão compartilhadas informações em primeira mão sobre lançamentos, ações, eventos e inclusive permitindo a participação em projetos especiais.
A cidade de Encantado (RS), com paisagens exuberantes em que o verde da natureza se destaca e que tem atraído muitos turistas com o novo Cristo Protetor, está se tornando um novo polo turístico do estado. Uma das atrações do município será o Boulevard Encantado, que tem a Ducatti Engenharia, empresa de Porto Alegre, especializada na execução e administração de obras e que atua há 35 anos na construção civil, como responsável pelas obras do local. Serão diversas atrações com projetos inovadores e sustentáveis.
Conforme salienta o CEO da Ducatti Engenharia, Dilson Ducati, “estamos empregando recursos e técnicas sustentáveis. Entregaremos um novo complexo de compras e entretenimento que estará em harmonia com o seu entorno, em meio à natureza. É uma obra relevante para o desenvolvimento econômico e socioambiental de Encantado”. Com investimento, até o momento, de R$ 16 milhões, e entrega prevista para Novembro de 2023, o Boulevard Encantado terá um Centro Comercial com 23 lojas de diversos segmentos, solarium gastronômico e praça de alimentação ao ar livre, além do Espaço Multiverso.
No Espaço Multiverso do Boulevard Encantado, que terá cinema, galeria de artes, espaço de eventos festivos, corporativos e educativos, será instalado um sistema de energia fotovoltaica (painéis solares) em todo o telhado do prédio e que vai gerar energia para todo o complexo. Já para as áreas de lazer e contemplação estão previstas as construções de uma escada para o infinito, uma ponte com vista para a Lagoa da Garibaldi e o Vale, assim como uma passagem subterrânea para acesso e visitação à reserva nativa.
Segundo o arquiteto e engenheiro civil responsável pelo projeto, Rafael Ortiz, o Boulevard terá, também, a primeira estação privada de tratamento sanitário do município, sistema de captação da água da chuva e veículos elétricos (tuk-tuks) que farão o transporte dos visitantes ao Cristo e à Lagoa, outro ponto turístico da região. O local possui uma área de preservação permanente com 7.233m² e trilha ecológica em torno do riacho, com exuberantes araucárias.