NOTAS DA SEMANA – 10.02.2023

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ENTREVISTA COM KÁTIA DRESSARDS

1 – Quem é Kátya Desessards?

São tantas nuances, tantas experiências e pessoas que deixaram marcas ao longo dos anos… Mas a 1ª página do meu Livro da Vida, começou em Brasília/DF onde nasci. E gosto que me chamem de ‘Candanga’, ao invés de brasilense…  Me orgulho das mãos que construíram a cidade que amo. (Uma curiosidade: Eu estava na parada dos Tri Campeões do Mundo, da copa de 70, última do Rei Pelé. Sim, estava, na barriga da minha mãe que, mesmo quase parindo, foi para rua ver o Gold Time do Brasil).

Como 90% da família está no RS, me forjei em solo gaúcho. Minha família tem suas origens em Portugal, Espanha e França. Tenho Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria, Bagé, além de Rio de Janeiro, na minha árvore genealógica.

Sou Jornalista, da turma de 1999 da Ulbra. E resumindo minha trajetória profissional: por 5 anos (2013 a 2018), atuei na Comunicação da Central Sicredi Sul/Sudeste. E nesse ínterim, também fui eleita Conselheira-suplente do Conselho Fiscal da Sicredi União Metropolitana RS.

Tive o privilégio de ter experiências em diferentes setores: Na Imprensa: fui comentarista de negócios na Rádio Band AM/RS, repórter de economia e TI na Gazeta Mercantil, editora de cadernos especiais do Jornal do Comércio/RS, colunista de Negócios na Revista Voto, etc. Na Justiça: assessora de imprensa da extinta Ajucla e, também, na Amatra. Na Cultura: coordenei a comunicação do Natal Luz, Festival de Cinema de Gramado, etc. Na Infraestrutura: atuei no DAER e no DNIT. Na Indústria: fui da comunicação da Copesul (hoje Braskem) e consultora da Manitowoc.

No Varejo, coordenei a comunicação do Grupo Sonae no Brasil (com negócios no RS, SC, PR e SP), por 6 anos até ser vendido ao Walmart (onde realizei grandes projetos sob a batuta do – então presidente – Sérgio Maia). Ali tive total liberdade de errar e acertar, de criar e construir inovação. É o lugar de onde tenho as minhas melhores lembranças, os maiores erros e as minhas grandes realizações em Comunicação Institucional. Éramos uma referência na época. Muito carinho guardo desses anos. Aprendi e ensinei. E tenho certeza de que, muitos dos ex-colegas da Sonae, tem isso no coração também. A gente era na época o que muita empresa só é hoje: Inovadores, com olhar a frente do tempo.

Em consultoria, fui da Thompson Management Horizons (TMH) onde atuei para a AGCO na Região Norte do Brasil e na GTConsulte. Hoje, sou partner da Agropress, da K.A. Marketing, ambas do RS; da Brasil Solution, de SP e da KER Innovation de MG.

Mas voltando no túnel do tempo… Tenho saudade e MUITA vontade de voltar a cantar e atuar. Lá pela metade dos anos 80, todas juravam que eu iria ser artista. Adorava um palco, escrever poesia. Não tinha medo de fazer. Uma adolescente com vontade de realizar. Meu 1º ‘ato’ foi um Sarau de 3 apresentações, na Casa de Cultura Mário Quintana, chamado ‘Poesia Som Imagem’, onde cada um tinha um tema central onde eu recitava poesias minhas, dançava e cantava músicas, tudo acompanhada do querido amigo Ângelo Primon, que é um instrumentista referência do RS. E teve também o monólogo, ‘O Pensador’, em 3 atos, de 1h20min, que escrevi e a dupla de ‘destemidos’ – Ângelo e eu -, se apresentou no Teatro Dante Baroni, da ALRS. Foi incrível!

E está cristalizado na minha alma.

2 – Comunicação institucional, ESG, Neurociência, Mundo Digital estão junto com outros segmentos no teu radar, mas qual te move mais?

É o universo do ESG sem dúvida alguma que – junto com o conhecimento em neurociência e comunicação, meu diferencial -, quero fazer como profissão agora PARA SEMPRE. Como mentora, conselheira, consultora, professora…e qualquer outra função que ainda possa vir a surgir…

Hoje, posso afirmar que sou mais inquieta do era aos 16 anos. Sinto uma força que vem de todo o conhecimento que busquei ter e das experiências de vida, que me movem a não ter preguiça de mudar, de experimentar, de não aceitar as coisas só porque ‘sempre foram feitas assim’. Falar o que se pensa, claro, tem o seu preço. E ele é alto. Mas que graça teria a vida sem uma boa pimenta!

Penso, que o falta hoje é respeito aos profissionais que já realizaram grandes projetos e ainda podem fazer MUITO MAIS. Não pode, numa seleção, por exemplo, um guri(a) pedir pra se escrever um texto só pra ver se estamos aptos… kkkkk. Dai respondo: _Cara, vai no meu Linkedin e lê meus artigos. Ou faz um Google com meu nome…kkkkkk. Por isso que decidi empreender.

3 – Quando vais parar de ter tanta vontade de estudar e fazer cursos? O teu conhecimento é amplo e ainda não estás satisfeita?

Nunca! Sinto que sempre tem espaço para se melhorar e aprender. Estudar é um vício, confesso! E ‘fuçar’ novas ideias e conceitos (como meus amigos dizem que estou sempre fazendo, parecendo um ‘perdigueiro’ kkkk), é uma mania. Quase uma compulsão.

Fiz tanto curso técnico, tanto congresso, tanta formação que dá mais de duas páginas de world.

Sou movida por ideias, inovação, curiosidade e por NEGÓCIOS que podem impactar pessoas. Comecei como Programadora. Busquei o Jornalismo por vocação. E sinto que tenho o Empreendedorismo no DNA. Já fali umas 2 vezes… Então, parar não é uma opção!

Acabo de iniciar um novo MBA em ‘ESG e Sustentabilidade Empresarial’. Um projeto de livro sobre o assunto já está no radar, em parceria com meu mestre/professor Fernando Piannaro, de Curitiba/PR.

O que mais vou fazer depois disso!? Ainda não sei, mas como meu projeto de longo prazo é viver mais de 100 anos, ainda pretendo TER TEMPO pra ser MAIS inquieta, teimosa e curiosa…

E continuar escrevendo poesias no meu blog Pensabulando.

4 – Kátya, filhos, amigos, a vontade?

Foram as escolhas dos PROPÓSITOS que, ao longo da trajetória, me definem quem sou como pessoa e profissional. Meus filhos, até isso D’us me deu como eu pedi. Vinícius de 20 anos e Gabriella de 10 anos, minhas maiores realizações, meu legado e a minha inspiração poética ao mundo.

Os amigos são minha leveza. O trabalho a fonte de criação constante, a minha expressão no mundo de acreditar que SEMPRE é possível fazer melhor para sensibilizar e engajar pessoas.

E a Sibra, minha sinagoga querida, onde eu travo debates acalorados com D’us, é onde me sinto protegida da maledicência do mundo. Tenho orgulho de fazer parte de uma comunidade que luta bravamente nesses 5783 anos pelo simples direito de existir. Essa sou eu!

PLANETA

Os números do Planeta Atlântida 2023 impressionaram também quando o assunto se refere a parceria com grandes marcas. Foram 19 parceiros envolvidos entre patrocinadores e apoiadores do maior festival do sul do país.

Os patrocinadores master Renner, Banrisul, Unisinos, Coca-Cola e Dado Bier, e mais Mastercard, Red Bull, Infinita, 3 Corações, Salton, Expochurrasco, Panvel, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Docile e Mr. Jack. Além dos parceiros de transmissão digital e on air da Rádio Atlântida: os já citados Panvel e Mr. Jack e, também, Bib’s, Iplace, Quiero Café e Bourbon Shopping.

“Estamos muito felizes em contar com 19 marcas patrocinadoras nessa edição do Planeta, explorando a conexão única que o festival proporciona com o público jovem gaúcho! É um importante crescimento em relação ao último ano do evento, que demonstra a confiança de marcas parceiras na força da maior festa do sul do país”, afirma Patrícia Fraga, Diretora de Mercado do Grupo RBS.

O faturamento total de cotas comercializadas (venda de produtos e serviços entre empresas como as cotas de patrocínios e ativações no festival) bateu níveis recordes atingindo marca superior a R$ 12 milhões, superando a edição de 2020 em 63%.

GRAMADO SUMMIT

A conferência de inovação Gramado Summit promoverá um concurso voltado para startups em sua próxima edição – que ocorre de 12 a 14 de abril. A vencedora da competição receberá um aporte de R$200 mil da aceleradora Ventiur, com possibilidade de chegar em até R$1 milhão por meio de co-investimento. As inscrições para participar estão abertas e seguem até dia 20 de março.
Para concorrer, basta ser expositora do evento, ter um modelo que resolva problemas reais e relevantes do setor de atuação, estar em estágio operacional ou pré-operacional; ser escalável, ter diferenciais estratégicos e mercado amplo, ter dois ou mais sócios, sendo pelo menos um com dedicação exclusiva e um sócio técnico. As interessadas devem entrar em contato com a organização da Gramado Summit para realizar a inscrição, preenchendo um formulário com informações sobre a startup.
De 21 a 31 de março, será o período de avaliação dos projetos pelo corpo de jurados, momento em que serão escolhidas até 20 startups para a fase presencial do concurso. A listagem com as startups será divulgada nas redes sociais e por meio de e-mail marketing no dia 3 de abril.
Durante os três dias de evento ocorre a fase presencial, na qual as selecionadas participarão de uma peneira com avaliação do corpo de jurados da Ventiur. Cada startup terá no máximo 10 minutos para apresentação, sendo cinco minutos para apresentação do pitch e cinco minutos para perguntas do corpo de jurados. As cinco finalistas apresentarão seu pitch para o público no último dia de Gramado Summit. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no site.
Este será o sexto ano de Gramado Summit e, também, o sexto ano de Batalha de Startups. Conforme explica o CEO do evento, Marcus Rossi, um dos grandes propósitos do evento é dar visibilidade para ideias disruptivas e pequenos empreendedores. “Queremos colocar em evidência soluções que contribuirão para transformarmos o mundo em um lugar melhor. Nós crescemos, mas não deixamos de lado a nossa essência de empoderar o pequeno”, salienta.

ZANZAR IDOOH

O investimento e a forma de realizar propagandas e anúncios evolui de maneira acelerada, e uma das justificativas é a quantidade de dinheiro que esse mercado movimenta. Segundo levantamento realizado pela Statista, em 2022, o investimento em DOOH (Digital Out of Home, em tradução livre “fora de casa”), ou seja, propagandas digitais “externas”, deve atingir na Europa este ano cerca de US$ 3,09 bilhões, enquanto nos Estados Unidos, a projeção é de US$ 3,62 bilhões.
Mesmo que ainda seja difícil ter uma projeção para o Brasil, a verdade é que esse aquecimento é mundial, com cada vez mais empresas buscam maneiras inteligentes e eficazes de oferecer seus produtos e ganhar mais clientes. Para entender essa evolução, é preciso conhecer o conceito de OOH e o seu crescimento nos últimos anos. A sigla significa “Fora de Casa” (Out of Home) e se refere a todo tipo de mídia externa veiculada em ambiente urbano, como outdoors, paines digitais, LEDs, empenas, monitores e totens. No Brasil a mídia OOH está entre os que mais cresceram junto com a internet. A segunda, que no ano passado faturou R$ 3,6 bilhões, passou para R$ 4,4 bilhões no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhões, segundo dados do Cenp-Meios.
Com o DOOH, esse tipo de anúncio acrescentou o fator “Digital”, ou seja, a ideia é gerar mais dinâmica entre o anúncio e o potencial cliente. “Antigamente, víamos grandes outdoors espalhados e aquilo chamava nossa atenção. Mas o mundo evoluiu e hoje focamos muito mais no digital, com as empresas investindo rios de dinheiro para encontrarem a melhor maneira de captar seus clientes”, explica Herbert Viana, CEO e cofundador da Adtech Zanzar, startup que explora o mercado de DOOH e tem acompanhado de perto essa evolução.

Na verdade, a Zanzar surgiu para trazer mais uma “letra” para essa sigla: o “i” traz em seu conceito a ideia de “interatividade”, formando o iDOOH. Explica Viana que, depois de passar vários anos como executivo de uma grande empresa do setor de mobilidade, resolveu apostar em uma nova forma de unir anúncios com interatividade fundando a Adtech.
Aproveitando outro boom, o dos carros por aplicativo, a Zanzar traz telas interativas com conteúdo de qualidade segmentado pelos canais Serviços, Entretenimento, Aventura, Gastronomia e Infantil. Com maior tempo de exposição das DOOH, o impacto é muito maior e há baixa dispersão.
Para os anunciantes, existem várias possibilidades através dos formatos Vídeo, iBanner, Banner, e Branded Content. Isso tudo através de uma mídia digital de alta qualidade com possibilidade de interatividade (código promocional, QR Code, HTML customizado), geolocalização e programação por dia e horário e conteúdo em alta resolução (HD), com áudio e possibilidade de alteração on-line em tempo real.
“O passageiro entra no carro e, normalmente, já acessa o celular. Ao ver uma tela interativa, a chance dele querer interagir é muito grande, pois o nosso conteúdo é desenvolvido para atrair essa atenção e levá-lo a reparar no nosso anunciante”, explica o CEO da Zanzar. Isso acontece por gamificação, por vídeos virais ou mesmo informações importantes. Por exemplo, se a pessoa está perto de um aeroporto, é possível acessar o canal de serviços na opção voos, conectado on-line com o sistema da Infraero e ver o status de partidas e chegadas daquele aeroporto”.
Iniciando sua trajetória em 2018, na cidade de Belo Horizonte/MG, a startup saiu de 50 carros com as telas para mais de 6 mil telas em 2022, tendo São Paulo como grande vitrine e mercado.
Para se ter ideia, são mais de 5.500 carros na capital paulista, que geram mais de 2.700.000 corridas ao mês, atingindo diretamente cerca de 6 milhões de audiência, impactando mais de 70 milhões de pessoas ao ano. Em Belo Horizonte, são cerca de 600 carros, 300 mil corridas, e 5 milhões de pessoas impactadas.
A empresa tem uma série de cases com clientes grandes que veem essa oportunidade de ouro em anunciar os seus negócios. “A forma como esse mercado pode ser escalado é gigantesca, e nós, da Zanzar, estamos sempre buscando posições estratégicas para ser uma das líderes desse ramo”, celebra Herbert Viana.
Saiba mais em: https://zanzar.com.br/

SOUTH SUMMIT

O South Summit apresenta sua nova marca e destaca sua posição como ponto de encontro para a inovação e a espinha dorsal do ecossistema empreendedor global. A nova identidade visual tem a criatividade e as conexões valiosas como focos centrais, valores que o South Summit persegue e que se refletem em seu panorama inovador.

Desenvolvida pela agência espanhola Hanzo, alguns elementos principais compõem o logotipo, que através de suas linhas simples e futuristas, relembra a inovação presente no DNA do evento. Sua iconografia imprime uma linguagem própria e representa os diferentes atores do ecossistema, com cores vibrantes, que retratam as origens do South Summit e evocam a energia positiva dos eventos. Por fim, a tipografia, traz o princípio da conexão existente dentro do conceito Summit.

“O conceito da nova marca é um reflexo do que significa o South Summit: o lugar onde tudo converge, onde o esforço é recompensado e de onde se olha para o futuro. A imagem retrata os principais pontos de ação do encontro de empreendedores: criar um mundo melhor, aproximar o futuro do presente e refletir sobre os próximos desafios que o planeta e a sociedade devem enfrentar, sempre através do empreendedorismo, com a sustentabilidade, a Educação e a diversidade sendo eixos do futuro. Chegamos ao South Summit com a colaboração da sociedade, com um caráter comunitário e com a ajuda de todos”, ressalta María Benjumea, presidente e fundadora do South Summit.

O lançamento acontece junto com o início da campanha de mídia para a segunda edição do evento no Brasil, a ser realizado em Porto Alegre (RS), de 29 a 31 de março de 2023. A campanha conta com a parceria da Eletromídia e estará presente em mais de 12 mil telas, distribuídos em 10 estados, em cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

De acordo com o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, o lançamento da nova marca é um momento muito especial porque remete a uma nova fase para o setor de inovação e para o fomento do ecossistema. O executivo fala com orgulho dos resultados da primeira edição do evento e mostra otimismo em relação ao que está por vir. “Foi um dos maiores eventos de inovação da América Latina em termos de números. Tivemos 3.300 startups, com quase mil delas participando da Competição, 8.500 empresas, 500 investidores, 500 profissionais de mídia e a visita de 20 mil pessoas de 50 países. Para a próxima edição brasileira, já temos 2.020 startups inscritas na Competição vindas de mais de 86 países e, assim, esperamos um evento incrível”, diz Hopf.

O vice-governador do RS, Gabriel Souza, também evidencia a importância do evento para o Estado. “A cada nova edição, o Rio Grande do Sul fortalece a sua vocação para a inovação, além de oportunizar aos participantes um espaço para a troca de conhecimento e competências.”

Ao todo, o estado, que é correalizador do South Summit Brazil, possui 16 parques tecnológicos, 43 incubadoras e mais de mil startups. “Esta grande plataforma de conexões, que temos a alegria de receber novamente, é um orgulho para nós e não tenho dúvidas que irá se tornar a cada ano mais importante no calendário de atividades do RS” reforça Gabriel .

O South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, e os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Para mais informações: Link

ADVB/RS

Quais são as tendências de negócios e como você está se preparando para elas? Quem está buscando essas respostas, deseja se aprofundar no assunto e se antecipar às mudanças do mercado, não pode perder o painel O futuro é mais que digital, dia 16 de fevereiro, das 8h às 9h, ao vivo pelo YouTube.
Promovido pela ADVB/RS e com mediação do vice-presidente de Capacitação Alan Streck e pelo diretor de Capacitação Danilo Konrad, e diretor de Novos Negócios na Stone/Linx Guga Schiffino vai sinalizar formas de se destacar em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla e os participantes concorrerão duas credenciais cortesia para o South Summit Brazil, no final de março, em Porto Alegre.
Quem se inscrever antecipadamente ganhará ainda um certificado de participação. “O painel será uma excelente oportunidade para os participantes absorverem o conhecimento do Guga Schiffino, sua ampla experiência em transformação digital e ainda a sua visão sobre as tendências futuras”, assinala Streck. “Temos certeza que a partir dessa conversa vão surgir insights valiosos que vão contribuir ao aprendizado e crescimento profissional de todos”.
O evento reserva ainda uma surpresa: o lançamento do calendário de capacitações da ADVB/RS em 2023. “O programa apresentará 11 cursos de ponta pensados especialmente dentro da lógica do novo modelo de mercado e de transformação digital, oferecendo aos profissionais de marketing e vendas a chance de alcançarem novos patamares de negócios”, finaliza Streck.

GAÚCHA

Na quarta-feira (8), a Gaúcha completou 96 anos de tradição e liderança no Estado. Para festejar, a emissora que dá voz aos gaúchos foi às ruas comemorar a data com os ouvintes: três programas foram transmitidos fora dos estúdios no dia do aniversário.

O Timeline e o Gaúcha Mais  apresentados direto do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em Porto Alegre. O local também  palco para brincadeiras, distribuição de brindes e interação entre comunicadores da rádio e o público presente. Já o Esportes ao Meio-Dia aconteceu  no Gaúcha Sports Bar, no Viva Open Mall.

– A Gaúcha completou 96 anos com a certeza de que o jornalismo profissional é importante para informar, relatar, analisar e também fazer companhia a milhares de ouvintes. Seja na emoção da narração dos gols ou nas informações do dia a dia, sabemos da responsabilidade que é corresponder às expectativas de quem nos acompanha todos os dias – comemora Andressa Xavier, gerente de Programação e Jornalismo da Gaúcha.

Palco de discussão dos mais importantes temas do Estado, a Gaúcha tem a confiança dos ouvintes também comprovada em números. Líder de audiência na Grande Porto Alegre há mais de sete anos, a emissora conta com uma audiência média de 47 mil ouvintes por minuto.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para o vestibular 2023/1 até o dia 13 de fevereiro de 2023, segunda-feira. A prova acontecerá no dia seguinte, 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, das 19 às 22h. O link da sala de aplicação será enviado, por e-mail, até às 15h do dia de realização do exame. Para realizar a inscrição é necessário preencher formulário disponível no site da instituição (www.fmp.edu.br.)

Esta será mais uma oportunidade de o aluno ingressar na única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas pelo Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. A FMP recebeu a nota pelo terceiro ano consecutivo, figurando entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil. O conteúdo da prova será dividido em: Português, Conhecimentos Gerais e Redação.
A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 15 de fevereiro de 2023, a partir 18h, no site www.fmp.edu.br

BLUE METRICS

A BlueMetrics é uma global provider para as áreas de Engenharia de Dados, BI e AI. Como Gold Partner da Sisense, líder mundial em embedded analytics, e com amplo domínio de todo o ecossistema AWS, a BlueMetrics atende clientes dos mais diferentes segmentos nos EUA, Brasil e América Latina. Entre seus diferenciais competitivos destacam-se a organização processual e a forte cultura “extra mile”, com foco na qualidade das entregas e na superação das expectativas dos clientes.

A tem crescido bastante e de forma orgânica e consistente no mercado dos EUA, graças a um padrão elevado na entrega dos serviços. Vamos seguir trabalhando com este mercado, mas também vamos oferecer nossos serviços e soluções para o mercado brasileiro. Entre as novidades para 2023 está o lançamento de um produto de Decision Intelligence baseado em AI. Também estamos abrindo um escritório na Europa, ampliando a nossa atuação para este mercado.

SINAPRO SP

Como alavancar o lucro das agências em meio aos diversos desafios da atividade e da economia? Esta é uma questão fundamental para a operação das empresas que atuam na indústria da comunicação, e com o objetivo de apoiá-las na gestão do negócio, o Grupo de Trabalho de Gestão Financeira do Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), realizou, no dia 09 de fevereiro, a palestra ‘Orçamento estratégico e alta performance para agências de Publicidade, Comunicação, Live marketing, Digital e Tecnologia’. Com apresentação online e gratuita, entre 15h e 16h30, a palestra apresentou técnicas, ferramentas e práticas para alavancar o lucro das agências e empresas de comunicação.
Anderson Rabaquini, da consultoria AMGR Inteligência Financeira, parceira do Sinapro-SP, comandou a apresentação, que incluiu temas relacionados ao planejamento seguro e estratégico da receita; adaptação da mão de obra direta versus plano da receita; análise FOFA (SWOT) e plano de ação. Também foram abordados os conceitos sobre incentivos, plano de bônus e prêmios, além do método “Fórmula do Lucro”.
Na ocasião, foram apresentadas ainda informações sobre o curso “Orçamento estratégico e alta performance — lucro”.

A palestra foi dirigida à proprietários, sócios, CFOs, gerentes, profissionais da área financeira e aqueles que desejavam conhecer melhor as ferramentas, conceitos e práticas sobre orçamento usadas pelos maiores grupos globais de publicidade e comunicação.

WORKSHOP ONE – ALTA PERFORMANCE

O setor imobiliário voltado aos imóveis de alto padrão segue aquecido em 2023. Com o objetivo de atender a alta demanda, nesta semana foi realizado (06/02 a 08/02), em Porto Alegre, a 6ª edição do Workshop One – Alta Performance, organizado pela One Imóveis de Luxo, grife imobiliária especializada na comercialização de imóveis de alto padrão na capital gaúcha. O evento  aconteceu na sede da empresa e participaram as principais incorporadoras e construtoras com projetos para este ano em Porto Alegre.

São mais de R$ 4,5 bilhões de VGV em lançamentos imobiliários na Capital para 2023 de projetos capitaneados pelas companhias participantes do Workshop promovido pela One. Entre as empresas que apresentaram novos empreendimentos estão Melnick, Cyrela, Wolens, Maiojama, CFL, Plaenge, Kopstein, Zuckhan, Tomasetto, Frass, Durafa, Starosta, Stemmer Rodrigues, GC Engenharia, Chies Incorporadora, TGD e UMA Incorporadora.

Segundo Cristiano Cruz, CEO da One Imóveis de Luxo, “o sucesso dos lançamentos imobiliários de luxo foi surpreendente em 2022, sendo que o mercado imobiliário está otimista e prevê crescimento em 2023”. Com três dias de duração, o evento tem como objetivo preparar os profissionais sobre as perspectivas de produtos imobiliários que serão lançados ao mercado premium este ano. “Podemos observar que há um cenário positivo para os próximos anos no setor. Também foram apresentadas muitas tendências tecnológicas, ambientais com imóveis sustentáveis e novos conceitos de moradias”, avalia Cristiano Cruz.

Para o bairro Moinhos de Vento, a Wolens traz lançamentos que devem superar os R$ 850 milhões em VGV, promovendo a renovação da área, além da preservação das casas centenárias. Entre os novos projetos do primeiro trimestre, a empresa apresentou o Barão 428, que deverá ser um ícone para a região. Com VGV estimado de R$ 205 milhões, o prédio residencial manteve a casa centenária, que será restaurada e incorporada a um projeto arquitetônico arrojado.

Já a Uma irá lançar um prédio Triple A, de altíssimo padrão corporativo na Carlos Gomes, no bairro Bela Vista, ligado ao shopping Novo de luxo do Zaffari. A Maiojama, por sua vez, traz novos produtos imobiliários à região Praia de Belas/Orla com empreendimentos Boutiques, assim como na rua Nova York. Também, em parceria com a incorporadora Plaenge, lançará no terreno da antiga sede da Panambra, com 12 mil m², um Mixed Use (residencial, comercial e mall) com VGV estimado em R$ 330 milhões.

A aposta da CFL está, sobretudo, no bairro Boa Vista, em frente ao Country Club, onde vai lançar o maior empreendimento da história da empresa em um terreno de 19 mil m 2 que terá a assinatura de renomado escritório de arquitetura internacional. O VGV projetado é de R$ 550 milhões.

Um exemplo de que os lançamentos imobiliários de luxo foram um sucesso em 2022 é a premiação que a incorporadora Kopstein proporcionará aos campeões de vendas da One Imóveis de Luxo: uma viagem para Paris & Champagne com visita às vinícolas e roteiro Spice Up The Road.

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